Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe

         
 

 

Welcome to
"Bem-vindo ao"

 

Lions Clube Curitiba Batel

 

Registro 016.712 -  Distrito LD-1 - Divisão A/2

Fundado em 08 de Outubro de 1959

Carta Constitutiva: 18 Novembro de 1959

 

CNPJ/MF 04.649.691/0001-00

ADOTE UM ALUNO DA ESCOLA DE MÚSICA LIONS - clique aqui

 


NOTÍCIAS DO CLUBE

 

Nosso Lions Clube

 

Arquivos Internos

 

 

Estatuto do
Lions Clube
Curitiba Batel

 

 

Batel no FB 

 

Batel na mídia
social eletrônica

Bloggs

 

 

Composição Diretoria
2014 / 2015:

 

 

História de
nossa fundação

 

 


Fotos de Lions

 

 

Galeria dos
Presidentes

 

 

WebGrupo Yahoo dos Associados

 

 

Área restrita
aos Associados

 

 

 

 

 

Conheça:

 

 

Conheça o projeto da

 

Orquestra Filarmônica Lions

 

Agenda LCCB AL 2014/2015 – 1º semestre/2015

Data Dia semana RA ou Assembleia Local Horário
24/02/2015 quarta-feira R.A. Empresa Contardi 19h
18/03/2015 quinta-feira Assembleia - Eleição SENAC 19h30
09/04/2015 quarta-feira RA Empresa Contardi 19h
17/04/2015 quinta-feira R.A. AIRUMÃ 18h
07/05/2015 quinta-feira R.A. Empresa Contardi 19h
15/07/2015 sexta-feira R.A fundação LC Empresa Contardi 19h
10/06/2015 quinta-feira Assembleia com novo clube SENAC 19h30m
25/06/2015 quinta-feira RA Empresa Contardi 19h

?

  Posse conjunta    
 
 

VEJA AQUI COMO FOI O ANO LEONÍSTICO 2014 2015:

 
 

Veja aqui mapa

 
Balimentos

Banco de Alimentos Metropolitano de Curitiba - BAlimentos agora é realidade em Curitiba, em uma inédita parceria entre Rotary International e Lions Clubs International por meio dos respectivos Distritos 4730 e LD-1. A entidade foi fundada em 13/05/2015 e apresentada  dia 23/06/2015 em uma marcante solenidade na Fundação Unidade Rotária na capital, na presença do PDG Sidnei Aragon, de Porto Alegre, representando a Rede Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, à qual BAlimentos passa a fazer parte.

O Evento contou com a participação de inúmeros associados do Rotary e Lions Clubes e terá na direção o Rotariano Arlindo Venturim como Presidente Executivo e o Companheiro Leão Marco Tulio Vargas como Presidente do Conselho Deliberativo, além de inúmeros Leões e Rotarianos fundadores da entidade e membros do Primeiro Conselho Deliberativo e Primeira Diretoria.

www.balimentos.org.br

 
Fundação do Lions Clube Curitiba Sustentabilidade

Veja no site do Lions Clube Curitiba Sustentabilidade tudo sobre a fundação do mais novo Lions Clube de Curitiba

www.lions.org.br/clubes/curitibasustentabilidade

Assista ao discurso do Presidente CL Edson

Algumas Fotos do evento podem ser vistas em Fotos&Fotos

 
 
 
Utilidade Pública.

Nos informa o presidente do Lions Clube Curitiba Batel, CL Nilson Pegorini que esteve presente na Câmara de Vereadores de Curitiba, em companhia do PDG Tosihiro para acompanhar hoje, dia 05/05/2015, dia histórico para o clube, a apreciação do Projeto de Lei apresentado pela Vereadora Carla Pimentel, tratando do reconhecimento do Lions Clube Curitiba Batel como entidade de Utilidade Pública Municipal.

Foi o 6º projeto apreciado na ordem do dia.

O pronunciamento da Vereadora Carla Pimentel, com apartes dos Vereadores Paulo Salamuni, Chico do Uberada, Julieta Reis e outros, teve em torno de 30 minutos de duração, enaltecendo o Lions Clube, assim como outras Instituições que atuam pelo bem comum, o voluntariado e os nossos projetos.

