LIONS CLUBE DE NATAL REIS MAGOS

Múltiplo L – Distrito LA-5 -Brasil

Data da Fundação: 27 de janeiro de 1967

Padrinho: Lions Clube de Natal Leste

Reuniões: 2ª e 4ª terças-feiras do mês.


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


BREVE HISTÓRICO:

O Lions Clube de Natal Reis Magos, ao longo de seus 42 (quarenta e dois) anos de existência, sempre pautou sua atuação pela valorização e defesa intransigentes dos princípios basilares do Leonismo: Companheirismo e Serviço.

Dentro desse enfoque, tem priorizado o bom relacionamento e a parceria com os demais Clubes de sua área de atuação e Governadorias do Distrito, desde que respeitados valores como: liberdade de atuação e tratamento igualitário e respeitoso.

O nosso foco operacional está direcionado para a participação e apoio em trabalhos assistenciais desenvolvidos por Instituições Referencias de nossa cidade – Instituto Juvino Barreto, Paróquia Cristo Rei, Clube de Mães Mércia Maria, Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer e Casa Irmã Gabriela de Apoio a Pessoas com Câncer.

Neste aspecto, Capítulo Especial é o Clube de Mães Mércia Maria, entidade, sem fins lucrativos, com atuação no bairro de Mãe Luíza, desde o ano de 1987, sempre contando com o apoio do nosso Clube, para o desenvolvimento de suas atividades administrativas e de serviço.

O Natal Reis Magos conta, atualmente, com 51 (cinqüenta e um) sócios, pertencentes as mais variadas categorias profissionais e integrantes dos segmentos produtivos de nossa cidade. No Distrito, estamos representado pela CaL Sueli Câmara Almeida, Assessora Oficial de Concurso de Cartaz sobre a Paz.

Dois ex-Governadores integram nossos quadros: CL Romildo Freire Pessoa – PDG 1977/78 – e CL José Pereira da Silva – PDG 1986/87 e 04 (quatro) associados, Altamir Rodrigues, Carlos Alberto Chaves, Guido de Macedo Maia e Hélio de Menezes Santa Rosa ostentam o honroso título de “Companheiro Melvin Jones”.
 


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


ATIVIDADES PERMANENTES:

Como forma de otimizar os recursos levantados na sociedade natalense, concentramos, atualmente, nossas ações de parceria e assistência em 05 (cinco) Instituições, todas com relevantes serviços prestados à população carente: O Clube de Mães Mércia Maria, o Instituto Juvino Barreto, a Paróquia Cristo Rei, a Casa Durval Paiva de Apoio a Crianças com Câncer e a Casa Irmã Gabriela de Apoio a Pessoas com Câncer.

 Clube de Mães Mércia Maria

 

Organização sem fins lucrativos fundada em 14 de maio de 1978, que funcionou, inicialmente, em dependências da Escola Estadual Prof. Severino Bezerra , posteriormente, já por falta de espaço, no SENIC e, até mesmo, na casa de sua Presidente, Sra. Margarida Barbosa da Costa.

Em dezembro de 1980, coroando ações do Clube, foi sancionada, pelo prefeito da Capital, o hoje Senador José Agripino Maia, a lei de doação do terreno ao Lions Clube de Natal Reis Magos, para construção da Sede do Clube de Mães. O projeto de lei foi uma iniciativa do vereador Antônio Edilson Godeiro. Os trabalhos de construção estenderam-se por dois anos, tendo a inauguração ocorrida no ano de 1982.

Nos seus 26 anos de atividade, com o apoio do Lions, o Clube de Mães sempre teve presença marcante na comunidade de Mãe Luísa, através da realização de cursos nas mais diversas especialidades, ministrados por meio de convênios com Secretarias de Estado e da Prefeitura, Legião Brasileira de Assistência e outras Organização Não Governamentais. Todos os eventos com o objetivo de levar novos conhecimentos ao seu público alvo, visando abrir-lhe melhores perspectivas de emprego e renda. Sempre mereceu, também, atenção a transmissão de orientações nas áreas de saúde, educação, civismo, higiene, meio ambiente. .

