[Projeto transformador] [Notícia no site] [Descrição do projeto]


  • Projeto Socio-ambiental Transformador

 

O Projeto Zumbi-Mauá Ação Ecológica foi eleito pelo Núcleo de Competência - Instituições de Ensino do Conselho de Cidadania Empresarial como projeto  socioambiental transformador por atender os requisitos de:

  • Alto nível de abrangência geográfica e institucional
  • Produzir alto impacto social
  • Alto nível de estruturação e organização
  • Alto nível de alinhamento com os objetivos estratégicos do Núcleo de Competência Instituições de Ensino Superior

O Presidente do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, Sr. Rodrigo Costa da Rocha Loures, órgão esse ligado ao sistema FIEP, parabenizou os Coordenadores do Projeto pelo excelente trabalho e informou que o Projeto será modelo inovador para as outras instituições integrantes daquele Conselho.



  • Notícia no Site

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, cujo site está em http://www.fiepr.org.br/fiepr/cpce/, colocou a seguinte notícia no seu local de divulgação:

O CPCE realizou um mapeamento dos projetos socioambientais das Instituições de Ensino Superior (IES).

Os membros das IES pertencentes ao Núcleo de Competência Instituições de Ensino Superior avaliaram 14 projetos e elegeram 2 como referência de projeto socioambiental transformador: “Ação Ecológica Zumbi/Mauá” da UNIFAE e “Coletores de Lixo Reciclados: Uma nova classe de trabalhadores com antigos riscos de saúde” da UNOPAR.

A partir de agora será desenvolvido um projeto do núcleo, contemplando todos os projetos socioambientais apresentados.

[Veja Categoria I - Relatórios de projetos implantados ou em implantação ]

[Veja o Projeto apresentado (PDF)]

  • A Descrição do Projeto

Projeto 10

Razão Social:

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, mantenedora da UNIFAE e do Colégio Bom Jesus.

Endereço

Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba – PR

Cidade/Estado

Curitiba - PR

Competência transformadora

Educacional e Sócio-Ambiental.
Nome do projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica

Objetivo

  1. Desenvolver nas Vilas Zumbi dos Palmares e Barão de Mauá – Município de Colombo/PR – um grande e amplo programa de ações na área ambiental e através da educação, capaz de transformar a consciência e a visão das pessoas sobre o meio ambiente e, assim, transformar as condições físicas, sócio-econômicas, culturais e ambientais das mesmas.
  2. Recuperar nos moradores das Vilas Zumbi dos Palmares e Barão de Mauá sua auto estima, consciência de cidadania e seu orgulho em fazer parte dessas comunidades.

Descrição

O Projeto “Zumbi/Mauá – Ação Ecológica” teve início no final do ano de 2006. A inspiração inicial deveu-se ao tema da Campanha da Fraternidade/2007 sobre a Amazônia, que teve como lema “Vida e Missão nesse Chão”. O Colégio Bom Jesus buscava desenvolver uma ação concreta e simbólica para manifestar sua preocupação e compromisso com o Meio Ambiente. No dia 01/02/2007 um grupo de pessoas representando o Colégio Bom Jesus, o Lions Clube do Batel, a Prefeitura Municipal de Colombo, a Associação de Moradores de AlphaVille Graciosa e a Direção do Colégio Zumbi dos Palmares e da Escola Municipal Barão de Mauá reuniram-se no Colégio Bom Jesus Internacional para discutir o projeto. Surgiram muitas idéias tais como: plantio de árvores nas Vilas Zumbi dos Palmares e Mauá, recomposição da mata ciliar junto ao Rio Palmital, construção de uma horta comunitária escolar no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, elaboração e desenvolvimento de um programa de educação ambiental com os alunos dos dois colégios. As idéias fortes eram: que o trabalho e as ações tivessem cunho ambiental, focados na educação e que levassem à melhoria da qualidade de vida e auto-estima da comunidade. Concluiu-se naquela reunião pela necessidade de uma pesquisa para medir o grau de interesse da comunidade sobre as propostas acima sugeridas e sobre quais eram as necessidades mais urgentes da comunidade, e da necessidade de atrair novos parceiros no projeto.

A pesquisa foi desenvolvida a partir dos alunos dos dois colégios e suas famílias, com alto índice de retorno. O resultado da pesquisa demonstrou alto interesse da comunidade pelas propostas de arborização do bairro, pelo ajardinamento e pela horta. Apontou também para outros problemas que exigiam resposta: a questão do lixo (desde a educação para o trato do lixo, até a questão de coleta e a atividade dos carrinheiros, a sujeira e mal estar causadas pelo lixo espalhado nas ruas e valetas do bairro, a conseqüência de mau cheiro, insetos e doenças que isso causa), o problema do saneamento básico, a poluição do Rio Palmital, o mato e sujeira que tomam conta de algumas ruas e lotes.

