CL NILSON PEGORINE

29 AGOSTO 2013

PALAVRA DO PRESIDENTE

Nosso Plano de Ação

Na Assembleia do dia 30 de setembro aprovamos o Plano de Ação para o Ano Leonístico 2013-2014. Como vocês podem observar, em cada ação consta uma equipe que está à frente da mesma. Mas precisamos engajar o maior número possível de membros do nosso Clube nas diferentes ações.

Solicitamos que cada membro analise em qual ação poderá melhor contribuir. Vejamos que muitas ações são permanentes, transcorrendo ao longo do ano. Outras são mais pontuais, como a Macarronada do Lions, que acontecerá no dia 26 de outubro.

Tem ações que implicam maior presença em reuniões, como o Projeto Liberdade em Ação; outras não dependem tanto de presença, mas de apoio ou trabalho nos bastidores, como a Campanha de Padrinhos para os alunos da Escola de Música Lions. Enfim, é importante cada um(a) analisar onde melhor pode contribuir.

Audiência Pública na Vila Liberdade, em Colombo

O Projeto Liberdade em Ação promoveu Audiência Pública. Foi no dia 10 de julho, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme. O objetivo foi o esclarecimento sobre as obras de infraestrutura que serão realizadas na comunidade da Vila Libedade e na Rodovia, além de outros interesses da comunidade em relação ao Poder Municipal e Estadual.

A comunidade participou com grande número de pessoas e fizeram-se presentes o Vice- Prefeito do Município de Colombo e vários Secretários Municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores e vários Vereadores, a Equipe da Cohapar e lideranças do Projeto Liberdade em Ação.

O Dr. Nelson Justus fez ampla explanação do projeto de construção das casas que abrigarão os moradores da comunidade que estão ocupando área de risco junto ao Rio Palmital e junto à área de domínio da rodovia. Falou também da construção das trincheiras, de obras de pavimentação e passarelas.

O Vereador Gil pronunciou-se em defesa de uma série de interesses da Comunidade e garantiu que está muito atento à realização dos mesmos. Houve espaço para a comunidade manifestar-se com reivindicações e pedidos de esclarecimentos.

Reunião do Colegiado Liberdade em Ação

No Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme, aconteceu, no dia 8 de agosto, a reunião das lideranças que integram o Colegiado do Projeto Liberdade em Ação. Uma das principais pautas da reunião foi o planejamento da Semana de Segurança que acontecerá nos dias 2 e 5 de setembro. Definiu-se que a Semana de Segurança terá quatro oficinas com salas específicas e todos os alunos passarão por todas.

A 1ª oficina terá a orientação de dois médicos que trabalharão o assunto de higiene pessoal, cigarro, álcool, drogas e sexualidade. O enfoque é preventivo e de alerta.
A 2ª oficina trabalhará os cuidados de segurança em relação à alimentação e cuidados com gás, queimaduras, acidentes domésticos, e outros.

A 3ª oficina será com a Equipe da UPS que fará esclarecimento sobre a sua finalidade/missão, a importância da mesma, a dinâmica de trabalho, a parceria com a comunidade e responderá assuntos de interesse dos alunos.

A 4ª oficina será orientada pelo Lions Batel e consistirá num estudo/debate sobre o assunto da cultura da paz e o lançamento do Concurso do Cartaz da Paz.

No dia 5 de setembro, à noite, o trabalho será com toda a comunidade e o assunto será também a UPS. Também foram tratados vários outros assuntos, tais como Horta Comunitária Escolar, Associação de Moradores, Coral Colibri e CRAS.

Encerramento do Primeiro Semestre da Escola de Música Lions

No dia 9 de julho, às 18h30, na Escola Maria Marli Piovezan, aconteceu o encerramento do primeiro semestre da Escola de Música Lions. O encontro começou com a palestra proferida aos pais pelo CL Tosihiro Ida que a partir de pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o estado emocional de meninos e meninas em relação a diferentes situações.

A partir da pesquisa o CL Tosihiro orientou os pais sobre a importância do maior convívio e atenção aos filhos. Após a palestra os pais tiveram a apresentação do coral e dos alunos de violino, concluindo com uma confraternização.

No segundo semestre as aulas serão retomadas no dia 7 de agosto e além das duas turmas de violino e a turma de coral na Escola Maria Marli Piovezan, haverá mais uma turma de Canto Coral na Escola Municipal Raquel Mader.

Intercâmbio de jovens do Lions

A Associação Internacional de Lions Clubes tem um Programa de Acampamento e Intercâmbio Juvenil, no qual jovens passam cerca de um mês no exterior. Lá, parte do tempo convivem com uma família do Lions e outra parte em Acampamento que reúne jovens de todo o mundo.

Este ano, principalmente nos meses de julho e agosto, 13 jovens, entre 16 e 20 anos de idade, indicados pelos Lions CLubes do nosso Distrito LD-1, foram ao exterior, vivendo e conhecendo um novo pais e sua cultura.

Para este Programa, a Assessora Distrital é a PDG Lui Un Rigo (foto) que proporcionou a ida desses jovens para outros países, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Alemanha e Itália.

Dos 13 jovens do LD-1 que foram ao exterior em julho, quatro foram indicados (patrocinados) pelo LCC Batel (Lions Club Sponsor) e a maioria dos jovens são Companheiros LEO do LEO Clube Batel.

Os intercambistas foram: Georgia Medeiros - Toronto/ Canadá; Raisa Bueno Ribeiro - Pisa/ Itália; Lucas Bueno Ribeiro - Alberta, Calgary/ Canadá; Lucas Pazelo Oliveira - Inglaterra.