Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional Distrito Múltiplo LD

Coordenação para o  FOLAC

ANTOFAGASTA - CHILE

Distrito Múltiplo LD

2012 2013

COORDENADOR GERAL: PDG CL ERNESTO MARTIN BARMANN/CaL DIANA

barmann@terra.com.br
 

VEJA ALGUMAS FOTOS PRODUZIDAS DURANTE O EVENTO:

Entrada aos diversos Albuns de eventos Internacionais

Album Geral de vários dias de trabalho

Album do Desfile das delegações

Album da Recepção do Distrito Múltiplo LD

Album da Recepção do Distrito Múltiplo LC

 

 

INFORMATIVO 1 - Conheça Antofagasta

 

CAROS COMPANHEIROS,

INICIAREMOS A PARTIR DESTA, AS INFORMAÇÕES E RELATÓRIOS EM REFERENCIA AO FOLAC 2.013.

PARA CONHECEREM A BELÍSSIMA CIDADE LITORÂNEA (A BEIRA DO OCÉANO PACÍFICO) E LOCAL ONDE SERÁ REALIZADO

TENHAM A BONDADE DE ACESSAR....o link aquï ou clicar no play no vídeo abaixo

ABRAÇOS FRATERNAIS
BARMANN


 


INFORMATIVO Nº 2 - Histórico do FOLAC

Caros Companheiros,

Reporto neste informativo um breve histórico do Fórum Leonístico de América Latina e do Caribe ("FOLAC") com a finalidade dê terem a oportunidade de conhecer e saber de que se trata. Assim mesmo poderão tomar conhecimento de algumas coisas interessantes do mesmo e saberem os objetivos ou propósitos dele. sem dúvida que mesmo com a tentativa de encurtar ao máximo, ficou um pouco extenso mas, lhes garanto que vale a pena ler!
Abraço Fraternal
Barmann


CONHECENDO O QUE É FOLAC

HISTÓRISMO


by PDG CL Ernesto Martin Barmann
Coordinador Geral da Delegação do Distrito Múltiplo LD

Na sua origem foi intitulado, passando a ser conhecido como “FOLAL” - FORO LATINOAMERICANO DE LEONISMO, porque não incluía ainda o Caribe.

Foram decididas por ampla maioria dos paises participantes, e, em contra da opinião e a pesar da tentativa de argumentação dos brasileiros que, seriam usadas as terminologias do lema e nomes em Espanhol.

Hoje está renomeado como: FOLAC - FORUM LEONÍSTICO DE AMÉRICA LATINA Y CARIBE. - em português Fórum Leonístico da América Latina e Caribe.

O FOLAC é um fórum realizado no início de todos os anos, que reúne Membros e Clubes do Leonísmo que vivem e residem na área geográfica da América Latina e o Caribe.

A área geográfica que compreendem a América Latina e Caribe, ao qual nós pertencemos, é a Área III.

A Diretora Internacional 2.008/2.010 para esta Área, foi a Companheira Rosane T. Jahnke Vailatti, originária de Jaraguá do Sul – SC pertencente ao DM–LD-5, carinhosamente apelidada de “Rosane das Américas”, que alias a título de conhecimento, é a 1ª Diretora Internacional do sexo feminino eleita na Área III.

Reminiscência Histórica

Nos idos do ano de 1.971, Companheiros Leões do Brasil conceberam a idéia e, planejaram um encontro que reunisse Leões de toda a América Latina.

Incentivados pelo sucesso e a grande participação no evento, ficaram estimulados a projetar e realizar um Fórum, o que seria posto em prática, para lembrar, festejando e cultuando, não somente o aniversário do Sesquicentenário da nossa Independência Pátria, como também a data do advento do Leonísmo no Brasil.

O Fórum foi organizado e realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 09 e 12 de Abril de 1.972, sob a coordenação geral do CL Milton Segala Pauletto.

E assim foi marcada a origem e naturalidade do 1º Foro Latino Americano de Leonísmo, (FOLAL) o qual ainda, não incluía o Leonísmo Caribenho.