O resultado foi apresentado à comunidade em reunião de pais no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, ocasião que se divulgou o Projeto Ambiental cujo nome ainda não existia. O mesmo resultado foi apresentado também aos professores dos dois Colégios, reunidos por ocasião da Semana Pedagógica, com os quais foram discutidas ações e formas de conduzir os trabalhos, obtendo-se dos mesmos novas sugestões e significativo apoio.

As reuniões que se seguiram contaram com novas adesões: Aliança Empreendedora, Coopzumbi, Casa de Apoio, Centro de Convivência, Posto de Saúde Barão de Mauá, Associação de Moradores das Vilas Zumbi e Mauá, Clube Santa Mônica, Cohapar, Centro de Agroecologia, Creche Betânia, AMA São Lourenço, Copel e Sanepar. Decidiu-se fazer um lançamento oficial e público do Projeto no dia 31/03/2007, que teria o nome de “Zumbi/Mauá – Ação Ecológica”.

Decidiu-se que na solenidade seriam apresentados os seguintes projetos: 1. Jogo Pedagógico sobre Meio Ambiente; 2. Plantio de Árvores nos lugares públicos da comunidade e distribuição de mudas de árvores frutíferas nativas para os moradores do bairro; 3. Projeto de Educação para o Lixo; 4. Horta Comunitária Escolar no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares; e 5. Fonte de Água.

Após o lançamento público do Projeto “Zumbi/Mauá – Ação Ecológica” decidiu-se por uma Equipe de Coordenação para dinamizar as ações das várias comissões, com a preocupação de agregar e engajar todos os parceiros nos projetos e atividades a serem desenvolvidas.

Zumbi/Mauá – Ação Ecológica em desenvolvimento.

 

1ª Ação: Plantio de Árvores

 

A primeira ação concreta desenvolvida pelo projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi o

plantio de árvores, em resposta à necessidade do bairro que tem grande carência de área verde e vegetação. Com o apoio de COPEL, da Prefeitura Municipal de Colombo, do Centro de Agroecologia, do Lions Clube e do Condomínio Residencial Alphaville foram plantadas 180 (cento e oitenta) mudas de árvores de tamanho grande no Centro de Convivência, na Escola Municipal Barão de Mauá, no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no Posto de Saúde Barão de Mauá e nas Igrejas. Com a doação do Horto da Prefeitura Municipal de Colombo foram distribuídas aos moradores 700 (setecentas) mudas de árvores frutíferas nativas (araçá, pitanga, goiaba, uvaia) que foram plantadas nos lotes do bairro.

 

Faz parte do projeto de pavimentação do bairro a arborização das ruas. Também há um projeto de recomposição da mata ciliar junto ao Rio Palmital, juntamente com a formação de um bosque com espécies nativas, projeto que será desenvolvido pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

 

2ª Ação: “Jogo Limpo” - Jogo Pedagógico sobre o cuidado com o Meio Ambiente.

 

Desenvolvido e confeccionado pelo Colégio Bom Jesus, um Jogo Pedagógico tipo tabuleiro, reproduz as principais referências da Comunidade Zumbi e Mauá e também alguns de seus problemas em relação ao meio ambiente. O jogo premia as ações favoráveis ao meio ambiente e pune as ações que agridem o meio ambiente. Cada aluno da Escola Municipal e do Colégio Estadual recebeu um jogo que, depois de praticado e discutido em sala de aula, foi levado para casa para ser utilizado com a família e amigos. Uma quantidade desses jogos permanece nas escolas para serem utilizados ao longo do ano letivo. O grande prêmio que o vencedor ganha no jogo é: “PARABÉNS, VOCÊ GANHOU O JOGO! VAI SER UM LÍDER AMBIENTAL NA COMUNIDADE”. Nesse jogo queremos que cada um e todos sejamos vencedores.

 

3ª Ação: Horta Comunitária Escolar do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares.

 

Sob a liderança do Lions Clube Centro, na pessoa do Dr. Mário De Mari e do Sr. Aurélio, e com o apoio da Secretaria de Abastecimento do Município de Curitiba, da Clube Santa Mônica, do Centro de Agroecologia e do Condomínio Residencial Alphaville, realizou-se o sonho da Horta Comunitária Escolar do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. A horta tem dupla finalidade: ao mesmo tempo que auxiliará a merenda escolar, será instrumento de educação ambiental, ensinando os alunos sobre o manejo do solo, das hortaliças, do adubo orgânico e ainda sobre alimentação saudável. Os 360m2 (trezentos e sessenta metros quadrados) de espaço ocioso foi transformado em canteiros, com ativa participação de professores e alunos.

 

Como criança que nasce e precisa desenvolver-se com saúde e bem estar, a horta exigirá

permanente cuidado e atenção de todos.

 

4ª Ação: Guarda Mirim - Formiguinhas da Vila Zumbi.