Hoje a entidade continua em plena atividade, contando com o apoio do Natal Reis Magos, tendo como ações mais significativas: a) prestação de assistência odontológica à população, através de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde; b) consultas médicas, realizadas quinzenalmente, através de profissional voluntário; c) aulas noturnas para alfabetização de adultos ; d) grupo de teatro, com a participação de jovens da comunidade; e) aulas semanais de ginástica; f) confecção de artigos de pano para copa e cozinha e g) um programa semanal de distribuição de sopa, nas quarta-feira, para famílias carentes.
 

Instituto Juvino Barreto

Fundado oficialmente em 19.04.1944, pelas Filhas da Caridade, tinha como objetivo atender à mendicância, em conseqüência de um longo período de seca. Já são, pois, 64 (sessenta) anos de história no atendimento aos mais carentes e busca de condições para melhor servir.

O Instituto tem por finalidade atender idosos com carência sócio-econômica e familiar, para que não se sintam mais discriminados. Por se tratar de um serviço gratuito e sem fins lucrativos, conta, para viabilizar suas ações, com a ajuda de pessoas e instituições generosas, com vistas a atender um público que gira em torno de 170 pessoas necessitadas, com idade mínima de 60 anos.

O Lions escreveu páginas complementares, mas importantes, dessa História e o Natal Reis Magos mantém, nos últimos 08 anos, um trabalho constante de auxílio financeiro ao Abrigo e ações específicas como: equipar uma sala de aula e de atividades múltiplas, doação de material hidráulico sanitário, para recuperação dos banheiros de um dormitório masculino; doação de 08 (oito) ventiladores, para equipar uma enfermaria revitalizada; doação de 01 (uma) máquina de serra elétrica para beneficiar doações de peixe, carne e ossos.
 

Paróquia de Cristo Rei

A sua sede fica na praça do mesmo nome, no bairro de Pirangi, zona sul de Natal , tendo como Pároco o Companheiro Pe. Alfredo de Oliveira Costa Filho. Além das suas ações religiosas, a Paróquia realizada um vigoroso trabalho assistencial em benefício dos necessitados, principalmente visando as pessoas que vivem abandonadas nas ruas e canteiros de Natal.

Semanalmente, nas quartas-feiras, os paroquianos se reúnem para preparar, com doações, o sopão da caridade - 230 litros de sopa que são, em seguida, acomodados num carro e distribuídos, nos mais diversos bairros, a pessoas que vivem totalmente desamparadas. Além desse trabalho permanente, existe também a doação anual de enxovais a gestantes carentes, a doação periódica de cobertores e a ceia natalina da solidariedade. Todas essas ações merecem a atenção e o reconhecimento de nosso Clube, que, periodicamente faz doações para viabilizá-los e participa de todos.

Casa Durval Paiva de Apoio à Criança Com Câncer

Instituição que nasceu do desafio de um casal – Rilde e Daniela – que viveu a experiência, há 13 anos, de ter um filho ameaçado pelo Câncer. Na época Fernando, então com pouco mais de 01 ano, tinha um tumor no globo ocular. O Avô pagou o tratamento num dos melhores centros da oftalmologia no mundo, na Filadélfia , nos Estados Unidos. A criança perdeu a visão nos dois olhos, mas manteve a vida. Hoje, tem 14 anos e quer ser ator para viver, no palco, outros enredos.

A partir dessa provação e desafio, pelas mãos de Rilde e Daniela, nasceu a Casa Durval Paiva, com o desafio de ajudar milhares de crianças, do Rio Grande do Norte que, uma vez acometidas pelo Câncer, jamais teriam a oportunidade de Fernando, simplesmente por nascerem pobres.

A Casa não é só um abrigo, além da hospedagem, da alimentação e do transporte durante todo o período de tratamento, as crianças recebem roupas, brinquedos , e seus pais têm ajuda para conseguir os medicamentos e fazer os exames necessários.

