Distrito Múltiplo LD 13 e 14 setembro 2005

Distrito Múltiplo LD recebe Presidente Ashok Mehta

Veja o que foi noticiado na imprensa:

Presidente Ashok Mehta Visita Obras do Lions

Nos dias 13 e 14 do mês de setembro último, o Presidente CL Ashok Mehta da Associação Internacional de Lions Clubes, acompanhado da esposa CªL Kokila, visitou algumas obras do programa SightFirst sediadas no Distrito Múltiplo LD e que receberam apoio financeiro de Lions Clubs International Foundation – LCIF.

No Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, o Presidente Mehta recebeu do Diretor-Geral da Instituição, Dr. Leomar Bammann e do Dr. Flávio Romani, Diretor dos Serviços de Oftalmologia, completo relatório do cronograma da implantação das atividades.

Ainda em 2004, a LCIF contemplou o Hospital São Lucas com recursos de US$ 110 000 para aquisição de aparelhos em atenção ao projeto elaborado pelo CL Alexandre Tennenbaum.

O início das atividades está previsto para o mês de setembro, com a primeira cirurgia da catarata em paciente já selecionado.

O Presidente Mehta ao descerrar placa alusiva à sua visita salientou a parceria do Lions com o Hospital São Lucas, iniciativa que haverá de contribuir na redução da cegueira evitável e também reversível.

Pelo convênio, conforme informações do CL Alexandre Tennenbaum, o Distrito LD-2, poderá encaminhar até 40 pacientes de Porto Alegre, por mês, para cirurgias de catarata.

Banco de Olhos para Porto Alegre

O Presidente CL Ashok Mehta em seu pronunciamento durante Assembléia do dia 13 de setembro, em Porto Alegre, quando o Distrito Múltiplo LD o recepcionava, ofereceu recursos financeiros da LCIF para instalação de um Banco de Olhos, desde que houvesse cedência de espaço físico por hospital público.

Imediatamente, o Senhor José Fogaça, Prefeito de Porto Alegre que participava da Assembléia, aceitou a celebração da parceria, informando que determinará aos órgãos competentes a sua viabilização.

Hospital da Visão da Fundação do Distrito LD-2, de Novo Hamburgo

Em seu roteiro de visitas às obras da Associação Internacional de Lions Clubes, próprias ou em convênio com outras entidades e destinadas ao setor da visão, o Presidente CL Mehta também esteve no Hospital da Visão, em Novo Hamburgo, construído com recursos dos Clubes do Distrito LD-2 e administrado pela Fundação Lions Distrito LD-2.

Na aquisição de equipamentos e instrumentos houve a participação da LCIF no montante de US$75000.

Atualmente os serviços de oftalmologia são prestados pela DiagLaser – Centro de Diagnóstico e Tratamento Ocular – em convênio com a Fundação Lions Distrito LD-2.

Segundo informações do CL José Freitas Bello, Presidente da Fundação, o Hospital da Visão procedeu de janeiro a agosto do ano em curso, 50 830 atendimentos pelo SUS e através dos Clubes de Lions, sendo 31 077 consultas. Merece destaque especial as cirurgias de catarata num total de 675, sendo 385 de Facectomia c/lio e 290 de Facoemulsificação.

Da esquerda para direita: CªL Kokila, CªL Helena, CL Ashok Mehta e CL José Freitas Bello

Vista Geral do Hospital da Visão

Visão Para Todos

Além do Hospital da Visão da Fundação Lions do Distrito LD-2, do convênio com o Hospital São Lucas e a possível instalação do Banco de Olhos em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Distrito Múltiplo LD conta com mais duas unidades na preservação da visão:

Banco de Olhos do Lions Clube Caxias do Sul-São Pelegrino, fundado em 24 de julho de 1979 e presidido sempre pelo CL Dionysio Guido Giazzon. Já promoveu 330 transplantes de córneas com sucesso e centenas de cirurgias de cataratas. Atualmente atua em convênio com o Hospital Nossa Senhora da Pompéia, atendendo cerca de 100 pacientes carentes por mês.

Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto, da Fundação Hospitalar Oftalmológica Universidade Lions, de Passo Fundo, no Distrito LD-7. Conforme informações do Presidente CL Pe. Elydo Alcides Guareschi, o Hospital atende de 3 a 4 mil pacientes mês, na maioria carentes, pelo SUS ou convênios, em todos os setores da oftalmologia, contando com estrutura e equipamentos modernos.

Importação de Lentes Intra-Oculares

Na audiência que o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Senhor Germano Rigotto concedeu ao Presidente Internacional do Lions, CL Ashok Mehta, foram iniciadas as tratativas para a importação de lentes intra-oculares da Índia ao custo de dois dólares por unidade. As lentes serão utilizadas em pacientes de cirurgias de catarata.

Presidente Mehta Visitou Creches

Em Porto Alegre, a Creche mantida pelo Lions Porto Alegre-Centro, onde foi descerrada placa alusiva ao acontecimento.

Em Montenegro, a Creche José Flores Cruz, PDG 65-66, construída pelo Lions Clube Montenegro, num investimento de R$ 480 000,00 com descerramento da placa e inauguração de foto do homenageado.

Presidente Mehta descerrando placa na Creche José Flores Cruz.

Presidente Mehta e CªL Kokila visitando Creche José Flores Cruz.

Em Lajeado foi visitada uma unidade da SLAN Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados, atendendo 550 crianças, onde o Presidente CL Ashok Mehta, sua esposa CªL Kokila e comitiva foram recepcionados pelos LC Lajeado Centro e Florestal, pela Senhora Carmen Regina Pereira Cardoso, Prefeita de Lajeado, Professores e alunos. Na ocasião o Presidente Mehta fez a entrega à Diretora da Creche, Professora Lenira Muller Klein, de um cheque no valor de US$ 75 000, completando a participação da LCIF de US$ 225 000, destinados à edificação dos prédios.

Presidente Mehta entregando cheque de US$ 75.000 à Diretora Lenira Muller Klein, da SLAN.