Instrução Leonística

CIRCLE-LP
Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa


PLANEJANDO A MELHORIA DA
QUALIDADE NOS
LIONS CLUBES

Créditos


MINUTA EM PREPARAÇÃO

última atualização: 15/07/2015 18:25:00H

 

Não é o texto definitivo. Faça sua contribuição para

lionsmogi@terra.com.br e/ou  webmaster@lions.org.br


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Objetivo

Preparar os associados para identificar priorizar e solucionar os principais problemas do Lions Clube, bem como definir um plano para melhorias da qualidade.

Carga Horária

AINDA NÃO DEFINIDA

Metodologia

Expositiva, com exercícios em grupo para a fixação dos conceitos e técnicas.

Recursos Institucionais Utilizados

Retroprojetor e Flip-Chart.

Público Alvo

Leões, Domadoras e/ou Equipes especializadas

Pré-requisitos

Conhecer o Lions no que tange a falta de qualidade


SUMÁRIO

  1. Qualidade e Quantidade de Acompanhamentos Comunitários

  2. Os Princípios da Qualidade

  3. Mística

  4. Missão

  5. A Visão


    • RESTANTE AINDA A COMPILAR:


    • Que tipo de pessoa devo ser no LIONS CLUBE?

    • O que é preciso para ser um bom Companheiro LEÃO?

    • QUALIDADES

    • QUALIDADES NÃO DESEJÁVEIS

    • PRINCIPIOS

    • REPONSABILIDADES

    •  

    • Compromisso

    • Empoderamento

    • Estratégia da Excelência

    • Questionário Motivacional

    • ALGUMAS DINAMICAS DA DIRETORIA
       

  6. Identificação e Análise de Problemas

    • Problemas

    • Declaração do Problema

    • Brain storming

    • Identificando Prioridades

    • Identificando Causas

  7. O Plano de Melhorias

    • Organização para o planejamento

    • Análise da Situação

    • Definição dos propósitos e Objetivos

    • Definição do Plano de Melhorias

    • Comunicação do Plano


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1 - QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

1.1 PRODUTIVIDADE

 

Quando se trata de ajudar a sociedade atual, muitas vezes, senão na sua maioria, a qualidade das ações não são suficientes para atrair e manter a imagem.

 

Afinal, o que querem as comunidades? Pode não ser exatamente aquilo que as pessoas querem. Atender as necessidades da sociedade como um todo, com qualidade pode não estar atendendo diretamente a vontade das pessoas isoladamente.

  1. A demanda pela atenção à qualidade é muito recente e a maioria dos voluntários continua atuando sem oferecê-la.

  2. As pessoas só agora estão se dando conta de que a orientação para uma sociedade justa é um ponto estratégico, porque boas intenções não são suficientes. É necessário mudar e aprimorar sempre as atitudes, estratégias e sistemas.

  3. Os Leões ainda não aceitaram a responsabilidade pela satisfação social da sociedade, embora a maior parte dos problemas sociais se originem nas políticas, sistemas e decisões administrativas e de governo. A maioria dos Leões está tão distante dos aspectos sociais que esquecem a maior obrigação do Lions em servir.

Na realidade, de há muito a qualidade deixou de representar somente um importante fator de afirmação, para constituir-se num dos mais significativos aspectos estratégicos e políticos, no contexto do desenvolvimento de uma comunidade.

 

O conceito de QUANTIDADE DE ATENDIMENTO, ainda é motivo de discussão e polemicas, quanto a sua compreensão, que pode ser diferente de acordo com cada pessoa.

 

O conceito tradicional de produtividade é o mais aceito por todos, como sendo a relação entre recursos empregados e resultados obtidos:

 

 

 

RESULTADOS OBTIDOS

QUANTIDADE DE ATENDIMENTO

 =  


 

 

RECURSOS EMPREGADOS

 

Se formos definir que tipo de conceito social é a QUANTIDADE DE ATENDIMENTO, podemos dizer, em primeiro lugar, que ela é, antes de mais nada, uma atitude mental. QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS significa ter como meta melhorar, de forma contínua, tudo o que existe atualmente. Este pensamento se baseia na crença de que o ser humano poderá fazer hoje coisas melhores do que ontem, e amanhã melhor do que hoje. O sentimento de fazer o dia de amanhã melhor do que o dia de hoje é comum a todo ser humano. Se, resumirmos este conceito, ficará da seguinte forma:

“QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS É, ACIMA DE TUDO UMA ATITUDE DA MENTE. ELA PROCURA A MELHORIA CONTÍNUA DO QUE JÁ EXISTE. É BASEADA NA CRENÇA DE QUE PODE-SE FAZER MELHOR HOJE DO QUE ONTEM E MELHOR AMANHÃ DO QUE HOJE”.

Em outras palavras, o significado de QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS é tornar a COMUNIDADE mais feliz, através do constante progresso.