Hoje já são 17 projetos em andamento, representando um grande esforço para que a vida tenha mais prazer que dor, mesmo na doença. São quase 600 crianças e adolescentes em tratamento, por lá já passaram mais de 1000 – algumas sobreviveram, outras não, mas todas receberam atenção e amor.

Uma das ações do Lions, na Durval Paiva, foi doar um aparelho de Radiologia Dentária, para uso no seu Gabinete Odontológico, que vem prestando relevante serviços a essas crianças.

Casa Irmã Gabriela de Apoio a Pessoas com Cânçer

A missão da Casa de Apoio Irmã Gabriela é promover o acolhimento humanitário de pacientes em tratamento oncológico da Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer.

O público alvo de suas ações são pessoas sem condições financeiras de permanecer, em Natal, no período de tratamento, cuja duração é, em média, de 35 a 45 dias, quando ficam albergadas na Casa de Apoio.

A Instituição disponibiliza atualmente 24 leitos, oferece 06 refeições diárias, transporte para o tratamento, lavagem de roupa pessoal, passeio terapia, trabalho com artesanato, diversão com jogos e, ao final do período de residência, todo paciente recebe uma cesta básica.

A última doação do Natal Reis Magos à Instituição foi de 50.000 copos para água e sucos e 30.000 copos para café.
 


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


COMUNICAÇÃO

Está a cargo da Comissão de Comunicações que tem como integrantes os Companheiros Hélio de Menezes Santa Rosa, Sueli Câmara Almeida e Antônio Milton Silveira. Essa Comissão coordena a editoração do Boletim Leão do Forte, registrado no Distrito Múltiplo sob o número CGDM LA 18, com tiragem trimestral de 250 exemplares. Está programado, para esse ano, a edição do Leão do Forte “ON LINE’, com circulação mensal.


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


CONTATO

Os endereços para correspondências e contatos são:

Rua Rômulo Jorge, 775 – Lagoa Nova – CEP 59.062-380 – Natal (RN),

telefone (84) 206.0983

e-mail (s) albert@natal.digi.com.br  e lcnatalreismagos@uol.com.br


DOAÇÕES

Para viabilização de nossos trabalhos em prol da comunidade, eventuais doações em dinheiro poderão ser remetidas em nome do Lions Clube de Natal Reis Magos, Agência 2870-3 e Conta Corrente 4728-7, do Banco do Brasil Alecrim e as demais através de contatos por nosso telefone ou e-mail (s).
Pedimos que as doações feitas através de depósitos em nossa conta nos sejam comunicadas, posteriormente , para fins de controle e agradecimentos.
 


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


ADMINISTRAÇÃO

 

Diretoria – Ano Leonístico  2008/2009

 

Presidente:  CL Carlos Alberto Costa Barbosa

Ex-Presidente Imediato: CaL Sueli Almeida Câmara

1º Vice-Presidente: CL Alfredo Victorino Filho

2º Vice-Presidente: CL Omar Romero de Medeiros Dias

3º Vice-Presidente: CaL Maria de Lourdes Souza

1º Secretário: CL Elpídio José Araújo Marinho

2º Secretário: CL Guido Macedo Maia

1º Tesoureiro: CL Malef Victório de Carvalho

2º Tesoureiro: CaL Lídia Ma. da Silveira e Silva Araújo

Diretor de Sócios: CL  Pedro Pinheiro de Souza

Diretores Adjuntos: CL José Pereira da Silva

                               CL  Romildo Freire Pessoa

Diretora Social: CL  Altamir Rodrigues

Diretor Social Adjunto: CaL Marilena D. Varella de Azevedo

Diretor Animador: CL Hélio de Menezes Santa Rosa

Diretor Animador Adjunto: CL Francisco das Chagas de Paula Brasil

 

