Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional  
 
Instituto Lions Brasil
 

Durante a 6a. Jornada Nacional dos Dirigentes de Distrito Múltiplos do Brasil, da Associação Internacional de Lions Clubes, realizada em Porto Alegre, RS, de 10 a 11 de março de 2011, foi discutida a criação do Instituto Lions Brasil.

Foi também apresentada, discutida e aprovada, pelos presentes em plenário, o texto do Estatuto do Instituto.

O Instituto, como pessoa jurídica de direito privado, associação civil, de fins não econômicos, terá por finalidade, entre outras, de criar condições favoráveis à propagação dos ideais leonísticos e as facilidades necessárias e indispensáveis ao bom funcionamento dos órgãos do leonismo, promovendo o desenvolvimento de obras assistenciais, culturais, educacionais e leonísticas.

Este é um momento histórico para o Lions no Brasil que congrega as ações dos quatro Distritos Múltiplos para difundir os ideais leonísticos de forma ampla, geral e irrestrita aos quatro cantos do país.

No dia 10 de junho de 2011, a capital de São Paulo foi Sede da Cerimônia de Constituição e Fundação do Instituto Lions Brasil, ILB, realizada no Hotel Tulip INN no bairro Jardins.

Reunidos para representar os “Distritos Múltiplos L do Brasil”, estiveram presentes Dirigentes que farão parte da primeira Diretoria do Instituto, dando formalidade às decisões tomadas nas Jornadas Nacionais de Dirigentes de Distritos Múltiplos.

A reunião foi conduzida pelo C.L José Antônio Gentil, atual presidente do Conselho de Governadores do DM LA.

 


Cerimônia de Constituição e Fundação

FUNDAÇÃO:
No dia 10 de junho de 2011, a capital de São Paulo foi Sede da Cerimônia de Constituição e Fundação do Instituto Lions Brasil, ILB, realizada no Hotel Tulip INN no bairro Jardins.

Reunidos para representar os “Distritos Múltiplos L do Brasil”, estiveram presentes Dirigentes que farão parte da primeira Diretoria do Instituto, dando formalidade às decisões tomadas nas Jornadas Nacionais de Dirigentes de Distritos Múltiplos.

A reunião foi conduzida pelo C.L José Antônio Gentil, atual presidente do Conselho de Governadores do DM LA.

OBJETIVO:
O Instituto Lions Brasil tem como ideal implantar e conduzir as propostas do Projeto Amor à Marca, que tem como principal objetivo valorizar, integrar e tornar visível a marca LIONS em todo território nacional, fazendo com que a marca do Leonísmo possa ser uma grande alavanca em difusão e divulgação do trabalho dos milhares de brasileiros que se dedicam ao trabalho do servir trazendo benefícios econômicos com sua massa de consumo aos Lions Clubes e seus Distritos, por meio de parcerias.

PROJETO AMOR À MARCA
Amor à Marca é a paixão, envolvimento, admiração, características que a marca Lions desperta nos leões

A proposta é fazer a nossa marca figurar ao lado de grandes marcas.

O uso da marca LIONS pode trazer resultado e benefício para ser aplicado em nossas Campanhas e Projetos.

PARCERIAS:
É por meio de parcerias com grandes marcas do setor privado, onde aplicamos normalmente os meios econômicos para o atendimento das nossas necessidades gerais de vida, que temos a possibilidade de constituir também, recursos para as atividades e campanhas da nossa organização. Desta forma podemos conseguir tirar nossos Clubes das dificuldades econômicas, que muitas vezes, forçam os Leões a sacrificar até as próprias condições pessoais.

Utilizando o poder da nossa massa de consumo, queremos melhorar nossas campanhas e obter melhores resultados, sem exigir maior contrapartida de nossos associados.

MASSA DE CONSUMO
O Lions no Brasil possui cerca de 40 mil associados e cada um dos Leões tem em seu entorno um conjunto de 10 pessoas, ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica, agregados da família, etc.

Esse grupo de 400 mil pessoas constitui uma massa de consumo significante, a qual pode ser revertida em benefício do próprio Lions Clube.

De acordo com os Indicadores do IBGE a renda média da família com o perfil de orçamento com mais de uma pessoa com nível superior é R$ 6.994,98.

Imagine este impacto econômico quando tratamos de um volume a nível nacional, considerando toda essa massa de consumo.

CARTÃO DE CRÉDITO
Por que associar a marca LIONS a um cartão de crédito?

As empresas gestoras de Cartões de Crédito trabalham com um percentual de administração sobre a movimentação financeira dos clientes.

Em parcerias formadas, essas empresas revertem uma parte em participação nesse percentual para instituições que possuam uma massa de consumo expressiva. Desta forma, o LIONS no Brasil seria capaz de possuir uma linha própria de cartões de crédito, contando, inclusive, com as vantagens e benefícios que as operadoras já oferecem aos seus clientes.