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1-2 PROCESSO DE QUALIDADE

 

O processo de melhoria de qualidade, possibilita a melhoria do clima no Lions Clube, derruba fronteiras entre áreas, induz ao diálogo sincero entre setores, deixa que a comunicação flua mais rapidamente, fortalece a motivação e amplia a auto-estima. São ganhos extras que, são vitais para os Lions Clubes.

 

O processo de melhoria de qualidade , impõem necessariamente ao Lions um novo ciclo de existência, de mais compromissos e responsabilidade entre colaboradores e é muito interessante ver estas mudanças ocorrendo. Mas o Lions não deve se dedicar apenas à parte capacitiva, se não houver um investimento na área comportamental (Motivação e Mudança de comportamento) a implantação ficará mais difícil.

 

Se não houver uma mudança comportamental a adesão dos colaboradores será mais demorada e/ou não existirá e o projeto de implantação da melhoria da qualidade estará comprometido e/ou os resultados não serão satisfatórios, mas principalmente se não houver envolvimento e comprometimento, desde o Governador até a menor liderança da organização, no sentido de dar exemplos de interesse pelo sistema da qualidade e o combate intenso dos erros, então a aplicação do sistema de melhorias na prática não será 100 % satisfatória, porque o processo exige mudanças significativas de hábitos e costumes. E como todos sabem, a maioria das pessoas não querem mudar o que já fazem a um bom tempo, mesmo enxergando que vai ser bom para todos, existe em cada um de nós ou na maioria uma certa tendência ao comodismo, já escutei muitas frases do tipo:

(Sempre fiz deste jeito e deu certo, porque vou mudar),

(Você chegou ontem no Lions, eu estou aqui há mais 20 anos),

(O Lions eu já conheço, isto não vai dar certo),

(Isto só dá certo aqui no Clube),

este tipo de mentalidade não pode existir numa organização que quer mudar para melhor.

Quando se inicia o processo da melhoria da qualidade, imediatamente se está mudando hábitos arraigados dentro do Lions Clube, muitos muros feudais caem, já que é preciso consenso entre áreas.

 

A adoção das normas não é simples, é bom que se diga. Envolve todos os colaboradores do Lions, porque o processo impõem desafios que transcendem os muros da Organização e aproxima os colaboradores, transformando-os numa equipe coesa.

 

As resistências iniciais são muitas e dão origem a outro desafio: a divisão do tempo entre as atividades normais e as que precisam ser dedicadas a Melhoria da qualidade.

 

Faremos o nosso trabalho ou começaremos tudo de novo. Responderei: que um não excluía o outro e que o trabalho da melhoria da qualidade era apenas um esforço a mais para aprimorar o que já fazíamos, não é simples o convencimento, mas é gratificante quando as pessoas passam a entender e a se comprometer de verdade.

 

Encerrando, quando existe comprometimento de todos, o processo de melhoria da qualidade não se torna traumático e ajuda a consolidar compromissos dentro do Lions e melhora demais o clima organizacional.


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1-3 RAZÕES PARA IMPLANTAÇÃO DA MELHORIA DA QUALIDADE

 

Entre outras, as razões para a implantação de um sistema de melhoria da qualidade:

  • Melhoria da satisfação das mães, crianças e gestantes

  • Crescimento e motivação dos colaboradores

  • Redução das reclamações

  • Redução do trabalho

  • Melhoria no acompanhamento nas comunidades

  • Aumento do numero de crianças e gestantes

Vantagens na implantação de um Sistema de Melhoria da Qualidade:

  • Redução do nível de atendimentos de baixa qualidade nas visitas

  • Melhoria da imagem e credibilidade;

  • Vantagens para comunidade

  • Aumento da participação da comunidade

  • Melhoria do planejamento e controle

  • Facilitar o relacionamento entre o líder e as mães

  • Maior atendimento, com redução dos custos operacionais; (capacitações eficientes)

  • Maior integração entre os diversos Lions Clubes

  • Melhoria do desempenho funcional promovidos pelo treinamento, melhor conscientização.

  • Facilitar o relacionamento entre o líder e as mães

  • Maior confiabilidade e disponibilidade do líder com relação ao seu trabalho

  • Para melhorar a capacidade de atendimento

  • Para melhorar a eficiência

  • Entre outras......etc

Fatores que podem dificultar a implantação das melhorias

Dificuldades:

  • Falta de comprometimento da Direção

  • Falta de comprometimento das principais Comissões

  • Falta de pessoal qualificado

  • Falta de entendimento da missão e dos Objetivos

 


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1-4 QUAIS SÃO AS ETAPAS NECESSÁRIAS PARA A IMPLANTAÇÃO?

 

Comprometimento da alta Coordenação. (Etapa Principal)

É fundamental o comprometimento da Diretoria do Lions Clube. Além dos benefícios e vantagens, a Coordenação deve estar consciente das dificuldades da implantação e do tempo necessário (tempo das pessoas, treinamento etc )

Conhecimento e atenção do coordenador.

O coordenador tem um papel importante no processo. Além de conhecimentos específicos de qualidade, deve ter características que facilitarão o trabalho como:

  • facilidade de comunicação,

  • acesso fácil aos Associados do Lions

  • conhecimento do Lions, etc.

