ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES

Assessoria do SightFirst - Visão em Primeiro Lugar
CL Paulo Eduardo M. Ribeiro e DM Rosa Maria S. Ribeiro

Campanha Educativa de Prevenção à Cegueira

Esta campanha tem como finalidade educar a nossa população em saúde ocular. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que no Brasil, aproximadamente 1% da população seja deficiente visual e que as principais causas de cegueira sejam os vícios de refração (graus) não corrigidos e a catarata. Entretanto sabemos que "cerca da metade dos casos de cegueira existentes nos países em desenvolvimento poderia se evitada se tivessem sido adotadas certas medidas de prevenção". O caminho para se resolver o atendimento global da população carente exige um planejamento que deve incluir a EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SAÚDE OCULAR. Esta é a nossa proposta com esta campanha.

Atuaremos basicamente através da INFORMAÇÃO. Poderão ser realizados os seguintes Programas:

Dez conselhos úteis para a preservação da saúde ocular:

1. Use óculos de grau somente com receita médica. Somente o médico oftalmologista está capacitado e autorizadoa prescrever a receita dos óculos.
  2. Não use colírios ou pomadas nos olhos sem prescrição médica.
  3. Não coloque nos olhos substâncias não destinadas a uso ocular, tais como óleos, chás, etc., a não ser com absoluta indicação médica.
  4. Não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos que possam causar perfurações nos globos oculares. Também mantenha em armários altos e fechados, longe do alcance das crianças, produtos perigosos como detergentes, água sanitária ou sabões.
  5. Não coloque as mãos sujas nos olhos, pois elas podem levar os micróbios para a área ocular e causar inflamações. Não use lenço de pano nos olhos; prefira algo descartável, como algodão ou lenço de papel.
  6. Ao sentir a presença de corpo estranho nos olhos, evite apertá0los ou esfregá-los. Isto poderá fazer com que um fragmento qualquer, que poderia ser desalojado espontaneamente, fique preso ao segmento anterior do olho e necessitar a intervenção de um médico para retirá-lo.
  7. Não comprima o olho de uma pessoa com suspeita de perfuração ocular, nem mesmo com curativo. Procure imediatamente o médico oftalmologista.
  8. As crianças estrábicas (vesgas) devem ser levadas ao médico logo que o estrabismo aparece, mesmo se ele surgir logo após o nascimento. O tratamento irá evitar a AMBLIOPIA que é a falta de desenvolvimento da visão. A chave para o sucesso do tratamento da Ambliopia é sua detecção precoce.
  9. As crianças de 1 a 6 anos devem ser levadas ao oftalmologista para sua primeira avaliação. Isto evitará deficiências visuais permanentes e intratáveis nos pacientes portadores de graus altos.
  10. Usando sempre o cinto de segurança e levando crianças pequenas no banco de trás do carro você estará contribuindo para evitar lesões oculares em caso de acidentes, mesmo acidentes pequenos.

Você sabia que:

1. O exame de vista pode ser feito em crianças de qualquer idade?
  2. Usar óculos não enfraquece a vista?
  3. Não se deve esperar a criança crescer para tratar o estrabismo ou olho toorto?
  4. Não faz mal usar muito a vista?
  5. Miopia não se trata com exercícios e sim com óculos?
  6. Nunca se de usar colírios sem receita mádica?
  7. A catarata tem cura e o tratamento é feito por cirurgia?
  8. Ver televisão de perto ou ler em movimento não faz mal para os olhos?
  9. Coçar demais os olhos popde causar problemas?
  10. Doenças como a hipertensão e o diabetes não controladas podem causar danos sérios à visão?
  11. Colírio anestésico usado sem orientação pode causar graves lesões corneanas e perda de visão?
  12. O GLAUCOMA (ou hipertensão ocular) é uma doença grave e que não dá sintoma? Incide geralmente após os 40 anos de idade. Peça a seu médico oftalmologista que meça a pressão de seus olhos por ocasião da consulta.

Esta é a nossa orientação para uma campanha rápida, sem custos e que repercute bem para o Clube. Qualquer dúvida estaremos à disposição: Rua Padre Damaso, 300 - CEP 84.165 - Castro - PR - Fone comercial (042)-232-1609 - Fax(042)232-2735.

Saudações Leonísticas

Assessor SightFirst Distrito L-6
CL Paulo Eduardo M. Ribeiro e DM Rosa Maria S. Ribeiro.

Sugestões para
webmaster@lions.org.br