ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES
DISTRITO LD-1

 
"Leonismo,

Construindo um Futuro Melhor"

 

GOVERNADOR 2006 - 2007
CL TOSIHIRO IDA/DM MIYOKO

 
SECRETÁRIO
CL CARLOS EUGENIO C. DE MELO
DM ANUNCIA
VICE GOVERNADOR
CL ROBERTO BORGES DA COSTA
CaL IVONE
TESOUREIRO
CL MARCIANO PARABOCZY
DM SIDNEY (SISSI)

 

Carta enviada aos Presidentes dos Lions Clubes

Do Distrito LD-1 em 17/01/2007

Assunto: Esforços para conservação e incremento de novos Associados

de 17/01/2007

 

Prezado CL 

  1. Vimos pela presente informar-lhe que pelas normas do Lions Internacional, para a continuidade de existência de um Distrito o mesmo necessita possuir no mínimo 35 Clubes e 1.250 associados em pleno gozo de seus direitos.
  2. Caso não satisfaça os requisitos acima, tanto em termos de número de Clubes como em quantidade de Associados, o Distrito será considerado transicional e, nestas condições perderá a autonomia de administração, podendo ser até incorporado por outro Distrito, conforme a decisão que vier a ser tomada pela Diretoria Internacional.
  3. Desde 30 de Junho de 2.005, o Distrito LD-1 vem satisfazendo as condições quanto ao número de Clubes, mas não vem atendendo em relação à quantidade mínima de Associados e teremos prazo até 30 de junho de 2.007 para voltar a ter pelo menos 1.250 Associados, sob pena de ser considerado Distrito Transicional a partir daquela data.
  4. Apesar de diversos Clubes estarem empossando novos Associados, a saída têm sido maior que a entrada, o que vem refletindo no total, que vem reduzindo mês a mês.
  5. Isto posto, vimos solicitar o maior empenho dessa Presidência, no sentido de tomar as seguintes medidas concomitantemente:
    1. Manutenção dos Associados, evitando suas saídas;
    2. Incorporação de novos Associados;
  6. Para execução das metas acima, recomendamos orientar os Clubes de sua jurisdição para adotarem as seguintes ESTRATÉGIAS:
    1. Examinar as atividades/campanhas que o Clube realiza, para verificar se tais iniciativas satisfazem os anseios do quadro associativo;
    2. Incorporar modificações nessas atividades/campanhas, capazes de motivar os associados;
    3. Eleger novas atividades/campanhas que venham a atender os OBJETIVOS de Lions, que contribuam para motivar não somente os atuais Associados, mas também as lideranças do município, para trazê-las para dentro do Clube, conforme orientações dadas na reunião administrativa, quando de visita oficial do Governador;
    4. Fundar novos LIONS CLUBES no município ou em cidades vizinhas, desde que tenham lideranças com perfil de ser LEÃO (além de ser pessoa voluntária, há necessidade de poder viajar para participar das reuniões de Comitês Assessores, Conselhos Distritais e Convenções Distritais, etc.) em número suficiente para compor um novo Clube com mínimo de 20 Associados.
    5. Fundar NÚCLEOS (4 ou 6 associados) em comunidades próximas, dentro de empresas ou Universidades, onde não existem lideranças com perfil de ser LEÃO em quantidade suficiente. Os Associados dos Núcleos pertencerão ao Clube que vier a fundá-lo, contribuindo para aumentar o número de Associados.
    6. Admissão de Associados AFILIADOS. Uma pessoa de qualidade da comunidade que, no momento, não pode participar totalmente como um Associado Ativo do Clube, mas que deseja apoiar o Clube em suas iniciativas de serviço comunitário e afiliar-se ao Clube. Esta afiliação pode ser conferida por convite da Diretoria do Clube.

Um Associado Afiliado pode se qualificar para votar em assuntos do clube em reuniões onde ele estiver presente, mas não pode representar o Clube como Delegado em convenções. Ele não se qualifica para ocupar cargo no Clube, no Distrito ou em nível Internacional. Um Associado Afiliado terá que pagar quotas distritais, internacionais e outras quotas adicionais que o Clube local possa cobrar. Quando cessar o motivo que o impeça de participar do Clube com assiduidade, basta retirar da categoria e colocá-lo como ATIVO, obtendo-se todos os direitos inerentes à nova condição.

  1. O Distrito dispõe de materiais para fundação de novos Clubes ou Núcleos, bastando para tal solicitar o seu fornecimento, assim como aos Assessores do Grupo ACEL, Presidentes de Divisão e Vice-Presidentes Consultores de Divisão que estarão à disposição de todos os Clubes, para prestação de apoio necessário. Além disso, o Governador dará apoio pessoal direto para o sucesso dessas iniciativas.
  2. A Governadoria do Distrito LD-1 disponibilizará os Envelopes de Orientações a Novos Associados em quantidades que forem requeridas pelos Clubes, sem ônus financeiro, devendo solicitar o seu fornecimento em tempo hábil, para que não faltem para o dia de cerimônia de posse.
  3. Aquele que participar diretamente dos trabalhos para o aumento do quadro associativo receberá reconhecimento da Sede Internacional, conforme segue:
    1. Na fundação de novo Clube: O Leão Orientador receberá um PIN especial denominado Guiding Lion Award;
    2. Na fundação de novo Clube: Os Padrinhos Físicos (até 2): receberão PIN de Padrinho;
    3. Na fundação de novo Clube: O Clube fundador receberá um “Chevron” New Club Award;
    4. Ingresso de novos Associados: Os Padrinhos receberão PINs alusivos, conforme número de associados que patrocinar;
    5.  O Grupo A – Itens de Caráter Geral e Fundamentais, da AME LIONS CLUBE, nos seus itens A-01 a A-09, confere justo reconhecimento aos Clubes que obtiverem resultados nessas áreas.
  4. Solicitamos especial empenho dos Dirigentes de Clubes que contam com menos de 20 Associados, nos quais os esforços terão que ser maiores, para que voltem a possuir a quantidade mínimo necessário para fundação de nova unidade.

A hora é de trabalho de todos nós, para que possamos entregar o Distrito LD-1 em 1º de Julho de 2.007 ao novo Governador na condição de um dos mais fortes do DM LD sob  todos os aspectos, para orgulho de todos os integrantes do nosso Distrito.

Contamos, pois, com a participação e apoio de todos para esta gigantesca tarefa, para sermos dignos perante a história do glorioso Distrito LD-1.

Saudações Leonísticas

CL TOSIHIRO IDA
Governador