O Rugido Virtual # 20

[Apresentação doZé do Pedal] [ Da Liberdade ao Cristo]

[De pedalinho no Velho Chico] [Estatísticas] [Foto]


De: Luzia Borges [mailto:lionsvicosa@yahoo.com.br]

Enviada em: sábado, 20 de dezembro de 2003 18:28

Assunto: Lions Clube de Viçosa

 

Caros Companheiros;

Saudações Leonísticas

 

No próximo dia 22 de março de 2004, Dia internacional da Água, o nosso companheiro José Geraldo de Souza Castro estará dando início ao seu projeto denominado "Da Liberdade ao Cristo".

Tal projeto consistirá em uma viagem offshore, em um barco movido a pedais, saindo da cidade de Nova York, aos pés da Estátua da Liberdade, até o Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor, cobrindo uma distância aproximada de 23.000 km.

 

A viagem será feita pelo Oceano Atlântico, passando pela costa de 15 paises da América do Norte , Central e do Sul. O objetivo da viagem é conscientizar as pessoas, de um modo geral, mas principalmente as comunidades visitadas, sobre a necessidade de se manter limpos nossos rios, lagos e oceanos, principalmente as nascentes, chamando a atenção do mundo, de tal maneira que as diferentes organizações sociais (governamentais, não-governamentais, políticas, intelectuais e econômicas) se unam a esta causa, mediante a qual pretende-se alcançar importantes resultados dignos de interesse internacional.

 

Só assim, através de um trabalho multidisciplinar, será possível gerar condições para uma sensibilização maciça sobre os problemas fundamentais da água no planeta, através da difusão de fotos e dados dos resultados desta viagem.

 

Todo o material audiovisual resultante da viagem estará a disposição de Centros Educativos, públicos e privados, ONG's, Organismos Governamentais, etc.

 

Durante a viagem, nosso companheiro estará realizando exposições de fotos e fazendo palestras em escolas, quando será apresentado um teatro de marionetes, cuja concepção foi especialmente pautada no tema "Problemas fundamentais da água no planeta Terra e suas soluções".

 

José Castro, também conhecido como Zé do Pedal, já deu a volta ao mundo em bicicleta, e é uma pessoa muita querida em nossa cidade.

 

Com estas informações preliminares, gostaríamos de contar com o seu apoio e dos demais companheiros do seu Clube para que nosso companheiro possa realizar este projeto.

 

Gostaríamos que vocês publicassem nos boletins de seu clube e façam contatos com a imprensa local (jornais, rádios, revistas, etc), enviando o boletim de imprensa em anexo e solicitando-lhes engajamento no projeto, fazendo a cobertura da viagem.

 

Ao mesmo tempo, caso seja possível, enviarnos o email destes meios de comunicação, para que possamos seguir mandando informações.

 

Ao mesmo tempo, gostaríamos que enviasse cópia deste email a outros Lions Clubes de seu estado para que haja uma maior divulgação do projeto.

 

Qualquer apoio extra que vocês puderem prestar ao José Castro será bem-vindo e apreciado.

 

Aproveitamos a oportunidade, para desejar um Feliz Natal e um Próspero 2004.

 

Agradecemos antecipadamente seu apoio.

 

Cordialmente, Luzia Borges

Presidente Divisão B1 - LC7

 

Frank Paiva da Cunha

frank@buynet.com.br

Presidente LC Viçosa

 

voltar


 

"DA LIBERDADE AO CRISTO"

 

Para defender as águas do planeta, Zé do Pedal atravessará a costa das Américas em um barco pedalinho.

 

Viajar de Nova York ao Rio de Janeiro em um barco pedalinho, margeando toda a América Central, além de trechos da costa dos Estados Unidos e da América do Sul.

 

Esse é o novo projeto do ciclista José Geraldo de Souza Castro, mais conhecido como "Zé do Pedal".

 

A viagem, denominada "Da Liberdade ao Cristo", começará em março de 2004 e tem previsão de durar dois anos.