A votação teve unanimidade de apoio dos vereadores.

Outros vereadores em pronunciamentos anteriores também nos saudaram, como foi o caso do Vereador Jorge Bernardi.

"O título, além do reconhecimento público, nos habilita a participarmos de editais e para o serviço de assistência social hoje tão regulamentado e exigente na sua legislação"afirma entusiasmado o Presidente Nilson.

 

 
Crescimento sustentável

PDG Tosihiro Ida, Diretor de Associados do clube, desenvolve trabalho explicando como transformar as atividades dos associados em algo atrativo de forma que todos acabam felizes e o clube cresce de forma contínua.

Para saber mais a respeito dessa importante contribuição, clique aqui.

 

 
Nota de Falecimento

Noticiamos, com pesar, o falecimento do Associado do Lions Clube Curitiba Batel MJF CL Marciano Parabockzy, após seis anos enfermo, viesse a falecer dia 28/04/2015. O sepultamento ocorreu dia 29 às 09h00m no Cemintério Municipal de Curitiba.

Dedicado, envolvido e fiel no cumprimento de suas responsabilidades mostrou ser um líder que conseguiu transmitir aos amigos a força da qualidade em tudo que fez.

Queremos externar a toda a sua família os mais sinceros votos de condolência e sentimento e que nosso Ser Supremo reconheça sua passagem terrena de bem e reserve-lhe uma posição de eterna gratidão.

 

 
Lions Clube Curitiba Sustentabilidade

O Lions CC Batel está empenhado na formação de um novo Lions Clube focado em ações sobre a sustentabilidade.

Clique aqui para conhecer os propósitos do novo
Lions Clube

No próximo dia 17/04/2015 (sexta-feira) às 18h00 haverá a primeira reunião preparatória para fundação do futuro LIONS CLUBE CURITIBA SUSTENTABILIDADE.

O local da reunião é na sede da AIRUMÃ Estação.

A AIRUMÃ é uma RPPNM-Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal.

Nessa Reserva será comemorado, no próximo dia 11/04/2015, a partir das 09h00 o 4o. aniversário de fundação da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM, com palestras e caminhadas pela área, culminando com o almoço "motiyori", isto é, cada um leva um prato e todos se servem.

A área, de propriedade da Dra. TEREZINHA VARESCHI, está localizada na Rua Fredolin Wolf, 3.539, atende por telefones 3016-93466 e 9610-5084.

Clique aqui para ver o mapa

Clique para abrir o site

E-mail: ariuma.estacaoambiental@gmail.com

www.facebook.com/ecoairuma

Atualmente Curitiba tem 15 RPPNMs, num total de 118000 m2, mas o Secretário Municipal de Meio Ambiente, RENATO LIMA, avalia que seria viável chegar a mais de 100.

Ao menos outros 15 proprietários buscaram a prefeitura interessados em iniciar o processo para criar reservas.

Para Renato Lima, a mudança na lei, aumenando a possibilidade de retorno financeiro é uma compensação justa para quem está abrindo mão de direitos individuais em favor dos interesses coletivos.

Até o início do ano, o benefício do POTENCIAL era concedido ao proprietário apenas UMA VEZ, na aprovação da reserva, agora a vantagem pode ser RENOVADA a CADA 15 anos.

Existem cerca de 1.000 áreas em Curitiba que teriam condições de serem transformadas em Reservas.

O novo Lions Clube pretende reunir os idealistas em termos de SUSTENTABILIDADE, podendo se candidatuar, entre outras, pessoas ligadas a empresas ou entidades que possuem trabalho dessa área.

A fundação do LIONS CLUBE CURITIBA SUSTENTABILIDADE, cuja assembleia de instalação está programada para o dia 14/05/2015, data essa coincidente com a próxima Assembleia Geral Festiva do Lions Clube Curitiba Batel.

 
Emitida carta-convite para associados do Lions Clube Curitiba Batel atenderem, conforme recomendado pelo Distrito LD-1, ao convite para associar-se ao Banco de Alimentos Metropolitano de Curitiba -  BAlimentos.

Os associados do clube devem se associar a essa nova organização como FUNDADORES, categoria que trará representatividade aos Lions Clubes na gerência da nova entidade.