Formação do Comitê de coordenação.

O Comitê da Qualidade deve ser formado por um Coordenador seus auxiliares diretos, que terão como responsabilidade a realização da análise crítica periódica do sistema de qualidade implantado.

Treinamento.

Implantar um processo de qualidade significa mudar a forma de atuação das pessoas. Isso só é conseguido através de um plano de treinamento adequado.

Elaboração e divulgação da política da qualidade.

A Política da Qualidade expressa o comprometimento do Lions Clube com o processo de qualidade. A Política é elaborada pelos membros do Comitê.

Informações sobre qualidade para todos os atores.

É necessário obter a adesão de todos os atores. Para isso eles precisam ser informados sobre o processo que está em andamento e receber os conceitos básicos da qualidade(MELHORIA DE PROCESSOS).

Divulgação constante do assunto qualidade.

É preciso introduzir o assunto Qualidade na cultura Lions Clube. Por isso a necessidade de uma divulgação constante do assunto. .

Elaboração do manual da qualidade.

O Manual é um documento que descreve o sistema implantado

Implantação das ações corretivas .

São as ações corretivas que vão introduzir as melhorias no sistema. Sua correta implantação vai melhorar os indicadores do Lions Clube


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1.5 COMO A MELHORIA DA QUALIDADE PODE AJUDAR NO NOSSO TRABALHO NO LIONS CLUBE?

A implantação e implementação do Sistema requer o estabelecimento de uma estratégia que defina todas as atividades que devem ser desenvolvidas.

Nela deve ficar definido com clareza:

  • O que deve ser feito;

  • Como deve ser feito;

  • Quem deve fazer;

  • Até quando deve ser feito;

  • Porque deve ser feito;

  • Em que áreas deve ser feito;


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FOLHA DE EXERCÍCIO

QUALIDADE !? O QUE É ISSO ?

 

Existem algumas conceituações que nos dão a compreensão exata de um processo que se refere às exigências ao atender a sociedade:

  • “Qualidade é a Adequação à finalidade

  • “A Qualidade é tudo que tem como objetivo satisfazer o atendimento da sociedade no presente e no futuro”

“Qualidade é conformidade com as exigências”

  1. Qual é o seu conceito sobre Qualidade?

  2. Podemos resumir todos os conceitos de Qualidade em uma só palavra?

    Qual?

    Qualidade =


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2 - OS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

A metodologia de gestão pela qualidade está baseada em 10 princípios que devem estar incorporados a todas as atividades executadas Lions Clube, sejam elas estratégicas ou operacionais.

 

Esses princípios constituem um desejável referencial metodológico para obtenção da qualidade no processo de uma organização moderna, que têm na sociedade seu foco principal. Não são conceitos rígidos e teóricos, devendo servir de parâmetro para uma efetiva mudança de atitudes.

 

É fundamental que os princípios, sejam disseminados e sirvam de base para as ações de todos.

 

Para tanto é essencial que os princípios estejam respaldados na missão, nos objetivos, no código de ética e nas diretrizes e políticas do Lions Clube.

 

Implantar a qualidade geral no Lions significa inevitavelmente internalizar os princípios em todos os seus processos.


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1.º - PRINCÍPIO DA TOTAL SATISFAÇÃO

  • Atendimento às causas estabelecidas com alegria

  • Avaliação Sistemática dos problemas

  • lnteração com as lideranças

  • Conhecimento das comunidades e sua realidade

Este princípio deve ser a mola mestra da entidade. A sociedade como um todo é a razão da existência do Lions Clube e este deve conhecer como pode interagir com a mesma para servi-la. Esta avaliação deve ser transformada em indicadores concretos de modo a permitir a mensuração do grau de satisfação pelo servir. As lideranças devem estabelecer um processo sistemático e regular de troca e mútuo aprendizado com seus liderados, procurando antever suas necessidades e superar suas expectativas.

 

É preciso buscar a excelência na prestação dos serviços, assegurando a satisfação de todas as comunidade em todos os níveis.

 

“A regra fundamental e mais importante de todas, e que vem sendo muitas vezes esquecida é a descrita na nossa missão:

"Criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias, oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na comunidade e da cooperação internacional".


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2.º - PRINCÍPIO DA GERÊNCIA PARTICIPATIVA

  • Incentivo à Manifestação de Idéias e Opiniões

  • Compartilhamento de Informações

  • Participação no Processo Decisório

  • Estímulo à Formação de “Times da Qualidade”

  • Atitudes do coordenador: Liderança como Orientador/Facilitador

As novas idéias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para a solução de problemas e para o constante aperfeiçoamento das atividades. As pessoas devem adotar a atitude de ouvir permanentemente o que pensam todos.

 

É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias para que todos participem. As decisões devem ser comparadas num amplo processo participativo que mobilize e comprometa todos os envolvidos com os seus resultados e gerando um grau de responsabilidade e decisão na execução de seu trabalho. O objetivo principal é conseguir o efeito “SINERGIA”, onde o todo é maior do que a soma das partes.