 

Pode parecer uma tarefa impossível, mas não para este mineiro natural de Viçosa, que já percorreu o mundo todo de bicicleta.

 

As aventuras de José Geraldo começaram em novembro de 1981, quando ele resolveu assistir aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo que ocorria na Espanha.

 

Na viagem, ele percorreu 22 países durante 6 meses e meio. Ao todo, foram 27.200 km. Chegou a Sevilha, cidade onde a seleção disputaria a primeira fase da Copa, faltando exatos 2 minutos para a seleção chegar ao Parador Carmona, onde ficaria concentrada.

 

O ciclista foi recebido pelos jogadores, que haviam tomado conhecimento da longa viagem realizada por ele através da imprensa.

 

Depois disso, Zé do Pedal não parou mais. Percorreu 117 mil km durante quase 4 anos para dar a volta ao mundo em bicicleta, passando por 54 países. Em um velocípede de criança, viajou através do Japão entre 1985 e 1986. Em 1987, foi do Chuí, extremo sul do Brasil, até Brasília, também de velocípede. Em 1983, durante a volta ao mundo, Zé do Pedal venceu na categoria "Estrangeiros" a maratona comemorativa do 447º aniversario da cidade de Lima, Peru, e em 1992, foi vice-campeão do Campeonato Nacional de Motociclismo do Equador, na modalidade Velocidade", categoria "125cc".

 

Preocupado com a degradação do meio ambiente, ele idealizou e criou a Fundação S.O.S Planeta Terra, que funciona em Quito, no Equador. A fundação desenvolve trabalhos relacionados à preservação ambiental e atua junto a comunidades indígenas naquele pais.

 

O Objetivo da viagem é chamar a atenção para a importância de preservar as águas do planeta.

 

É a preocupação com o meio ambiente que impulsiona Zé do Pedal neste novo projeto.

 

No dia 22 de março do ano que vem, Dia Internacional das Águas, ele partirá da Estatua da Liberdade, em Nova York, Estados Unidos, em direção à Marina da Glória, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil.

 

Seu principal objetivo nesta viagem é conscientizar as pessoas sobre a urgente necessidade de manter limpos os rios, lagos e oceanos do planeta.

 

O ciclista quer sensibilizar as organizações sociais, governamentais ou não, a se unirem para trabalhar em prol da melhoria da qualidade das águas. "Caso continuemos a poluir e não cuidar das nossas águas, o futuro da vida no planeta estará ameaçado. Deve ser prioridade de todo cidadão fazer a sua parte", alerta Zé do Pedal. Para isso, ele pretende contribuir realizando palestras nas cidades por que for passando, abordando os problemas da água no planeta e divulgando dados coletados durante o percurso, como quantidade de lixo encontrada, poluição, etc.

 

Como em outras viagens, outro recurso importante será o uso de fotografias que conseguem revelar com sensibilidade toda a beleza dos locais por onde ele passa.

 

Atualmente Zé do Pedal trabalha como fotógrafo no jornal Folha da Mata, em Viçosa - Minas Gerais. A previsão é que na próxima viagem ele faça 30.000 fotografias, além de gravar 800 horas de vídeo, que serão usados para a realização de um documentário.

 

O financiamento da viagem será conseguido como nas aventuras anteriores: por meio de patrocínio e apoio de empresas e pessoas que se sensibilizem com a causa. Donos de hotéis e pousadas, fabricantes e distribuidores de produtos para camping e lojas de material fotográfico podem, por exemplo, doar ou emprestar seus produtos para Zé do Pedal.

 

O ciclista também esta "vendendo" os quilômetros da viagem: quem quiser colaborar com 10 reais, ganha uma foto tirada por ele no percurso e um certificado de patrocinador.

 

Por enquanto, já está garantido o apoio do Lions Clube Internacional e dos jornalistas Flavia Mantovani e José Paulo Martins, que ajudarão na logística do projeto. A contribuição dos moradores dos locais onde ele realiza as paradas também é fundamental.