Os associados são pessoas físicas ou jurídicas e terão obrigações nas assembleias gerais e direito a voto nas decisões a serem tomadas.

A associação é totalmente gratuita e as atividades a serem desenvolvidas como associados não terão qualquer remuneração.

Veja aqui o inteiro teor da carta convite

O site da nova entidade pode ser visitado em:

www.balimentos.org.br

 

Comissão de Acessibilidade se reune

Realizada em 08/04/2015 a 3a reunião da Comissão de Acessibilidade, com importantes decisões tomadas.

Lions Clube Curitiba Batela acredita na equipe que fará a diferença na sociedade Curitibana, graças à força de coesão e prestígio que um LIons Clube possui.

"A partir de Curitiba poderemos irradiar boas iniciativas inclusivas para o resto do mundo. Vamos pensar GRANDE e fazer GRANDE!" I afirma CL Tosihiro Ida, um dos integrantes da reunião.

 

Chá-Bingo Batel.

Venha se divertir conosco e ajude a Escola de Música Lions.

Não perca: dia 28/03/2015 em Curitiba.

As Companheiras e Domadoras do Lions Clube Curitiba Batel esperam por você e suas amigas.

 

 
Diretoria Eleita 2015 2016

Nesta quarta feira, dia 18/03/2015, em Assembleia Geral, foi eleita a nova diretoria do Lions Clube Curitiba Batel para comandar os destinos do clube no ano 2015 2016 que se inicia em 01/06/2015.

O casal presidente eleito, CL Eliel Pereira Diniz e DM Maysa Facci Diniz, ingressaram no clube em 2013, com tempo anterior de leonismo no norte do estado do Paraná, jornalista, editor do Bateleão e empresário.

A Chapa Batel2015 foi eleita com 100% dos votos dos associados presentes à concorrida assembleia e ficou assim composta a:

Diretoria Executiva Eleita

Presidente Eleito

CL Eliel Pereira Diniz

1º. Secretário Eleito

MJF PCC CL Claudio Miessa Rigo

1º. Tesoureiro Eleito

MJF CL João Silva dos Santos

Diretor de Associados Eleito

MJF PDG CL Tosihiro Ida

Os demais membros que compõe a Diretoria Colegiada pode ser vista clicando-se aqui.

Fotos & Fotos do evento pode ser vista aqui

 
Posse de novos Companheiros

Durante a mesma assembleia de eleições tomaram posse, em um ambiente festivo e de muita alegria, novos companheiros que farão seu trabalho voluntário no Lions Clube Curitiba Batel.

Integram agora o clube o casal CaL Maria N Suzuki e CL Keiti Suzuki e as ex-domadoras, agora companheiras, CaL Diana Gurgel Pegorini e CaL Anuncia Frutos de Melo, esposas respectivas dos atuais presidente CL Nilson e tesoureiro CL Carlos Eugenio.

A CaL Liu Rigo é a madrinha das três novas companheiras e o CL Tosihiro padrinho do novo associado.

A nova MJF CaL Anuncia recebeu ainda das mãos do Presidente CL Nilson a placa alusiva ao título de Companheira Melvin Jones por ter contribuido com a Fundação Internacional de Lions Clubes.

 

Assembleia de Eleições

A Comissão Eleitoral formada por CL Tosihiro, CL João Santos e CL Carlos Eugenio, criada conforme determina o estatuto do clube, recebeu a inscrição da Chapa Batel_15 para concorrer às eleições para a Diretoria do Lions Clube Curitiba Batel período 2015 2016, no próximo dia 18 de março de 2014, conforme convocação e convite expedido pelo Presidente, CL Nilson Pegorini transcrito abaixo:

Concorre, pela Chapa Batel_15 na Diretoria Executiva do clube o CL Eliel Pereira Diniz para Presidente 2015 2016, MJF PCC CL Claudio Miessa Rigo, para Secretário, MJF CL João Silva dos Santos, para Tesoureiro e MJF PDG CL Tosihiro Ida para Diretor de Associados. A diretoria colegiada, integrada pelos associados nominados, está composta por outros 22 associados que formam a Chapa Batel_15.

