Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito LD-1

 

Assessoria Especial para o Dia Mundial da Saúde,

Serviços Médicos e Doação de Sangue e Orgãos

 

Distrito LD-1


CL Itamar Heyse Bessa

Assessor Especial

 

Email: ihbessa@uol.com.br

 


MUTIRÃO DA SAÚDE - 8 DE OUTUBRO

[Curitiba] [Cascavel] [Toledo]

[Lançamento da Campanha]

 


CURITIBA

Teve um resultado surpreendente, constituindo-se num grande sucesso. Foram realizados 7.475 atendimentos nas diversas modalidades, exames de glicemia, exames de acuidade visual e daltonismo, verificação de pressão arterial, orientação sobre câncer de mama, orientação psicológica , nutricional, higiene bucal, contra drogas, tabagismo, fisioterapia, ergonomia e mais uma dezena orientações específicas relacionadas a bons hábitos de saúde para a população.

(Fotos do CL Cesar Paes Leme - LCC  Mercês) 

LCC GUAÍRA realizou 600 exames entre acuidade visual e daltonismo nos alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Santos Dumont no Bairro Guaíra.

 


CASCAVEL

Trabalhando desde agosto de 2013, com o apoio do movimento “CASCAVEL ROSA, CLÍNICA DE UROLOGIA E 10ª REGIONAL DE SAÚDE”, os Leões participaram com palestras educativas,voltadas a saúde do homem nas empresas, Colégios e construção civil, Colégios Estaduais levando orientações, informações conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce, os quais implicam diretamente com saúde e a qualidade de vida.

Os assuntos foram escolhidos juntamente com a Direção dos estabelecimentos envolvidos, dos quais, destacaram-se: DST (Doenças sexualmente transmissíveis) Câncer em geral (envolvendo o álcool e o fumo). Nos cursos técnicos o enfoque foi o câncer de próstata, testículo e pênis.

Nas escolas Municipais, foi realizado testes de ”ACUIDADE VISUAL”. As intercorrências foram encaminhadas ao CEACRI (Centro de Atendimento à Saúde do Neonato, criança e Adolescente), e após a avaliação de oftalmologista, havendo necessidade de óculos, o atendimento era realizado pelo Cre (Centro Regional de Especialidades).

Dia 08 de outubro o trabalho foi realizado com 208 colaboradores entre parceiros e companheiros.

O trabalho destacou-se pela amplitude social em favor da cidadania e do aumento do bem estar. Também foram alcançados objetivos de integração com diferentes segmentos da sociedade: Estudantes Universitários das áreas da Saúde; Professores; Farmacêuticos; Médicos; Empresários; Entidades privadas; Exército Brasileiro; Imprensa e órgãos Municipais.

O resultado foi o atendimento de 14.292 ações, demonstrando a união, esforço e a organização do grupo.


TOLEDO

Sucesso o mutirão em toledo

(8 de outubro de 2013) Em razão do Dia Mundial dos Serviços Leonísticos, comemorado em 8 de outubro , o Lions Clube Toledo Cidade em conjunto com o LEO Clube Toledo Cidade e a alunos da PUC realizaram o 4º Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde. As ações foram realizadas entre os dias 3 e 8 de outubro 2013. Para tanto, foram realizados exames de Acuidade Visual e Daltonismo em alunos de alguns Colégios Estaduais do município de Toledo, no período da tarde. Após a realização dos exames, o Lions Clube Toledo Cidade fará o acompanhamento nos alunos que apresentarem algum problema e disponibilizarão atendimento com oftalmologista para estes alunos. Foi firmada parceria com o Núcleo Regional de Educação de Toledo para a organização destes exames.