 

As pessoas e empresas que quiserem colaborar com o projeto ou patrocinar um quilômetro da viagem, podem escrever para:

José Geraldo de Souza Castro, "Zé do Pedal" -

Travessa do Castelo 80/101, Centro.

CEP: 36570-000 - Viçosa - MG -

Tele-Fax: (0xx31) 3891-2883 / Celular: (xx31) 9125-0383

E-mail: zedopedal@bol.com.br , nyrio2004@hotmail.com .

 

voltar


 

De pedalinho no Velho Chico

 

Para promover o projeto "Da Liberdade ao Cristo", Zé do Pedal realizou outra aventura, no início de 2002. Em um barco pedalinho, doado pela empresa carioca PLAYBALSA, percorreu o rio São Francisco, partindo da cidade de Três Marias, em Minas Gerais, até sua foz, em Sergipe.

 

A viagem de 3 mil Km. começou no dia 22 de março de 2002, exatamente dois anos antes da data prevista para a partida de Nova York em direção ao Rio, e durou 100 dias.

 

Com sua nascente localizada a 1.285 metros acima do nível do mar, no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, o "Velho Chico" percorre os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até chegar ao mar.

 

O Ciclista ressalta que, ao atravessar o semi-árido nordestino, o rio permite uma intensa atividade agrícola em suas margens, tornando-se um fator fundamental para a economia da região, ao permitir uma intensa atividade agrícola em suas margens e ainda oferecer condições para a irrigação artificial em áreas mais distantes, amenizando assim, um pouco do sofrimento dos brasileiros que habitam aquelas paragens.

 

No entanto, como lembra o Zé do Pedal, o São Francisco vem sofrendo constantes agressões, provenientes de diversas fontes: poluição por coliformes fecais e metais como cádmio, mercúrio, zinco e chumbo, desmoronamentos de barrancos e intenso desmatamento em suas margens são alguns exemplos.

 

Além de servir de lançamento para seu próximo projeto, a viagem teve o objetivo de mostrar ao Brasil "um rio diferente, que luta para manter vivas as tradições e os sonhos daqueles que depositaram nele toda a sua esperança de um amanhã melhor", nas palavras de Zé.

 

As fotografias dessa viagem foram mostradas em duas exposições, uma em Viçosa e outra em Belo Horizonte. O pedalinho utilizado na viagem foi batizado de "Sir Blake", uma homenagem póstuma ao navegador neozelandês Sir Peter Blake, que saiu em 2000 a bordo de um veleiro para uma expedição em áreas estratégicas do planeta, como Antártica, Ártico, rios Nilo e Amazonas, com a finalidade de educar a população mundial sobre a importância de proteger o meio ambiente, especialmente as águas do planeta.

 

* Observação: Para realizar a viagem pelo São Francisco, Zé do Pedal contou com o apoio das seguintes empresas: Vurk Design, Playbalsa, Transportes Eureka, Universidade Federal de Viçosa e Number One Instituto de Idiomas.

 

voltar


Estatísticas

"PROJETO "DA LIBERDADE AO CRISTO"

 

* Os 15 países que serão percorridos:

Estados Unidos,

México,

Belize,

Guatemala,

Honduras,

Nicarágua,

Costa Rica,

Panamá,

Colômbia,

Venezuela,

Trinidad e Tobago,

Guiana,

Suriname,

Guiana Francesa e

Brasil.

 

* Os 14 Estados brasileiros que serão percorridos:

Amapá,

Pará,

Maranhão,

Piauí,

Ceará,

Rio Grande do Norte,

Paraíba,

Pernambuco,

Alagoas,

Sergipe,

Bahia,

Espírito Santo,

Rio de Janeiro.

 

* Quilometragem total: 23.000 Km

 

* Duração: 2 anos

 

voltar


 

[Foto com qualidade jornalística clique aqui]

voltar