O Rugido Virtual # 14 


Palestra do PDG CL Paulo Pimpão Silva

Durante a realização da Segunda Reunião do Conselho Distrital em

Assis Chateaubriand - PR

em 22/11/2003


O COMPROMISSO DE SERVIR

Companheiras, Companheiros, Domadoras, LEOs, Prezados Amigos :

A consciência participativa de cada Leão impõe certas condições que, de acordo com a característica do seu envolvimento e da sua liderança, mas sobretudo com o compromisso assumido com Lions Internacional, leve a bom termo os programas e atividades que tem por base a prática do serviço desinteressado.

Na solenidade de iniciação na vida Leonística, quando somos levados para assumir o compromisso de sócios da maior organização de prestação de serviços da humanidade, sentimos o quanto é importante o envolvimento com outras pessoas no desenvolvimento de atividades que tem por finalidade ajudar os menos favorecidos, como também elevar o padrão no atendimento de todos assuntos comunitários.

No transcorrer da solenidade da nossa posse, os padrinhos nos afixam na lapela o distintivo que caracteriza a nossa condição de cidadão da humanidade, sócios da maior organização não governamental do mundo, compromissados na defesa dos interesses da coletividade e dispostos na prática constante das edificantes atividades de serviço.

A importância do compromisso assumido, deixa afirmada a partir do momento do juramento, a nossa obrigação com o serviço Leonístico, oportunizando o engrandecimento do nosso espírito e possibilitando-nos oferecer irrestrito apoio aos que mais necessitam.

Servir é a palavra racional que rege o nosso grande voluntariado. O compromisso pessoal e individual para a prática do serviço Leonístico, no nosso distrito e nos nossos clubes, é sumamente importante para o aumento da freqüência, a identificação do companheirismo participativo e motivação para que nos empenhemos no nosso crescimento global.

Como principiantes na vida Leonística, ingressamos no movimento procurando entender a grande mensagem do serviço desinteressado e começamos a realizar as nossas aspirações a partir do momento em que descobrimos o valor da nossa real utilidade como voluntários no Lions.

Com sensibilidade cristã, desprendimento pessoal e acentuado sentimento de amor ao próximo, nós sempre descobrimos a oportunidade na participação Leonística, que eleva a criatura humana e faz com que se manifeste em todos nós Leões o mais nobre apostolado da solidariedade.

O verdadeiro Leão tem convencimento pleno do valor da sua individualidade e como tal, idealiza, inova, cria, realiza e concretiza, procurando sempre oferecer o que de melhor dispõe das suas possibilidades, para realizar os objetivos humanitários preconizados por Lions Internacional.

Como membros dessa destacada organização, conscientes da nossa liderança nas comunidades, do compromisso assumido com o movimento e da formação do espírito leonístico, procuramos construir uma visão de serviço que ofereça benefícios globalizados, incentivando meritórias campanhas, atividades que alcancem maior número de pessoas nas nossas comunidades, podendo com isso fazer com que os nossos clubes mereçam a confiança de todos pela forma solidária com que nos propomos servir.

A satisfação pessoal pelas atividades desenvolvidas é imensa, e nos sentimos gratificados e estimulados pelo reconhecimento do nosso trabalho e das nossas ações, pela participação nas mais diversas atuações no Leonísmo.

A realização das campanhas da visão em todo o mundo, uma das atividades principais da Fundação Lions Internacional, pela recuperação na cegueira reversível, mostra que nós Leões já devolvemos para mais de três milhões de pessoas carentes, as cores e alegrias que julgavam estar perdidos quando portadores da catarata.

E no nosso caminhar Leonístico, nos Clubes e no Distrito, comemoramos sempre ao vermos as crianças bem assistidas nas creches, no educandários, nas APAES, agasalhadas e bem nutridas, amparadas com amor, cercadas de calor humano, mostrando em cada gesto e no brilho dos seus olhares de inocência a alegria da solidariedade recebida.

E nos atentamos também aos idosos, muitas vezes carentes de esperança, mais próximos de Deus, que depois de uma existência sofrida e sem horizontes, têm recuperada a auto estima pelo apoio que lhes oferecemos, atenuando as suas dores com as nossas presenças e conforto, oferecendo à eles o nosso mais estreito apoio humanitário.

