Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito LD-1

ACAMPAMENTO E INTERCÂMBIO JUVENIL

PDG CaL Liu Un Rigo - Assessora

PDG CaL Liu Un Rigo

Contacto: e-mail: rigoliu@gmail.com
Telefones: Res.: 41 32621016 cel.: 41 99729031

Membro CL Sérgio Sória Vieira

[Notícias de Novembro] [Formulários e lista se acampamentos] [Programa] [Intercambistas recentes]


Notícias de Novembro 2012:

Caríssimos  candidatos a intercambiários pelo Programa de Lions Internacional Youth Camp and Exchange 2013 e Dirigentes, CCLL, CasL dos Lions Clubes do Distrito LD1

Notícias e informações de novembro:

O tempo de receber os pedidos dos jovens  é agora ou terão que competir com muitos  outros jovens  dos Distritos do  Brasil e talvez não conseguindo a vaga para o país destino escolhido como a prioridade 1. No início parece ser bem a inscrição para o Programa mas aos poucos vamos conseguindo preencher o Applicant form 2013 , formulários em anexo ou para as Américas, Canadá, ou países da área 3 apropriado ou Europa.

Visitar  o site do LCI para conhecer o Programa de Acampamento e Intercâmbio.

Após contacto com a Assessoria e se o formulário estiver aprovado deverá ser assinado pelo jovem, os pai ou mãe e o Presidente do respectivo Lions Clube.

A assessoria assinará quando enviarem escaneado o arquivo formulário com as assinaturas.

No caso do seguro viagem os interessados devem ir a agência de turismo onde pretende adquirir as passagens e perguntar sobre um bom seguro viagem.

No exterior caso tenha algum pequeno incidente que precise de cuidados médicos custa dinheiro,  o seguro pode cobrir sem problemas. Motivo pelo qual peço a todos os responsáveis (pai ou mãe ) não esquecer de providenciá-lo.

Ler com cuidado o anuário ou Directory 2013.

Para serem ser aceitos os candidatos ao Programa devem ter a idade que é estipulado pelo acampamento. No caso de Europa os muito jovens com idade abaixo de 16 anos não são aceitos (não adianta insistir pois é regra  do Camp).

Nos USA muitos camps aceitam a partir de 15 anos (com 16 anos em 2013- alguns camps estabelecem a data limite do aniversário). Outros Camps exigem que  o jovem deve ter  16 ou mesmo 17 anos. As idades limites podem ser 21 ou 22 anos.

Ao escolher o Camp através do anuário 2013 agora já atualizado  devem verificar os limites de idade e quando informa "host family before or after camp" significa que serão acolhidos como hóspedes antes ou depois do acampamento que também tem já determinado as datas.

Ao verificar o jovem ou os pais podem ter a noção do tempo de permanência no exterior pelo Programa. Ao serem aceitos terão as informações de datas exatas de embarque (cidade destino)  e o dia  de embarque de volta ao Brasil, as cartas convites dos camp para apresentarem nos consulados (consultas no site do consulado USA), cidade, agendamento para entrevista para o visto, assim terão que ir a cidade que tem Consulado e assim como para outros paises podem obter informações no site dos consulados ou em agências de turismo, ou em   Cuririba pelo Despachante Schultz fone: 41 33220801.

O contacto com os Diretores de Camps do exterior serão estabelecidas com o jovem ou os pais  ao aprovarem os candidatos e até os contactos por e-mail das familias anfitriãs (host families) que os acolherão,  as regras do camp serão enviadas, vestimentas apropriadas para o camp, cuidados com dinheiro, documentos, medicamentos  durante a estadia.

* Lembrar que são rigorosas as regras no YCE Program do  Lions Internacional e  devem ser observados pelos intercambiários de todo o mundo, os 4 Ds: NO DRUGS, NO DATE, NO DRINK, NO DRIVE. A desobediência a essas regras incorre ao jovem ser mandado de volta ao país de origem.
 

* Lembrar que o English é o idioma oficial do Programa . Na França e Bélgica devem saber se comunicar em Francês.