Veja aqui a composição completa da chapa Batel_15

 
Trote solidário da UFPR

26/02/2015: Centenas de calouros de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal do Paraná recuperaram a pintura da Escola Municipal Adriano Gustavo Carlos Robine, na Fazendinha, em Curitiba. A iniciativa motiva os novos acadêmicos e os conscientiza da importância dessa contribuição para a sociedade.

O trote diferente , que existe dessa forma desde 2066, foi possível graças ao entrosamento do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná ter feito parceria com o Projeto Comunidade Escola de Curitiba, ao qual o Lions Clube Curitiba Batel deu todo seu apoio e buscou, entre empresas ligadas aos seus associados, uma forma de ajudar, tendo conseguido o patrocínio para aquisição de materiais usados na ação, como a camiseta usada pelos calouros durante o trabalho de limpeza e pintura da escola.

Participaram do projeto, além da Comunidade Escola de Curitiba e o Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná, a UniveB, SulCenter Moda, Rotary Clube Rebouças, empresas e parceiros locais e integrantes da escola, todos numa demonstração de alto espírito cívico.

Veja mais fotos da ação aqui.

 
Convocação RA 24/02:

Convoco os CCLL e CasL membros da Diretoria Colegiada e todos os demais membros do Lions Clube Curitiba Batel que queiram participar da Reunião Administrativa, que será realizada no próximo dia 24/02/2015, às 19h00.

Local: Salão de Festas da Empresa do CL Pedro de Paula Neto, sito Rua Dias da Rocha Filho, nº 721 – fundos.

Pauta da Reunião:

  1. Acolhida;

  2. Projeto Liberdade em Ação – Vila Liberdade;

  3. Proposta da Campanha do Cartaz da Paz/2015;

  4. Composição de Comissão Eleição nova Diretoria AL 2015/2016;

  5. Plano de Ação Comissão Paraná Sem Corrupção – CL João Batista;

  6. Plano de Ação Comissão de Acessibilidade – CaL Leomar;

  7. Proposta de Trabalho/Planejamento Escola de Música Lions 2015;

  8. Criação do setor esportivo do Clube - CL Bormann;

  9. Declaração IR Receita Federal/2015;

  10. Projeto Pequeno Cotolengo – Fundação Internacional;

  11. Banco de Alimentos;

  12. Próxima Assembleia – 18/03 – SENAC;

  13. Apoio ao Trote Solidário;

  14. Outros assuntos

 
Escola de Música Lions 2015

A diretoria do Lions Clube Curitiba Batel esteve presente na Reunião de Coordenação da Escola de Música Lions realizada no último dia 10/02 nas depedeências da Escola Municipal Rachel Maeder, no Bairro Uberaba tratando do planejamento de açoes para o ano letivo de 2.015.

A reunião com representantes das duas escolas municipais parceiras do projeto, professores e professoaras da Escola traçou o planejamento para o ano, confirmando a realização de duas turmas de canto coral e duas turmas de violino.

Foi feita também a análise da pesquisa de satisfação dos pais referente ao ano passado e ajustada as novas ações com tais considerações.

A memória da reunião está publicada no site da Escola de Musica Lions e pode ser visitada clicando-se aqui.

 
Encerramento da Escola de Música Lions

Aconteceu dias 11 e 12 de dezembro/2014. Veja as fotos clicando na seguinte:

 

 
Dia do Voluntário

No Dia do Voluntariado, 05/12/2014, o Lions Clube Curitiba Batel promoveu em parcerias com a COPEL e Comunidade Escola de Curitiba mais um MUTIRÃO DE PLANTIO DE ÁRVORES em escolas da rede municipal de ensino.

O lançamento ocorreu na Escola Municipal Durival Britto e Silva, com plantio simultâneo nas Escolas Municipais Donatilla Caron dos Anjos e Irati, no bairro de Vilas Oficinas em Curitiba PR, tudo muito bem organizado pela eficiente parceria com a Comunidade Escola de Curitiba.

Para o evento foram convidados Pais, Alunos, Familiares, Amigos e Vizinhança em torno das Escolas participantes.

