PIL - Plano de Instruções Leonísticas

INSTRUÇÃO Nº 05 / MAR - 2007.

"COMO UM LIONS CLUBE PODERÁ ESTIMULAR O CIVISMO EM SUA COMUNIDADE?"

CL José Evane Dutra

Assessor de Instruções Leonísticas

DM-LD     2006/07

Um Clube de Lions pode por variadas formas estimular, em sua comunidade, o CIVISMO. Inicialmente desejamos ressaltar que, encontramos no CIVISMO, um dos mais férteis e agradáveis campo para o desenvolvimento de campanhas comunitárias. É no CIVISMO, quase sempre, que os Lions Clubes conseguem a sua mais destacada e marcante participação na Cidade ou Bairro onde atua, por ser a promoção cívica sempre muito bem aceita pela comunidade, mobilizando e sensibilizando de maneira expressiva um maior número de pessoas.

Face a esta boa aceitação que as campanhas cívicas proporcionam é que não devemos deixar de acionar com maior freqüência estas campanhas.

Para melhor facilitar a atuação no campo do CIVISMO, devem os Clubes de Lions, antes de tudo, através de suas "comissões de Civismo", elaborar o seu "Calendário Cívico".

Este calendário é fundametal como ponto de partida para o desenvolvimento de todas as campanhas cívicas. Nele deve constar, além das datas Cívicas Nacionais, as datas Estaduais e Municipais.

Dentre as inúmeras campanhas cívicas, que não devem ser esquecidas, e que geralmente se transformam em verdadeiras tradições, destacamos as seguintes : CONCENTRAÇÃO CÍVICA em praça pública, no dia da fundação da Cidade, ao lado do Monumento da Fundação ou ao lado do Busto ou Estátua do Fundador. CONCURSO de MONOGRAFIA para ressaltar feitos, fatos e Heróis Nacionais, Estaduais e Municipais. PESQUISA CÍVICA para levantamento de dados e particularidades relacionadas com a História da Cidade ou Bairro, com o seu povo, sua cultura e tradições.

Exemplos : Existe na Cidade algum Poeta, Escritor, Inventor, Artista ou Cientista ? O que representa um certo marco existente em uma determinada praça ? De quem é aquele Busto ou Estátua, encoberta por folhagens existente em um bairro distante ? Quais os filhos da Terra que tiveram participação destacada Nacionalmente ?

Com base nesta estrutura simples. o Clube de Lions poderá, tradicionalmente realizar ou promover Campanhas Cívicas durante todo o ano, marcando sua presença e atuação de maneira expressiva e incontestável junto a sua comunidade.

Lions Clube também é PRESENÇA. Se o Clube existe êle tem que aparecer. O CIVISMO É A PORTA ABERTA PARA A PRESENÇA COMUNITÁRIA.

COMPROVANTE de LEITURA

O Lions Clube __________________________________      declara que a Instrução Leonística entitulada : "COMO UM LIONS CLUBE PODERÁ ESTIMULAR O CIVISMO EM SUA COMUNIDADE?"

foi lida na reunião do Clube no dia _____ / ______ / _________ .

a) ___________________________________

Presidente do Clube

Obs.: Enviar este comprovante para:

CL José Evane Dutra

Rua Itupava, 631 - Apto 302     Alto da Rua XV