Participaram deste FOLAL o então 3º Vice – Presidente Internacional 1.974/75, o Norte americano originário de La Grange, Illinois, CL Johnny Balbo, o Diretor Internacional 1.971/73 pelo Brasil CL Talvani Sanfin Cardoso, Past Diretores Internacionais, muitos Governadores de Distrito, e inúmeros Leões provenientes da Argentina, Paraguai, Chile, El Salvador, México e Venezuela.

A freqüência e participação de 522 Leões no evento foram marcantes.

O Lema adotado no evento foi: “El Leonísmo Uniendo a las Américas”, por decisão unânime, pelo fato da maioria dos assistentes eram de fala espanhola e o Brasil o único de fala portuguesa, foi resolvido adotar o mesmo em espanhol.

Ficamos a partir daí, fazendo parte como mais um, de outros Fóruns já existentes em outras áreas.

A partir daí, foi resolvido e convencionado, a realização anual e as reuniões para um intercâmbio de idéias, a fim de conseguir, não somente maiores conhecimentos, como também, confraternização, aprendizado das diversas culturas, um maior entrosamento e identificação com as extensas e maravilhosas finalidades e propósitos da nossa Associação e Movimento.

O 2º FOLAL foi realizado em Asunción – Paraguay do 27 de Fevereiro ao 03 de março, com duração de 5 dias, sendo o mais longo que se tem conhecimento e, atingindo um sucesso prodigioso. Foi realizado sob a Direção Geral do DI Leon Rodolfo Gil Paleari, havendo sido criado no mesmo, o cargo inédito de Diretor Administrativo Geral, sendo o 1º a ocupar, o Leon Arturo Barmann.

Tomaram parte no 2º Foro apelidado de Guarani, 1.073 Leões, recorde absoluto de participação sendo ultrapassado somente pelo FOLAC 2.011 de Lima – Perú sob a Direção Geral da PCC Ilse Rogiesser de Ruiz Caro.

O 3º foi em Guadalajara – México do 05 ao 08 de janeiro de 1.974 dirigido pelo Leon Octavio López Arvizu; o 4º em Buenos Aires em 1.975 do 19 ao 22 de fevereiro, sob a Direção Geral do Leon Juan José Parotti; o 5º em Caracas – Venezuela em 1.976 do 11 ao 15 de fevereiro tendo como Diretor o Leon Flávio Salgado S.; em 1.977 foi realizado do 25 ao 28 de janeiro em Santiago de Chile sob comando do Leon Octávio Gil Mujica; em 1.978 do 25 ao 28 de janeiro, foi em Quito – Equador e quem dirigiu foi o Leon Jaime Barberis; do 24 ao 27 de 1.979 sob direção do Leon Persiles Ayanes Pérez em Santo Domingo – Rep. Dominicana; o 9º foi efetuado em Montevideo – Uruguai, sob a direção do Leon Roberto Bofill do 30 de janeiro ao 02 de fevereiro; em 1.981 do 28 ao 31 de janeiro foi realizado em San José de Costa Rica, sendo o Diretor Geral o Leon Manuel Rojas, até que, nos dias 13 ao 18 de janeiro de 1.982 retornou ao Brasil, especificamente para Curitiba - PR.

Baseando-se nos moldes do Foro Paraguaio, foi marcado para uma duração de 05 dias, mas após o 4º dia, foi encerrado pela evasão, desistência e esvaziamento de muitos participantes. A Direção Geral esteve sob a organização do pranteado DI CL André R. Fatuch. Num segredo praticamente desconhecido e muito bem guardado, é que com a finalidade de enaltecer o Leonísmo Brasileiro, o Nobre Companheiro André, numa demonstração de sua grandiosidade e fanatismo de ímpar Leão, praticamente financiou e custeou do seu pecúlio, quase que integralmente, os gastos e despesas do Foro.

Depois deste, demorou 15 anos para retornar ao Brasil e, foi realizado de 15 a 18 de Janeiro de 1.997, novamente sob a Direção Geral do que já tinha sido diretor do 1º, o CL Milton Segala Pauletto.

