Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional Distrito Múltiplo LD

 

Assessoria de Gestão Ambiental

Distrito Múltiplo LD

2011/2012

CaL Alpha da Rosa Teixeira
Assessora de Gestão Ambiental

[A Saga do Meio Ambiente]

[Concurso de Fotografias do Meio Ambiente]

[Resultados do Concurso em nivel do Distrito Múltiplo LD]

[Ano Internacional das Florestas 2011]

  


 A SAGA DO MEIO AMBIENTE

Na Semana do dia 5 de Junho quando se comemora a passagem da data consagrada ao Ambiente , vem esta Assessoria até aos Companheiros para lembrar da importância da conscientização ambiental , com vistas a manutenção das condições do Planeta afim de preservá-las para as gerações futuras .São passados 40 anos do primeiro grande movimento refletindo a preocupação dos dirigentes do Planeta com o Ambiente e com a alteração dos Ecossistemas , o qual teve inicio em 5 de junho de 1972, em Estocolmo , Suécia, para definir o que fazer para manter a Terra como um lugar adequado para a vida humana.

É importante assinalar que hoje, 2012 , tanto os paises pobres como os paises ricos , tem conhecimento da Importância da Preservação Ambiental mas não tem Consciência Política suficiente para o Discurso se transformar em Ação Entretanto é mister assinalar que a Política de Educação Ambiental trouxe um grande avanço , apoiando com orientação segura e ordenada a Educandos Ambientais, Universidades e Escolas de educação fundamental.

Em 1972 a determinação era promover a compreensão por parte dos empresários, governos e sociedade em geral no sentido de compatibilizar o Desenvolvimento Econômico com a proteção dos Reinos Naturais .No Brasil foi criado no então Ministério do Interior , um órgão federal ligado a Presidência da República- a SEMA.

Durante a Conferencia de 1972, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente –PNUMA , com sede em Nairobi e nesta oportunidade o dia 5 de Junho foi escolhido para o Dia Mundial do Meio Ambiente , dia da inauguração da Conferencia. (5 a 16 /6/1972).

Desde 1972 cresce a importância e o significado da Natureza no âmbito da sociedade.

Vinte anos após, de 3 a 15 de Junho de 1992, delegações de 178 paises reuniram-se no Rio de Janeiro para o maior Encontro Ambiental já realizado no Planeta , denominado Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92. ; na ocasião as nações e seus dirigentes concordaram com a gravidade em relação ao Aquecimento da Terra, a Devastação das Florestas, o Crescimento sem Propósito das Populações , a Miséria dos Povos , as Guerras ; foram assinados Documentos importantes : 1º Convenção da Biodiversidade –preocupação com a grande variedade genérica de espécies de fauna e flora no planeta. O Brasil detém de 10 a 20% de toda a variação de espécies do Mundo.2º A Declaração do Rio – Carta da Terra conjunto de princípios que defen dem o Desenvolvimento Sustentável i.é , aquele que atende as necessidades básicas das populações do Planeta ( saúde, trabalho, educação, alimentação) sem comprometer o bem estar das populações futuras .3º Agenda 21 documento que trás propostas práticas que tranformam em ações concretas a Declaraçào do Rio ;sào Planos de trabalho para os Governos.4º Convenção da Mudança Climática-propõe ações que garantam a estabilização das concentrações de gases na atmosfera, responsáveis pelo aquecimento da Terra , chamado Efeito Estufa.

Dois anos após 92, a crise econômica, na Europa, o desemprego, as guerras puseram as questões ambientais em segundo plano. Mas as Legislação de proteção ambiental avançou – leis severas e a formação da Consciência Ecológica . A Rio- 92 foi um marco na luta ambientalista no Brasil e no Mundo.

A Rio +5 em 1997 de 13 a 18 de Março realizou-se Forum convocado por organizações nào Governamentais, com representantes de 80 paises para avaliar o cumprimento dos acordos da Conferencia Rio 92 Este encontro se caracterizou como mais uma advertência dos ambientalistas e cientistas diante dos riscos que a falta de uma política mundial consistente acarreta , provocando o esgotamento dos produtos naturais.Os avanços na preservação foram pequenos e após cinco anos o Planeta continuava no caminho do Desenvolvimento NÃO Sustentável; a devastação da Amazônia e das Florestas da Sibéria é uma realidade e estas duas áreas verdes são as responsáveis pela renovação do ar na Terra ; somente os gases que afetam a Camada de Ozônio diminuíram a emissão em 75%.

