Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito LD-1

Home

Distritos Múltiplos "L"

 

Distrito LD-1

 

ASSESSORIA ESPECIAL DE CIVISMO E PATRIOTISMO

 

Distrito LD-1

 

 
 
nominatavirtual

 

Veja a página do Assessor no FaceBook 
 


Semana da Pátria

ATIVIDADE CÍVICO PATRIÓTICA DO LIONS - GOVERNADOR DO DISTRITO LD-1 / PR, REPRESENTANDO 55 CLUBES DE LIONS, PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA COM A CHEGADA DO "FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA' FEITA PELA LIGA DA DEFESA NACIONAL-PR DIA 01 SET NO COLÉGIO MILITAR DO PARANÁ.

A convite do seu Assessor Especial de Civismo e Cidadania do Lions - Distrito LD-1 Joél Lobo e do Presidente da Liga da Defesa Nacional-Pr - e também integrante do Lions- T Coronel José Evane Dutra, o Governador do Lions Distrrito LD-1, DG Marco Túlio Vargas, representou os 55 clubes de Lions do Distritro LD-1-PR na cerimônia de "Abertura da Semana da Pátria" no dia 01/set.

Semana CívicaO evento aconteceu no Colégio Militar do Paraná, com a presença de centenas de militares de todas as Forças, banda militar, alunos de escolas públicas ,de colégios militares e público de diversas entidades civís, e eclesiásticas.

Generais comandantes do Exército, Comandantes da Marinha, Aeronáutica, Policia Civil e Militar e de demais segmentos estiveram prestigiando, a se destacar a presença do Governador do Estado Beto Richa.

O ponto alto da solenidade foi a mensagem da LDN lida pelo presidente da LDN-PR Coronel José Evane Dutra, o discursso do Governador Richa e a "Chegada e acendimento do Fogo Simbólico da Pátria" carregado pelo Coronel PM RR Nilson Salata (da LDN-PR) ladeado por atletas olímpicos do Paraná e batedores da PE.

Parabéns ao Governador Túlio pela atitude patriótica !!!

Parabéns ao Lions LD-1 pela integração e prestigamento !!

Viva o Brasil !!!

CL J.Lobo
Assessor Especial de Civísmo e Cidadania.

 

Diletos (as)

DG MARCO TÚLIO VARGAS, PCCs, PDGs, CCLL, CasL, Dirigentes Leonísticos de Lions Clubes e LEOs do Distrito LD1,

A exemplo do AL 15/16 onde atuamos na AECC nomeado pela nossa estimada PDG CaL Neiva Scalco, fomos convidados pelo nosso nobre e atual Governador DG Marco Túlio Vargas para atuarmos na “Assessoria Especial de Civismo e Cidadania”, neste AL-16/17. Continuaremos nos esforçando para destacar e promover atividades na área, contribuindo com algumas informações e sugestões, através deste simples “Comunicado AECC”, que objetiva dinamizar e fazer fluir a informação da maneira mais rápida e objetiva possível.

Como primeiro tema deste informativo, estaremos abordando o tema bem presente e importantíssimo que é a “Semana da Pátria.

Semana da Pátria

LIONS CLUBES E LEOS DO DISTRITRO LD-1

PARTICIPANDO DAS COMEMORAÇÕES DA “SEMANA DA PÁTRIA”

Todos sabemos que nos “Propósitos de Lions Clube” o de nº 4, fala que devemos “INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade”, e dentro deste princípio se insere o culto e o amor à Pátria e o resgate dos valores de civismo, patriotismo, cidadania e brasilidade, valores esses que estão em “baixa” no momento atual em nossa nação e que necessitam ser relatados.

Cabe, portanto, a nós como Leões e cidadãos do bem, cumprirmos nossa missão, estimulando nossos distritos e clubes, a participarem das festividades da “Semana da Pátria”, empunhando nossos estandartes, participando dos desfiles cívicos em nossas cidades.

No ano passado, tínhamos “levantado essa bandeira” e sabemos que alguns clubes do interior do Estado e da “Grande Curitiba”, participaram ativamente dos eventos, e os parabenizamos pelo feito pela nobre atividade cívico-patriótica, infelizmente em Curitiba não conseguimos fazer a mobilização e participação, mas nesse ano com certeza Curitiba não ficará fora desta importante comemoração que mobiliza todo nosso país.

Nosso intuito é conclamar aos clubes que ainda não o fazem, a fazerem, pois, além de termos a oportunidade de expormos/divulgarmos nossa marca ”Lions” estaremos atendendo o que preconiza o propósito “4” de LI e também nosso papel como “Leão e Cidadão'.

Já conversamos com nosso Governador Túlio e ele nos deu total apoio e manifestou seu desejo de que tenhamos uma grande representatividade dos Lions e LEOS em Curitiba e em todo o Interior. Com a anuência do Governador, participamos com representantes de entidades civis que desfilarão, de uma reunião no cerimonial do Palácio Iguaçu, com a equipe que coordena o evento, reivindicamos a presença do Lions na abertura da semana da Pátria e no desfile de 7 de setembro, reivindicação aceita com aplausos pela equipe do governo, então está tudo aprovado.

