Segunda Reunião do Conselho de Governadores - AL 2006-2007

01 a 03 de março de 2007 - Florianópolis SC

Palestra do Diretor Internacional

ORADOR OFICIAL


 

[Veja o programa]

IMAGEM DO LIONS

 Fabrício Oliveira

Diretor Internacional

 

Para iniciar vamos esclarecer o que seja imagem, definida no Dicionário da Comunicação dos professores Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, como: “Conceito ou conjunto de opiniões subjetivas de um indivíduo do publico ou de um grupo social, a respeito de uma organização, de uma marca ou de uma instituição. A imagem é a representação mental, consciente ou não, formada a partir de vivências, lembranças e percepções passadas e passíveis de serem modificadas por novas experiências. As imagens afetam atitudes e opiniões de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, mas podem, também, ser influenciadas e modificadas por atitudes e opiniões”.   

 

Ou seja, a imagem de uma organização poderá influir de forma negativa ou positiva na decisão de qualquer pessoa quando convidada a se tornar associada ou até mesmo, para ser parceira em determinado projeto.

 

Precisamos ter em mente que a imagem do Lions é pública, de modo que os dirigentes em todos os níveis da organização saibam utilizar as ferramentas que estão ao seu alcance para divulgar, sobretudo, os programas desenvolvidos nas localidades que há um ou mais Clube de Lions.

 

A Associação Internacional de Lions Clubes a partir de sua diretoria com a percepção que lhe é peculiar tem investido proativamente em ações relacionadas com a melhoria de sua imagem. Todos os anos milhões de dólares são destinados aos Distritos Múltiplo e Subdistritos em forma de subsídios para que estes promovam as atividades do Lions ao redor do mundo.

 

O próprio Distrito Múltiplo LD já foi beneficiado com parte desses recursos. E nós acreditamos que obtiveram excelentes resultados com a iniciativa.

 

Além disso, a imagem do Lions faz parte de uma estratégia permanente da associação, daí nossa preocupação constante com o tema. Somos uma instituição global, a maior organização de clubes de serviço no mundo com 1.300.000 associados em 45.000 Lions Clubes distribuídos em 757 distritos presentes em 200 países.

 

No momento o site de Lions Internacional passa por reformulações para tornar-se mais leve e acessível sua leitura com uma linguagem simples, mas precisa e objetiva. Dispomos de uma revista denominada The Lion editada em mais de 20 idiomas para difundir nossas ações. Durante a próxima reunião da diretoria internacional, neste mês, em Santo Antonio, Texas nos Estados Unidos da América vamos participar de uma conferência por um período de quatro horas sobre o tema Imagem e a marca de Lions Clubes Internacional.

 

Todo esse zelo com a imagem do Lions demonstra o quanto é importante cuidarmos de nossa reputação, pois nós Leões somos a própria imagem do Lions. Vejam o que diz Mário Rosa autor do livro A Reputação na Velocidade do Pensamento: “Já houve um tempo em que a propaganda era a alma do negócio. A alma do negócio hoje é reputação. Porque não basta ser mais conhecido. É preciso ser reconhecido, respeitado, para inspirar confiança e assegurar uma escolha”.

 

O mesmo autor revela que: “Sete milhões de olhos é a estimativa de quantas câmeras de circuito fechado vigiam os espaços públicos no mundo. Na conta não estão incluídos os espaços privados. Só na Inglaterra, o país campeão  absoluto de vigilância, são 4,2 milhões de câmeras. Cada habitante de Londres é flagrado pelo menos 300 vezes por dia por esses artefatos. Um descuido, um erro, um equivoco e uma micro-câmera ou gravador escondido numa lapela, caneta ou mala, num telefone celular ou até num satélite capta indiscretamente aquilo que não se pode ou não se deve revelar. Reputações e marcas constituídas ao longo de anos ou décadas desabam em segundos, reduzindo a nada a credibilidade, a honra, a imagem de pessoas públicas ou privadas, empresas ou instituições. Não existe mais privacidade. Absolutamente ninguém está mais protegido.”

 

Dessa forma os cuidados devem ser redobrados com tudo que praticamos. A reputação está intrínseca com a imagem, mas estou convencido que as nossas atividades e ações voltadas para melhoria da condição de vida das pessoas e da própria comunidade nos remetem a imagem de uma instituição que há mais de oito décadas trabalha para evitar a cegueira em milhões de pessoas, desde o ano de 1925 quando Hellen Keller desafiou os Leões na nona Convenção Internacional a serem os paladinos dos cegos.

 

Mesmo com o amadorismo que os clubes e distritos lidam com a mídia, salvo raras exceções, tendo em vista que bons projetos são desenvolvidos na base pelos clubes, muitos dirigentes preferem o silêncio indevido na divulgação junto à sociedade sobre o quanto somos eficazes em nosso trabalho voluntário. Com isso, deixamos de atrair futuros Leões e não motivamos nossos associados que partilham as atividades de serviço.