Ou seja, para realizar esta operação o Leão não irá arcar com nenhuma despesa. O seu consumo mensal no cartão por si só irá gerar resultados para as atividades do Lions Clube.

OUTRAS PARCERIAS
Da mesma forma, outras parcerias serão estendidas a cadeias de consumo como: Redes de serviços e postos de gasolina, redes de varejo como Supermercados, Magazines, Farmácias, Hotéis, em fim, parcerias de um modo geral.

A função do Instituto Lions Brasil será intermediar essas parcerias e fazer com que as despesas gerais do dia-dia que o Leão já possui, venham a ser em pequenas parcelas, revertidas para colaborar em nossas atividades.

O Associado não arcará com nenhuma despesa ou taxa extra para praticar esta operação.

ÁREA DE COMUNICAÇÃO
Para viabilizar o Projeto é necessária uma abordagem especialmente dinâmica em condições de trabalho profissional capaz de atingir estas metas. A comunicação entre as partes é fator fundamental para que possamos tornar integradas as parcerias da marca LIONS em todo o território nacional. Além de utilizar as mídias eletrônicas, radio e televisivas para publicizar e aperfeiçoar os trabalhos do Instituto Lions Brasil, poderemos ter também nossa própria linha de Comunicação.

A criação da emissora TV Lions, uma Radio Lions Brasil, web sites integrados, são apenas exemplos de como poderá acontecer a projeção da atuação do ILB na área da Comunicação.

As Operadoras de Telecomunicação demonstram interesse em figurar ao lado da marca Lions, com a possível escolha e adoção de uma operadora oficial, capaz de destinar um percentual das tarifas pagas para os programas do Lions no Brasil.

PROFISSIONALISMO:
Para trabalhar com um projeto desta abrangência é necessário o envolvimento de Pessoa Jurídica com dinâmica em Marketing, com especialidade no desenvolvimento de negócios multilaterais, análise de mercados com a divergência de regiões como no Brasil.

Na oportunidade da criação do Instituto Lions Brasil, foi apresentada a empresa (SINFOR) interessada, em gestar o Programa Amor à Marca.

Além de medidas de publicidade e inserção no segmento Financeiro e Setor de Comunicações, e redes de Varejo a empresa assinala estratégias para inserção do Projeto Amor à Marca no mercado.

DIRETORIA:
Conforme estabelecido, a primeira Diretoria para o período 2011/2013 foi indicada pelo DMLB, seguindo a dinâmica de rodízio com os demais Distritos Múltiplos, conforme decisão dos Presidentes de Conselhos de Governadores dos Distritos L Brasil em decisão apresentada nas jornadas nacionais.

A Diretoria ficou assim composta:

Presidente: Aderlon F.A. Gomes ;
V.Presidente: Luis Carlos Oliveira Secretário: Whady Lacerda,
S.Secretário: João Sérgio ;
Tesoureiro: Teotônio Nunes;
S.Tesoureiro: Adelfo Jorge da Silva;
Vogais: Ari Antonio Vaz
Carlos Alberto Martinelli

COMPOSIÇÃO:
Cada Distrito Múltiplo deve indicar dez membros, que irão compor o Conselho Deliberativo do Instituto Lions Brasil.

O ILB será composto de Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Assembléia Geral, resguardado por regras de prestação de contas que estabelecem um modo de atuação transparente e eficiente.

REUNIÕES DO INSTITUTO LIONS BRASIL:
Ficou estabelecido que as reuniões do Instituto Lions Brasil – ILB devem ocorrer concomitantes com as reuniões dos Conselhos de Governadores dos diversos Distritos Múltiplos Brasileiros, sendo a primeira convocação para a Primeira Reunião do Conselho do Distrito Múltiplo LB, a ser realizado em setembro, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso.

Em todos os Distritos Múltiplos, teremos dirigentes trabalhando e explicando sobre funcionamento do Instituto Lions Brasil e como os Clubes e Distritos deverão participar.

CONTATOS:
Telefones provisórios:

34. 3321.4333
34. 3314.7287
34. 9136.3434

CORREIO Eletrônico: ilb@afag.com.br

[

 ATA DA 6ª JORNADA NACIONAL DOS DIRIGENTES DE DISTRITOS MÚLTIPLOS DO BRASIL

Aos dez e onze (10 e 11) dias do mês de março de dois mil e onze (2011), na capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, nas dependências do Hotel Holiday Inn, aconteceu a 6ª Jornada Nacional de Dirigentes de Distritos Múltiplos do Brasil, sob a presidência do

  • CC CL Jaldir Antonio Bunn/CaL Solange Duarte Bunn, Presidente do DMLD.

