O Rugido Virtual # 20


De: Antônio Douglas Zapolla

fotodouglas@terra.com.br

20/12/2003

Lions Clube Brodowski - SP

 

DOCUMENTÁRIO DE PORTINARI GRAVADO EM BRODOWSKI

 

Homenagem da TVE Rede Brasil ao centenário de nascimento de Cândido Portinari.

Dentro de sua programação especial de fim de ano, A TVE Rede Brasil exibe sábado, dia 27 de dezembro, às 23 horas, na rede pública de televisão para todo o país, o primeiro programa da série Cartas ao Povo Brasileiro. 

 

"Esta série especial que produzimos este ano é parte de nossa estratégia de mostrar o Brasil aos brasileiros, de reforço da nossa identidade", explica a diretora da TVE Rede Brasil, Rosa Crescente. "É uma forma não só de comemorarmos o centenário de Portinari, mas também de ampliar o conhecimento nacional sobre a obra do pintor que mais retratou a nossa gente, com uma visão social de solidariedade". 

 

A série completa de cinco programas será exibida pela TVE Rede Brasil, na semana seguinte, de 29 de dezembro a 2 de janeiro, às 23h30. 

 

Os programas também serão apresentados na rede pública de televisão, aos sábados, até 24 de janeiro, às 23h. 

 

A série, dirigida por Sonia Garcia, foi realizada em parceria com o Projeto Portinari e tem o patrocínio da Petrobras. 

 

Os programas têm 26 minutos de duração e documentam a trajetória artística e humana de Portinari dentro do contexto sociocultural e político da vida brasileira de seu tempo. 

 

São cinco programas documentais, em que Cândido Portinari, interpretado pela voz do ator Paulo Betti, se comunica com o brasileiro de hoje, levando-o a se reconhecer nas figuras e nos ambientes retratados. 

 

O especial funde a voz e o sentimento do artista com seus variados temas e simultaneamente estabelece um diálogo entre Portinari e seus contemporâneos e o momento atual. 

 

Portinari é considerado o artista que mais pintou o Brasil e seu povo, com sua etnia e seus dramas. Sua obra é extensa e de difícil acesso ao público, já que em sua maioria pertence a coleções particulares e a bancos. Por isso,a idéia da série é entregar essa obra ao povo brasileiro, como uma grande carta que foi escrita ao povo e não tivesse chegado ao destinatário. 

 

O primeiro programa, Carta a Brodowski, reflete a memória afetiva da terra natal de Portinari, a força motora que despertará sua sensibilidade e originalidade plástica. A infância é permanentemente revisitada durante toda a trajetória artística do pintor: o povoado, os meninos de Brodowski, os brinquedos, os jogos, as festas e folguedos populares, os casamentos e bailes na roça, as bandas, o circo, a família, a terra roxa da plantação de café, a visão dos primeiros retirantes.

 

voltar