 

É necessário que os coordenadores adotem atitudes de liderança, fazendo as coisas acontecerem mobilizando o pessoal, motivando, debatendo e transmitindo informações para melhoria dos processos, buscando o consenso e orientando.

 

Os líderes aos invés de dar ordens e exigir obediência devem buscar participação e ir em busca de uma constante interação com seus liderados..

 

“Nada é mais difícil de assumir mas perigoso para conduzir, do que tomar a iniciativa na introdução de uma nova ordem de coisas, pois a inovação tem como inimigos todos os que se saíram bem sob as antigas condições e têm defensores tímidos nos que, talvez, possam se sair bem sob as novas”.


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3.º - PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS

  • Valorização do Ser Humano

  • Capacitação para o Trabalho

  • Educação

  • Motivação no Trabalho

  • Satisfação com o Trabalho

  • Remanejamento de pessoas que não estejam sendo utilizadas;

O sentido maior deste princípio é buscar a valorização do voluntariado no Lions Clube.

 

Este enfoque implica em uma nova postura que preconiza a mudança de comportamento e atitudes. A capacitação e o treinamento cumprem um papel fundamental na modernização dos serviços prestados pelos Associados. Todos os líderes e coordenadores devem ser capacitados e treinados para o melhor desempenho de suas atividades.

 

A política de valorização do voluntário deve ter, como um de seus objetivos básicos, como promover a motivação do corpo de Associados, o que pode ser feito, por exemplo, através de avaliação de desempenho com enfoque na melhoria da qualidade.

 

A satisfação com o trabalho decorre dos resultados obtidos.

 

“Se queres colher a curto prazo, plante cereais; se queres colher a longo prazo, plante árvores frutíferas; mas se queres colher para sempre, treine e eduque o homem “.
- Provérbio Chinês.

 


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4.º - PRINCÍPIO DA CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

  • Persistência

  • Continuidade

  • Coerência nas Atitudes e Práticas

  • Planejamento Estratégico

  • Alinhamento

  • Convergência de Ações

A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente no Lions Clube. Os princípios que norteiam a mudança desejada devem ser repetidos e reforçados até que a mesma se torne irreversível. Deve se prevenir que a entrada de novos Associados causem o abandono de planos sem que haja uma análise crítica mais cuidadosa.

 

O papel da coordenação é fundamental na persistência de atuação. É preciso ter coerência nas idéias e transparência na execução. A prioridade de um projeto é definida através das atitudes e anseios das comunidades.

 

A definição de propósitos através de um processo de planejamento estratégico participativo, integrado e baseado em análise de dados íntegros e abrangentes, determinam o comprometimento, a confiança, o alinhamento e a convergência de ações.

 

“Os homens destituídos de planos estão à mercê dos ventos errantes da sorte...

Aqueles que têm plano e determinação para seguir têm o controle do destino.

Os prêmios mais ambicionados que a vida pode oferecer estão nas mãos daqueles que planejam e agem.

As sobras ficam para os que não têm ideal ".


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5.º - PRINCÍPIO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

  • Pré-Disposição para Melhorias

  • Inovações

  • Fixação de Novas Metas (Desafios)

  • Novas ações

  • Utilização de Indicadores de Desempenho

Neste contexto, torna-se imprescindível implantar uma cultura de mudança, comprometida com o aperfeiçoamento contínuo, expurgando atitudes de paternalismo, acomodação, passividade, submissão e individualismo.

 

A internalização da filosofia do aperfeiçoamento continuo é percebida quando o clube supera as expectativas das suas comunidades, ganhando a admiração e o reconhecimento destes.

 

O questionamento permanente de todas as ações, a busca da inovação e criatividade e a flexibilidade de atuação, a análise de desempenho vis à vis com a comunidade, a preocupação com a capacitação e qualificação dos recursos humanos, a ousadia de propor e assumir novos desafios e a capacidade de incorporar novas idéias são o caminho para a excelência naquilo que se faz e devem ser incentivados pela coordenação através de sua postura e atitudes voltadas para o avanço. Não se pode melhorar o que não se pode medir e portanto é imprescindível refletir as ações que retratam a situação existente.

 

“Nada existe em caráter permanente, a não ser a mudança.”

- Heráclito (501 A.C.)


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6.º - PRINCÍPIO DA GERÊNCIA DE PROCESSOS

  • CADEIA LEÃO COMUNIDADE –COMUNIDADE LEÃO

  • CICLO DO ATENDIMENTO MÊS A MÊS

  • VISITAS

  • REUNIÕES

  • DADOS

  • SITUAÇÕES DE RISCO

  • CELEBRAÇÕES-(o que se chama de festivas)(quem celebra celebra conquistas)

  • PALESTRAS e ORIENTAÇÕES

  • CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE PARA AS NOVAS AÇÕES

  • LEVANTAMENTO COMUNITÁRIO(PRÉ E PÓS)

O Lions Clube pode ser encarada como um grande processo que tem como finalidade (missão) Criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias, oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na comunidade e da cooperação internacional.