Fizeram-se presentes o

  • CC CL José Antonio Gentil/DG CaL Elza Aparecida de Castro, Presidente do DMLA,

  • CC CL Luiz Carlos de Oliveira/CaL Márcia Machado de Oliveira, Presidente do DMLB,

  • ausente, justificadamente, o CC CL José Luiz Alves Vilela/CaL Inajá, do DMLC.

Presentes ainda o

  • Diretor Internacional CL Edisson Karnopp, seu cônjuge, CaL Rosenete Karnopp,

  • PID Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, seu cônjuge, PDG CL Osmar José Vailatti, os PCC’s

  • Cláudio Miessa Rigo, seu cônjuge, DG CaL Liu Un Rigo, Governadora do Distrito LD-1,

  • Helso Weber Oliveira, seu cônjuge CaL Marilene,

  • Governador anfitrião DG CL Valtair do Amaral Madalena, seu cônjuge CaL Ilse,

  • PDG CL Denério Rosales Neumann seu cônjuge CaL Marilene,

  • PDG CL João Péricles Goulart, seu cônjuge CaL Marilu,

  • PDG CaL Alvair Portela de Andrade, o

  • CL Carlos Alberto Correa dos Santos e o

  • CL Emílio Ataul Fernandes Wesendonk.

No dia dez (10) deu-se a abertura dos trabalhos, pontualmente, as 08:00 horas, sendo a Invocação a Deus proferida pela CaL Solange Duarte Bunn, na sequência, ouviu-se o Hino Nacional e após a saudação à Bandeira pelo PCC CL Helso Weber Oliveira, que em ato contínuo foi convidado pela Presidência dos Trabalhos para atuar como Mestre Cerimônia que aceitou o encargo agradeceu para atuar como cerimonial nesse evento.

Como seu primeiro ato, convidou o anfitrião, DG CL Valtair do Amaral Madalena, para fazer seu pronunciamento, o fez, dirigindo-se a presidência, presidentes dos DMLA e LB, além da PID Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, afirmando que DI CL Edisson Karnopp, em contato telefônico, desculpava-se, por chegar com certo atraso, vez que estava em meio a um engarrafamento monstro na cidade de Canoas e, que chegaria por volta das 10:00 horas, disse estar extremamente honrado, por sediar em sua cidade, tão importante evento, afirmando que o momento atual exige mudanças e por fim desejou a todos uma feliz estadia em Porto Alegre.

Passada então a palavra ao Presidente, CL Jaldir Antônio Bunn, que a todos acolheu, disse esperar nesta 6ª Jornada definir de vez com a criação de uma instituição, sob a forma de Fundação ou Instituto, para captação de recursos oriundos de percentuais, vindos do uso de cartões de créditos através do uso da marca LIONS.

Em ato contínuo conclamou o CC CL José Antonio Gentil, para fazer sua auto apresentação que   o fez dizendo ser Delegado de Polícia aposentado do Estado de Rondônia, com residência na Capital, Porto Velho.

Na seqüência o Presidente do DMLB, CC CL Luiz Carlos de Oliveira, fez sua auto apresentação, disse ser médico, proprietário da Clínica de Repouso São Francisco,  pecuarista, sócio da empresa Auto Comando, Presidente da UNIMED de Araguaina, Tocantins, cidade em que tem sua residência.

Devolvida a palavra ao cerimonial, este, convidou o CC CL Luiz Carlos de Oliveira anfitrião da 5ª jornada, em novembro próximo passado, na cidade de Uberaba – MG, para fazer a leitura da Ata da 5ª Jornada, após lida e aprovada retornou a palavra ao Presidente da 6ª Jornada que expôs a

ORDEM DO DIA:

  • 01 – Fidelização dos Companheiros Leões ao Lions ou movimento leonístico,

  • 02 – Instituto Lions Brasil e

  • 03 - Love Mark,

os dois primeiros temas são oriundos dos CCLL CC Luiz Carlos de Olveira, PDG CL Aderlon Francisco de Assis Gomes e o último do CC Jaldir Antonio Bunn e justificou a ausência, no período matutino, ou primeira Sessão Plenária, do autor do projeto “Amor a Marca”, PDG CL Aderlon Francisco de Assis Gomes, retornando a palavra ao cerimonial que convidou o CC CL Luiz Carlos de Oliveira para fazer seu pronunciamento, o fez, com sábia maestria, em eloqüente pronunciamento, dizendo que é necessário criar amor ao leonismo, sem o que rupturas haverão entre os que continuam leões e os que deixam o leonismo, criando um fosso, a separação entre um e outro é uma das maiores catástrofes no seio do leonismo. Finalizando, afirma ser necessária a convergência rumo a um Brasil leonístico uno.