Processos de YCE de jovens em andamento no LD1 estão relacionados abaixo e os respectivos países como primeira opção de intercâmbio: 

1 - Ana Carolina Martins Rocha - (1a opção para Switzerland  /Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas) documentação entregue para a Assessora em vias de envio ao exterior

2- Otavio Borsato - Canada / Lions Clube Rio Negro?  (Falta apresentacao do jovem pelo Lions  Clube de Rio Negro (pode ser um e-mail do Presidente para mim)  e formulario 2013 completo assinados pelo jovem e o Presidente do Lions Clube de Rio Negro)

3-Gabriel Scalco Martini- USA/ Lions Clube Cascavel Serviços (documentação OK e em vias de envio para um Camp de USA)

4- Roberto Oliveira Miaki- USA/ Lions Clube Cascavel Serviços( documentação OK e em vias de envio para um Camp de USA)

5- Sabrina Hauer Vargas - Canada/ Lions Clube Curitiba Centro  (já aceita para o A15 - CAMP no Canadá -  carta recebida de aprovação do Diretor Lion John Rothwel and Mary)

6- Gabriela Hauer - Canada / Lions Clube Curitiba Centro (já aceita para o A15 - CAMP no Canadá -  carta recebida de aprovação do Diretor Lion John Rothwel and Mary)

7- Lucas Vargas de Oliveira -Switzerland ou England / Lions Clube Curitiba Batel ( falta o applicant form com as assinaturas)

8-CLEO Layssa Kmiecik- Canada/ Lions Clube Rio Negro ( falta o formulario assinado, fotos  )

9- CLEO Raisa Bueno Ribeiro- Italia/ Lions Clube CurItiba Batel (documentação em ordem e em vias de envio pata Italia)

10- CLEO Thais Garcia Mengatto- Italia/ Lions Clube Curitiba Batel(idem no.9)

11- Paulo Vergara Neto - França ou Belgica/ Lions Clube Ponta Grossa Cruzeiro do Sul (documentação  já recebida e em vias de ser emnviado  )

12- João Guilherme Meyer USA /California-Lions Clube Curitiba Batel ( já enviado e aguardando resposta da Assessora Terri/Mel Komatsu)

13- Aline Kalinowski - Califórnia /USA- Lions Clube Clevelandia - (já enviado e aguardando resposta da Assessora Terri/Mel Komatsu)

14- CLEO Jonas Sanson Sega- Italia   ( applicant form assinado pelo jovem e responsavel 1  foto -como para passaporte "nao colar no applicant form" e  1 foto com a familia, letter to host family )

15-  CLEO Georgia Lopes -Belgica ( em fase inicial de preparação)

Saudações,
PDG CaL Liu Rigo

YCE Chair /Assessora de Acampamento e Intercâmbio Juvenil -Distrito LD1

 


Caríssimos CCLL e CasL,

Veja os Fomulários e a lista de acampamentos de Lions pelo mundo no AL 2011-2012.

A nova lista 2012-2013 não saiu ainda, mas não deve ser muito diferente.

Saiba mais em:

http://www.lionsclubs.org/PO/member-center/planning-projects/youth/youth-camps-and-exchange/index.php

http://www.lionsclubs.org/PO/common/pdfs/yce_directory.pdf

Os interessados podem ir decidindo os países (3, na ordem de prioridade) e comunicar a Assessoria de Acampamento Intercâmbio Juvenil de para as primeiras providências.

Dependendo do país existe um tipo de formulario - um para Canadá e Américas e para Europa:

Electronic application for Lions Camp and Exchange (XLS file)

European electronic application for Lions Camp and Exchange (if required by host club) (XLS file)

O Inglês é o idioma oficial do Camp & Exchange Program. O jovem deve saber se comunicar. O Programa é de um mês e se for para USA tem que ser providenciado pelo interessado o visto na Embaixada dos USA e para demais países o interessado deve se informar sobre tudo que precisa junto a uma empresa de turismo.

Este ano os jovens foram para Canadá , Califórnia, Málaga - Espanha, Camp and Exchange em Hannover, Alemanha - leia os depoimentos.

Estas informações devem ser divulgadas junto aos associados dos Lions Clubes do Distrito LD-1. Os candidatos devem ser aprovados pelos Lions Clubes podendo os pais ou parentes ser de um Lions Clube ou amigos de associados.

Esta ano o Distrito LD-1 tem 20 vagas e já existem 6 interessados para o Programa.

Cada Acampamento oferece normalmente 2 vagas para cada país na ordem de chegada dos pedidos.

Vamos agilizar para a Assessoria poder se comunicar com os assessores dos outros paises.

Os formulários devem ser preenchidos e assinados até início de Novembro e providenciados fotos do intercambiário e da família, carta em inglês para a família anfitriã e carta do Lions Clube indicando o candidato.

Qualquer dúvida envie mensagem ou telefone para a Assessoria.

.