 

Esse grande processo se decompõe em sub-processos até o nível de uma tarefa individual e se interligam formando várias cadeias onde, a partir do processo anterior vão se comunicando até o processo seguinte.

Gerenciar processo significa aplicar constantemente o ciclo PDCA:

  • Planejar (Plan),

  • Executar (Do),

  • Verificar (Check) e

  • Atuar Corretivamente (Act).

Para que seja possível acompanhar, controlar e avaliar é indispensável que cada processo tenha indicadores que possam mensurar aspectos relativos a (eficiência) e (eficácia).

 

A gerência de processos aliada ao conceito de cadeia propicia a queda de barreiras entre áreas, com extinção de diversas coisas e propiciando uma maior integração no Lions.


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7.º - PRINCÍPIO DA DELEGAÇÃO/EMPODERAMENTO

  • Descentralização

  • Autonomia para Tomada de Decisão

  • Decisão onde está a Ação

  • Respaldo para Ações Delegadas

Os processos mais significativos da gestão exigem da coordenação um contato permanente com LÍDERES DA COMUNIDADE, transmitindo sua percepção e avaliando a percepção de TODOS.

 

A agilidade desse processo decorre de um alto nível de delegação/ empoderamento , um sistema ágil de comunicação e um sistema de informações.

 

Delegação significa colocar o poder de decisão o mais próximo possível da ação.

 

Porém, em situações imprevisíveis, o bom senso deve prevalecer sobre tudo. Um elemento facilitador dessa delegação não escrita é o conhecimento, por parte de os Associados, dos princípios sobre os quais se deve atuar. A presteza com que se serve a comunidade determina muitas vezes a maior aproximação com a mesma ou a perda completa de contato.

 

Delegar/Empoderar também significa transferir poder e responsabilidade, mexendo assim com aspectos psicológicos ou comportamentais.

 

Nesse sentido, medos ou barreiras precisam ser enfrentados e vencidos para um efetivo exercício da delegação/empoderamento.

 

Outro aspecto que precisa ser avaliado é o que delegar/empoderar e para quem delegar/empoderar - capacitação.

 

Garantir um relacionamento firme e maduro entre TODOS.

 

“Aprender a conviver com, resultados de trabalhos diferentes daqueles que você obteria se realizasse pessoalmente a tarefa. Duas pessoas realizam o mesmo trabalho, de forma diferente”.


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8.º - PRINCÍPIO DA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES

  • Amplo Conhecimento da, Missão, Propósito, Estratégia e Planos -Visão

  • Levar e Buscar Informações Externas

  • Sistematização dos Meios e Disseminação

  • Integridade da Informação

  • Constância e Rapidez de Fluxo de Informações

  • Transparência das atividades

  • Atenção aos formulários

  • Ler as orientações internacionais e nacionais

Os princípios da qualidade geral têm como pré-requisito uma total “permeabilidade” no fluxo de informações no Clube. Todos devem assimilar a missão, os grandes propósitos e planos. A participação no processo de definição desses tópicos é a melhor forma de assegurar o compromisso com a sua execução; além de promover uma melhor identificação do papel que sua atividade exerce no contexto do Lions e dando condições de melhor servir a comunidade.

 

É necessário que a diretoria mantenha aberto um canal de comunicação com a comunidade, levantando expectativas e necessidades e firmando sua imagem com divulgação de seus principais objetivos.

 

O processo de comunicação deve obedecer aos quesitos de agilidade, seletividade e integridade e deve propiciar uma total transparência da organização frente aos atores.

 

“Três operários estavam trabalhando na mesma atividade e alguém perguntou o que estavam fazendo:

O primeiro respondeu: “Estou assentando pedras.”

O segundo respondeu: “Estou fazendo uma parede.”

O terceiro respondeu: “Estou construindo uma catedral.”


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9.º - PRINCÍPIO DA GARANTIA DA QUALIDADE

  • Ações Sistemáticas e Planejadas

  • Estabilidade dos Processos - Rotinas

  • Confiabilidade

  • Formalização do Processo

  • Garantia da Qualidade no atendimento

Este princípio é o mais formal, pois trata do estabelecimento de normas e procedimentos da organização, que formam um sistema de formulários para acompanhamento de cada ação planejada, com as ações corretivas necessárias.

 

A formalização fornece ferramentas de treinamento para uniformidade de procedimentos e a gerência de processos com aplicação de um conjunto de indicadores que permitem controlar o processo, garantem a qualidade do serviço.

 

“A qualidade é o conjunto das propriedades e características de um atendimento processo ou serviço, que lhe fornecem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas”.


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10.º - PRINCÍPIO DA ACEITAÇÃO DE ERROS

  • Conformar com o Erro

  • Definição do Certo

  • Atitude Preventiva

O padrão de desempenho desejável deve ter  “zero defeitos”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de todos, de forma a que todos busquem a perfeição em suas atividades.