Em seguida, o CC CL José Antonio Gentil, Presidente do DMLA, disse apoiar, em gênero, número e grau as palavras do CC CL Luiz Carlos de Oliveira, afirmando que na Presidência da AGDL, buscou a agregação do leonismo no Brasil e não logrou êxito, conclamou ao Presidente do DMLD, presidindo este evento a caminharem juntos para um Brasil unificado e forte, afirmando, novamente, “juntos, seremos fortes”, para em seguida, se dirigir a PID CaL Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, tecendo os maiores elogios e afirmou que gostaria de vê-la a frente da Presidência de Lions Internacional.

Em seguida foi dada a palavra a PID CaL  Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, que saudou o Presidente da Mesa e aos presentes, nominalmente, dispensando a todas e a todos o seu habitual carinho, onde de seu pronunciamento tem-se: “A vida é a arte do encontro e reencontro. A vida nos traz momentos felizes, especialmente, quando se o faz pela grandiosidade de nossa Associação, onde podemos afirmar que sua grandiosidade é inerente a formação de seus líderes, todos verdadeiros talentos com visão solidária” e lembra: “Nem todos vêem o sol nascer, mas todos dele usufruem” e encerra seu pronunciamento.

Nesse momento já no ambiente em que todos estavam reunidos, foi passada  a palavra ao ID CL Edisson Karnopp, dirigindo-se a Presidência da Mesa, PID 2008/2010, CaL Rosane Teresinha Janhke Vailatti, CC José Antonio Gentil, CC Luiz Carlos de Oliveira e a todos os presentes, de forma especial o anfitrião do evento, DG CL Valtair do Amaral Madalena, que o saudou, carinhosamente, pelo expressivo aumento de associados.
Justificou a ausência do Presidente Sid Scruggs e sua esposa, que nesse período de 09 a 12 de março deveriam estar em visita ao Brasil, o mais precisamente em Porto Alegre, disse de sua maratona pelo Brasil e América Latina ou a denominada Área 3, de Lions Internacional.

Conclamou a todos para que, juntos, com os governadores déssemos atenção especial aos Clubes, para revertermos a grande perda de associados que vem ocorrendo em toda Área 3, de modo especial no Brasil.

Feitas as saudações e pronunciamentos o Mestre de Cerimônias, PCC CL Helso Weber Oliveira agradeceu a oportunidade em atuar como Cerimonial nesse evento, devolvendo o colar, símbolo de sua função.

A partir desse momento, passou-se a Ordem do Dia, oportunidade que o CC CL Luiz Carlos de Oliveira passou a discorrer sobre TEMA de sua lavra “ A FIDELIZAÇÃO DO COMPANHEIRO LEÃO, discorrendo com muito entusiasmo e tecendo muitas considerações acerca do tema, disse ser essencial a fidelização como um dos objetivos de manter o Clube funcionando com sucesso e com todos os associados satisfeitos, interessados e comprometidos com o leonismo, além de promover o aumento quantitativo e qualitativo dos leões, afirmou ainda, em síntese, que sete itens despontam como primordiais na FIDELIZAÇÃO DO COMPANHEIRO LEÃO, a saber:

  • Convidar Pessoas de Qualidade,

  • Capacitar os Leões;

  • Desenvolver Atividades de Qualidade;

  • Melhorar as Assembléias em seus Clubes;

  • Atender as necessidades de Pertencer ao Lions;

  • Atender as necessidades de Relacionamentos, por fim,

  • Atender as necessidades de Reconhecimento pelo Trabalho Realizado.

Atendeu a um pinga-fogo, coordenado pelo PCC Cláudio Miessa Rigo, atuando como moderador nesse momento.

Por fim, ainda na 1ª Sessão Plenária o CL Presidente, Jaldir Antônio Bunn, explanou  o que imaginaria ser o Instituto Lions Brasil, apresentando o esboço do Estatuto que seria discutido à tarde na Segunda Sessão Plenária, vez que eram 12:00 horas e suspendia-se os trabalhos daquela manhã para o almoço, com retorno às 14h30min.

Pontualmente às 14h30min, deu-se inicio a 2ª Sessão Plenária, oportunidade que o Presidente abriu a 6ª Jornada para participação de todos, criando quatro grupos de trabalhos para discutirem o esboço de Estatuto apresentado, houveram acalorados debates, propondo-se expurgos de alguns artigos que faziam parte do mesmo, por não espelharem com frieza fatos climáticos que vêem ocorrendo, sistematicamente, no Brasil e, que, no calor das tragédias poderia ser desviado o foco do Instituto em si.

As discussões prolongaram-se  por toda tarde, e, ao final, estabeleceu-se que no dia seguinte, com a presença do PDG CL Aderlon Francisco de Assis Gomes, retomar-se-iam as discussões, mesmo porque, ele estaria apresentando seu projeto de “Amor a Marca” que foi uma das razões pela criação das Jornadas de Presidentes de Conselhos, no Brasil, já tendo sido posta em mesa na 1ª Jornada ocorrida em Brasília no AL 2009/2010.

