Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe

         

Crescimento Sustentável

Para poder crescer numa época em constantes mutações no mundo que nos cerca, estamos colocando em prática o que um Diretor de Recursos Humanos faz numa empresa: procura preencher as VAGAS com as pessoas possuidoras de pré-requisitos ou qualificações exigidas na ficha de descrição de função ou cargo.

Assim procedendo, os novos associados já ingressam no Clube com responsabilidades a cumprir, onde realizam trabalhos que sabem e gostam de executar.

Os associados que estiverem felizes com o que fazem, certamente não vão deixar o Clube. Este é o princícipio de Conservação/Fidelização de Associados no Clube.

O que você acha desta experiência que estamos colocando em prática?

Outro princípio que estamos colocando em prática é deixar o clube em SINTONIA com as expectativas dos voluntários de cada momento histórico.

Muitos clubes tem dificuldades de admissão de novos Associados, pelo simples fato de que os serviços oferecidos foram DETECTADOS há muito tempo e naquela ocasião havia SINTONIA entre o tipo de serviço ofertado x expectativa dos voluntários daquela época.

Mas se oferece aquele tipo de serviços para os voluntários de hoje, que sentem e tem necessidades para resolver PROBLEMAS ATUAIS, então eles não aceitam em ingressar num Clube desatualizado em termos de tipos de serviços ofertados.

Atualmente no Brasil vivem cerca de 80 milhões de pessoas, entre quem tem algum tipo de deficiência e Idosos, isto é, o público alvo, escolhido pela Comissão de Acessibilidade, representa cerca de 40% da população brasileira.

Desta forma, toda iniciativa que a Comissão de Acessibilidade tomar, certamente vai beneficiar elevado número de pessoas. Por isso estamos procurando atrair pessoas de diferentes especialidades para poder atender, cada vez mais, mais pessoas que necessitem de tecnologias assistivas.

E, para trabalhar neste tipo de projeto, não falta quem queira ingressar no Clube. Por isso, esta Diretoria organizou um ORGANOGRAMA do Serviço, onde em cada quadrícula tem o 'perfil de cada especialidade' e depois vamos à procura de pessoas para preencher aquelas vagas. Está dando certo. Este é o modelo que será apresentado no próximo Seminário para Formação de Dirigentes e Lideranças Leonísticas, em Porto Alegre.

Imagine, que cada novo serviço ATUAL que a sociedade que nos cerca espera que nós venhamos a adotar requer, no mínimo de 7 a 10 novos Associados Qualificados.

O DM LD possui cerca de 500 Clubes. Se por hipótese, cada Clube incorporar um novo serviço, issso significa que o DM LD poderá crescer, somente com a admissão de novos Associados Qualificados para esses serviços, de cerca de 3.500 a 5.000 novos Associados.

Se apenas 20% dos Clubes adotarem essa sugestão, isso já representará cerca de 700 a 1.000 novos associados.

Esta forma de trabalhar tem fundamentação no "Modelo de Pensamento ao Contrário", onde se recomenda, que não se deve gastar nossas ENERGIAS para discutir PROBLEMAS (onde todos ficam abatidos) mas sim, estabelecer METAS AUDACIOSAS e POSITIVAS e trabalhar, colocando em AÇÃO, fazendo ACONTECER.

As grandes metas fazem com que todos utilizem suas energias para criar estratégias capazes de atingí-las. O estado de espírito positivo conduz para atingimento de marcas antes inimagináveis.

Estou explicando isso, em função da constatação de que no mundo, com aproximadamente 46.500 Clubes existentes, após 12 meses de trabalhos, nós não somos capazes de ACRESCENTAR UM ÚNICO ASSOCIADO POSITIVO em relação ao primeiro dia do ano leonístico. isso vem acontecendo há muito tempo, senão vejamos:

30 DE JUNHO Associados no Mundo FUNDADORES Sem Fundadores
2.008 1.305.638 42.041 1.263.597
2.009 1.318.908 44.666 1.274.242
2.010 1.338.803 45.484 1.293.319
2.011 1.341.508 43.695 1.297.813
2.012 1.347.454 40.526 1.306.928
2.013 1.347.403 38.759 1.308.644
2.014 1.360.121 45.836 1.314.285

Com a criação de GMT em 2008 e consequente nascimento de Equipes de Extensão, em termos globais o número total de Associados vem crescendo moderadamente, graças a um maior número de novos Clubes fundados, mas se subtrairmos os Associados Fundadores que não estavam no primeiro dia do ano leonístico, então vemos que em nenhum ano pudemos acrescentar um único Associado nos Clubes existentes em 01 de Julho.

Daí a necessidade de ser CRIATIVO para atração de novos Associados.

E, essa ideia criativa é colocar o CLUBE em SINTONIA com os DESEJOS DOS ATUAIS VOLUNTÁRIOS. Para isso, o Clube tem que INTRODUZIR SERVIÇOS QUE VENHAM A RESOLVER OS PROBLEMAS VIVIDOS ATUALMENTE POR GRANDE NÚMERO DA POPULAÇÃO.


Se fizer isso, o CLUBE SERÁ DESEJADO por Voluntários. Aqui reside o segrego do sucesso.