Disse o CL Marcos: “Realizamos também ações em dois supermercados locais e em jogo da Liga de Futebol Amador de Toledo, onde foram realizados exames de HGT, pressão arterial, acuidade visual e daltonismo e também distribuição de folhetos relativos ao Outubro Rosa – informando sobre a prevenção do câncer de mama”. Os exames foram realizados entre os dias 3 e 8 de outubro na Escola Est. Jardim Europa, Escola Est. Jardim Maracanã, Escola Est. Attilio Fontana, Escola Est. Esperança Favaretto Covatti, Escola Est. Antonio Jose Reis, Escola Est. Ayrton Senna, Escola Est. Novo Horizonte, Escola Est. Francisco Galdino de Lima, no Supermercado Allmayer, Supermercado Primato, com apoio da Liga de Futebol de Toledo foram realizados exames em desportistas.

• EXAMES: Acuidade Visual 1760 – Daltonismo: 1760 – HGT: 311 - Pressão Arterial: 310
• TOTAL DE EXAMES: 4141
• Distribuição de folhetos sobre câncer de mama em auxílio a Campanha Outubro Rosa: 3.000. Foi um total de 7.141 AÇÕES
 

Veja os detalhes:

Em razão do Dia Mundial da Saúde, que foi no dia 08/10, o LIONS CLUBE TOLEDO CIDADE em conjunto com o LEO CLUBE TOLEDO CIDADE e a ALUNOS DA PUC realizaram o 4º Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde. As ações foram realizadas entreo os dias 03 e 08/10/2013.

Para tanto, foram realizados exames de Acuidade Visual e Daltonismo em alunos de alguns Colégios Estaduais do município de Toledo, no período da tarde. Após a realização dos exames, o LIONS CLUBE TOLEDO CIDADE fará o acompanhamento nos alunos que apresentarem algum problema e disponibilizarão atendimento com oftalmologista para estes alunos.

Foi firmado parceria com o Núcleo Regional de Educação de Toledo para a organização destes exames.

Realizamos também ações em dois supermercados locais e em jogo da Liga de Futebol Amador de Toledo, onde foram realizados exames de HGT, pressão arterial, acuidade visual e daltonismo e também distribuição de folhetos relativos ao Outubro Rosa – informando sobre a prevenção do câncer de mama.

Segue, o cronograma de realização dos exames.

RELATÓRIO DE EXAMES REALIZADOS NO 4º MUTIRÃO NACIONAL DOS LIONS CLUBES NA SAÚDE - 2013

           

DATA

LOCAL

EXAME

QUANT

TOTAL DIA

QUEM FEZ

03/out

Escola Est. Jardim Europa

Acuidade Visual

315

630

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

315

HGT

0

Pressão Arterial

0

03/out

Escola Est. Jardim Maracanã

Acuidade Visual

259

518

LC Toledo Cidade, LEO Clube e PUC

Daltonismo

259

HGT

0

Pressão Arterial

0

04/out

Escola Est. Attilio Fontana

Acuidade Visual

198

396

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

198

HGT

0

Pressão Arterial

0

04/out

Escola Est. Esperança Favaretto Covatti

Acuidade Visual

95

190

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

95

HGT

0

Pressão Arterial

0

07/out

Escola Est. Antonio Jose Reis

Acuidade Visual

191

382

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

191

HGT

0

Pressão Arterial

0

07/out

Escola Est. Ayrton Senna

Acuidade Visual

251

502

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

251

HGT

0

Pressão Arterial

0

08/out

Escola Est. Novo Horizonte

Acuidade Visual

205

410

LC Toledo Cidade e LEO Clube

Daltonismo

205

HGT

0

Pressão Arterial

0

08/out

Escola Est. Francisco Galdino de Lima

Acuidade Visual

133

266

LC Toledo Cidade e LEO Clube

Daltonismo

133

HGT

0

Pressão Arterial

0

05/out

Supermercado Allmayer

Acuidade Visual

38

392

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

38

HGT

183

Pressão Arterial

133

05/out

Supermercado Primato

Acuidade Visual

43

311

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

43

HGT

128

Pressão Arterial

97

06/out

Futebol Amador de Toledo

Acuidade Visual

32

144

LC Toledo Cidade e PUC

Daltonismo

32

HGT

0

Pressão Arterial

80

           
 

TOTAIS GERAIS

Acuidade Visual

1760

 
 

Daltonismo

1760

 
 

HGT

311

 
 

Pressão Arterial

310

 
           
 

TOTAL GERAL DE EXAMES

4141

 
           
 

DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS SOBRE CÂNCER DE MAMA EM AUXÍLIO A CAMPANHA OUTUBRO ROSA

3.000

 
   
   
   

 

Das crianças examinadas foi detectado um percentual de 7,50% que tem algum tipo de deficiência visual.