Aceita as ponderações pela Presidência e, nada mais havendo a tratar, encerrou os trabalhos do primeiro, dos dois dias, estabelecidos para a 6ª Jornada dos Presidentes, conclamando a todos para às 08:30 horas do dia seguinte, 11/03, se fazerem presentes, pois pugna pela pontualidade de horário, sem abrir exceções ao que ou quem quer que seja, estivesse ele e mais um Presidente de Conselho,maioria simples, abriria a 3ª Sessão Plenária, disse mais, que manteria aberta a Jornada para todos os presentes se manifestarem sobre a Proposição que vem sendo discutida ao longo das Jornadas, de autoria, do PDG CL Aderlon Francisco de Assis Gomes.

Aberta a 3ª Sessão Plenária, às 08:30 horas do dia 11/03, sob o comando do Presidente do DMLD, presentes os demais companheiros de Jornadas, foi dado inicio aos trabalhos e dito pelo Presidente CL Jaldir Antônio Bunn, que retiraria da pauta, seu anteprojeto, exaustivamente discutido na tarde do dia anterior, em homenagem a presença do PDG CL Aderlon e seu projeto de Estatuto, visando a criação de uma Instituição que captasse recursos através do uso da “MARCA LIONS” pelos cartões de créditos, em franca ascensão neste País, amplamente discutidos  entre o alto clero  do leonismo do Brasil.

Passada a palavra ao PDG CL Aderlon, disse ter em seu poder dois projetos, um pronto que seria gerenciada pela Fundação LEO, com Sede em São José dos Campos, SP, que, pela sua atual estrutura não contemplaria a participação de companheiros leões em sua administração, e, um segundo  que, se não aprovado o primeiro, deveria entrar em pauta para discussão e aprovação. Disse estranhar a ausência de personalidades leonísticas que afirmaram fazerem-se presentes e não compareceram.

Diante dessas colocações, o Presidente tomou a palavra e colocou em discussão as duas opções postas pelo PDG Aderlon, alertando que somente os três Presidentes de Conselhos discutiriam e votariam sobre uma das alternativas a ser seguidas, colocou em discussão a opção número um, ou seja somente a Fundação LEO de São José dos Campos/SP, gerenciaria o projeto, em discussão, não houve manifestação, em votação, rejeitada a unanimidade ou três a zero pela não acolhida desse projeto.

Entrou em pauta então a segunda opção ou o projeto também denominado Instituto Lions Brasil, oportunidade que a Presidência solicitou ao PDG CL Aderlon para expor seu projeto, com o PCC CL Cláudio Miessa Rigo, atuar como moderador e abriu a toda platéia para, querendo, solicitar esclarecimentos a seu autor, monitorado pelo PCC Helso Weber Oliveira.

Após exaustivos debates, passando pela terceira Sessão Plenária, período matutino, entrou na quarta Sessão Plenária, período vespertino e resultou aprovado, a unanimidade, transcrevendo-se o inteiro teor do Estatuto aprovado, como segue:


ESTATUTO DO INSTITUTO LIONS BRASIL - PRELIMINAR

CAPÍTULO I - A DENOMINAÇÃO, OS FINS E A SEDE DA ASSOCIAÇÃO

Art. 1º. O INSTITUTO LIONS BRASIL também designado pela sigla ILB, constituído em março de 2011, é uma pessoa jurídica de direito privado, associação civil, de fins não econômicos e duração por tempo indeterminado, com sede no município de (...)  à Rua (...) n°(...) no Bairro (...), e foro nesta cidade.  

Art. 2º. O INSTITUTO LIONS BRASIL tem por finalidades:

Promover e estimular o desenvolvimento de obras assistenciais, culturais, educacionais e leonísticas;

Pugnar pela formação moral, cívica e intelectual da pessoa humana, promovendo sempre que possível os meios necessários a tais objetivos;

Criar condições favoráveis à propagação dos ideais leonísticos e as facilidades necessárias e indispensáveis ao bom funcionamento dos órgãos do leonismo.
Congregar os Leões pertencentes aos Clubes dos Distritos Múltiplos do Brasil, promovendo debates, estudos, simpósios, congressos e seminários sobre os assuntos relacionados às finalidades do Leonismo Brasileiro;

Instituir banco de dados que terá como objetivo a coleta e difusão de informações;

Publicar ou contribuir para publicação de revistas, jornais e outras obras especializadas;

Promover pesquisas e estudos de interesse do leonismo;

Promover ações para captação de recursos para alcance de suas finalidades.

CAPÍTULO II - OS REQUISITOS PARA A ADMISSÃO, DEMISSÃO E EXCLUSÃO DOS ASSOCIADOS

Art. 3º. A admissão dos associados ocorrerá da seguinte forma:

  1. A admissão de associados será acolhida pela Diretoria, por proposta assinada pelo postulante, em consonância o disposto na alínea b;

  2. Todo candidato deverá ser membro ativo de um Lions Clube, sendo indicado por seu respectivo Clube.

Art. 4º. A qualquer tempo poderá o associado solicitar seu demissão da entidade mediante ofício dirigido à Diretoria.

