Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil
DISTRITO LD-1

Home Distritos Múltiplos "L" Distrito Múltiplo LD Distrito LD-1 Assessorias LD-1
 
 

 ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES
DISTRITO LD-1 nº 3.175

 

 

ASSESSORIA ESPECIAL PARA Alerta Lions, Catástrofes Sinistros Emergências

 

nominatavirtual

 

 

 

conheça publicações anteriores dessa assessoria

TÍTULO – Projeto de Alerta do Lions em Emergências e Catástrofes

ASSESSORIA ALERTA LIONS

PERIODO – De 01 Jul 2015 a 30 Jun 2016

ABRANGÊNCIA – Territorialidade do Distrito LD-1

DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO:

A natureza é pródiga e às vezes implacável e avassaladora. E, nos sentimos impotentes para evitar os impactos de desastres naturais em decorrência de manifestações climáticas surpreendentes. No Brasil, podemos dizer que não temos vulcões entrando em erupção, mas sofremos constantemente com manifestações severas da natureza tais como, enchentes consequentes de chuvas intensas, vendavais (tornados), granizos e secas prolongadas. Esses desastres naturais tem se intensificado ultimamente em razão do aquecimento global e se agravado ainda mais por descuido do homem com o meio em que vive (descuido com bacias hidrográficas, poluição ou contaminação de rios, assoreamento de rios, desmatamento desordenado de florestas, ocupação desordenada de espaços urbanos, falta de cuidado com as encostas, etc). O resultado disso é o desastre que varia segundo sua intensidade de pequeno e médio porte a de grande intensidade exigindo ações desde nível comunitário com apoio municipal até alocações de grande monta de recursos estaduais ou federais e até externos.
A fase de situação de calamidade pública, justifica-se sua decretação pela contabilização de grandes prejuízos sócio econômicos e pelo número de vítimas (desabrigados ou mortos).

OBJETIVO

A Assessoria de Alerta Lions, Emergências e Catástrofes objetiva incentivar os integrantes de Lions, em todos os níveis (Regiões, Divisões e Clubes) a se preparar através formulação ou criação de programas preventivos de desenvolvimento da cultura de gestão de riscos, visando dar resposta rápida e eficiente as vítimas de desastres naturais ou provocados que possam ocorrer na área territorial de nosso Distrito LD-1.
Daí a necessidade de se investir nas fases de prevenção e preparo de voluntários na busca da conscientização e capacitação junto aos órgãos da defesa civil para a devida qualificação.

PROCEDIMENTOS

Sendo o LIONS um Clube de Serviços integrado por pessoas voluntárias com disposição de servir suas comunidades, ajudando e socorrendo o necessitado, nada mais importante de que se envolver e se preparar para atuar em ações humanitárias de atenção a desabrigados.

Visando atender com presteza a fase preventiva de catástrofes é importante:

  • Incentivar a comunidade a realizar trabalhos de desenvolvimento da cultura de prevenção da gestão de riscos para uma resposta rápida e eficiente aos desastres naturais que possam ocorrer na área territorial de nosso Distrito.

  • Incentivar a implementação de ações objetivas de áreas de apoio assistencial com a participação efetiva de órgãos envolvidos para melhoria no atendimento a vítimas de catástrofes.

  • Levantar as reais condições de apoio e serviço que cada órgão pode colocar a disposição do projeto ou de eventuais manifestações abruptas da natureza.

  • Prestar orientação sobre a conduta nos casos a ser atendidos.

  • Incentivar a capacitação de associados dos Lions Clubes e de pessoas voluntárias das comunidades a atuar junto aos órgãos de defesa civil e outros órgãos visando preparação para atuar em ações preventivas de socorro a vítimas de catástrofes.

  • Incentivar e apoiar programas efetivos sobre campanhas de prevenção de catástrofes e campanhas ecológicas de preservação da natureza, visando despertar o sentimento de respeito ao meio ambiente para minimizar prováveis consequências de desastres naturais causados por secas prolongadas, enchentes por assoreamento de rios, deslizamento de encostas por uso desordenado do solo e desmatamento desordenado.

CONCLUSÃO

Como se sabe os desastres naturais são inesperados e normalmente produzem danos e os mais diversos prejuízos de ordem sócio econômica e principalmente com vítimas (desabrigados, mortos e feridos).

Em vista disso, faz-se a necessidade de se empregar ações de ordem preventiva e de resposta eficiente de restauração com a participação de setores públicos e privados visando trazer de volta a tranquilidade aos desabrigados proporcionando-lhes conforto por mais modesto que seja.

Nota: O presente projeto foi elaborado com base em pesquisas na internet (site ADRA Brasil) e acompanhamento das variações climáticas que vez que outra tem causado surpresas desagradáveis as nossas comunidades.

CURITIBA, PR, 10 de Julho de 2015

CL JOÃO JORCELI ALMEIDA – Assessor especial para Alerta do Lions
CL IVANOR BERNARDI - Membro da Assessoria
CL SERGIO SILVÉRIO DOS SANTOS - Membro da Assessoria
CL JOSÉ RICARDO RIZZARDI - Membro da Assessoria