Será feita um pré-triagem junto com os oftalmologistas para realmente encaminharmos os casos que necessitem de consulta e acompanhamento, podendo cair este percentual após esta análise junto com estes profissionais.

Quero destacar este importante trabalho voluntário realizado pelo Lions Clube Toledo Cidade e o LEO Clube Toledo Cidade, lembrando ainda a parceria com a PUC que envolveu os cursos de Enfermagem e Farmácia. Este trabalho mostra o comprometimento e o envolvimento destas entidades com as necessidades da comunidade. Parabéns a todos que dedicaram importantes horas do seu laser ou mesmo do seu trabalho para fazer o bem a quem mais necessita””.

 


LANÇAMENTO DA CAMPANHA

8 DE OUTUBRO:

DIA DO SERVIÇO LEONÍSTICO ,

DIA MUNDIAL DA VISÃO DO LIONS e

DIA MUNDIAL DA SAÚDE!!!

Neste dia realizamos o MUTIRÃO NACIONAL DOS LIONS CLUBES DA SAÚDE!!!

Desde 1998, o Dia Mundial da Visão do Lions, celebrado anualmente em outubro, busca eliminar a cegueira evitável e melhorar a visão. No Dia Mundial da Visão, os Lions Clubes de todo o mundo realizam projetos especiais relacionados à visão, incluindo:

  • Coleta e doação de óculos;

  • Realização de exames de visão, acuidade visual, aferição de pressão arterial, dosagem glicêmica e outros;

  • Planejamento de programas educativos para explicar à comunidade a importância da saúde dos olhos e o risco de doenças como o diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial que podem afetar a visão.

Devemos focar a atenção em como eliminar a cegueira evitável e melhorar a visão. Esta é uma oportunidade ideal para seu clube focar na prevenção da doença diabética dos olhos (retinopatia). Solicite a Lions Internacional sua cópia do DVD, "Retinopatia Diabética", para fazer uma apresentação a uma comunidade ou aos Leões.

Trabalhando juntos, podemos oferecer ajuda a um maior número de pessoas na prevenção da cegueira causada por doenças relacionadas à diabetes, como a retinopatia diabética. Por isso busque fazer parcerias com Secretarias Municipais de Saúde, Faculdades, Sindicatos, empresas privadas e outras entidades.

Após a realização do seu evento, comunique à sua Presidente de Divisão a ação realizada, o número de exames, procedimentos, informes, palestras ...

Companheiros, o sucesso do Mutirão depende de cada um de nós. Vamos “ Unir forças para Sonhar e Realizar!“

O Distrito LD-1 conta com você!!

CL Itamar Heyse Bessa

Assessor Especial para o Dia Mundial da Saúde, Serviços Médicos e Doação de Sangue e Orgãos do LD-1

A retinopatia diabética é o resultado de complicações devido à doença, que causa danos à visão, podendo resultar em cegueira permanente. A perda da visão causada pela retinopatia diabética não pode ser restaurada. Quando a retinopatia diabética é diagnosticada precocemente, o avanço da doença e a perda da visão podem ser reduzidos em até 90% por meio de métodos avançados de controle da doença.

O número de pessoas com risco de desenvolver retinopatia diabética está aumentando. No momento, mais de 346 milhões de pessoas são portadoras da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de metade das pessoas portadoras da diabetes desenvolverão algum grau de retinopatia diabética no decorrer de suas vidas.