Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

CIRCLE LP

CIRCLE-LP
Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa


Fundado em 22/07/1997

 

Plano Estratégico

 

Prezados CCLL integrantes do Círculo

Temos a grata satisfação em disponibilizar para todos os integrantes de nosso Círculo Cibernético Leonístico para a Lingua Portuguesa o Plano Estratégico que foi elaborado pela atual Diretoria.

O objetivo do mesmo é definir as linhas de ação que nortearão as nossas ações nesses próximos anos.

O Plano é fruto de uma construção coletiva dos CLs. que integram o colegiado.

Inicialmente o mesmo foi apresentando em versão preliminar e  abriu-se um  prazo  para que todos os integrantes do CIRCLE-LP pudessem  opinar, apresentar críticas e sugestões para seu aprimoramento.  Diversas manifestaçõe ocorreram e foram incorporadas.

Com isso o Plano Estratégico foi considerado aprovado e passa a vigorar a partir de 16 de maio de 2011.

O Plano Estratégico é fundamental em qualquer organização eis que define as metas a serem atingidas.

Esperamos contar com a participação de todos em sua implementação.

Antecipamos nossos agradecimentos.

CL João Roberto Alves
Presidente do CIRCLE-LP
Círculo Cibernético Leonístico para a Língua Portuguesa - CIRCLE LP

Plano Estratégico

(versão aprovada de 15/05/11)

1 Definição da missão instituicional 6 Ações do Plano Estratégico
2 Análise SWOT 7 Implementação
3 Definição dos objetivos 8 Controle e avaliação
4 Análise do portfolio e das estratégias utilizadas 9 Envolvimento da comunidade leonística
5 Formulação de novas estratégias 10 Considerações finais
 
Coordenadores convidados para as ações:

 


1. - Definição da missão instituicional

O Círculo Cibernético Leonístico para a Língua Portuguesa -CIRCLE LP, criado em 22 de julho de 1997, tem como objetivos o fortalecimento do Leonísmo Internacional mediante boa vontade global e companheirismo entre os Companheiro(a)s Leões, Domadoras, LEOs e Castores, juntamente com suas comunidades, especialmente por meio da Internet.

Os maiores objetivos do CIRCLE LP são o de criar e fomentar um espírito de entendimento entre os povos da terra, intercomunicar e compartilhar experiências Leonísticas, propiciar a amizade e o companheirismo e cumprir e respeitar os Estatutos da Associação Internacional de Lions Clubes e dos seus respectivos Distritos Múltiplos, Distritos e Clubes.

O Círculo tem, portando, de forma bem clara, a definição de sua missão institucional que vem sendo seguida ao longo de seus quase quatorze anos de existência.

2. - Análise SWOT

Um Plano Estratégico envolve quatro aspectos fundamentais, conhecidos como Análise SWOT, que consiste na identificação dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses) da organização e das oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Dentro desse cenário podemos alinhar como pontos fortes:

  1. Nossos mais de 1,35 milhão de associados em 206 países e regiões geográficas

  2. a existência de associados que falam a língua portuguesa espalhados por oito países lusófonos (Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Principe, Timor Leste e Brasil) e por dezenas de outras nações. O português é a oitava língua mais falada no mundo.

  3. a existência no Brasil de mais de 40 mil associados, distribuidos por cerca de 1.600 Clubes, em todas as Unidades da Federação, representando o maior contingente, secundado por Portugal, onde há mais de dois mil e quinhentos associados, vinculados a quase cem Clubes;

  4. a manutenção de Clubes com atividades voltadas para diversas áreas humanitárias;

  5. a existência de Clubes de Jovens (LEOs e Castores) que envolvem associados em faixa etária específica e que atuam dentro de dinâmicas adequadas aos respectivos grupos;

  6. a existência de três revistas The Lion que podem contribuir com a difusão do Circulo (duas editadas no Brasil e uma em Portugal);

  7. a existência de centenas de boletins virtuais e impressos que disseminam informações entre os associados;

  8. a credibilidade do Círculo que sempre primou por manter os princípios éticos e o não envolvimento em questões políticas partidárias e outras práticas de segregação do grupo;

  9. a manutenção de uma equipe de líderes que mantém há vários anos o Círculo em pleno funcionamento.

  10. a já existência do princípio de Clubes CIbernéticos por Lions Internacional.