Foram plantadas 300 mudas de árvores frutíferas e nativas fornecidas pela COPEL, que "demonstrou ser uma grande parceira. Além de nos fornecer as mudas de árvores, deixando-as no local com antecedência, no ato do plantio estiveram conosco dois representantes que atuam na área de sustentabilidade ambiental para ajudar no plantio", afirmou o Presidente do LCC Batel, CL Nilson Pegorini e complementou: "...levando consigo recursos arrecadados entre os colaboradores da empresa para o Natal às crianças da Escola de Música Lions" e finalizou "somos muito gratos aos colaboradores e voluntários da COPEL".

 
MACARRONADA DO BATEL

A tradicional Macarronada Beneficente do Batel, em sua 19a. edição, aconteceu em  29/11/2014 no Clube Literário do Portão.

Bingos e Brindes foram sorteados entre os participantes.

Veja fotos do evento aqui, em Fotos & Fotos.

 
 

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

Dia 12/11/2014, quarta-feira aconteceu uma apresentação especial para o lançamento do CD “Ponteios”, com músicas compostas pelo paranaense Rogério Krieger, maestro da Orquestra Filarmônica Lions e Professor da Escola de Múysica Lions.

O evento foi no Teatro Crystal Palace, às 20h30, na Rua Quintino Bocaiúva, 15, em Londrina/PR.

O concerto faz parte do calendário da 5ª Mostra de Música de Câmara que tem o Patrocínio da Copel, Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio do Ministério da Cultura.

O disco lançado é a primeira gravação completa das obras para cordas do compositor paranaense.


 

Festiva de 55 anos

Os 55 anos de aniversário do LCC Batel foram comemorados em grande estilo, no último dia 26/11, tendo sido homenageado o PDG e CL Mário de Mari, integrante do Lions Clube Curitiba Centro, clube padrinho do Batel e que assinou, como secretário de seu clube na época de fundação, o requerimento de constituição de mais um Lions Clube em Curitiba.

O evento contou ainda com a presença da Governadora CaL Mônica que deu posse a mais dois novos companheiros que passaram a integrar o clube, CL Gilson Santos Ortiz e CL CL José Gilberto Tissei.

Algumas fotos do evento podem se vistas em Fotos & Fotos.


Campanha Doação de Órgãos e Tecidos

Lions Clube Curitiba Batel define um rol de ações que serão desenvolvidas pelo clube na Campanha de conscientização para doação de órgãos e tecidos.

A Campanha, de suma importância, deve levar à população brasileira e paranaense que a doação de órgãos deve ser conversada em família e entre os amigos para que cada um saiba a opinião do outro sobre esse assunto. Potencialmente todo ser que venha a falecer pode ser um doador de seus órgãos mas, para que isso realmente venha a acontecer, médicos e hospitais só o farão com autorização dos responsáveis e/ou familiares.

As Ações que serão desenvolvidas pelo Lions Clube Curitiba Batel estão detalhadas aqui. Saiba mais a respeito.

 


Objetivos da Governadoria 2014 2015

Lions Clube Curitiba Batel estabelece suas metas para cumprimento dos objetivos da governadoria do Distrito LD-1 previstos no PLANO DE METAS do LD-1.

Conheça aqui como será a participação do LCC Batel


Mutirão da Saúde

Os Lions clubes de Curitiba, inclusive o Lions Clube Curitiba Batel, estão se revezando para atender a população com informações sobre saúde, doação de órgãos e exames de sangue na Boca Maldita de Curitiba, Praça Ozório. O evento do dia 28/10/2014, organizado pelas Divisões A-1 e A-2 de Curitiba, pretende levar à população conhecimentos sobre o cuidado com a saúde.


Relatório de atividades

Lions Clube Curitiba Batel disponibiliza seu Relatório de Atividades 2014, que cobre as realizações do clube até o início deste ano de 2014. O relatório foi feito para mostra aos possíveis parceiros do clube o envolvimento do clube com a comunidade atendida. O clube procura obter sua indicação como entidade de utilidade pública minicipal e o retatório foi uma das exigências do poder concedente.

Receba aqui o relatório em PDF


Campanha "Doação de Órgãos. Fale sobre Isso."

