LIONS CLUBE DE CURITIBA GRALHA AZUL

Distrito LD-1

PORQUE GRALHA AZUL

O nome "Gralha Azul" provém e é originário de uma ave imigrada há algumas décadas ao nosso território Paranaense e, provinda do Paraguai em função da extinção e desaparecimento dos pinheirais naquele país e, como direta consequência das ‘pinhas’, das quais a ave se alimenta e as que, elas disseminam como sementes e as plantam com maestria e eficiência, para reprodução das árvores, ajudando ecologicamente a manter viva a existência dos pinheiros.

A bela ave passeriforme da família dos corvídeos, de coloração predominantemente azul ultramarino brilhante, com a cabecinha e a parte posterior do pescoço e garganta pretos, era chamada pelos aborígines Guaranis, em Tupi-Guarani com a denominação de "Pássaro Choguy”.

O nome científico da espécie é Cyanocorax caeruleus.