O Rugido Virtual # 17


EXPLICANDO!

Este é um esclarecimento de participação espontânea e com finalidade colaborativa:

1 – Auscultando opiniões, exteriorizando anseios e apresentando explicações;

2 – Clareando os horizontes, inovando, re-motivando e exteriorizando anseios;

3 – Firmando atitudes, replicando e na tentativa de traçar diretrizes comuns.

“Ninguém se apresenta ou age por força estatutária, ou para ganhar nome, cartaz ou alguns pontos em concurso quaisquer seja!”.


Sabemos que a expectativa de algo novo, uma idéia ou moção que possam devolver e renovar o movimento leonístico, ao brilho e a motivação de outrora, é e será a mola propulsora, que carrega no íntimo a esperança de acontecimentos que mostrem caminhos alternativos para a efetiva e plausível evolução e modernização do leonismo regional e porque não, até nacional.

Fermenta nos leões a vontade de tornar a participar na formação de um leonismo de maior ação, voltado indiscutivelmente para os tempos atuais, objetivo, motivante, lúcido, sem artificialismo, idéias mirabolantes e acomodações deitadas em louros de outrora ou berços esplendidos.

Um leonismo que quer repor no centro dos acontecimentos, de maneira inapelável, um novo sistema democrático, e valorizando o real merecedor de reconhecimento, “o Clube”, verdadeiro e real mentor, alma e componente único mediante o seu agrupamento, do movimento leonístico como um todo.

São centenas e milhares de companheiros e companheiras, que comungam das mesmas preocupações e de anseios semelhantes, localizados nos mais variados pontos geográficos do distrito e extensivamente deste grande pais.

Não formam somente um grupo, vislumbra-se mediante uma moção analisada, calculada, democrática e exaustivamente estudada, fundamentada nos anseios de aplicação de inovação, re-motivação e modernismo atualizado, amplas e efetivas melhorías.

Se as coisas continuarem assim como atualmente estão, o marasmo de uns, a indiferença de outros e a desunião, desmotivação e desinterêse da maioria, propiciaram e motivaram que este grupo pequeno, porém coeso e ativo, apresente uma viável e interessante possibilidade de inovação, com o intuito de evitar que de aqui em diante, pessoas permaneçam e continuem ditando de cima para baixo, o que melhor convém a seus próprios interesses.

Nossa proposta não é de oposição e nem construída para destacar outras, mas sim, firmada em princípios claros e precisos, que são a base e estrutura de uma sociedade fraterna.

Vejamos como se aplica no acróstico do LIONS:

- LIBERDADE:

é o princípio da independência que nos outorga a todos o direito que temos no movimento leonístico para receber o reconhecimento, a informação, a palavra, a liberdade de expressão, e apresentarmos e decidirmos o que nos convêm desde que não lesse os preceitos, Estatutos, Regulamentos e os sacrossantos Código de Ética e Objetivos.

- IGUALDADE:

todos nós, somos livres e iguais dentro do Movimento leonístico, não importa que sejamos dirigentes seja de qual hierarquia ou nível de precedência, PIP, PID ou PDG’s,........... continuamos e sempre seremos “LEÕES”, companheiros ou companheiras;

- ORDEM:

baseados neste contexto de companheirismo, amizade, carinho fraternal, e independência, que surgem as LIDERANÇAS sadias, leais, honestas. Estas não se fazem em formas, modelagens, fórmulas químicas ou alquimias, muito menos com artifícios de cibernética , com paternalismos ou criações.

É no exercício da ordem e a liberdade assim como no respeito mútuo que surgem as luzes das lideranças, dos novos líderes, aqueles que lutarão contra a acomodação e a mediocridade, com as modernas armas da inteligência, da inovação, da motivação e da criatividade. Em qualquer lugar e através de todos os tempos e a história, o processo de surgimento e crescimento de lideranças, teve sempre o mesmo e fecundo ambiente, aquecido pelo apoio e o estímulo dos grupos. Porque ordem?, considera-se como crime os atentados contra a integridade física das pessoas......., Não é crime também os atentados realizados para cercear, isolar, contestar, bloquear, interferir e tratar de exterminar o exercício da livre opinião e os pensamentos evolutivos com finalidades redentoras e inovadoras para o bem e a revitalização do movimento?

- NACIONALISMO

hasteando seja, o pavilhão Nacional, Estadual, Municipal ou do Lions, estaremos aplicando os sentimentos patrióticos e o carinho especial e específico pelo emblema e pendão do movimento pelo que juramos trabalhar desinteressadamente, descompromissados do incompatível egoísmo de qualquer ato ou surgimento de regime autoritários, paternalistas ou antagônicos que o possam ferir ou magoar genericamente uma instituição e, que não valoriza ou não quer deixar acontecer o livre desabrochar as idéias inovadoras para o bem da mesma.

- SERVIÇO

a situação e momento pelo qual estamos atravessando, presos a uma rotina sufocante e desmotivante, quase sem direitos e sim muitas obrigações, sejam físicas com os longos e estéreis deslocamentos e distâncias geográficas assim como as altas despesas pecuniárias, somente despertando curiosidade ou interesse se houver programações turísticas, facilidade ou viabilidade de compras proveitosas e interessantes, não havendo em contrapartida o mínimo de retribuição, reconhecimento ou aproveitamento. Geralmente, não por falha ou omissão daqueles que o organizam com estoicismo e dedicação mas, pela estrutura rígida e ultrapassada que em absoluto motivam os Clubes e seus respectivos representantes e Dirigentes.

Este quadro não pode continuar!, sob pena de ingressarmos numa curva em queda livre que mergulhará para a fragmentação e o aniquilamento do ideal leonístico no nosso Distrito.

QUEREMOS TRABALHAR! - DEIXEM NOS AGIR! - NECESITAMOS DEMONSTRAR AÇÃO E SERVIÇO!.

É hora de fazermos um exame de consciência, uma auto-análise e, se possível, uma avaliação das possíveis realizações e mudanças propícias e melhoradouras, é o momento de reconhecermos que o nosso campo de ação esta aqui!, insofismavelmente ele é fértil, amplo e interminável.

Então teremos com maior precisão a medida “do que somos, o que pretendemos ser e o que seremos!”.

Chega de tanto orgulho e vaidade desenfreada. E hora de assumirmos coletivamente as responsabilidades de uma verdadeira “união” e colocarmos acima dos interesses pessoais, o espírito de solidariedade, companheirismo, amizade e muito carinho fraternal !.

CL Ernesto Martin Barmann
Unidos Serviremos Melhor
Vice Governador LD-1
2003 2004