E na prática das ações Leonísticas, saímos salvando vidas nas campanhas de trânsito, nas cidades, nas estradas, conscientizando as pessoas da responsabilidade para com a vida, o dom mais importante que deus nos concedeu.

Não existem organizações e pessoas com melhores oportunidades e capacidade de envolvimento que nós sócios de Lions Internacional. os Leões podem idealizar e inovar serviços, criar melhor consciência participativa e dar consistentes exemplos da responsabilidade que todos tem em apoiar, construir, edificar e respeitar o ser humano.

Preocupação maior ainda nós Leões temos quando estamos empenhamos em levar a forte mensagem aos jovens que se drogam, que a si destroem e destroem as vidas dos que os cercam, da família que sofre, dos amigos que lamentam e dos pais que choram as suas perdas.

O nosso compromisso de servir é um compromisso de cidadania, de estrutura moral, que procura fazer com que os jovens tenham o senso necessário para reconhecer o imenso perigo das drogas.

O nosso esforço é fazer com que o jovem que se droga tenha a possibilidade da recuperação e da superação, do retorno à família, do convívio com a sociedade e uma maior aproximação com Deus.

Trabalhando incansavelmente para as creches, os orfanatos, os lares de idosos, enfim, para as comunidades carentes, nós Leões levamos a cada canto dos nossos Municípios e do nosso Distrito a mensagem de amor de que só nós sabemos transmitir, pois só ela, pela sua cristalinidade, pela sua grandeza, pela singeleza e espiritualidade, pela autenticidade afirmada em 87 anos de existência do movimento Leonístico, sabe estender à todos da humanidade o calor humano que bem dispomos.

Da condução e administração dos nossos Distritos, com a liderança do Governador e dos presidEntes de Clubes, redundam os resultados que levam todos os Leões a celebrar o sucesso alcançado nas campanhas Leonísticas, creditando a todos o mérito pelos objetivos perseguidos.

De fato, com motivação e criatividade, estaremos produzindo a grande energia do Leonísmo.

Os Governadores, Presidentes de Clubes, Membros do Gabinete, Assessores e Assistentes Distritais, apoiados por todos os Leões dos Clubes, depois de todas as realizações, enfrentamentos e desafios no ano Leonístico, retornam ao convívio no Clube e fazem dele (o Clube) o recanto natural para a continuidade da vida Leonística.

Todos nós Leões somos iguais e como tal, abrimos o espaço necessário para as novas lideranças e aos novos valores que surgem no Leonísmo dia-a-dia.

Tudo isso envolve o compromisso de servir.

E de tudo o que fazemos no Leonísmo, buscamos o combustível necessário junto ao nosso Clube, no ambiente de companheirismo participativo que lá encontramos, na nossa comunidade que espera a nossa plena participação e na realização do trabalho pelo nosso Lions Clube nas metas e ações por todos nós idealizadas.

Na comunhão dos mesmos pensamentos e das mesmas finalidades, na mesma forma de sentir, participar e concretizar projetos, haveremos de reafirmar a todo instante a vontade férrea na participação e a atitude de servir, próprios do compromisso assumido por todos nós.

É no nosso Clube que criamos a consciência da união, do bom companheirismo da sua identificada lealdade e, sobretudo, da utilidade que temos nas campanhas comunitárias que realizam e solidificam todas as nossas ações em prol das camadas sociais mais carentes.

O nosso Clube, de fato, se torna a extensão da nossa casa e os nossos Companheiros e Companheiras, Domadoras e Filhotes, a extensão da nossa família, que como nossos amigos, nos acompanham e estimulam na construção de todos os objetivos humanitários do Lions.

Como o Governador do Distrito, o nosso Presidente do Clube é o líder que estimula a participação, empunha o estandarte, conduz as idéias e une todos os companheiros e companheiras pelos laços da mais estreita amizade.

Ele, o líder maior do Clube, o nosso Presidente, está sempre presente e jamais se retrai perante as dificuldades ou adversidades. para isso conta com o apoio de todos os sócios e tem consciência de que nada se realiza senão pela força do conjunto e pelo valor das unidades.