Passados longos 11 anos, em Goiânia – Goiás, num ato de ímpar coragem, devido ao complexo sistema de ‘contrato de risco’ para sediar o Fórum em que, o financiamento deve ser absoluto e radicalmente do anfitrião e o perigo de prejuízos mais possíveis do que prováveis, tendo ainda como agravante, que a cobertura da despesa realizada pelos Dirigentes Maiores de LI, deve também ser paga pela organização do evento, assim como, a obrigatoriedade, da cobrança de somente US$ 150 para a inscrição incluindo alimentação, city tour, shows, etc., como também a cobrança de somente US$ 100 a diária do hotel sede, tendo que arcar e cobrir a diferença. É louvável e digno de encômio, a coragem com que, foi assumido num ato e demonstração de alta energia moral, pelo ímpar PID Zander Campos da Silva.

FATOS DIGNOS DE MENÇÃO

Em 1.976 no V FOLAL realizado em Caracas – Venezuela foi instituído o Dia 9 de Abril como o “Dia do Leonísmo Latino Americano”;

Em 1.977 no VI FOLAL em Santiago – Chile, foi realizado o 1º Fórum LEO Latino Americano; no mesmo, foi aprovado e adotado como sub-lema, “Faz Que Teu Semelhante Se Sinta Necessário” a divisa do PIP Prof. João Fernando Sobral;

No VIII FOLAL de Santo Domingo – República Dominicana, o Presidente Internacional Prof. João Fernando Sobral, foi declarado “Presidente Honorário dos Fóruns Latino Americanos” (In Perpetum);

No X FOLAL em 1.981, realizado em San José de Costa Rica foi aprovado o Hino Oficial do Fórum Latino Americano;
No XI FOLAL em Curitiba – Paraná – Brasil, foi homologado o uso do Hino aprovado e homologado definitivamente, no II Fórum em Assunção – Paraguai, passando a ser intitulado e denominado “Hino Leonístico Para América Latina” e incorporado ao Estatuto Oficial no Capítulo I – Artigo 4º;

A partir do XIV Fórum realizado em 1.985 em Lima – Peru foi criado o “Comitê Permanente do FOLAL”;

No XIII FOLAL de 1.983, realizado em Maracaibo – Venezuela foi aprovado o emblema oficial, usado até os dias de hoje. Importante e interessante frisar que, o criador do logotipo, e quem o apresentou neste FOLAL, tendo sido aprovado por unanimidade e aclamação e, de imediato colocado em usdo,r que,de de todo o continente.s, mulheres e naço, foi o PID CL Zander Campos da Silva.

No XIV FOLAL, também foi resolvido e aprovado a incorporação do Caribe na Área III, aceito e aprovado pela Diretora do Lions Internacional, passando a se intitular “Fórum Leonístico da América Latina e Caribe” – FOLAC.

OBJETIVOS DO FOLAC (“Propósitos”)

Aos moldes de LI, o FOLAC também tem seus “Objetivos”, sendo de sumo interesse conhece-los:

Art. 5º - São objetivos do Fórum de América Latina e do Caribe, os seguintes:

a) Demonstrar que o Leonísmo é uma força capaz de promover a compreensão entre os povos e conseguir a integração das nacionalidades;

b) Lutar para que o Leonísmo desenvolva o entendimento a nível internacional a efeito de conseguir a vivência efetiva do respeito aos direitos fundamentais do ser humano sem distinção de raça, credos ou sistemas políticos;

c) Examinar e resolver temários ou questões que interessem ao Leonísmo de América Latina e do Caribe, nas suas relações zonais e com a Associação Internacional de Lions Clubes;

d) Programar e estabelecer metas de ações em beneficio das nações no campo da saúde, educação e assistência à juventude;

e) Unir com estreitos vínculos de solidariedade e amizade is Leões dos Países Latino-Americanos e do Caribe, aos Funcionários Internacionais, Distritais e aos Lions Clubes entre sim;

f) Motivar as atividades dos Lions Clubes de América-Latina e do Caribe com a finalidade de conseguir o máximo rendimento dos mesmos em benefício das suas respectivas comunidades;