  11. Há, como ocorre em qualquer entidade, os pontos fracos que podem ser sintetizados como:

    1. um significativo número de integrantes do Lions que não têm, ainda, acesso à internet;

    2. uma baixo número de associados ao Círculo, em proporção ao número total de membros do movimento leonístico;

    3. a falta de uma cultura de internet;

    4. uma difusão reduzida do Círculo nos meios de comunicação do sistema Lions (três revistas Lion em português, boletins, informes e revistas dos Distritos Múltiplos e Distritos, boletins de Clubes, páginas eletrônicas dos Múltiplos, Distritos e Clubes, bem com de entidades nacionais (Associação de Governadores do Distrito Múltiplo L, Associação Nacional de Clubes de Castores, Distritos de LEOs, etc)

Dentro de uma visão de presente e, em especial, de futuro, destacamos as oportunidades sentidas, a saber:

  1. crescimento da cultura de internet;

  2. ingresso de associados com maior domínio das tecnologias;

  3. aumento das redes sociais;

  4. modernização das páginas eletrônicas dos Distritos Múltiplos, Distritos e Clubes;

  5. perspectivas de surgimento dos primeiros Clubes Cibernéticos.

Por fim temos que admitir a existência de ameaças que procuramos enumerar:

  1. aumento da faixa etária dos associados;

  2. redução de clubes e associados;

  3. falta de envolvimento de diversos dirigentes leonísticos no Círculo;

  4. surgimento de outros grupos de associados dos Lions Clubes vinculados eletronicamente.

3 - Definição dos objetivos

Os maiores objetivos do CIRCLE LP são o de criar e fomentar um espírito de entendimento entre os povos da terra, intercomunicar e compartilhar experiências Leonísticas, propiciar a amizade e o companheirismo e cumprir e respeitar os Estatutos da Associação Internacional de Lions Clubes e dos seus respectivos Distritos Múltiplos, Distritos e Clubes.

4 - Análise do portfolio e das estratégias utilizadas

Atualmente o portfolio de atividades do Círculo é extenso, entretanto observa-se pequena participação dos associados.

Há, no site do CIRCLE-LP, um conjunto de informações, onde podemos destacar espaços destinados a:

  1. relato de atividades;

  2. boletins virtuais;

  3. informação dos dirigentes internacionais no Brasil, pondendo ser inclusos os dos outros países;

  4. informações sobre o FOLAC (podendo ser incluído o dos Foruns Luso-Brasileiros);

  5. instruções leonísticas;

  6. jaula aberta;

  7. kit para fundar clubes;

  8. logos do Lions;

  9. manual de secretários de clubes;

  10. temas em discussão;

  11. informação sobre serviços leonísticos mundiais.

5 - Formulação de novas estratégias

A definição de novas estratégias é fundamental para haver o desenvolvimento do CIRCLE-LP.

Essas linhas de ação serão definidas a partir de uma participação efetiva não só dos membros da Diretoria, mas também por parte de todos os associados.

As mesmas partirão das ações do Plano Estratégico que estão abaixo detalhadas.

6. - Ações do Plano Estratégico

O plano prevê as seguintes ações:

  1. Estabelecer um amplo processo de divulgação do Circulo;

  2. Reativar o funcionamento dos Grupos de Estudos;

  3. Articular com os editores de boletins;

  4. Criar Coordenarias Regionais (um por Distrito);

  5. Estabelecer intercâmbio com outros círculos internacionais;

  6. Criar um banco de experiências Leonísticas;

  7. Criar uma biblioteca virtual;

  8. Incentivar o ingresso e recuperar associados;

  9. Adequar o estatuto ao atual Código Civil Brasileiro (passando a utilizar o termo associados ao invés de sócios) e outros ajustes operacionais;

  10. Atualizar as fichas cadastrais e complementá-las incluindo o currículo leonístico dos associados;

  11. Estabelecer parcerias com os Conselhos de Governadoes, AGDL, Distritos de Lions, Castores e LEOS;

  12. Criação de estratégias específicas de divulgação para que exista a participação de Companheiros LEOs e Castores;

  13. Inserir no site as edições eletrônicas das três revistas The Lion em Português;

  14. Criar um conselho de ex-presidentes;

  15. Criar assessorias e grupos de trabalho;

  16. Promover estudos sobre a liberação de link e/ou fotografias (com prévia análise de conveniência ou interesse leonístico e/ou utilidade);

  17. Divulgar amplamente o regimento para orientação do uso da "lista geral"

  18. Criar um sistema de congraçamento social, com registro e mecanismos para parabenizar os aniversariantes, divulgar eventuais homenageados e premiados e outros meios de valorização dos integrantes do Círculo;

  19. Emitir, com regularidade, em "lista geral" uma Instrução Leonística (podendo ser realizado um concurso mensal aberto aos participantes do Círculo;

  20. Criar mecanismos para remessa eletrônica/virtual de certificado de participação e/ou de reconhecimento aos associados que forem reconhecidos por atividades, especialmente as humanitárias, no âmbito do Lions e/ou da comunidade;

  21. Estudar a possibilidade e conveniência de serem realizados micro curso, podendo ser em capítulos ou módulos, com conteúdos de interesse coletivo, inovação ou atualização, utilizando metodologia de educação a distância;

  22. Manter e dar condições para a continuidade operacional dos "Moderadores", tendo em vista sua extrema importância para os círculos cibernéticos;

  23. Estabelecer meios para realização de Fóruns e Telecongressos Virtuais envolvendo, como expositores e debatedores, os associados do Círculo nos países de Língua Portuguesa, mas abertos à participação de quaisquer integrantes do Lions, mesmo sem estar, ainda, associados ao Círculo.