 

Embora nossa associação ao longo de anos venha aperfeiçoando sua imagem ainda temos muito que aprender. Mas mesmo assim os principais programas adotados por Lions internacional tem recebido especial atenção no campo da promoção.

 

O programa de serviços para a Comunidade teve destaque na mídia internacional em função da construção de casas para pessoas cegas ou deficientes junto com Habitat for Humanity onde a Fundação de Lions Clubes Internacional destinou US$ 12 milhões.

 

A retinopatia diabética é a principal causa da cegueira das pessoas entre 20 e 74 anos. O Programa Leonístico de Conscientização Acerca da Diabetes foi lançado em 1984 para incentivar os Leões a realizarem atividades de conscientização acerca da diabetes. Nossa imagem tem sido projetada com esse trabalho praticamente em todos os distritos e em parceria com a Organização Mundial de Saúde e associações de Diabetes em muitas partes no mundo, mas entendemos que podemos ir mais além.

 

Quanto ao Meio Ambiente que é o Projeto Internacional de Serviço Leo. Leos e Leões são incentivados a implementar projetos em prol do meio ambiente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) no Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho. O lema universal do meio ambiente é: Reduza, Reutiliza, Recicle. A mídia mundial tem enfocado a necessidade de recompormos o ambiente em que vivemos. Essa é uma ótima oportunidade para fazermos a nossa parte plantando árvores, limpando rios e praças.

 

Todos os indivíduos são cidadãos de suas comunidades e nações. O Leão é algo mais - um cidadão do mundo. Um dos propósitos do Lions é:

 

Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da terra.

 

O propósito reconhece a realidade fundamental dos nossos dias – que os interesses comunitários ou internacionais não podem ser atingidos isoladamente do interesse mundial.

 

Os Leões dão ajuda internacional a outros que dela precisam através dos Programas Leonisticos de amizades e assistência internacional.

 

Destacamos no Programa de Relações Internacionais o Dia do Lions com as Nações Unidas (ONU) que é um evento anual realizado na sede das Nações Unidas em Nova York e em outros locais, para celebrar o relacionamento histórico entre o Lions e a ONU. Nesse dia a imprensa mundial destaca essa aliança internacional entre as duas organizações.

 

Nas Oportunidades Leonisticas para Jovens enfatizamos o Programa de Leo Clubes, cujo objetivo é oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade para desenvolvimento e contribuições, individuais e coletivas, como membros responsáveis das comunidades locais, nacionais e internacionais.

 

Outra atividade desse programa é o Concurso de Cartaz sobre a Paz – aberto a estudantes de 11 a 13 anos que devem participar de concurso patrocinado por um Lions Clube numa escola ou grupo juvenil. E há alguns anos o vencedor do grande prêmio recebe uma quantia em dinheiro e uma viagem junto com dois familiares e o presidente do Lions Clube patrocinador para a cerimônia de premiação realizada no Dia do Lions com a ONU em Nova York, EUA, demonstrando o compromisso dos Leões com a promoção da Paz mundial, onde nossos líderes executivos em nome dos Leões recebem do Secretário Geral da ONU e dos Embaixadores dos países associados o reconhecimento pelo serviço que prestam globalmente. Esse evento projeta sobremaneira nossa reputação.

 

Mas nós desenvolvemos o maior Programa de Conservação da Visão denominando de SightFirst (Visão em primeiro lugar). Em 1990, o Lions Clubes Internacional criou esse programa, uma iniciativa extraordinária de prevenção da cegueira no mundo inteiro. Os Leões levantaram US$ 143 milhões para financiar um esforço cooperativo entre especialistas em prevenção da cegueira, organizações de prevenção da cegueira, governos e voluntários Leões. Os juros de investimentos e outras doações elevaram o fundo SightFirst para US$ 200 milhões. Até o momento foram aprovados cerca de 800 subsídios totalizando mais US$ 200 milhões em 90 países. Esse programa que está sendo reforçado o seu fundo através de doações para CSF II tem se caracterizado como um dos principais programas da Associação e que tem proporcionado muita visibilidade de nossa imagem.

 

É nesse cenário que podemos e devemos atuar em benefício da imagem do Lions. Promovendo e dando conhecimento das nossas bem sucedidas atividades de serviço à comunidade mundial através de jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão além dos sites de notícias. Todos esses meios de comunicação estão buscando informação jornalística e nós dispomos desse ingrediente fundamental ao seu trabalho: a informação.

 

Meus caros Companheiros, Companheiras, Domadoras, Leos e convidados, estou convicto que a imagem do Lions está representada no serviço e no trabalho desenvolvido pela família Leonistica mundial.

 


[Veja o programa]

 

Inclusão Social com Comprometimento e Bases Fortes


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