g) Propender (inclinar-se) ao melhor conhecimento entre os países da área;

h) Instruir Leonisticamente aos Leões da área da jurisdição e fortalecer a mística dos mesmos pelo Serviço Leonístico;

i) Constituir-se em porta-voz das inquietudes e expressão de desejos do Leonísmo Latino-Americano e do Caribe perante a Associação Internacional de Lions Clubes;

j) Preconizar a supressão definitiva da violência e intolerância como sistema de pressão à cidadania e afirmar que somente com a manutenção da ordem e mútuo respeito entre os homens, os povos da terra e as nações, se podem assegurar a paz e a unidade do mundo;

k) Informar-se por meio doa Diretores Internacionais das áreas jurisdicionais, das novidades e acontecimentos havidos no seio da Associação e em especial as que se referem ao Leonísmo Latino-Americano e do Caribe.

l) Promover a suspensão definitiva da violência e a intolerância como sistema de pressão sobre a cidadania e afirmar que só com a manutenção da ordem e o mutuo respeito entre os homens, mulheres e nações, se pode assegurar a paz e a unidade de todo o continente.

Permitam lhes confidenciar que, é muito mais interessante, aproveitável e produtivo tomar parte do Fórum Leonístico Latino Americano e do Caribe (FOLAC) do que da convenção internacional porque o "simples leão", pode e tem liberdade participativa de em todas as atividades programadas sem exclusão nem impedimento a não ser nas reuniões do conselho permanente assim como, nele estão presentes e participam ativamente "todas os dirigentes de LCI" em tanto que, na convenção internacional, o evento está estruturado exclusivamente para a eleição dos dirigentes de LCI e para treinamento dos governadores eleitos e os "visitantes" pagarão o acompanhamento a preço de ouro e somente poderão participar da festa de posse e nada mais!

“Tomem parte de um FOLAC, e nunca mais deixarão de participar”!

Podem ter certeza disso!!!

ABRAÇOS FRATERNAIS
BARMANN


INFORMATIVO Nº 3 - Programa e Agenda

CAROS COMPANHEIROS,
Neste informativo repassamos o "Programa Oficia completo" de todo o FOLAC 2-013 e os anexos: Simposio Sobre Mulheres e Familiano qual trataremos do tema: "Agressão Transfamiliar"

Abraço Fraternal
PDG CL Barmann
 

Agenda -Dia 1 – Terça feira dia 14

 

NÚMERO

TEMPO

Evento / atividade

LOCAIS

1

Durante todo o dia

A recepção das delegações e as transferências para hotéis.

Cerro Moreno-Aeroporto -Rodoviário C. Oviedo

2

9:00-19:00

Registro participantes, os registros de credenciamento, e suprimentos

Antofagasta-Hotel -Hotel Florença

3

13:00-15:00

Almoço com a recomendação de restaurante .

Almoço com a recomendação de restaurantes e preços.

4

8:30-18:30

Simpósio sobre Família e Mulheres (exposições e workshops)

Hotel Antofagasta (Copper Sala 2 Mar)

5

15:00-19:00

Primeira Sessão do Fórum Permanente da Comissão Administrativa FOLAC (PAC)

Hotel Antofagasta (Sala 1 primeiro andar)

6

20:00-22:00

Comer jantar gratuito com a recomendação do restaurante.

Endereços de restaurantes e preços dos alimentos.

 

Agenda Dia 2: Quarta-feira, 16

 

NÚMERO

TEMPO

EVENTO

LOCAIS

7

9:00

Hospedagem IP-Wayne Madden, Tam PIP, os presidentes Soliva e Sobral.

Cerro Moreno Aeroporto

8

Durante todo o dia

Recepção de delegações e de transporte oficial para hotéis

Cerro Moreno Aeroporto Rodoviario C. Oviedo

9

9:00-19:00

Inscrição dos participantes, Registro, credenciais e entrega Suprimentos

Antofagasta-Hotel -Hotel Florença ,
Teatro Municipal (hall principal)

10

9:00-13:00

Reunião GMT e GLT (Team Merbership Global / Equipe de Liderança Global)

Hotel Antofagasta (sala 3, segundo
andar)

11

13:00-15:00

Almoço em honra do Presidente Internacional (taxa adicional de US $ 50)

Salão Pacific Hotel Antofagasta See.