Vamos inicialmente informar os detalhes das comemorações de Curitiba:

1) -Em Curitiba teremos duas atividades:

a) –Abertura

A primeira é a abertura da “Semana da Pátria” com a chegada do “Fogo simbólico da Pátria e o acendimento da Pira, que é feita pela Liga da Defesa Nacional-PR, cujo presidente é nosso PDG José Evane Dutra, quanto aos detalhes estão abaixo:

-Dia: 01 de setembro de 2016
-Local: Colégio Militar do Paraná (pátio, pode entrar com o carro)
-Início: 10h00 horas (importante chegar às 09h30)

Como falou o General Freitas - Comandante da 5ª Divisão de Exército, quando eu e o Governador Túlio estivemos com ele na semana passada, ele conta com a presença de muitos leões e com o público em geral, pois o evento é civil, portanto convidem e levem seus familiares, seus vizinhos, seus amigos, escolares e irmãos das igrejas de todas as denominações. É uma cerimônia bonita que contará com o Governador do Estado, Generais do Exército Comandantes da Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar do Paraná, Policia Federal e Rodoviária Federal, além de autoridades de diversas esferas civis e governamentais. Importante: Não esqueçam de levar os estandartes dos clubes, nessa solenidade fiquem à vontade para irem com uniformes dos clubes e/ou esporte, neste evento não haverá desfile, seremos espectadores.

Conforme combinado com o Governador Túlio - ficou estabelecido que os presidentes de divisão dos clubes de Curitiba e RM, CL Waldemar- Div. A-2 (9953-44865 e CaL Berenice Div. A1 (9953-7878) estarão mobilizando os presidentes e associados de cada clube, estimulando-os na participação e confirmação do número de participantes de cada divisão.

Foi combinado também que no 01/07 (abertura) desfile do dia 7 de Setembro (encerramento) -que abordaremos abaixo- teremos o apoio de dois CCLL e patriotas que já foram militares do Exército Brasileiro e que orgulham nosso Lions como membros de nossa instituição: são os companheiros João Almeida (9173-2622) e Ramao Carrazoni (9963-8606) ambos do Lions Bom Retiro e que estarão juntos com os presidente de divisão, auxiliando na formação do grupo de CCLL e CasL que estarão desfilando no dia 07 de setembro.

b) - Desfile de 7 de Setembro em Curitiba:

O tradicional desfile do dia 7 de setembro na Av. Candido de Abreu, se iniciará pontualmente às 09h00 e será aberto também pela Liga da Defesa Nacional-PR.

O que foi orientado pelo cerimonial do Palácio, é que todos (as) as pessoas das entidades civis que desfilarão (onde nos incluímos), devem estar defronte o Palácio Iguaçu impreterivelmente as 08h30 lembrar que tem bastante transito nas ruas da região então é bom sair de casa com boa antecedência.

Nesta ocasião seria recomendável que os clubes que tem uniformes, usem os uniformes, os clubes que não o possuem, poderão ir com roupas que utilizam nas nossas reuniões festivas, de preferência paletó e gravata. Distintivos, medalhas, pins e não esquecer dos estandartes. Além do cerimonial destacar a presença do Lions no desfile, nossa imagem será televisionada para todo o Estado do Paraná, e é bom que saíamos todos bem bonitinhos!

Aproveitamos para convidar nossos CCLL e CaLs dos clubes São José dos Pinhais e de Pinhais, a se unirem aos clubes de Curitiba, para que juntos celebremos esse tão significativo momento de homenagem à nossa querida Pátria, Brasil!

2) - Nas demais cidades do Interior do Estado:

Normalmente a coordenação das atividades da “Semana da Pátria” é feita pelas Prefeituras Municipais, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação e com a Polícia Militar e unidades do Exército onde houverem.

Então os clubes interessados em participar, deverão procurar as coordenadorias locais, em cada cidade e manifestar o desejo de se integrarem ao desfile da “Semana da Pátria”, certamente serão recebidos de forma cordial e receptiva, pois afinal nossa entidade é a “maior organização de serviços humanitários e voluntários ”do mundo.

Nas cidades onde houver mais de um clube, os clubes irmãos poderão se integrar e desfilar em conjunto, cada um portando seu estandarte.

Em grande parte das cidades, existe uma programação com atividades patrióticas que se iniciam dia 01 de setembro com do “Fogo simbólico da Pátria” e se encerram no dia 07 com o desfile das escolas, militares, escoteiros e demais entidade da sociedade civil, dentre essas nosso Lio
Considerando que existem atividades durante toda a semana, temos oportunidade de encaixe na programação, por exemplo: fazendo palestras, distribuindo bandeirinhas e fitas “verde-amarela” para os estudantes, e demais ações que se coadunem com o tema.

É importante também que os dirigentes leonísticos, PDGs, e/ou presidentes que estejam representados nosso Lions nas solenidades nos (palcos/palanques) se identifiquem ao cerimonial, para que suas presenças sejam anunciadas ao público presente.

Abaixo segue fotos de Clubes de Lions do Brasil que já participaram nos desfiles da “Semana da Pátria”:

Semana da pátriaSemana da Pátria

Viva o Lions !!!
Viva o civismo e o patriotismo !!!
Viva a Semana da Pátria !!!
Viva o Lions e Viva o Brasil !!!


Forte e patriótico abraço a todos !!!
TUDO PELA PÁTRIA !!!

CL JOEL LOBO / DM DIONE

Assessor Especial de Civismo e Cidadania do LD-1

 
Ponta Grossa 16 de agosto de 2015

Caros (as) Dirigentes Leonísticos do DM-LD e de Clubes do Distrito Múltiplo LD

Designado pelo nosso presidente do DMLD PDG João Péricles Goulart para atuar na “Assessoria de Civismo e Patriotismo”, estaremos contribuindo com algumas informações e sugestões, através do “Comunicado”, uma forma bem simples de comunicação, levando em conta que o objetivo é de fazer chegar a informação da maneira mais rápida e objetiva.

Inaugurando este informativo, estaremos abordando o tema “Semana da Pátria”

Neste espaço serão coletados todos os informativos que forem gerados tanto no âmbito do Distrito LD-1 como Distrito Múltiplo LD.

Faça o download clicando no link: