LEO CLUBE DE CURITIBA BATEL

NOSSA HISTÓRIA

[Home Page]

A história do LEO Clube começa no final da década de 50, na cidade de Glenside, estado da Pensilvânia, EUA.

James Graver e William Ernest, pertencentes ao LIONS Clube de Glenside, acreditavam que os jovens também deveriam realizar serviços comunitários.

Pensando nisso, eles reuniram um grupo de estudantes e organizaram um clube juvenil, o qual deram o nome de "LEO CLUBE". A fundação ocorreu no dia 5 de dezembro de 1957.

A intenção era que o LEO Clube servisse a comunidade e, ao mesmo tempo, desenvolvesse nos sócios as qualidades de liderança, lealdade escolar, realizações escolásticas, responsabilidade individual, igualdade, honestidade e respeito ao próximo.
A partir de outubro de 1967 o programa de LEO Clube tornou-se atividade oficial dentro do LIONS Internacional.

Hoje existem cerca de 5.400 LEO Clubes, com aproximadamente 135.000 sócios, espalhados por 138 países.

Enquanto que para o LIONS a realização de atividades de serviço na comunidade é um fim, para o LEO Clube as atividades de serviço são o meio pelo qual os sócios desenvolvem suas qualidades individuais.

O LEO Clube deve ser encarado como uma "escola de cidadãos", que prepara os jovens para se tornarem líderes em suas comunidades.

Assim, através de suas atividades dentro do LEO Clube, o sócio tem a chance de desenvolver seus talentos e habilidades. O Clube dá a ele a oportunidade para adquirir experiência e desenvolver liderança.

O nome "LEO" foi escolhido por significar leão em latim. O emblema que é utilizado, compreende duas caras de leões, cor de ouro, olhando em direções opostas; uma cabeça de leão está contemplando o passado, orgulhosa do serviço realizado, e a outra olha para o futuro, à procura de oportunidades para realizar serviço desinteressado.

Os objetivos do LEO Clube são:

• Promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como conseqüência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade.

• Unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.

Os propósitos do programa LEO são:

• OFERECER à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.

• PROMOVER entre os sócios a adoção de altos princípios de ética.

• DESENVOLVER qualidades de liderança.

• DAR ao sócio a experiência de serviço comunitário.

• PROMOVER a compreensão internacional.