24/09/2014: - Presidente do Lions Clube Curitiba Batel, CL Nilson Pegorini recebe o selo de parceiro da campanha 'Doação de Órgãos - Fale sobre Isso', o que deixa esse Lions Clube muito feliz por ter concretizado seu sonho de incentivar a doação de órgãos, tornando realidade projeto desenvolvido pelo CL Fernando Misato, apoiado pelo clube e pelo Distrito LD-1 que apresentou o mesmo, em julho de 2014, à Associação Internacional de Lions Clubes durante a posse da Governadora DG CaL Mônica L. Bessa, durante a convenção internacional em Toronto no Canadá.

A entrega do selo ocorreu durante o Fórum Estadual 'Paraná Pela Vida', realizado em 24/09/2014 no Canal da Música em Curitiba, com a presença do Governador do Estado do Paraná em exercício, Flávio Arns, Secretário da Saúde também em exercício e diversas e importantes autoridades do Estado do Paraná e profissionais ligados à área de saúde que, a partir de agora, será parte integrante do site do clube.

Veja aqui como foi a programação completa do Fórum.

Outras fotos do evento podem ser apreciadas aqui.

Os alunos da Escola de Música Lions, de canto coral e violino das escolas Maria Marli Piovezan e Raquel Mader também se apresentaram durante o evento mostrando um pouco de música em pról da vida.


 Eventos realizados:

Clique para saber mais:

        


DOE CALOR

O Leo Clube de Curitiba - Batel , em apoio à FAS (Fundação de Ação Social), faz uma grande convocação a todos que querem se unir por meio da solidariedade!!

PARTICIPE. Veja como aqui


Ensino de LIBRAS

07/07/2014: - Lions Clube Curitiba Batel está engajado em uma fantástica campanha para promover a inclusão social a pessoas com deficiência auditiva.

 

Trata-se da inclusão na grade do curriculum escolar do ensino fundamental e médio, o ensino de LIBRAS.

 

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRAS é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Esta lei foi regulamentada pelo decreto nr. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

 

Apesar de estar na lei há mais de uma década, o ensino dessa língua não existe de forma sistemática, dificultando a comunicação dos brasileiros com seus conterrâneos deficientes auditivos.

 

A comunicação por sinais é vastamente utilizada entre os deficientes mas é praticamente desconhecida entre os demais. 

 

Dai vem a questão: "A inclusão social deve ser feita nos dois sentidos. Não é só a pessoa com deficiência sendo obrigada a se adaptar ao mundo das pessoas que tenham um exercício pleno de suas habilidades. Tem que acontecer o inverso e tais pessoas devem também aprender a se comunicar com o deficiente", afirma João Carlos Cascaes, um dos idealizadores da Campanha.

 

A Campanha, nesta fase inicial, lança uma petição a ser entregue aos Senadores, Deputados, Ministros e Presidência do Brasil, para haver uma mobilização nacional para dar treinamento de LIBRAS na rede de ensino, como é feito com o aprendizado de línguas como inglês, espanhol e outras. Com isso em um futuro próximo mais pessoas poderão se comunicar com um universo cada vez maior de deficientes auditivos, dando-lhes a chance de inclusão real.

 

Você pode auxiliar assinando agora mesmo a petição a ser entregue ao legislativo e executivo do Brasil.

 

Veja aqui como dar seu apoio


Falecimento de CL Joviano Nóbrega

Faleceu em 03/07/2014 o Companheiro Joviano Nóbrega em Curitiba, após demorada luta contra um câncer.

CL Joviano ingressou no Lions Clube Curitiba Batel em 1997, tendo ocupado cargos de Secretário, Tesoureiro, Conselho Fiscal e 1º. Vice Presidente do clube desde o início dos anos 2000 até 2008. Em 2007 faleceu sua querida esposa DM Neuza, casal que esteve sempre junto nos encontros e atividades leonísticas.

O Economista Joviano Nóbrega nos deixa com muitas saudades.

Seu sepultamento foi no dia 04/07 no Cemitério Memorial da Vida, próximo ao Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais.


Vila Liberdade

Home Club of
"Patrocinador do"

LINNETBR.gif (2799 bytes)

Visite o Domínio dos

Lions Clubes no Brasil


Conheça Curitiba / Paraná / Brasil pelo site oficial da Prefeitura Municipal:

 

Visualizações desde 28/11/2014:

 

 

.