 

Todos no clube devem ter a clara noção do que é estabelecido como “o certo”. Isso se dá a partir das definições acordadas entre a coordenação e coordenados da conseqüente formalização dos processos dentro do princípio da garantia da qualidade geral.

 

Os desvios podem e devem ser medidos para que, no giro do PDCA, se localize a causa principal do problema e se planeje ações corretivas. O custo de prevenir erros é sempre menor do que o custo de corrigi-los.

 

O custo de um erro é tão maior quanto mais cedo ele tiver sido cometido no processo. Um erro na concepção do projeto pode colocar a perder todo o empreendimento.

 

Os custos da qualidade, são tradicionalmente decorrentes de:

  • falhas internas - ocorridas antes de prestar um serviço

  • falhas externas - detectadas após a prestação do serviço

  • inspeção - associadas ao acompanhamento do serviço.

  • prevenção - associadas às ações preventivas.

“Os resultados são obtidos pelo aproveitamento das oportunidades e não pela solução de problemas”.

 

As únicas coisas que evoluem por si mesmas em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho.

 

MUDANÇAS SÓ OCORREM QUANDO AS PESSOAS PERCEBEM QUE:

O PRESENTE É INSUSTENTÁVEL, OU O FUTURO IRRESISTÍVEL.

 

O Mundo todo está entulhado com os destroços de programas de melhorias de qualidade perfeitos, que foram esmagados por resistência dos atores às mudanças propostas nestes programas.


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GRAUS DE ADERÊNCIA DOS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

 

Clique aqui para ver a tabela que mostra para cada princípio o grau de aderência que encontramos nos Lions Clubes.

 


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3-MÍSTICA DO LIONS CLUBE

A Palavra Mística vem do grego ''MISTES'' que quer dizer mistério.

 

A Sagrada Escritura usa a expressão dos mistérios de Deus para significar a ação de Deus no meio dos homens, Deus que se manifesta e se revela aos homens. Algo que nos move misteriosamente. Esta é a Mística Religiosa.

 

Melvin Jones, fundador do Lions, esperava que a manifestação revelada aos Leões e Domadoras no ato de sua posse fosse aceita ela seria nossa adesão ao Lions Clube.

 

Esta presença em nós é que nos dá forças ao trabalho e que nos sustenta.

 

Melvin Jones queria que vivêssemos construindo um mundo como ele pensou. É essa a ''Mística'' que sustenta todo o nosso trabalho em prol de um mundo mais fraterno.

 

O Lions tem hoje dois aspectos na sua Mística:

 

3.1) A FRATERNIDADE

O grande objetivo é colocar em pratica o que Melvin Jones disse:

 

"O objetivo genérico do Lions Clube é ensinar ao povo a importância da fraternidade entre os homens".

 

Todos sabem que o compromisso fundamental do LIONS que conhecendo o projeto de Melvin Jones consiste em lutar de todas as formas para que a vida triunfe sobre a morte. E tudo começa com essa escolha, assim podemos ter a sociedade melhor. Na verdade o amor construirá esta nova sociedade.

 

É o que a Mística do Lions chama de Fraternidade. O amor gera o relacionamento de onde brotam a liberdade e a vida. Seus frutos são a justiça, a caridade e a partilha.

 

A caridade fraternal é a manifestação do amor expresso através de ações concretas a favor da sobrevivência e desenvolvimento global da sociedade, na luta por melhores condições de vida, pela comunhão de informação e do pão, pela partilha do pouco que se tem com os que nada tem. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não ressoe no coração.

 

Esse amor e fraternidade se concretiza no serviço que se presta a sociedade.

 

3.2)O COMPANHEIRISMO

Companheiro, acompanhar, vem do grego ‘’companis”que significa comer do mesmo pão.

 

Um Grupo que está a serviço, antes de mais nada precisa suportar as franquezas um dos outros, alem disso a necessidade de acolhermos o companheiro que conosco trabalha.

 

O acolhimento pressupõe termos os mesmos sentimentos uns com os outros.

 

O acolhimento mútuo no amor é o caminho para que as mentalidades diferentes não quebrem a união do Clube. Isso podemos chamar de Companheirismo. É o processo pela qual se edifica o corpo do Lions Clube, com a união de dons e carismas dos que cooperam na edificação, há um inter-relacionamento para se obter um conjunto solidário, é o processo que busca a efetivação nesta pluralidade de capacidades e habilidades procurando a unidade .

 

O Mistério do companheirismo deve ser animado pela caridade e a manifestação amorosa de Melvin Jones no meio dos Leões e Domadoras.

 

Quem entre nós quiser ser o maior seja o menor, aquele que manda seja como aquele que serve. Refletindo melhor aquela frase em negrito, observo que existe um terceiro aspecto de Mística que não foi devidamente inserido como vivência Leonística, e talvez ai esteja a questão que devemos observar para o futuro, embora tenha sido manifestada profeticamente lá no começo, pode mostrar um aspecto Régio no Lions.''Vejam quando ele diz ensinar ao povo ''Ensinar" no sentido amplo é formar, e povo somos todos nós. Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a passar. A formação é um processo que dura a vida inteira, ninguém está completo,acabado.