 

Idealizado e coordenado pelo Sr. Bispo José Dutra, da Igreja Evangélica Jesus de Nazaré, e sob a Organização Não Governamental mantida pela mesma Igreja, está se concretizando o projeto da Guarda Mirim que será denominado FORMIGUINHAS DA VILA ZUMBI. As inscrições já estão sendo feitas na Escola Municipal Barão de Mauá, no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no Colégio Manoel Costa Curta e nas Igrejas do Bairro. Os encontros acontecerão nos sábados pela tarde, no Centro de Convivência, onde será a sede das Formiguinhas da Vila Zumbi. As crianças e adolescentes que participarão da Guarda Mirim terão intensa e dinâmica programação de atividades com a meta de formar cidadãos conscientes, preparados e responsáveis pela sua comunidade.

 

Além da programação específica da Guarda Mirim, serão oferecidos aos seus membros 7 (sete) cursos profissionalizantes, três para meninos (marcenaria, mecânica e pedreiro), três para meninas (corte e costura, pintura e bordado e tapeçaria) e um para ambos os sexos (informática).

 

A Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi terá uma Diretoria constituída por lideranças

da Comunidade das Vilas Zumbi e Mauá e estará sob o amparo de um Conselho Fiscal

constituído pelas lideranças religiosas das Igrejas (Pastores e Padre), os quais formalizaram seu apoio ao projeto.

 

5º. Projeto do Lixo – (ainda sem nome)

O assunto do lixo apareceu como prioridade na consulta à comunidade sobre quais ações deveriam ser trabalhadas pelo Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.

 

Respondendo a esse apelo está sendo executado um projeto de educação com os alunos das escolas, com os carrinheiros que recolhem lixo reciclável, e com a comunidade em geral. O projeto está sendo liderado pela Aliança Empreendedora e pela Coopzumbi, juntamente com as Direções das Escolas.

 

6º. Projeto Primavera (ainda sem nome).

 

Uma comissão foi formada para estudar e apresentar uma proposta de ação significativa a ser desenvolvida na primavera.

 

Uma pré-proposta foi apresentada no dia 16/05, a qual consiste na realização de diferentes atividades, por faixa etária.

Crianças (Escola Municipal Barão de Mauá):

  • Oficina de Material Reciclável;

  • Desfile de roupas confeccionadas pelos alunos com material reciclável;

  • Construção de folder;

  • Apresentação de Teatro.

Adolescentes (Colégio Estadual Zumbi dos Palmares).

  • Concurso de rap, com gravação de um CD;

  • Entrega de folders (COOPZUMBI);

  • Aplicação do projeto realizado na Vila Maria do Rosário (COOPZUMBI)

Adultos:

  • Palestra aos carrinheiros não cooperados (COOPZUMBI).

  • Essa proposta está sendo discutida com as direções das Escolas para ser definida na próxima reunião do dia 29/06.

Justificativa

O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica justifica-se a partir dos seguintes fatores:

 

1º. Existência de elevado índice de carência sócio-econômico-cultural, com elevado número de crianças, adolescentes e jovens em idade escolar. Se, por um lado, há a necessidade de promoção humana e melhoria das condições físicas, econômicas, sociais e ambientais a curto e médio prazos, por outro lado acredita-se que será através da educação que haveremos de formar as próximas gerações com nova consciência e dignidade;

 

2º. Está havendo uma reestruturação física no bairro com saneamento básico, pavimentação das ruas e construção de sobrados, através da COHAPAR. Acredita-se que ao lado dessa transformação física deve haver um trabalho de mudança sócio-cultural, especialmente no que fiz respeito ao lixo, ao meio ambiente, às questões de higiene e de saúde pública.

 

3º. Além das marcas da pobreza a população das Vilas Zumbi e Mauá vivem o estigma da exclusão, da discriminação e da baixa estima. Através das melhorias que vem sendo feitas e de todo o processo educativo o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica pretende recuperar nas pessoas sua consciência de dignidade e cidadania de tal modo que venham a ter orgulho de serem moradores daquelas vilas e, assim, mudar também a visão da população em geral em relação àquelas comunidades.

 

Metodologia

 

Desde o início dos trabalhos adotou-se a metodologia participativa procurando-se engajar as lideranças da comunidade, suas organizações e todos os seus membros, tornando-os sujeitos do processo. Há vários anos o Colégio Bom Jesus mantém parceria com a comunidade e realiza ações de apoio e solidariedade. O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica veio dar um salto significativo de qualidade, ampliando as ações através de uma grande parceria com a comunidade local, com empresas e organizações do seu entorno e com o poder público municipal (Prefeitura de Colombo) e estadual (Cohapar).

 

Nome do Responsável

 

Prof. Nilson Izaias Pegorini

Telefone (41)2105-4493 / 9988-7791

 

e-mail Nilson.pegorini@bomjesus.br