O Rugido Virtual

ASSESSORA DE CONSERVAÇÃO DA VISÃO DO LD-1 APRESENTA
PROJETOS A LIONS INTERNACIONAL

Na foto a Coordenadora de Projetos SightFirst para a América Latina Ms Holly Drucker, a CaL Rosa Maria Ribeiro e o Consultor Técnico de SightFirst CL Walter Freitas.

A assessora de Conservação da Visão de nosso distrito, CaL Rosa Maria Ribeiro, apresentou em São Paulo dois projetos a serem encaminhados à Fundação Lions Internacional através do Programa SightFirst – A Visão em Primeiro Lugar. A reunião aconteceu no dia 21 de janeiro no prédio da Fundação Lions do Distrito LC-2 na cidade de São Paulo. Participaram da reunião a Coordenadora dos Projetos SightFirst para a América Latina, Ms Holly Drucker e os Consultores Técnicos SightFirst do Brasil, Doutores Paulo Henrique Morales e Walter G. Freitas. Em sua primeira visita ao Brasil Miss Holly Drucker realçou a importância da participação dos distritos do Sul no Programa SightFirst já que o Múltiplo LD participou até agora de 22 projetos dos 126 aprovados em todo o Brasil.

A CaL Rosa Ribeiro manifestou a preocupação que os Lions Clubes das cidades pequenas do Distrito LD-1 encontram em encaminhar pacientes para cirurgias de catarata. Mesmo que estas cidades tenham atendimento cirúrgico pelo SUS, o acesso ao médico oftalmologista é difícil e a fila de espera para cirurgia é grande. Foi orientada, então a realizar um Projeto Catarata dito Complementar, voltado para áreas ou localidades que não dispõem de condições de se beneficiarem do serviço oftalmológico da saúde pública, seja pela ausência de oftalmologista e/ou pela inexistência de convênio com o SUS. Consta o referido projeto de 500 cirurgias a serem realizadas no prazo de um ano, com apoio de hospitais universitários. Este projeto foi apresentado e será votado pelo “SightFirst Advisor Committe” do Lions Internacional na próxima reunião em maio deste ano. O valor do projeto é US$ 22,600.

O segundo projeto trata-se do Projeto Catarata padrão, realizado para todo o Distrito LD-1 e consta também de 500 cirurgias a serem realizadas no prazo de seis meses. Abrangerá somente áreas ou localidades onde não haja atendimento pelo SUS. O valor deste projeto é de US$55,000 e será apresentado para votação no Lions Internacional em agosto deste ano.
Os clubes que quiserem participar deste dois projetos poderão contatar a CaL Assessora.

Em março próximo entrará para votação o Projeto Photoscreening do Distrito Múltiplo LD, que é polêmico porque o Lions Internacional acredita que o Brasil ainda não é um país desenvolvido para realizar tão vultoso projeto. O valor é de US$200,000.

A reunião prosseguiu com a explanação da Dra. Ligia Santos sobre os projetos de Oftalmologia da Prefeitura de São Paulo. Em seguida houve visitação às dependências do Instituto da Catarata, uma parceria entre a Fundação Lions do Distrito LC-2 e a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que atende atualmente entre 300 a 400 pessoas por dia e realiza até 500 cirurgias por mês. Na ocasião a equipe do Lions foi também recepcionada pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Mattos que ressaltou a importância da parceria entre o Lions e os médicos oftalmologistas.