Programa 2012/2013 de Acampamento e Intercâmbio Juvenil de Lions Clube Internacional

Como funciona:

  1. O candidato a intercambiário deve ser indicado por um Lions Clube da sua localidade e os pais ou parentes pertencentes ao Lions podem apresenta-lo ao Clube

  2. Participar sozinho do Programa de Intercambio, ou

  3. Participar de um encontro de grupo de jovens de diversos países chamado Acampamento Juvenil. O mais comum é a combinação Acampamento e Intercambio (1 mês ou um pouco mais) para valer a pena viajar para o exterior.

  4. Normalmente o item 2 ou a combinação de acampamento (1) e intercâmbio (2) ocorre em julho/agosto pois é verão nos países do hemisfério norte e o encaminhamento dos candidatos dos Clubes deve acontecer entre outubro e janeiro de cada ano Leonístico. Entrar em contacto com a Assessora Distrital o quanto antes para maior garantia de vagas no Programa Acampamento e Intercambio.

  5. Para Nova Zelândia o intercambio é em janeiro ou fevereiro, pois o verão é na mesma época que no Brasil. O pedido tem que ser antes, em agosto.

Condições:

  1. Língua oficial das 2 modalidades em países da Europa ou mesmo nos países Asiáticos é o inglês. O intercambiário deve saber o básico do inglês para comunicação. Nos países da América Latina e do Caribe e também Espanha é o espanhol e ingles;

  2. Idade entre 15 a 21 anos nos USA e para Europa entre 16 a 21 anos;

  3. Os gastos de passagem aérea ficam por conta do intercambiário (os pais ou, muito difícil, de um Clube patrocinador), assim como a obtenção de visto;

  4. Os jovens se hospedam em residências de CCLL ou CasL do Lions no intercambio e em pousadas ou hotéis no caso de acampamento supervisionados por Diretores de “camp ou acampamento ” e monitores;

  5. Épocas de intercambio ou acampamento: na Europa ou USA os Leões do hemisfério norte preferem que seja no verão e férias desses países, em datas de junho a agosto (os acampamentos são sempre nessa época), com exceção de Nova Zelândia (janeiro);

  6. O candidato pode ficar entre 1 a 2 meses no máximo fazendo a combinação entre acampamento e intercambio, dependendo do tempo das famílias anfitriãs aceitarem ficar mais tempo com o(a) jovem;

  7. O jovem antes ou depois do acampamento fica na casa de CCLL e passa o tempo com os anfitriões e com os filhos desses como parte da família. No acampamento fica com jovens do mundo todo;

  8. No caso de gastos além das passagens ida e volta de avião, a jovem ou o jovem deve fazer um bom seguro de viagem e levar dinheiro e cartão de crêdito para gastos pessoais como presentinhos, lembranças e alguma refeição extra. Não paga nada para hospedagem e alimentação. O Acampamento dependendo do país tem uma taxa entre U$ 200,00 a U$ 400,00; a partir de OUTUBRO de cada Ano Leonistico é divulgado no site ( www.lionsclubs.org ) acessando em Programas para jovens – Programa Acampamentos e Intercambio, a listagem de países que oferecem Acampamentos de jovens. Nos USA estarão programados muitos Acampamentos e há também na Itália, Alemanha, Suissa, Austrália, Holanda, Turquia, Inglaterra, Canadá e Espanha etc;

  9. O candidato aprovado pelo Clube de Lions deverá portanto indicar 3 países de sua preferência. O Presidente do Clube mandará mensagem para a Assessora de Acampamento e Intercambio do Distrito LD-1 2012/2013 PDG CaL Liu Rigo (rigoliu@gmail.com) apresentando o jovem aprovado pelo Clube como candidato ao Programa do Lions Internacional , com dados como nome, idade, escolaridade, e-mail e cidade onde mora, se é CLEO ou se os pais são associados do Lions ou apresentado por algum companheiro.

  10. O jovem deverá receber da Assessora um formulário para preencher que será encaminhado ao primeiro pais indicado de sua preferencia. Haverá um período de trocas de mensagens com os Assessores do exterior até a confirmação de aceite no Programa.