7- Implementação

A implementação do Plano Estratégico será feita a partir da coordenação dos membros da Diretoria, bem como de assessorias e grupos de trabalho que serão constituídos, a partir dos associados ativos.

Em maio de 2011 far-se-á a implementação dos primeiros pontos do Plano, prosseguindo nos meses subsequentes, dentro de um cronograma de atividades.

8 - Controle e avaliação

O controle das ações é fundamental em todos os processos que envolvam gestão.

Para tanto haverá um grupo específico para exercer essa função, que permitirá o acompanhamento das etapas e a adequação das medidas às novas realidades temporais e leonísticas.

9 - Envolvimento da comunidade leonística

Por fim vale ressaltar que o maior desafio é o de haver um real envolvimento da comunidade leonística, não só dos associados a Clubes dos países de língua portuguesa, como também a outros Círculos Cibernéticos e organismos integrados à Lions Internacional

10 - Considerações finais

O presente Plano Estratégico tem como objetivo delinear as linhas de curto, médio e longo prazos. Sua implementação ocorrerá no primeiro semestre de 2011, prevendo ações por um período de cinco anos.

Esse prazo é o mais aconselhável para que existam objetivos bem delineados. Não obstante, terá que ser flexível, ajustando suas metas às oportunidades que surjam no decorrer do tempo.

Caberá à Diretoria conduzir sua implementação, podendo delegar atribuições a equipes especificamente convidadas, com ampla participação de todos os associados.


Coordenadores convidados para as

ações:

A

 

E

CL Carlos Eugenio C. de Melo

Tesoureiro do CIRCLE LP

Lions Clube Curitiba Batel / LD-1

I

 

M

               

Q

               

U

          

ID CL Edisson Karnopp

Diretor Internacional

Lions Clube Santa Cruz do Sul-Centro LD-2

 

B

 

F

PDG CL Tosihiro Ida

ELAE-Equipe Latino Americana de Extensão - New Club Development Consultant of LCI

Lions Clube Curitiba Batel / LD-1

J

 

N

 

R

 

V

Líder

CL Carlos Eugenio C. de Melo

Tesoureiro CIRCLE LP

Lions CLube Curitiba Batel / LD-1

LA

DG CL José Severino do Carmo

Governador LA-3

Lions Clube Caruaru

js@jspropaganda.com.br

 

LB

CL Eli Marinel De Paula E Silva

Lions Clube FRUTAL CENTRO / LB-3

elitrica@elitrica.com.br

LC

CL Alexandre Felipe Vieira Mendes

Lions Clube NITEROI FONSECA / LC-1

clalexandrefelipe@lionsfonseca.org.br

 

LD

CaL Helena Patschkowski Mohr

2.a VG Eleita LD-3

Lions Clube Uruguaiana Três / LD-3 Fronteiras

helenamohr@viamicro.com.br

C

CL Aristophanes Santos

Diretor Vogal do CIRCLE LP

Lions Clube Rio de Janeiro Tijuca / LC-1

G

 

K

 

O

 

S

 

W

 

CaL Marise Oberlaender Mello de Athayde

Lions Clube Rio de Janeiro Grajaú / LC-1

CL Jair Alves Pinto

Lions Clube Itapira / LC-3

CL Áureo Rodrigues

Lions Clube São Vicento / LC-05

D

LA

CL João Amâncio Borges Silva

Clube de Castores Petrolina Centro /LA-5

H

 

L

CL Eduardo Alexandre

Diretor Vogal do CIRCLE LP

Lions Clube Monte Mor/LC-3

P

 

T

 

 

 

LB

- CL Ivair Ximenes Lopes

Lions Clube Poliglota de Navirai / LB-1

LC

CaL Rosa Maria de Souza Menezes

Lions Clube Cabo Frio / LC-11

CL Fernando Rodrigues Moretti

Lions Clube Potirendaba/LC-6

LD

CaL Ana Aparecida Sinhorini R. Ferreira

Lions Clube Cambara / LD-6
 

CaL Mauren Brandt 

Lions Clube Viamão/LD-3

 


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