O Presidente do Clube é um bom conciliador e como tal, afirma o ponto de união entre todos os seus membros. tem sensibilidade para irradiar motivação e criatividade.

Um abraço, clube para ser forte deve manter atividades constantes, identificadas com os anseios da comunidade, criando com isto maior consciência das suas atribuições e do compromisso assumido pelos seus sócios, fazendo com que os Leões tragam maiores e melhores benefícios na prestação dos serviços, atingindo as suas finalidades com maior abrangência.

É o Clube que estimula todo o nosso envolvimento na participação da vida Leonística. Ele é a célula mais importante e fundamental para o funcionamento de Lions Clubes Internacional e, como tal, é o suporte, o lastro, a esteira de aço que sustenta toda a organização internacional, daí a importância e o valor Leonístico do Clube e do Presidente que o lidera.

O governador de Distrito jamais poderá desperceber do detalhe : um Distrito atuante se ampara em Lions Clubes ativos e fortes, que mantenham o constante compromisso com as ações servir, oportunizando resultados que advirão da dinâmica irradiada pelas suas atividades e pelas inovações implantadas no seu trabalho.

Afirmo ainda que qualquer Leão, por melhor que seja, jamais poderá atingir a plenitude da sua participação, se não mantiver plena sintonia com o seu Clube e os seus Companheiros, além da importante condição de manter ao seu lado, como alavanca estimulante, a sua Domadora ou Companheira Leão, a mulher que induz, estimula e ilumina os caminhos do Leonísmo.

É ela, a Companheira Leão, a Domadora que, com sensibilidade e coração de mulher, ajuda e incentiva o nosso Lions Clube na participação coletiva, incutindo a freqüência, apoiando com entusiasmo e incentivando todos nós Leões em todas as atividades da vida Leonística e comunitária.

Ela, a Domadora, a Companheira Leão, é o contraforte que impulsiona as nossas ações, que motiva e junto realiza, que constrói com o mesmo esforço, que desenha com alegria a participação da mulher no nosso movimento. Ela é um dos mais destacados elementos do progresso da Associação Internacional.

Do empenho de todos no movimento Leonístico, do nosso compromisso de servir, da participação dos Clubes no Distrito, do envolvimento dos LEO clubes pelos jovens que tanto honram e dignificam as nossas ações, na representatividade das nossas lideranças, dos dignificantes exemplos dos homens e das mulheres no Leonísmo, procuramos, em atividade constante, simplesmente construir um mundo melhor, com maior paz e harmonia, pois sabemos que assim o fazendo nos sentiremos plenamente identificados com o ambiente e filosofia Leonísticos que abraçamos.

Se procurarmos sempre estimular a freqüência nas reuniões, nas convenções distritais, no nosso clube, nos encontros interclubes, nos fóruns e simpósios Leonísticos, estaremos, com certeza, estreitando o companheirismo que alavanca a amizade, como forma de identificada convivência e sentimento motivador para as nossas atuações.

A freqüência efetivamente motiva as lideranças nas reuniões programadas, cria melhores oportunidades de visão participativa, fortalece o conjunto, constrói, aumenta e concretiza o companheirismo, sustenta o grupo pela união e desperta o interesse geral pelo serviço desinteressado.

Companheiros, uma das maiores mensagens cristãs, vocês bem sabem, é a comunhão.

A comunhão impõe a presença constante no relacionamento entre as pessoas, a comunhão representa a participação, a fraternidade, a união; a comunhão induz a freqüência que envolve e cria a base de sustentação das idéias e das ações.

Companheiros todos, que não seja só pelo compromisso prestado a razão da nossa participação e do nosso envolvimento no Leonísmo, mas que seja por todas as virtudes emanadas do Criador, pois fomos criados à sua imagem e semelhança e como tal, nos espelhando na sua bondade e no seu amor.

Companheiros, Companheiras, Domadoras, queridos LEOs, praticar o Leonísmo é muito fácil, basta fazê-lo principalmente com amor, em ambiente de responsabilidade, harmonia e felicidade.