Falando em sucesso, o conferencista Gilclér Regina diz: "O sucesso está na nossa capacidade de dar pronta resposta às necessidades do mundo que nos cerca".

Historicamente os Lions Clubes são muito lentos para captar as novas necessidades comunitárias e sua transformação em Oferta de Serviços capazes de solucioná-las, então decorre daí a dificuldade de atração de novos voluntários qualificados.

Adotando este modelo, veja o que conseguimos construir até agora, na Comissão de Acessibilidade, com atração de pessoas qualificadas em diversas especialidades, que está servindo de exemplo:

COMPONENTES DA COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE

  1. Coordenadora: CaL Leomar Marchesini Zuraviski - Coordenadora do SIANEE-Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, da UNINTER;

  2. Área de Deficiência Visual: CL João Carlos Cascaes - Ex-Presidente da COPEL, profundo conhecedor de problemas de pessoas que tem deficiência visual, com experiência própria com um de seus filhos;

  3. Educação para Deficientes: CaL Denize Carneiro de Campos - Chefe de Gabinete do Reitor e Coordenadora de Avaliação Institucional da UNINTER;

  4. Mobilidade Urbana: Colaborador Arquiteto Ricardo Tempel Mesquita - Especialista em mobilidade urbana e conselheiro do CREA-PR, foi usuário de cadeira de rodas por seis anos, em decorrência de acidente de trânsito;

  5. Política para Idosos: CL João Dario de Oliveira - Advogado e Presidente do Instituto Amigos do Idoso;

  6. Projetos para Captação de Recursos: CaL Adenir Fonseca dos Santos - Ex-Diretora da FAS, Presidente do Instituto Wilson Pickler de Responsabilidade Social;

  7. Políticas Públicas: CL Irajá de Brito Vaz - Administrador de Empresa, primeiro Secretário Municipal de Desenvolvimento de Pessoas com Deficiência de Curitiba e atual Diretor do Hospital da Associação Paranaense de Excepcionais;

  8. Saúde Pública para PcD: candidato Ricardo Vilarinho - Empresário de Informática (Hardware), Membro do Conselho Municipal da Saúde de Curitiba; Suplentes de Conselheiros de; a) - Conselho Estadual de Assistência Social e b) - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência;

  9. Produto Orientado para Tecnologia Assistiva: candidata Maria Lúcia Miyake Okumura - Pesquisadora, Integrande do Grupo de Pesquisa de POTA-Produto Orientado para Tecnologia Assistiva, da PUC/PR;

  10. Desenvolvimento de Software para PcD: candidato Alexandre Henzen - Integrande do projeto ETM-Software Assistivo para Portadores de Necessidades Especiais. É um aplicativo - software de apoio mais sensores para acesso ao computador para pessoas que tem dificuldade motora de utilizar o teclado e o mouse.

Na reunião do dia 08.04.2015, a Comissão de Acessibilidade aprovou o desenvolvimento e implementação de seguintes projetos:

  1. Construção do primeiro Parquinho para Pessocas com Deficiência, em Curitiba;

  2. Construção de SAFARI DOS SENTIDOS, no interior do Passeio Público, com centenas de animais empalhados, para que as pessoas cegas possam também sentir como são eles;

  3. Rota Acessível, na Rua do Rosário, entre a Travessa Nestor de Castro e Igreja da Ordem, com a substituição de atuais calçadas onde existem até degraus, para aquisição de experiência e mudança de mentalidade de todos os atores envolvidos.

Depois a idéia é fazer ligações de principais equipamentos urbanos de Curitiba, como entre os hospitais, igrejas, repartições públicas, praças, etc, numa extensão da aproximadamente 60 quilômetros. Tudo em parceria com os Poderes Públicos, Patrocinadores e Voluntários.

Quantas pessoas serão beneficiadas com a execução deste tipo de serviços?

Na medida em que sentirmos a falta de outras especialidades específicas, vamos procurar atrair pessoas detentoras dessas habilidades para o nosso Clube, tornando cada vez mais abrangente os serviços colocados à disposição de PcD ou Idosos e público de modo geral que também serão beneficiados.

Quando os propósitos de serviços atendem para solucionar problemas atuais, então não há dificuldade para atração de voluntários qualificados, porque estamos em SINTONIA com as expectativas deles.

Esta experiência está sendo ótima, vamos prosseguir neste modelo até que encontremos um outro melhor.

Vamos ir trocando ideias sobre este tipo de ação? Suas análises e considerações serão valiosas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos métodos de trabalhos.

Se nós não fizermos este tipo de desenvolvimento de trabalho, quem fará?

Agora, cabe ao Diretor de Conservação ou de Fidelização procurar alocar cada Associado(a) num tipo de Serviço que seja mais adequado para o perfil de cada um.

Temos muito o que fazer, para melhorar o desempenho geral do Clube.

Estamos dando os primeiros passos numa era de mudanças rápidas de tudo neste século XXI.

Mas, no Lions tudo podemos fazer, desde que não estejam proibidos. Aí reside a grande oportunidade para podermos desenvolver novas ideias e colocá-las em prática.

Somente a AÇÃO modifica alguma coisa.

Querer é fazer acontecer!

Abraços

PMJF PDG CL Tosihiro Ida
Diretor de Associados