Rio+20 Conferencia das Nações Unidas – ONU, será realizada de 13 a 22 de Junho corrente, no Rio de Janeiro , com o objetivo de verificar os avanços nas determinações , após 20 anos da Rio -92, maior encontro após 72 .

A Conferencia vem sendo preparada desde 2010 com reuniões anuais do Comitê de Preparação , conduzido pelo Sub-secretário Geral da ONU e pelo embaixador chinês Secretário Geral da Conferencia. O Brasil na qualidade de Pais sede está representado no Comitê de Preparação.

Alpha da Rosa Teixeira

Assessora de Gestão Ambiental

AL 2011/2012


CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO MEIO AMBIENTE 2011-2012

Atendendo recomendação da Associação Internacional de Lions Clubes, o Distrito Múltiplo LD promove nesta Gestão o Concurso de Fotografias do Meio Ambiente.

O Concurso se desenvolverá em três etapas; os vencedores da primeira etapa (nível de Clube), passarão á etapa seguinte (nível de Distrito Simples) e poderão ser selecionados para a terceira etapa (nível de Distrito Múltiplo LD) que remeterá a foto vencedora á Lions Internacional.

NORMAS E DATAS

Cada Distrito Leonístico promoverá entre seus clubes um concurso de fotografias sobre Meio Ambiente e selecionará uma foto vencedora a qual deverá ser enviada ao Distrito Múltiplo LD (o Governador poderá levar por ocasião da segunda reunião do Conselho de Governadores em Chapecó, de 24 e 25 de Fevereiro de 2012, ou remeter à Assessoria de Gestão Ambiental.

O Conselho de Governadores do Múltiplo LD, promoverá a seleção das fotos recebidas com auxilio de Comissão formada a seu critério, elegendo três fotos mais significativas, atribuindo-lhes primeiro, segundo e terceiro lugar. Estas três fotos selecionadas receberão prêmio do Distrito Múltiplo LD e serão publicadas no Site do Múltiplo.

A fotografia vencedora em primeiro lugar será enviada para a Associação Internacional de Lions Clubes afim de participar do concurso internacional que será realizado durante a 95ª Convenção Internacional, em Busan na Koréa, em junho de 2012. Neste concurso as fotografias são expostas aos convencionais e recebem seu voto secreto.

A Data limite para os clubes enviarem as fotos selecionadas para o Assessor de Meio Ambiente do Distrito Simples será a critério do Assessor, respeitando a data limite de envio da foto vencedora ao Distrito Múltiplo LD de 24 de fevereiro de 2012.

TEMA DO CONCURSO

CATEGORIAS

  1. Vida Animal

  2. Vida Vegetal

  3. Paisagem Natural ou Urbana

  4. Fenômenos Meteorológicos

  5. Tema Especial: Protegendo nosso futuro com as árvores. Fotos de árvores e seu papel vital nas nossas comunidades.

As Fotografias em preto e branco ou coloridas, não podem incluir pessoas; devem ser impressas em papel normal de fotografia nas dimensões de 20,3 cm x25 cm ou 8”x10” .

JULGAMENTO

O julgamento das fotos deverá concentrar-se em originalidade, mérito artístico e representação do tema ambiental.

A foto vencedora do concurso no Distrito Múltiplo LD deverá ser enviada a Associação Internacional de Lions Clubes até 1º de Março de 2012

CaL Alpha da Rosa Teixeira

Assessora de Gestão Ambiental Distrito Múltiplo LD AL 2011/2012

FONE (51) 3331 1672 / (51) 9116 2668

Lions Clube Porto Alegre Moinhos de Vento

Distrito LD3.