Pela virtude da bondade, pelo desprendimento, pelo grande e valoroso voluntariado, pela forma com que nos conduzimos, identificando as causas, edificando os valores e dedicando amor constante ao próximo, ficarão aí despertadas nos nossos corações todas as solidariedades para com os povos da terra.

O Leão, pela firmeza do seu compromisso, está sempre disponível para servir, desenvolve suas atividades com força e tenacidade, elevando a sua condição de liderança e crescendo na sua sabedoria.

O espaço de tempo que nos propomos despender para servir é perfeitamente encontrado quando nos dispomos participar efetivamente para atender das necessidades dos que carecem, pois o Leão tem sempre ou sempre encontra disponibilidade de tempo para colaborar, integrar, ajudar, servir...

Vamos realizar no Leonísmo tudo quanto pudermos, ele é a ferramenta estimulante que constrói a harmonia e legitima a paz, porque o que não pudermos fazer servirá como desafio para novos embates e enfrentamentos.

Vamos pensar grande, inovar e idealizar grande, pois só assim realizaremos com grandiosidade os nossos intentos, porque grande é a nossa vontade de servir e imensamente legítima e valorosa a nossa individual participação nos destinos do Leonísmo.

Os nossos objetivos na vida Leonística tem que estar em consonância com a estrutura administrativa do nosso Distrito, para isso devemos criar um relacionamento harmônico entre as lideranças com o nosso Clube, do Governador e seu gabinete com o nosso Presidente, do Governador com a nossa Associação, afim de que efetivamente obtenhamos resultados satisfatórios e possamos cumprir globalmente o nosso compromisso.

Na harmonia do ambiente Leonístico que idealizamos não existem quaisquer distinções ou discriminações. Deus é o nosso grande orientador. Somos todos iguais, com uma só mentalidade e um só comportamento ético.

Por esta razão nos identificamos plenamente, porque somos pessoas com o mesmo ideal de servir e as mesmas disponibilidades para nos doar, exercendo sobretudo um forte sentimento de igualdade.

Felizes nós Leões do mundo, que temos a consciência humanitária de assimilar o forte pensamento e a mensagem imorredoura do nosso fundador Melvin Jones :

"Enquanto um homem na terra, ao chegar da noite, não tiver um lugar decente para repousar, justificar-se-á a existência dos Lions Clubes. O Leonísmo é uma escola de sacrifício e amor, possui uma tarefa sublime, quase divina, que é servir".

Das constantes alegrias e da felicidade da participação no movimento Leonístico, encontraremos na nossa caminhada de liderança, algumas dificuldades que certamente se apresentarão e que servirão como desafio para as soluções e encaminhamentos, os quais poderemos discutir e receber sugestões. Senão vejamos :

Lions Clube - Clube forte e participativo Clubes considerados fracos O companheirismo participativo e a amizade O curto espaço de tempo para dirigir o Clube Novos sócios - sócios de qualidade - a participação da mulher como Companheira Leão. O marketing Leonístico - divulgação Retenção de sócios A importância da freqüência A experiência da liderança O protocolo Leonístico A pontualidade nas reuniões A ética que tem por base o comportamento Leonísmo - coisa séria - não devemos encará-lo com visão de 2º plano - A importância de pertencer ao movimento - o que não se conhece, não se ama

Companheiros e Companheiras Leão, somamos hoje aproximadamente um milhão e meio de sócios espalhados pelos quatro cantos da terra, que somados às nossas operantes e dinâmicas domadoras totalizam cerca de 3 milhões de incansáveis voluntários.

Na verdade somos ainda uma fração ínfima em relação a 6 bilhões de habitantes no mundo que enfrentam todas as espécies de adversidades, dentre elas, 800 milhões de pessoas em total desabrigo.

Somos poucos voluntários em relação a um mundo carente, porém temos altos valores individuais e de conjunto para a defesa dos problemas da humanidade.

Essa triste realidade é parte integrante do nosso compromisso de servir.

Temos certeza que do valor das nossas participações diminuirão as diferenças entre as classes sociais, a miséria e carência absoluta, e aumentará sensivelmente nos nossos corações o sentimento de solidariedade na prática do serviço desinteressado.

