PARCERIA COM

Bar

.

Lions Club de Curitiba Batel firma contrato com AIC

Acordo vai viabilizar o início de um programa de Empreendedorismo do Clube e facilitar o uso de maquinários à AIC

O Lions Clube de Curitiba Batel, representado pelo seu Presidente, CL Edair Fraga, no dia 30 de janeiro de 2006, firmou um importante contrato com a AIC - Associação Internacional de Caridades - Regional Paraná, representada pela Sra. Myrian Dossi e Sra. Ema Israel Schappo, Coordenadora da Região Sul e Presidente da Regional Paraná, respectivamente.

O contrato prevê a cessão a Associação, gratuitamente, uma máquina de costura profissional. Por outro lado a AIC deverá se encarregar do treinamento de aprendizes na arte da costura.

Essa foi a forma encontrada pelo Lions Clube de Curitiba Batel para iniciar seu programa de EMPREENDEDORISMO, fazendo com que camadas mais necessitadas da comunidade possam ter acesso a um treinamento digno para ter uma oportunidade futura.

A "Associação das Senhoras da Caridade de São Vicente de Paulo" foi a primeira na ordem cronológica, dentre as obras fundadas por São Vicente de Paulo, que teve início em 1617, em Châtillon-les-Dombes, na França. No Brasil a primeira associação transplantada para o Brasil foi para Salvador, Bahia em 1854, tendo vindo posteriormente para São Paulo, Rio de Janeiro e depois em vários outros estados brasileiros. Desde 1991 foi aprovada a mudança do seu nome para Associação Internacional de Caridades AIC-Brasil.

Hoje, a AIC-Brasil é uma ONG, essencialmente feminina, constituída pelas assim denominadas voluntárias da caridade, senhoras da caridade ou damas da caridade, constituída de 145 núcleos, tendo 28 no Paraná dos quais 19 em Curitiba.

O treinamento, objeto da parceria, se dará no núcleo Barreirinha, denominado AVOCAR - Associação de Voluntários da Caridade, pertencente à Regional Paraná, que realiza um trabalho, entre outros, de confecção de acolchoados de lã de carneiro que gera recursos para suprir necessidades específicas da comunidade. A máquina de costura fará parte da estruturação de uma linha de montagem, profissionalizando as mulheres que trabalham e gerando renda.

As mulheres assistidas pelo núcleos são as inicialmente cadastradas, podendo ser estendidas às adolescentes, desde que em contra-turno do período escolar, tirando-as da ociosidade e trazendo melhorias de condições de vida das famílias assistidas. Os cursos de aprimoramento poderão gerar renda própria pelo aprendizado e inicialmente participarão de parte dos lucros gerados pelas confecções.

Todo o trabalho da AVOCAR, atualmente, conta com 24 voluntárias, das quais 5 são costureiras e que confeccionam os acolchoados desde o recebimento e preparo da lã que chega in-natura.

,

Clique aqui para ver fotos no Blogger do Batel