Lions Clubs International

Convenção PID Áureo Rodrigues

Homenagem ao Patrono da Convenção PID Áureo Rodrigues

Palavras proferidas pelo PDG Osmar Vailatti

Tenho a honra de homenagear um ser humano único, incomparável, UM GRANDE LEÃO, o mais estudioso e culto que conheci, tenho a honra de homenagear o inesquecível LEÃO SABIDO AUREO RODRIGUES.

E quem foi este personagem ímpar, singular do leonismo?

O homenageado, LEÃO Aúreo Rodrigues foi Ex-Diretor de Lions Clubes Internacional, médico patologista, exerceu o cargo de Secretário da Saúde de Santos, destacou-se como Membro da Academia Santista de Letras e membro da ABCL - Academia Brasileira de Cultura Leonistica, consagrou-se como autor aplaudido e reconhecido na literatura leonistica com o livro LEÃO SABIDO, best seller do leonismo, foi um grande LEÃO, um bom AMIGO.

Áureo nos deixou aos 87 anos, faleceu no dia 25/01/2014. Era viúvo da ex-secretária de Turismo de Santos, Selma Rodrigues. Teve três filhos e três netos.

Bravo, corajoso, determinado, lutou até o fim contra um câncer no fígado, como lutou durante toda a sua vida contra as desigualdades, pela paz mundial, pelo atendimento e ajuda as crianças, jovens e adultos, lutou no combate a cegueira, servindo e amando as pessoas mais necessitadas.

Áureo ingressou no Leonismo em 1956, no Lions Clube de São Vicente - SP. Exerceu todos os cargos e funções no LIONS. Destaco: Sócio Monarca-Fundador, Sócio Chave-Mestre, Presidente de Clube e de Região, Governador de Distrito, Diretor Internacional (1965/67). Foi brilhante Orador em Convenções pelo mundo afora cumprindo a sua missão e função de LÍDER. Teve o privilégio de ter sido o Orador Oficial da Diretoria da Associação na Convenção do Cinquentenário do Leonismo, em Chicago, EUA em 1967, representando todos os Leões do mundo. Orgulho para nós LEÕES brasileiros.

Aureo Rodrigues foi reconhecido, homenageado e aplaudido com inúmeros Certificados e Medalhas Presidenciais, inclusive com a mais alta honraria de LCI, o Título de Embaixador da Boa Vontade. Porém, saliento, que certamente o reconhecimento maior que teve e tem, é a admiração, a amizade, o carinho, o respeito e o amor dos LEÕES, que recebeu durante toda a sua longa existência.

Áureo Rodrigues é autor consagrado de dezenas de livros sobre Leonismo, publicados no Brasil e Portugal, dos quais o mais famoso é o livro LEÃO SABIDO, que alcançou 36 edições em 45 anos de circulação e mais de 50.000 exemplares distribuídos, tendo sido indicado para constar do "Guinness Boock”, sendo a única obra de Literatura Leonística do gênero publicada no mundo.

Nenhum LEÃO deixou um legado cultural, de aprendizado aos associados do LIONS como Áureo Rodrigues.

Áureo durante 10 anos foi o Editor da Revista THE LION do Distrito Múltiplo LC, na qual imprimiu um conteúdo novo, criativo, moderno e inovador.

Aureo Rodrigues tivemos o privilégio de tê-lo como Orador Oficial do Seminário na Convenção do Distrito Múltiplo LD em maio de 2012 em Santa Maria, RS, e durante 5 dias confraternizamos animadamente com esta figura ímpar do leonismo brasileiro e internacional. Deixou na oportunidade lições de saber, de humildade, de sabedoria, de servir, de fé e esperanças. Virtudes que lhe eram peculiar, eram a sua marca.

A energia, a alegria, o bom humor e o alto astral do companheiro Áureo Rodrigues era contagiante, sensibilizava e encantava. E toda esta força era oriunda do sentimento e da missão de Servir.

Esta é a palavra chave que encerra todo o segredo de tão desejada juventude: atividade, tanto física, quanto intelectual.

Certamente Áureo comungava e praticava o conceito deixado por Hellen Keller, de não levar tudo muito a sério, e que diz:

“A vida é uma aventura atrevida ou não é nada”.

Agrego a esta simples homenagem um texto extraído do BLOG DO LEÃO SABIDO –

“Da Ternura e do Amor”

– E o Dr. Áureo? – Ouvi dizer que foi viajar... – Sabes para onde?

– Ele deve ter reassumido seu cargo de Diretor Internacional; deve estar viajando para conhecer outras cidades, outros países, outros continentes e – quem sabe – outros mundos, para conviver com outras pessoas, fazer novos amigos e seguir transmitindo a todos seu maravilhoso, delicado e encantador modo de ser.

– Ele deve ter ido espalhar ternura por outros escaninhos da eternidade.

– Tens razão. Ele deve estar olhando fundo nos olhos de outros seres, mostrando-lhes a bondade espelhada nos seus, a dizer-lhes carinhosamente:

– “Não esqueçam que a ternura é a qualidade maior que deve prevalecer no convívio de pessoas que se respeitam e se querem bem; implantem-na onde ela não estiver presente, reiterem-na onde houver só resquícios dela, estimulem e fortaleçam sua existência pois, com certeza, seu cultivo vai transformá-la em amor”.

“Amem-se, em meu nome, meus queridos e minhas queridas.”

È uma Crônica de Eddy Paiva, publicada como disse no BLOG do LEÃO SABIDO de fevereiro de 2014.

Este é o grande Áureo Rodrigues, que deixou inúmeros ensinamentos, que nos tornou melhores por convivermos com sua amizade e presença. Áureo Rodrigues foi um LEÃO de verdade, Deixou saudades, muitas saudades.

Áureo Rodrigues que bom que você existiu, porque:

O mundo precisa de gente como você, voluntário do servir, dedicado companheiro de Melvin Jones, Paladino dos Cegos na cruzada contra a escuridão, Soldado de Helen Keller.

O mundo precisa de gente como você bom amigo Áureo Rodrigues, que quando não mais existir, será lembrado, como agora, estará presente nos corações das pessoas, em nossos corações, porque deixou A SUA OBRA, deixou um legado, para jamais ser esquecido.

Fique no reino de DEUS, plantando sementes de amor, pois este agora é o teu lugar.

Te homenageamos, te aplaudimos, AUREO RODRIGUES um mito que jamais será esquecido.

VIVA – ÁUREO RODRIGUES.

site disponibilizado por LionNet Brasil