RESULTADOS

 

(clicar na foto para abrir - todos os direitos reservados - Copy right)

 

Direitos Reservados - Copy Right

Primeiro Lugar - CaL Elenara Coelho Buchmann - LD-2

 

Segundo Lugar - CL Claudio Fernandes de Jesús - LD-9

 

Terceiro Lugar - CL Mauro Sergio Ribeiro da Silva - LD-6

 


ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS 2011

A importância da plantação de árvores

Atendendo a preocupação da Associação Internacional de Lions Clubes, o Presidente CL Wing Kun Tam, gestão 2011/2012 tem em seu programa de trabalho o cuidado na área ambiental, com um grande projeto de Plantação de um Milhão de mudas de Árvores no mundo, em 206 países onde temos Clubes de Serviço.

As árvores têm papel fundamental no Ambiente, elas são o Pulmão do Planeta onde exercem múltiplas funções.

A floresta que encerra grande biodiversidade, árvores, animais, variedades de outras plantas, em equilíbrio, é responsável pela vida, pois nela se realiza o grande processo natural que produz Oxigênio e consome Carbono.

É a floresta o grande sumidouro de Carbono.

As árvores, elementos unitários da Floresta com missão múltipla, são o patrimônio natural de uma comunidade, que têm grande influencia na saúde do homem e no equilíbrio ambiental.

Neste grande Programa cabe ao Distrito Múltiplo LD plantar 43.000 mudas de árvores assim distribuídas:

Distrito mudas Distrito Mudas
LD-1 2.000 LD-2 5.000
LD-3 10.000 LD-4 2.000
LD-5 2.000 LD-6 5.000
LD-7 10.000 LD-8 5.000
LD-9 2.000    
  total geral 43.000  


A Assessoria de Gestão Ambiental preparou Projeto de Trabalho sob forma de orientação aos nove distritos do Múltiplo LD e o distribuiu em cotas.

Recomenda o Presidente Tam que façamos parceria com a comunidade para melhor desempenho dos Lions Clubes nessa tarefa, afirmando que “o plantio de Árvores é a melhor atitude que poderemos tomar para preservar o Meio Ambiente”.

A arborização propicia uma série de benefícios, quais sejam :

SOMBREAMENTO -

abriga do sol; reduz ilhas de calor controlando a temperatura do ar, em zonas de grande movimentação.

REDUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA -

produzindo ar fresco. As árvores atuam como elementos que através de um processo natural a FOTOSSÍNTESE, reduzem o gás carbônico, um dos elementos responsáveis pelo aquecimento do ar.

Neste processo o gás carbônico - CO2, adicionado no ar pela respiração dos seres vivos, homens, animais e vegetais, pela combustão de compostos orgânicos, por resíduos industriais é eliminado por processo natural, realizado pelo verde das plantas – a clorofila- em presença da luz solar direta ou difusa chamado de fotossíntese; a planta desdobra o gás carbônico CO2 e fixa em suas raízes, tronco, galhos e folhas o carbono – C – e libera para a atmosfera o oxigênio – O2.

Por isso as árvores proporcionam ar puro, fresco e são. As árvores são indispensáveis à renovação do ar.

CONTROLE DE CHUVAS, DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES -

As árvores são fundamentais para o equilíbrio do clima. A vegetação interage com a atmosfera para produzir a chuva; interfere no regime de águas e escassez. As plantas retiram do solo a água infiltrada e a transferem, pela transpiração, para a atmosfera na forma de vapor; também a água da chuva que se armazena nas folhas, no caule, no tronco, vai lentamente evaporando, sob a forma de vapor d’água. Este vapor forma as nuvens responsáveis pela chuva. Cerca de 25% da água de chuva é retida pelas árvores.

As árvores tornam os solos permeáveis, melhorando as condições de drenagem das águas de chuva.

REDUZEM OS PROBLEMAS E EROSÃO E ASSOREAMENTO

ATUAM COMO AGENTES DE PROTEÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA

FONTES DE ALIMENTAÇÃO.

LOCAL DE NIDIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DA FAUNA.

ELEMENTO DECORATIVO DA PAISAGEM URBANA.

É importante que se inclua o Plantio de Árvores na atividade do Clube nesta gestão do Presidente Tam e se convide a família os amigos e a comunidade a participar.

Alpha da Rosa Teixeira
Assessora de Gestão Ambiental A.L.2011/2012.