ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES
DISTRITO LD-1

"Leonismo,

Construindo um Futuro Melhor"

GOVERNADOR 2006 - 2007
CL TOSIHIRO IDA/DM MIYOKO

SECRETÁRIO
CL CARLOS EUGENIO C. DE MELO
DM ANUNCIA
VICE GOVERNADOR
CL ROBERTO BORGES DA COSTA
CaL IVONE
TESOUREIRO
CL MARCIANO PARABOCZY
DM SIDNEY (SISSI)

Programa “Mutirão da Catarata dos Campos Gerais”

Aprovado pela Fundação Lions Internacional em agosto de 2006

Assessoria de Conservação da Visão

CaL Rosa Maria da Silva Ribeiro

PRIMEIRO RELATÓRIO OFICIAL DO PROJETO SF 1275

Data: 04 de fevereiro de 2007

Mutirão da Catarata beneficia 240 pacientes de seis municípios

Duzentos e quarenta pacientes das cidades de Arapoti, Carambeí, Piraí do Sul, Tibagi, Sengés e Ipiranga deverão recuperar a visão após serem submetidos à cirurgia de catarata em Castro, com início marcado para o mês de março, dentro da segunda fase do projeto “Mutirão da Catarata dos Campos Gerais”, patrocinado pela Fundação Lions Internacional. Arapoti foi o município que mais originou cirurgias: 116 pacientes com visão muito baixa por catarata foram selecionados e serão operados gratuitamente.

O projeto, comandado pela médica oftalmologista Rosa Maria da Silva Ribeiro, assessora de Conservação da Visão do Distrito LD-1, destina-se às cidades que não têm hospital capacitado para realização de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Esta foi exigência do Lions Internacional para fornecer os recursos necessários para as cirurgias que serão realizadas com o implante da lente intra-ocular no Hospital Anna Fiorillo Menarim. A Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do hospital, em gesto humanitário já que são pacientes carentes, autorizou a utilização da casa hospitalar para as cirurgias.

O projeto foi oferecido aos prefeitos das pequenas cidades da região em reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais - AMCG – em abril de 2006 pela médica coordenadora. Os municípios que já realizam cirurgias de catarata pelo SUS não puderam participar, já que o programa se destina às cidades sem nenhuma assistência. As seis prefeituras beneficiadas participaram na triagem inicial com a medida da visão pelos agentes de saúde, oferecendo o transporte dos pacientes aos locais de exames e cirurgias e realizando, através da rede básica de saúde, os exames pré-operatórios. O projeto foi aprovado pelo Lions Internacional, através da LCIF, em agosto do ano passado, com um subsídio de US$55,300 destinados à compra do material das cirurgias. Todos os médicos trabalharão gratuitamente, já que as normas da instituição exigem trabalho voluntário dos profissionais. Além dos oftalmologistas de Castro, participará das cirurgias a equipe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, que tem a direção do professor Hamilton Moreira.

Procuraram o projeto para a triagem na primeira fase 3.343 pessoas nos diferentes municípios participantes. Após a triagem, os pacientes passavam pelos oftalmologistas da equipe do Hospital Evangélico, para confirmar a existência de catarata, o nível de perda visual e a necessidade de cirurgia. Aqueles que apresentaram acuidade visual baixa – um total de 845 - foram encaminhados para exames oftalmológicos. Destes compareceram para exames 699 pacientes, estando aptos para cirurgia 240. Arapoti foi o município que mostrou maior necessidade do projeto: foram atendidos 336 pacientes, incluindo alguns moradores da cidade de Sengés, sendo constatada a presença de catarata avançada em 116 deles, já submetidos a exames e aptos a serem operados. Em Carambeí foram examinadas 137 pessoas da cidade e também do município de Ipiranga, estando aptos para cirurgia 50 pacientes. Em Piraí do Sul foram 94 e selecionados 29 pacientes. Em Tibagi, foram examinadas 132 pessoas e serão operados 45 pacientes.

Em todos os municípios foi decisiva a participação dos associados dos Lions Clubes, que contribuíram organizando as filas e conduzindo os pacientes aos consultórios médicos. Participaram os integrantes dos clubes de Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. A participação das prefeituras das seis cidades foi importante, todos os exames pré-operatórios foram conseguidos sem nenhuma despesa para os pacientes.

A oftalmologista Rosa Maria explicou que a escolha dos pacientes levou em conta a presença da catarata operável e a baixa de visão apresentada. As cirurgias serão realizadas pelo método moderno de facoemulsificação, que permite recuperação mais rápida e não requer que o paciente fique internado no hospital, podendo retornar à sua cidade no mesmo dia. O transporte será providenciado pelas prefeituras e também será gratuito para todos os pacientes.

A terceira fase do programa – que tem a meta de devolver a visão a 500 pacientes – contemplará os outros municípios do Distrito LD-1 de Lions Clubes e será iniciada tão logo as cirurgias na região dos Campos Gerais sejam finalizadas.

Distrito LD-1