12

13:00-15:00

Almoço com a recomendação de restaurante e preços.

Almoço com a recomendação de restaurantes e preços.

13

15:00-18:00

Reservas de excursões opcionais na sede e sub-sedes hotel (taxa adicional de US $ 20): 

Os ônibus disponíveis, mexilhões, Centro, O Início Colossus,, ..

14

15:00-18:00

Segunda sessão do FOLAC CAP

-Hotel Antofagasta (Sala 1)

15

15:00-15:30

Plantar uma "Árvore da Paz" com terra trazida do Programa Terra Santa (I)

Pequeno lado quadrado Teatro Municipal.

16

16:30-17:30

Visita às autoridades da cidade (Prefeitura, Governo, Câmara Municipal, o arcebispo, Delegacia de Polícia)

Administração. Interior Ministério. 
Arcebispo

17

20:00-21:30

Sessão Solene Inaugural do Programa (II)

Ballroom Hotel Desert. (Casino Desfrute)

18

21:30-23:30

Jantar de Boas Vindas

Huanchaca Encarpado em Ruínas

 

Agenda Dia 3: Quinta-feira, 17

 

NÚMERO

TEMPO

EVENTO

LOCAIS

19

Durante todo o dia

Recepção de delegações e de transporte oficial para hotéis

Cerro Moreno-Aeroporto -Rodoviario C. Oviedo

20

8:00-13:00

Inscrição dos participantes, registro, credenciamento e suprimentos

Hotel Florença , Teatro Municipal (Salão Principal)

21

9:00-13:00

Abertura de trabalho de Lions; Instalação da tabela ITEM # 1. Programa de palestras, exposições e workshops.

Hall auditório do Teatro Municipal e anexos Halls Halls e oficinas Hotel Host.

22

9:15 - 9:30

Tópico Sub-Primeiro: Tópico: Palestrante: - Distrito Múltiplo ""

"

23

9:30 - 9:45

Tópico Sub-Segunda: Tópico: Palestrante: - Distrito Múltiplo ""

"

24

9:45-10:00

Tópico Sub-Terceiro: Tópico: Palestrante: - Distrito Múltiplo ""

"

25

10:00-10:15

Café e bebidas

Terraço Hall e T. Municipal.

26

10:15-11:15

Workshops para cada sub-tema (em salas diferentes)

"

27

11:30-12:00

LCIF Relatório do Presidente da Fundação e PIP Kun-Win instantânea Tam

Teatro Auditório Municipal

28

12:00-12:30

Prêmios Programa UP-LIONS

Teatro Auditório Municipal

29

12:30-13:00

Delegações Parade Com Banners

Teatro Municipal de saída para o Host Hotel. (Via Protegido).

30

13:00-15:00

Almoço Funcional 1

Hotel Host e outro

31

16:00-17:30

Reunião do IP-Wayne A. Madden, com o período de 2012-2013 Governadores de Distrito

Auditório do Teatro Municipal.

32

16:00-17:30

1 º Encontro-vice-presidente J. Barry Palmer, com o tenente-1 Governadores 2012-2013

Cobre Salão sede Mar Hotel.

33

16:00-17:30

Reunião do Vice-Presidente Internacional 2 com Governadores 2 º Tenente 2012-2013

Hotel-sede (xxx quarto)

34

15:00-17:00

LCIF Reunião dos coordenadores da Área 3

Hotel-sede (xxx quarto)

35

15:00-17:00

Terceira Sessão do Comitê Permanente de Administração FOLAC CAP-FOLAC

Hotel Antofagasta (Sala 1, primeiro andar)

36

15:00-17:00

Operacionais simultaneamente social, programa (V); in diferentes lugares

Antofagasta

37

17:00-19:30

Recepções comunhão oferecido pelas diversas delegações (salas de recepção, programa (VI))

Locais de nomear para Antofagasta hotéis, Marina.

