Acessibilidade

Histórico sobre rebaixamento de guias de calçadas na cidade de Curitiba


Veja neste quadro todo a seqüência das tratativas com a Prefeitura Municipal de Curitiba sobre a proposta dos Lions Clubes, por meio de parcerias, disponibilizar o atendimento ao Artigo 227, da Constituição Federal que assegura a todos os brasileiros ampla acessibilidade.


  • 16 de Junho de 2006 -

    O ainda Governador eleito do Distrito LD-1 propôs ao Senhor Prefeito de Curitiba, Beto Richa, o rebaixamento de guias das calçadas em locais de maior afluência de população, pontos estes indicados pela própria Prefeitura, contando para tal, de patrocinadores empresários, sem nenhum ônus para a municipalidade e sempre sob a coordenação de Lions Clubes.

    Uma parceria implementada mediante assinatura de convênio com a Prefeitura e, na execução seriam observados os padrões oficiais, bem como sejam permitidas a colocação de nome da empresa patrocinadora e a letra  “L”, simbolizando o Lions.

     

  • 25 de outubro de 2006 - 1ª Reunião -

    O assunto mereceu, de diversos setores técnicos da Prefeitura, um acurado estudo e houve a primeira reunião na Administração Regional da Matriz nessa data, tendo como participantes o Arquiteto Omar Akel e seu Corpo de Técnicos e por parte de Lions o Governador CL Tosihiro Ida, o Assessor CL Flávio H. Gaspar e CL João Carlos Cascaes, tendo sido marcada a 2ª. Reunião para o dia 27 de novembro.

     

  • 27 de novembro de 2006 - 2ª Reunião -

    A segunda reunião foi realizada nesse dia , conforme previsto, tendo participado da mesma as seguintes personalidades: Arquiteto Omar Aker, o Eng. Luiz Fernando Jumur, Secretário Municipal do Urbanismo, Arquiteto Mauro Magnoaugusto, do IPPUC, Senhor Mauro Amaral, da Regional Matriz acompanhados de mais dois técnicos.

    Do Lions participaram além do Governador, os CCLL Flávio H. Gaspar, Shido Ogura, João Carlos Cascaes, José Rodolfo Lacerda e Aurélio Franceschi.

Durante a reunião foi exposto pelo Secretário Municipal do Urbanismo que face a aprovação da Lei 11.596, em setembro último, que estabeleceu a política municipal sobre a área de calçadas da cidade, onde se prevê a colaboração da iniciativa privada para construção das mesmas e rebaixamento de guias mediante licitação entre os interessados e, levando-se em consideração que a proposta do Lions é para execução de apenas rebaixamento de guias e rampas, assim necessitaria de um parecer jurídico para viabilização da proposta.

Ao término da reunião ficou acordado que tão logo tenha em mãos o parecer jurídico, os representantes do Lions seriam convidados para discussão de “modus operandis”.

O Governador Tosihiro Ida disse que face ao Artigo 227, da Constituição Federal que assegura a todos os brasileiros ampla acessibilidade, o Lions se dispôs a colaborar com os Governos Municipais do Distrito LD-1, no rebaixamento de guias de calçadas e construção de rampas, como forma de contribuição para melhoria de qualidade de vida em nossas cidades.

O Governador Tosihiro Ida informou que diversos municípios do interior do Estado aderiram à proposta do Lions e, muito em breve as populações daquelas cidades começarão a sentir as facilidades em suas vidas cotidianas.

O Senhor Omar Akel agradeceu o interesse manifestado pelo Lions, propondo prestação de serviços de grande importância social e para a cidade, principalmente para aquelas que apresentam algum tipo de deficiência física, assim como para os idosos.

Disse mais que face a limitação de verbas orçamentárias, a participação do setor privado para construção de equipamentos urbanos vem de encontro com a política do atual Prefeito Beto Richa, pois aceleraria a oferta de melhorias à população curitibana.