Art. 5º. Serão demitidos e excluídos os associados que contrariarem o presente estatuto. A demissão ou exclusão do associado somente se dará por justa causa e por decisão da Diretoria, em sua maioria, depois de ouvido o associado que terá seus direitos do contraditório e da ampla defesa respeitados.

CAPÍTULO III - OS DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS

Art. 6º. O INSTITUTO LIONS BRASIL é constituído por número ilimitado de associados, todos voluntários, que devem ingressar conforme o processo de admissão adotado.

Art. 7º. São direitos dos associados:

  1. votar e ser votado para os cargos eletivos;

  2. tomar parte nas Assembléias Gerais;

  3. apresentar proposições e requerimentos à Diretoria, com direito a voz para justificá-las.

Art. 8º. São deveres dos associados:

  1. cumprir as disposições estatutárias e regimentais e disposições das assembléias gerais.

  2. pagar as contribuições sociais nos dois primeiros anos após a instalação formal do Instituto Lions Brasil.

Art. 9º. O INSTITUTO LIONS BRASIL não distribui entre os seus associados ou nselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais excedentes operacionais, brutos ou uidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, uferidos mediante o exercício de suas atividades, e os aplica integralmente na consecução do seu objetivo social.

Art. 10. Os associados não respondem, nem mesmo subsidiariamente, pelos encargos da Instituição.

CAPÍTULO IV - AS FONTES DE RECURSOS PARA SUA MANUTENÇÃO

Art. 11. As Fontes de Recursos serão:

  1. Doações

  2. Verbas Públicas

  3. Verbas Privadas

  4. Verbas Oriundas de Eventos.

  5. Subsídios e incentivos fiscais

  6. Contribuições de associados de acordo com Art. 8º, II.

§ 1º . As rendas, os recursos eventuais e os resultados operacionais, serão aplicados integralmente na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais no território nacional.

§ 2º . As subvenções e doações com finalidades especificas serão aplicadas vinculadamente.

Art. 12 . O patrimônio do INSTITUTO LIONS BRASIL será constituído de bens móveis, imóveis, veículos, semoventes, ações e títulos da dívida pública.

CAPÍTULO V – O MODO DE CONSTITUIÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS

Art. 13. A fim de cumprir sua(s) finalidade(s), a Instituição se organizará em tantas unidades de prestação de serviços, quantas se fizerem necessárias, as quais se regerão pelas disposições estatutárias.

Art. 14. O INSTITUTO LIONS BRASIL será administrada por:

  1. Assembléia Geral;

  2. Diretoria;

  3. Conselho Deliberativo

Art. 15. A Assembléia Geral, órgão soberano da Instituição, se constituirá dos associados em pleno gozo de seus direitos estatutários.

Art. 16. Compete à Assembléia Geral:

  1. decidir sobre reformas do Estatuto;

  2. decidir sobre a extinção da Instituição;

  3. aprovar Resoluções para funcionamento interno da Instituição;

  4. destituir os administradores;

  5. Eleger os membros do Conselho Deliberativo.

  6. Eleger os membros do Conselho Fiscal, composto por 8 membros, sendo 4 efetivos e 4 suplentes, cabendo a cada Distrito Múltiplo o direito a 1(um) Conselheiro Efetivo e a 1 (um) Suplente.

§ 1º – Para destituir os administradores e alterar o estatuto, no todo ou em parte, será exigido o voto concorde de 2/3 (dois terços) dos presentes à Assembléia Geral especialmente convocada para esse fim.

§ 2º– a instalação para este fim seguirá os trâmites estatuídos no Parágrafo Único do Art. 19 deste Estatuto

Art. 17. A Assembléia Geral Ordinária será realizada sempre no mês de março para:

  1. apreciar o relatório anual da Diretoria;

  2. discutir e homologar as contas e o balanço aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Art. 18. A Assembléia Geral se realizará, extraordinariamente, convocada convocada pela Diretoria, pelo Conselho Fiscal, ou a requerimento de 1/5 (um quinto) dos associados:

  1. nos meses de dezembro para aprovar a proposta de programação anual e periódica da Instituição, submetida pela Diretoria;

  2. uma vez a cada dois anos, no mês de dezembro, para eleger os membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

  3. para discutir assuntos objetos da Convocação.

Art. 19. A convocação da Assembléia Geral será feita por meio de edital afixado na sede da Instituição e publicado na imprensa, por circulares ou outros meios convenientes, com antecedência mínima de quarenta dias de tal forma que alcance o conhecimento de todos os associados.