  11. Informações adicionais do Programa de Acampamento e Intercambio do Lions Internacional podem ser obtidas no site: http://www.lionsclubs.org 


Intercâmbios Recentes do Distrito LD-1

  1. Renata - LC Ponta Grossa Vila Velha -  California - USA

    • “Bem,eu fui para a California dia 6 de julho e voltei em 11 de agosto, praticamente 1 mês. Fiquei  duas semanas no Norte  e  outras duas semanas no Sul e no final iria para um acampamento do Lions. Então foi esse meu trajeto para  o  mês que estaria lá. Eu gostei muito dessa experiência e faria tudo novamente, foi lá onde eu aprendi a ter maturidade com certas situações como você ser independente, ajudar o próximo, mais da língua estrangeira e a conversar mais com os outros. Também conheci pessoas de vários países que foi muito joia pois não é só a pessoa que você acaba conhecendo mais sim uma cultura nova, personalidades diferentes e coisas desse tipo. Foi inexplicável, pois só acrescentou coisas boas em  minha vida e isso me incentivou a estudar mais  para poder conhecer muitos outros países, foi uma experiência muito boa. Em relação ao Lions club eu me senti super segura, só tenho a  agradecer a todo esforço de todas as pessoas do Lions que  fizeram de tudo  para que  esta viagem  acontecesse principalmente você Liu,muito obrigada mesmo”.
       

  2. Lucas  - LC Curitiba  Batel - Malaga - Espanha

    • “Minha primeira sensação ao participar do programa de intercâmbio do Lions foi o nervosismo. Ao chegar em Málaga, estava cansado, em um país estranho, aonde não conhecia ninguém e cansado das horas de vôo. Fiquei impressionado com a boa índole dos Companheiros Leões fora do Brasil, sua receptividade e a sua alegria de me ter em suas casas. Meu programa de intercâmbio se separou em duas partes: um acampamento junto com outros jovens e uma estadia na casa de uma família hospedeira. Não consigo descrever como essa experiência foi especial pra mim, fiz vários amigos de mais de 15 países e criei laços que nunca mais serão desfeitos. É uma experiência extraordinária, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e tradições, e ao mesmo tempo se divertir da melhor maneira possível, foi uma experiência inesquecível... " - CLEO Lucas
       

  3. Caroline  e Alexandre - LC Toledo - Alemanha

    • “Na primeira semana fiquei longe da Carol porque ficamos cada um em uma família, mas foi muito legal, mesmo sem fala alemão fui pra aula, digamos que foi legal, porque era a última semana e ai o pessoal não se foca tanto em conteúdo, o que faz com que você tenha pessoas pra conversar... Na segunda semana nos encontramos com todos os outros intercambistas e eu acabei aprendendo a não tirar conclusões precipitadas, porque adorei todos eles!  Na última semana fomos dois dias a Berlin. Foi legal, mas tivemos apenas 3 horas de tempo livre em dois dias e não deu tempo de fazer muita coisa. Os outros dias do camp foram fantásticos, pela primeira vez ficamos em um hotel na cidade, o que melhorou muito, pois podíamos comer o que queríamos e ter tempo para comprar o que não conseguimos achar nas outras cidades (foi o Paraíso pra minha irmã...)” - Alexandre

     

  4. Giovanna - LC Toledo -  Canada:

    • Primeiramente eu gostaria de agradecer pela oportunidade incrível que o Lions nos deu, de conhecer outro país e outras pessoas. A minha estadia com os Walker's foi além de boa, logo no primeiro dia fui para Kincardine e fiquei 2 semanas na praia. Estava com um menino alemão junto comigo, o que foi muito bom, pois a gente tinha a mesma idade, e eu sempre tinha alguém para conversar. Eu tinha um quarto bem grande só para mim na casa. Na praia nós visitamos varios museus e cidades diferentes e eu pude conhecer um pouco como os canadenses vivem. Quando fomos para o camp, foi muito divertido porque logo no primeiro dia ja fiquei amiga de todo mundo, e todos eram muito educados e divertidos. Eu era a mais nova do camp, a maioria tinha na média de 17/18 anos, mas isso não impedia de nos conversarmos....” - Giovanna

     

  5. Paula - LC Toledo - Canada

    • Primeiramente queria agradecer pela oportunidade de viajar para o Canadá com o Lions, foi uma  experiência ótima, me diverti muito, além de conhecer mais sobre a cultura canadense e de vários outros países.  A minha família era extremamente legal, meus pais já tinham experiência com intercambiários e até me levaram em um resort para passar o fim de semana. Minha mãe de lá não trabalhava, então tinha muito tempo para nós (além de mim tinha uma menina da Áustria) e meu pai trabalhava em casa, entretanto ele ficava no escritório por horas. Na minha casa eu tinha uma irmã da Áustria, o que foi muito divertido, o nome dela era Katharina e ela era uma querida hahaha. O camp foi uma experiência única! Acho que se eu viajar para qualquer parte do mundo, haverá uma casa para eu ficar hahahahha, fizemos várias atividades, além de o camp A-02 estar com a gente, o que foi ainda mais emocionante...” - Paula