 

3.3)A FORMAÇÃO CONTÍNUA

Quem coloca sua inteligência a serviço de todos, dedicando-se, está sempre motivado a aprender mais e, quanto mais sabe, mais quer fazer por todos. O que sabemos colocamos em comum. Na verdade não sabemos mais que os outros, aprendemos muito mais que ensinamos. Essa atitude seria fundamental para o desenvolvimento.

 

O livro da Sabedoria nos fala que sabedoria quer dizer sentir sabor. Esse mesmo livro nos fala que esta sabedoria se deixa encontrar por aqueles que a buscam. Esta experiência passa pela instrução. O princípio da sabedoria é o desejo autentico por instrução e a preocupação pela instrução é o amor. Portanto o desejo a sabedoria conduz a Melvin Jones.

 

Para termos uma Formação Contínua, precisamos estar sempre preocupados com o nosso crescimento como pessoas que estão em busca de instrução. Aprender para amar aos outros, prestando-lhes serviços.

 

Instruir-se para ajudar os outros a serem mais pessoas. Instruir-se para sentir o sabor, o sabor do Lions.

 

Vejo que Lions é um exército que foi constituído porque Melvin Jones recebeu um envio para uma Missão não se forma uma organização como o Lions sem envio, essa inspiração divina é que nos faz invocar a Deus
em nossas reuniões.

 

Concluo que o LIONS É UNGIDO, É UM IDEAL INSPIRADO POR DEUS.


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4-MISSÃO

"Ter Missão é o futuro inspirador que nós queremos alcançar, como queremos contribuir para o mundo. Isto não é um ideal vazio , nós atuamos nele’’.

 

A Missão é a razão de existência do Lions Clube.

 

A missão deve despertar nos Leões e domadoras a satisfação de pertencer ao Lions Clube.

 

A Missão do Lions Clube é:

 

"Criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias, oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na comunidade e da cooperação internacional".

 

CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO

  • IDENTIFICA O LIONS

  • É A PARTIDA

  • É A CARTEIRA DE IDENTIDADE DO LIONS

  • IDENTIFICA QUEM SOMOS E DÁ RUMO AO LIONS

  • É MOTIVADORA

  • FOCO DO PRESENTE PARA O FUTURO

Sabemos que o Lions está sendo eficiente quando

  • alcança resultados através de objetivos voltados a missão;

  • quando nós entendemos nossa missão, traçamos uma jornada de descobertas, colocando o Lions no caminho da eficiência.

Declarar

Embora simples, essa declaração é uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações do Lions Clube. Ela também deixa transparecer os valores e a cultura do Lions Clube e as estratégias utilizadas para alcançar suas metas. A declaração da missão responsável freqüentemente vai além do propósito de "lucrar" ou "ser a melhor", e especifica que o Lions procurará agregar valor a todos os envolvidos no ambiente da assistência/acompanhamento dos Leões, Domadoras e colaboradores .

Compartilhar

Compartilhar a missão é ganhar as mentes.

Compartilhar a Missão com todos que estamos lidando.

Integrar

Essa declaração pode ser somente um pedaço de papel, a menos que você faça algo para lhe dar vida.

 

Trabalhe com os atores do processo para que, sistematicamente, façam um elo entre a declaração da missão e suas tarefas diárias.

 

 Considere como a missão se ajusta ao desenvolvimento desde programas de treinamento a todas as ações.

 

Se eles não forem compatíveis, considere quais seriam as mudanças necessárias a serem feitas com relação a missão.

Reexaminar

Na medida em que o trabalho for decorrendo, talvez seja necessário revisar a declaração, de maneira que ela sempre acompanhe suas metas.

 

Considere uma avaliação anual da declaração, da mesma forma que você costuma avaliar o desempenho individual dos voluntários, e verifique se ela ainda corresponde aos valores que direcionam o Lions Clube.

 

Na missão, a melodia que nasce da inspiração do músico se transforma em partituras.



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O RELÓGIO E A BÚSSOLA.

 

Fizemos uma analogia entre o RELÓGIO e o paradigma da urgência (eficiência), e entre a BÚSSOLA e o paradigma da importância (eficácia).

Classificamos nossas atividades na Matriz de Gerenciamento do Tempo (Urgente x Importante) e elegemos o Segundo Quadrante como o quadrante da Qualidade.

 

MISSÃO. Se nossa visão for condicionada pelo espelho social, com nossa capacidade de contribuir, passamos a viver a partir do roteiro que escreveram para a sociedade. Portanto, o ponto de partida para viver orientado pela BÚSSOLA e identificar o "norte verdadeiro", a direção que desejamos imprimir ao Lions. A isto denomina-se MISSÃO.

