Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe

2014 2015

FÓRUM ESTADUAL “PARANÁ PELA VIDA”

CAMPANHA ESTADUAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

24 DE SETEMBRO DE 2014

Lions Clubes do Distrito LD-1

PROMOÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ -SESA/PR

REALIZAÇÃO

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES -CET/PR

CANAL DA MÚSICA
(Rua: Júlio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – Paraná)

PROGRAMAÇÃO

9 horas - Abertura Solene com Lançamento da Campanha Institucional “Doação de Órgãos. Fale sobre isso” e do Selo “Qualidade em Transplantes no Paraná” e homenagem aos parceiros da Central Estadual de Transplantes -CET/PR.

10h15’  Coffee break.

10h45’ – Mesa Redonda: Os sistemas nacional e estadual de transplantes: avanços e desafios. Coordenação: Adriano Massuda - Secretario Municipal da Saúde de Curitiba. Expositores: Heder Murari Borba - Coordenador-geral do SNT/MS e Arlene Badoch - Coordenadora das Políticas Estaduais de Transplantes e da CET/PR.

12 horas – Almoço.

14 horas - Mesa Redonda: Como aumentar a captação de órgãos no Paraná? Coordenação: Juliana Ribeiro Giugni – CET/PR. Expositoras: Edi Glaucia Repula – CET/PR e coordenadoras das COPOTT: Ogle Beatriz Bacchi de Souza (Londrina), Rosiméri de Lima Tomé (Cascavel) e Gislaine Fusco Duarte (Maringá).

Apresentação das crianças da Escola de Música Lions (Canto Coral e Violino)

15 horas – Mesa Redonda: Acesso, estratégias para a qualificação e atuação da vigilância sanitária junto aos serviços transplantadores. Coordenação: Arlene Badoch. Expositoras: Vera Maria de Cassia Yazbek Makiolka - CET/PR, Olga Regina Cotovicz de Castro Deus - Chefe do Departamento de Urgência e Emergência da SESA-PR e Paulo Costa Santana – Diretor do Centro de Vigilância Sanitária –CEVS/SVS/SESA-PR.

16h30’ – Painel: Determinação de Morte Encefálica (ME) e manutenção do doador. Coordenação: Mauricio Marcondes Ribas - Presidente do CRM/PR. Expositores: Carlos Eduardo Silvado – UFPR e CRM/CFM e Luana Alves Tannous -CET/PR e SOTIPA.

17h30' - Encerramento.

Saiba mais sobre as Ações que serão desenvolvidas pelo clube