Parágrafo Único – Qualquer Assembléia se instalará em primeira convocação com a maioria absoluta dos associados e, em segunda convocação, com maioria simples e em terceira e última convocação com o mínimo de 10% dos Associados.

Art. 20. A instituição adotará práticas de gestão administrativa, necessárias e suficientes, a coibir aobtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios e vantagens pessoais, em decorrência da participação nos processos decisórios.

Art. 21. A Diretoria será constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários, Primeiro e Segundo Tesoureiros.

§ 1º – Com exceção do Presidente, os demais membros da Diretoria serão de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da Associação, cabendo recurso à Assembléia;

§ 2º – O mandato da Diretoria será de dois anos, sendo vedada mais de uma reeleição consecutiva.

Art. 22. Compete à Diretoria:

  1. elaborar e submeter à Assembléia Geral a proposta de programação anual e periódica da Instituição;

  2. executar a programação anual e periódica de atividades da Instituição;

  3. elaborar e apresentar à Assembléia Geral o relatório anual e periódico;

  4. reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração em atividades de interesse comum;

  5. contratar e demitir funcionários;

  6. Emitir Resoluções para disciplinar o funcionamento interno da Instituição;

Art. 23. A Diretoria se reunirá no mínimo uma vez a cada trimestre ou por requerimento de 1/5 (um quinto) dos associados.

Art. 24. Compete ao Presidente:

  1. representar O INSTITUTO LIONS BRASIL judicial e extra-judicialmente, ativa e passivamente;

  2. cumprir e fazer cumprir este Estatuto, o Regimento Interno e as ordens normativas e executivas.

  3. presidir a Assembléia Geral salvo se for candidato à reeleição, caso em que a assembléia será presidida por pessoa indicada pelos presentes;

  4. convocar e presidir as reuniões da Diretoria.

Art. 25. Compete ao Vice-Presidente:

  1. substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos;

  2. assumir o mandato, em caso de vacância, até o seu término;

  3. prestar, de modo geral, sua colaboração ao Presidente.

Art. 26. Compete ao Primeiro Secretário:

  1. secretariar as reuniões da Diretoria e da Assembléia Geral e redigir as atas e correspondências;

  2. publicar todas as notícias das atividades da entidade.

Art. 27. Compete ao Segundo Secretário:

  1. substituir o Primeiro Secretário em suas faltas ou impedimentos;

  2. assumir o mandato, em caso de vacância, até o seu término;

  3. prestar, de modo geral, a sua colaboração ao Primeiro Secretário.

Art. 28. Compete ao Primeiro Tesoureiro:

  1. arrecadar e contabilizar as contribuições dos associados, rendas, auxílios e donativos, mantendo em dia a escrituração da Instituição;

  2. pagar as contas autorizadas pelo Presidente, mediante assinatura conjunta;

  3. apresentar relatórios de receitas e despesas, sempre que forem solicitados;

  4. apresentar ao Conselho Deliberativo a escrituração da Instituição, incluindo os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas;

  5. conservar, sob sua guarda e responsabilidade, os documentos relativos à tesouraria;

  6. manter todo o numerário em estabelecimento de crédito.

Art. 29. Compete ao Segundo Tesoureiro:

  1. substituir o Primeiro Tesoureiro em suas faltas e impedimentos;

  2. assumir o mandato, em caso de vacância, até o seu término;

  3. prestar, de modo geral, sua colaboração ao Primeiro Tesoureiro;

Art. 30. O Conselho Deliberativo será constituído por quarenta membros e vinte suplentes, eleitos pela Assembléia Geral.

§ 1º – Cada Distrito Múltiplo terá direito a 10 (dez) Conselheiros Efetivos e a 5 (cinco) Suplentes.

§ 2º – O mandato do Conselho Deliberativo será coincidente com o mandato da Diretoria;

§ 3º – Em caso de vacância, o mandato será assumido pelo respectivo suplente, por 90 (noventa) dias até que ocorram as eleições.

Art. 31. Compete ao Conselho Deliberativo

  1. eleger o Presidente da Diretoria;

  2. examinar os livros de escrituração da Instituição;

  3. opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da entidade;

  4. requisitar ao Primeiro Tesoureiro, a qualquer tempo, documentação comprobatória das operações econômico-financeiras realizadas pela Instituição;

  5. acompanhar o trabalho de eventuais auditores externos independentes;

  6. convocar extraordinariamente a Assembléia Geral.

  7. decidir sobre a conveniência de alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais;

§ 1º – O Conselho Deliberativo se reunirá ordinariamente anualmente para aprovação das contas;

§ 2º – uma vez a cada dois anos, para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal;

§ 3º – extraordinariamente, sempre que necessário.

