V Convenção do Distrito Múltiplo LD em Torres-RS

A cidade gaúcha de Torres será palco da V Convenção do Distrito Múltiplo LD, que reúne clubes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os CCLL, CaLL e DDMM do Lions Clube de Torres estão preparando os últimos retoques para que o encontro seja coroado de êxito e os convencionais tenham uma ótima acolhida por parte dos gaúchos que preservam suas tradições e o bem receber dos pampas, que com o culto ao chimarrão e ao churrasco, por certo, marcará a história do leonismo do Sul do Brasil.

Para que todos tenham uma idéia e conheça uma pequena parte da história da cidade que será sede do evento, transcrevemos abaixo, alguns dados de Torres.

O município possui o nome de Torres devido à existência de três grandes rochedos que se estendem à Beira-Mar, conhecidos como Torre Norte (Morro do Farol); Torre Centro (Morro das Furnas) e Torre Sul (junto a Praia da Guarita).

A cidade é um dos núcleos mais antigos do Estado Gaúcho, era utilizado pelos índios carijós de Santa Catarina e arachanes do Rio Grande do Sul, que em seu comércio de trocas usavam uma picada, costeando os banhados dos sopés internos das Torres, começando na Praia Grande e indo até Itapeva.

Em 1500, estas trilhas, abertas em meio a matagais começaram a ser usadas também por paulistas, compradores de índios, que os levavam a São Paulo como escravos. Desaparecidos os índios mantiveram-se os caminhos. Era o elo principal entre o resto do Brasil e os núcleos avançados do povoamento português, na Colônia do Sacramento (1679) e no presídio de Rio Grande(1737). Os habitantes primitivos que viviam na Região Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina), quando ocorreu à chegada dos portugueses eram índios carijós, minuanos e arachanes. Entre os anos de 1600 e 1640, estima-se que viviam no sul do país, cerca de quinhentos mil índios, que aos poucos foram desaparecendo por causa das doenças, escravidão e batalhas. Os Carijós eram dóceis e interesseiros, por este motivo houve um comércio muito grande entre paulistas que viviam no sul em buscas de escravos, e os caciques. Entre os índios, os negociantes que ficaram famosos foram o cacique Tubarão que deu origem à cidade de Tubarão(SC) e o cacique Maracanã. Aos poucos, a região foi ficando despovoada de índios, sabe-se que, por volta de 1700, quando os lagunenses desceram pelo litoral, quase não encontraram índios. In Prefeitura Municipal de Torres.

Programação da Convenção de 09 a 15 de Maio

[Veja a programação completa do Seminário aqui]

Dentro da programação da V Convenção será realizado

• o seminário e reunião do CG,
  • abertura do seminário de Governadores eleitos,
  • apresentação dos futuros governadores.
  • Palestra do Governador Luiz Henrique da Silveira,de Santa Catarina, coquetel de abertura.
  • Reunião do CG e aulas do seminário, jantar da AGDL,
  • abertura da V convenção do Distrito Múltiplo,
  • palestra com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto,
  • inscrições e credenciamento,
  • plenária,
  • palestra oficial,
  • fórum leonístico,
  • palestra com o ministro da Educação Tarso Genro,
  • desfile leonístico,
  • eleições e
  • entrega de prêmios.

Os custos serão de

• R$ 12,00 (coquetel);
  • R$ 30,00 (jantar) e
  • R$ 18,00 (inscrição) ou
  • R$ 50,00 por pessoa o kit completo.

Maiores informações pelo telefone (051) 664-3060 em Torres ou no site da convenção

Torres - Capital do Movimento Leonístico do Distrito Múltiplo LD