V Convenção do Distrito Múltiplo LD em Torres-RS

CONVENÇÃO DE TORRES EM MAIO

Aproxima-se a data da tão esperada 5ª Convenção do Distrito Múltiplo L-D. Será realizada na cidade de Torres e congregará os Clubes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reunidos em 9 Distritos, respectivamente com 2, 3 e 4 em cada um dos Estados.

É uma oportunidade anual na qual os Governadores e os ‘Leões” se reúnem para traçar estratégias comuns, corrigir rumos e aperfeiçoar as ações do Movimento.

A par disso, há um sadio congraçamento. Pessoas travam novos conhecimentos, revêem velhos ou recentes companheiros(as) e passam muitas horas agradáveis juntas.

O local escolhido é muito agradável. A cidade de Torres tem uma natural vocação turística, com boa rede hoteleira. Os hotéis farão descontos para os convencionais. Há dois anos foi realizada em Torres a Convenção do Distrito LD-3, a qual foi um estrondoso sucesso. Neste nano ela será realizada não mais na Sociedade de Amigos da Praia de Torres (SAPT), mas sim na ULBRA (Universidade Luterana), na entrada da cidade, com dependências bem mais apropriadas.

Haverão muitos concursos, tais como; no desfile, a delegação mais numerosa, a mais animada, a de melhor apresentação, a de melhor fanfarra, a de melhor alegoria, a de uniforme mais bonito; melhor flâmula, mewlhor faixa, melhor boletim, delegação mais numerosa, delegação mais distante, melhor divulgação na imprensa, etc.

Na quinta-feira à noite, 13 de maio, está programada uma fala do Governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. A presença do mesmo deverá significar um maior envolvimento do Poder Público com o Lions na realização de trabalhos voluntários  em parceria.

Há um diferencial que não tem chamado a atenção das pessoas, mas que, através deste boletim estamos noticiando: são os painéis para grupos limitados de Companheiros, que serão realizados em oito salas, simultaneamente, na sexta-feira à tarde e no sábado pela manhã. São 16 temas, cada um deles com um(a) coordenador(a) e debatedores. Ao final será elaborada uma ata ou relatório, para que todos possam tomar conhecimento. Os temas estão divulgados em anexo.

Por tudo isso e muito mais, esta Convenção tem atrativos muito fortes. Por isso, companheiros(as), organizem-se e façam suas reservas e planos de deslocamento.

Temas para debate em pequenas salas:

O grande diferencial da Convenção de Torres

É de observação corrente que normalmente em um reunião Distrital há um grande número de ouvintes e um palestrante, que não raro usa mais de uma hora para expor suas idéias, muitas vezes acompanhado de projeção em sala escura, muitas vezes após o almoço. O público não consegue opinar, então se distrai, dorme ou começa a conversar com os que estão sentados em sua volta.

Se a organização do evento tiver a inteligência de fazer discussões em salas pequenas, com temas específicos previamente conhecidos, assim as pessoas vão debater os assuntos que lhe agradam. O Diretor desta convenção, Companheiro Gibraltar Vidal (o mesmo da vitoriosa Convenção Distrital realizada em 2002 em Torres), conseguiu convencer os 9 Governadores de Distrito a que lhe permitissem incluir os painéis. Assim, associados comuns e às vezes com poucos meses no Movimento não se sentirão inibidos de perguntarem ou de expor suas opiniões.

Os temas são os seguintes:

Sexta-feira, 14 de maio, das 15__ às _17_ horas:

1.   Retenção, admissão e readmissão de sócios.  Como?

2.   Lions - Importância das parcerias nos serviços à comunidade. Recomendações.

3.   Lions – Crescimento e renovação. O que mudar?

4.   A comunicação no Lions – é Possível?

5.   Planejamento, estratégia e ações – Há continuidade de ações?

6.   Cargos e funções administrativas no Lions.

7.   Como iniciar um Núcleo de Lions? Funciona?

8.   Padronização de protocolo de Assembléias e Diretorias dos Clubes de Lions – Funciona?

Sábado, 15 de maio, das 10__ às 12__ horas:

1.      Lions Clubes: personalidade jurídica – CNPJ – sede própria, uniformes, cotas internacionais e distritais – Quanto sai para cada Leão (CaL) por mês ?

2.      LEO Clube. Por que não está crescendo?

3.      Treinamento para lideranças e para Diretoria de Clubes. É feito?

4.      Atividades permanentes e filantropia. Recomendações.

5.      Companheiros ou Amigos do Lions? Nos interessa.

6.      Companheiras ou Domadoras? Há conflito?

7.      Como envolver os poderes constituídos com o Lions?

8.      Projetos como integração comunitária. – Menores podem ser ajudados?

contribuição do texto por
Vitor Alfredo Stumpf [vitor42@cpovo.net ]