Art. 32. O INSTITUTO LIONS BRASIL terá um Regimento Interno que, aprovado pela Assembléia Geral, disciplinará de forma geral o seu funcionamento, podendo para suas atividades específicas estabelecer Resoluções, emitidas pela Assembléia Geral, e Portarias, emitidas pela Diretoria, devidamente numeradas cronologicamente e registradas em livro próprio.

Art. 33. A Instituição não remunera, sob qualquer forma, os cargos de sua Diretoria e do Conselho Fiscal, bem como as atividades de seus associados, cujas atuações são inteiramente gratuitas.

CAPÍTULO VI - AS CONDIÇÕES PARA A ALTERAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES ESTATUTÁRIAS E PARA A DISSOLUÇÃO

Art. 34. O presente Estatuto poderá ser reformado, a qualquer tempo, por decisão da maioria absoluta dos associados, em Assembléia Geral especialmente convocada para esse fim, e entrará em vigor na data de seu registro em Cartório.

Art. 35. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria e referendados pela Assembléia Geral.

Art. 36. O INSTITUTO LIONS BRASIL será dissolvida por decisão da Assembléia Geral Extraordinária, especialmente convocada para esse fim, quando se tornar impossível a continuação de suas atividades,com presença mínima de três quartos dos associados ativos.

Art. 37. No caso de dissolução da Instituição, o respectivo patrimônio líquido será transferido a outra pessoa jurídica, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social, devidamente registrada no Conselho Nacional de Assistência Social.

CAPÍTULO VII – A FORMA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E DE APROVAÇÃO DAS RESPECTIVAS CONTAS

Art. 38. No desenvolvimento de suas atividades, O INSTITUTO LIONS BRASIL observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.

Art. 39. O INSTITUTO LIONS BRASIL se dedica às suas atividades por meio de execução direta de projetos, programas ou planos de ação, por meio de doação ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações de fins não econômicos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Art. 40. A prestação de contas da Instituição observará no mínimo:

  1. os princípios fundamentais de contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade;

  2. a publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exercício fiscal, ao relatório de atividades e das demonstrações financeiras da entidade, incluindo as certidões negativas de débitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando-os à disposição para o exame de qualquer cidadão;

  3. a realização de auditoria, inclusive por auditores externos independentes se for o caso, da aplicação dos eventuais recursos objeto de Termo de Parceria, conforme previsto em regulamento;

  4. a prestação de contas de todos os recursos e bens de origem pública recebidos será feita, conforme determina o parágrafo único do Art. 70 da Constituição Federal.

Art. 41. Este Estatuto entrará em vigor na data de sua publicação.


Após o ID Edisson Karnopp solicitou a palavra para enaltecer a decisão soberana dos Presidentes de Conselhos, representantes dos DMLA, DMLB e DMLD, participantes desta 6ª Jornada, disse de sua satisfação em poder entregar a cada um dos Presidentes de Conselhos um Certificado de Apreciação, assinado pelo Presidente Internacional, CL Sid Lee Scruggs III e conclamou a todos para recuperarmos as baixas havidas no seio leonístico  neste AL 2010/2011.

Retomando a palavra, o Presidente, já pelo adiantado da hora, pediu a CaL Ilse Teresinha Boelhouwer, esposa do DG CL Valtair Amaral Madalena para fazer a Oração pelo Brasil, em seguida, antes de declarar encerrada a 6ª Jornada, os três Presidentes reunidos houveram, por bem, assinar COMUNICADO A TODO BRASIL, AMÉRICA LATINA, CARIBE OU ÁREA 3, DE LIONS INTERNACIONAL, lançando a pré candidatura e candidatura, na hora oportuna, da PID CaL Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, ao honroso cargo de  2ª Vice Presidente de Lions Internacional.

Aberta as manifestações, o CC CL Dr. Luiz Carlos de Oliveira, em nome dos demais Presidentes, em emocionante discurso, demonstrou as razões que nossa “Rosane de las Américas” deveria ser alçada ao alto cargo, num futuro bem próximo, de Presidente de Lions Internacional, merecendo dos demais Presidentes de Conselhos LA e LD, CC José Antonio Gentil e CC Jaldir Antônio Bunn e  todos os participantes da 6ª Jornada, a troca de calorosos e efusivos abraços.

Nesse momento, aproveitando, o entusiasmo que dominou o ambiente, o PCC Cláudio Miessa Rigo, lançou a candidatura do PDG CL João Péricles Goulart  ao cargo de 2º Vice Presidente do DM-LD, para o  AL 12/13.

Com abraços e fotos em profusão, o Presidente retomou a palavra e solicitou uma salva de palmas ao Pavilhão Nacional e deu por encerrado os trabalhos da 6ª Jornada dos Presidentes de Conselhos do Brasil, assinando a presente ata, com os demais Presidentes participantes do evento.


Manutenções desta página

a cargo do LionNet Brasil

webmaster@lions.org.br