 

A identificação da missão tem uma profunda influência sobre a maneira como usamos o tempo. Quando falamos sobre o gerenciamento do tempo, parece ridículo nos preocuparmos com velocidade antes de direção, em economizar minutos quando podemos estar desperdiçando anos. A missão conduz todas as outras coisas no Lions. Ela nos estimula a dar a contribuição que apenas nós podemos fazer. Ela nos habilita a colocar as prioridades no devido lugar, a bússola antes do relógio.

 

Já vimos que para gerenciar o tempo pelo paradigma da importância é necessário identificar a MISSÃO. Ela indica para onde a bússola aponta. Vimos, portanto, como identificar nossas verdadeiras prioridades. Veremos agora como colocar as prioridades em primeiro lugar. As coisas não acontecem automaticamente,é necessário trabalho constante: "onde não há jardineiros, não há jardim".

 

Torna-se possível priorizar o importante

 

Se você se desvia p/negócios desvia da missão.

 

A missão serve como base para tudo.

 

Cada ação proposta deve estar dentro da missão, se não pessoas ficam com atitudes diferentes.

 

A missão paira sobre tudo.


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5 - A VISÃO

‘’Visão é uma direção estratégica.

É onde queremos chegar no futuro.

A visão é que determina o destino de uma organização."

 

Uma visão pode fornecer um mapa da direção. Pode estabelecer ordem no caos e ainda fornecer um critério para medição do êxito:

Qual é nosso objetivo?

Qual e a força que nos impulsiona?

Quais são os nossos valores básicos?

O que fazemos melhor?

O que desejamos realizar?

O que gostaríamos de mudar?

É uma imagem viva de uma situação futura, e desejável. Tem o poder de motivar e inspirar. A visão é como deverá estar os Clubes no futuro.

 

É uma descrição de um “sonho” desejado pelos Leões.

 

À medida que os Leões começam a configurar uma visão, eles fazem perguntas como:

Que tipo de Leões desejamos nos tornar?

O que queremos que as pessoas falem de nós como resultado de nosso trabalho?

Quais valores são mais importantes para nós?

De que modo essa visão representa os interesses de nossa sociedade?

Qual o papel de cada leão nessa visão de futuro?

O papel da visão é alinhar os esforços de todos do Lions para o mesmo sentido.


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CARACTERÍSTICAS DA VISÃO

É O QUE SE DESEJA PARA A SOCIEDADE

É AONDE VAMOS

É O PASSAPORTE PARA O FUTURO DOS CLUBES

PROJETA QUEM DESEJAMOS SER

ENERGIZA O LIONS

É INSPIRADORA

Quem começaria a construir um edifício se acreditasse que iria cair ou que nunca iria terminar?

 

Quem iria à guerra com um general que acreditasse que a causa a defender é injusta ou impossível?

Visão é uma imagem viva de uma situação futura, um desafio, algo que seja de alguma maneira, notavelmente melhor que a situação atual, relacionado sempre com a máxima satisfação da sociedade e o desenvolvimento do Lions Clube.

A visão diz qual o rumo que deverá ser tomado e o que se planeja realizar.

" Acredito que esta nação deveria se comprometer a atingir a meta, antes do término da década, de colocar um homem na lua e fazê-lo retornar com segurança a Terra"

John F. Kennedy - 1960


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5-1 VALORES

 

Os principais valores dos Associados aos Lions Clubes são:

  • Busca da valorização do ser humano, tratando todos com dignidade e respeito;

  • Busca continua da qualidade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento constante;

  • Colocação das necessidades da comunidade em primeiro lugar;

  • Grande motivação para trabalho em equipe;

  • Capacidade de conduzir as ações de forma íntegra de acordo com a mística, missão e visão;

  • Facilidade em administrar os recursos econômicos, visando seu melhor aproveitamento;

  • Capacidade de preservar a harmonia entre as pessoas;

  • Exerce a cidadania responsável na comunidade.

Integridade

Nossas atitudes e nossos relacionamentos se caracterizam pela inteireza de caráter, lealdade, transparência e confiança.

Consistência

Baseamos nossas recomendações em análises, fatos e dados, avaliando as relações de causa e efeito e o impacto de cada ação que propomos.

Efetividade

Fazemos o que resolve, gerando resultados verdadeiros e úteis para a sociedade.

Inovação

Estamos continuamente desenvolvendo novos métodos e adquirindo novos conhecimentos, com humildade para aprender, imaginação para criar e coragem para mudar o que for preciso.

 

Outros valores que os Leões e Domadoras possuem são:

  • Afetividade;

  • Ética;

  • Iniciativa;

  • Consciência Social;

  • Criatividade;

  • etc..


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5.2 Que tipo de Pessoa devo ser no Lions?

 

 

 

 

...RETORNE PARA VER PRÓXIMAS ATUALIZAÇÕES...

 

 

 


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Créditos:

CL Vicentinho- CL VICENTE MUNIZ

lionsmogi@terra.com.br

Lions Clube de  Mogi Mirim / LC-03

Adaptado pelo Autor de trabalho desenvolvido

para a "Pastoral da Criança" e

Formatado para o CIRCLE LP

por webmaster@lions.org.br


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