Que tenhamos nas ações de servir a visão dos valores para com a realidade da vida, do que realmente possamos oferecer, fazer, edificar, concretizar, para amenizar a dor e o sofrimento dos que tanto sofrem sem maiores opções ou guarida.

Nós somos Leões e afirmamos de sã consciência esse convencimento.

Existimos para devolver a auto-estima aos que possuem toda espécie de carência. nós Leões não só damos o agasalho que conforta, o alimento que sustenta, mas sobretudo estendemos o amor que estrutura, integra e aproxima as pessoas de Deus.

Que nos qualifiquem como humanitários, comunitários, filantrópicos, benemerentes ou beneficentes, não importa. nós somos o conteúdo mais puro dessa valorosa composição. nós somos os construtores de pontes que ligam os povos da terra pelas mãos da paz, da harmonia e da solidariedade.

Somos os artífices de todas as atividades de serviço.

Haveremos de, com inovação, melhores visão e estrutura, continuar combatendo o uso das drogas, mal maior que descaminha, destrói e mata os nossos jovens.

Haveremos de, em campanhas e parcerias bem estruturadas, salvar inúmeras vidas no trânsito, somando valores que nos ajudem diminuir a carnificina que diariamente consome os nossos filhos, os nossos vizinhos, os nossos amigos e os nossos Companheiros.

O nosso compromisso de servir nos impõe que trabalhemos para, em campanhas meritórias, possamos oferecer melhores orientações e condições de saúde aos nossos idosos e às nossas crianças que realmente necessitam do nosso amparo.

Faremos composição para o trato dos interesses comuns com as representatividades das comunidades, outras instituições, o poder público, afim de defender as causas do meio ambiente,

Da segurança pública, da educação, da cidadania, do civismo, da dignidade humana, da moral, dos bons costumes, da oportunidade no trabalho que enobrece e estrutura o cidadão e sustenta a vida.

Da nossa participação como Leões, mas sobretudo como cidadãos, da união dos nossos Clubes e do nosso Distrito, da nossa sensibilidade para com as causas humanitárias, formar-se-ão sólidos elos de uma corrente que nos manterá unidos pelo companheirismo para que possamos levar avante todos os propósitos de servir.

Companheiros, Companheiras, Domadoras, LEOs, amigos todos : nós, como criaturas humanas, temos que um dia prestar contas das nossas ações. Vamos nos esforçar para que ao encerrarmos a nossa missão na terra, tenhamos a oportunidade de haver deixado a marcante mensagem de haver construído um mundo mais humano e fraterno.

O Leonísmo é o nosso veículo e a fé é a nossa determinação.

E, Companheiros, nas jornadas do Leonísmo, haveremos de nos sentir gratificados ao imaginarmos que muitos assim comentam a nosso respeito ao nos verem passar pelas calçadas da vida:

"Quem vai ali ? Quem é aquela pessoa de semblante sereno e feliz, de passos firmes, olhos de bondade, que orgulhosamente ostenta no peito um pequeno distintivo dourado com a letra "L" e a cara de dois leões?

E o outro responde : é uma criatura admirável que costumam chamá-la de Leão.

Leão ! E o que ela faz ?

Ela simplesmente tem as mãos estendidas para servir e o coração para amar.

Servir... Amar ? Quem é essa pessoa singular chamada de Leão que serve, que ama ?

A pessoa que serve, que ama, é aquela que anda sempre direcionada para o horizonte, procurando em tudo fazer, sem nada regatear. Ela tudo oferece para afirmar que por aqui passou alguém que desprendidamente doou o seu coração para ajudar os que mais sofrem e necessitam.

Ela possui o sentimento mais estreito da solidariedade humana, dando às coisas materiais o valor da utilidade para com o próximo e se dispõe sempre oferecer o seu agasalho, a sua casa e o seu coração.

Tem na humildade o sentimento mais nobre sobre todos os valores, fazendo da sua personalidade um traço reto do caráter.

Companheiro todos, essa pessoa que serve é você, é ela, somos todos nós que semeamos a solidariedade e o amor no alvorecer de todos os dias, para com isso colher os frutos da felicidade e das alegrias no entardecer das nossas vidas.

Amar e Servir são a grande honra e a felicidade de ser Leão.