VOGAIS

Dois Anos

CL Sebastião Godeiro Carlos

CaL Darcy Pinheiro

CL Idácio Lima da Silva

CL Genival Inocêncio Penha

Um ano

CL Carlos Alberto Chaves

CL José Roberto Bandeira Barros

CL Antônio Ferreira Filho

CaL Janira Bezerra Brito

Comissões e seus Presidentes

De Recepções: CL Luiz Antônio de Azevedo

De Cidadania e Patriotismo: CaL Zuleica Romano Pinheiro de Souza

Pró-Educação: CaL Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

De Saúde: CL Romildo Freire Pessoa

De SightFirst: CL Rodney Ennio Lima de Andrade

De Finanças: CL Malef Victório de Carvalho

De Estatutos e Regulamentos: CaL  Darci Pinheiro

De Convenções: CaL Vânia Maria Martins Fonseca.

De Freqüência: CaL Marilena Dantas Varella de Azevedo

De Atividades Permanentes: CaL Sônia Ma. Juvenal de M. Victorino

De Comunicação: Hélio de Menezes Santa Rosa

Da Área Jurídica: CaL Tálita de Borba Maranhão e Silva

De Promoções: CL Sebastião Godeiro Carlos


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


ATIVIDADES DO PERÍODO

Julho a Setembro/2008

- De Serviço:

- Comemoração do Dia dos Pais com realização de missa festiva, seguida de café da manhã e bela confraternização. Na ocasião foram entregues 210 pacotes de macarrão, para o Programa Sopão da Caridade, da Paróquia Cristo Rei. Foi efetivada, também, uma doação de bolos, pães,biscoitos, etc., ao Instituto Juvino Barreto.
- Realização, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e Academia Norte Riograndense de Letras, de Sessão Cívica alusiva à Semana da Pátria, com a presença de autoridades civis e militares e a orquestra Garibaldi Romano.
- Comemoração da Semana do Idoso, com a realização de uma tarde festiva no Instituto Juvino Barreto, com a distribuição de lanches e refrigerantes e a apresentação da Orquestra Garibaldi Romano. Foi feita, também, uma expressiva doação dos seguintes produtos; aveia, farinha de trigo, germem de trigo, leite de soja, gergelim, linhaça, farinha de castanha e outros.
- No Dia Internacional do Idoso, voltamos ao Juvino Barreto, juntamente com outros Clubes de Natal e fizemos uma doação de 1.000 fraldas descartáveis – o Reis Magos contribuiu com 104 unidades.
- No Clube de Mães Mércia Maria, recuperação e pintura do prédio, consultas médicas mensais, aula semanal de ginástica, distribuição semanal de sopa e curso noturno para alfabetização de adultos. Pagamentos das despesas de água, luz e telefone.
- Banco de Óculos Santa Luzia: numa parceria com o CL Rodney Ênnio Lima de Andrade médico oftalmologista e propriedade da Clínica Santa Clara ; da Paróquia Cristo Rei, a frente o Companheiro, Pe. Alfredo Costa e Óticas de Natal, o nosso Clube estruturou esse trabalho, voltado para a coleta de óculos em desuso, para serem aproveitados em favor de pessoas necessitadas.
- Nessa fase inicial do Banco , já foram arrecadadas mais de 300 armações e realizadas 40 consultas, sendo 24 delas em crianças com dificuldades de aprendizado, por deficiências de visão. No mês de outubro, estarão sendo entregues os primeiros óculos.

- Administrativas:

- Foram realizadas, normalmente, as reuniões de Diretoria e Assembléias Jantar.

- Comparecimento, com boa representação, ao I Conselho Distrital, realizado na cidade de Macaíba.

- Participação das reuniões do Conselho de Presidentes de Natal e Grande Natal.
 


[Home] [Breve Histórico] [Atividades Permanentes]

[Comunicações] [Doações] [ Administração

[Atividades do Período] [Gestões anteriores] [ Contato]


[Veja ano leonístico 2002/2003]

[veja ano leonístico 2001/2002]


Página criada com patrocínio gratuito do

LINNETBR.jpg (8794 bytes)