38

20:00-23:00

Noite chileno show, ao ar livre em Ruínas Huanchaca e Desfrute de um almoço no Casino. (Programa VII)

De Ruínas de Huanchaca e Casino Aproveite.

F

Agenda Dia 4: Sexta-feira 18

 

NÚMERO

TEMPO

EVENTO

LOCAIS

39

9:00-13:00

Segunda sessão plenária de trabalho Lions; TEMA N º 2, a instalação de placa de moderador: Diretor Internacional

Teatro Municipal

40

9:00 - 9:15

Conclusões do Tópico Oficial. Primeiro 
Apresentações do segundo segmento oficial: 

Teatro Municipal

41

9:15 - 9:30

Primeiro Sub Tema-2: Tema: Palestrante: Distrito Múltiplo "" 

Teatro Municipal

42

9:30 - 9:45

Tema Sub-Segunda 2: Tema: Palestrante: Distrito Múltiplo "" 

Teatro Municipal

43

9:45-10:00

Tema Sub-Terceiro 2: Tema: Palestrante: Distrito Múltiplo "" 

Teatro Municipal

44

10:15-10:15

Café e bebidas

Teatro.

45

10:15-11:15

Workshops para cada sub-tema (em separado)

Teatro Municipal Hotel-Antofagasta -Hotel Terrado

46

11:30-12:00

Relatório do Gestor de Mark Bularzik Idioma Departamento DepartamentoIbero-americano Mark Bularzik

Teatro Municipal

47

12:00-13:00

Workshop: Lions Quest Presidente da Fundação

Teatro Municipal

48

12:00-12:30

Declaração da Segunda Internacional Vice-Presidente J. Barry PALMER

Teatro Muncipal

49

12:30-13:00

LCIF Oficina

Teatro Muncipal

50

13:30-15:00

Almoço funcional 2

Hospedar Hotel.Hotel Sede.

51

15:00-17:00

Cyber ​​Lions Reunião Circle (Círculo) - Programa IX-

Teatro Municipal

52

15:00-17:00

Reunião de Líderes Internacionais e PID.

Hotel Antofagasta

53

16:00-19:00

Recepções comunhão oferecido pelas diversas delegações (salas de recepção, programa (X))

Locais para designar o Hotel Sede, Marina e Terrado.

54

20:30-23:30

América Latina e Caribe Noite; show ao ar livre em Ruínas Huanchaca e Divirta-almoço no Casino. Programa (XI)

Ruínas Huanchaca e Casino Aproveite.

 

Agenda Dia 5: Sábado 19

 

NÚMERO

TEMPO

EVENTO

LOCAIS

55

8:30-11:30

Terceira sessão plenária de trabalho Lions programa, (XII), a instalação de Presidente do Conselho: Diretor Internacional

Teatro Municipal 
Hotel-Antofagasta

56

8:30 - 8:45

Conclusões do segundo tópico Oficial. 
Apresentações Tópico Oficial Terceiro: 
Tópico: 
Palestrante: - Distrito Múltiplo ""

Teatro Municipal

57

8:50 - 9:20

Item 3: 
Tópico: Meio Ambiente 
Palestrante: Distrito Múltiplo "" 

Teatro Municipal

58

9:20-10:40

Workshops 
03.01 
02.03

Teatro Municipal

59

11.00 - 11:20

Café

Teatro Municipal

60

11:20-11:40

2011-2013 Relatório do Diretor Internacional 
Carlos Valencia PCC

Teatro Muncipal

61

11:40-12:00

Relatório do Diretor Internacional 2012-2014 
(Colômbia)

Teatro Municipal

62

12:00-12:15

Relatório do Primeiro Vice-Presidente Internacional 
J. Barry Romeiro

Teatro Municipal

63

12:15-12:30

Conclusões do terceiro tema

Teatro Municipal

64

12:30-12:45

Conclusões da Família e Mulheres Simpósio

Teatro Municipal

64

12:45-13:15

Declaração do Presidente Internacional Wayne A. MADDEN

Teatro Municipal

65

13:30-14:30

Solene de encerramento da sessão FOLAC XLII 2013 (programa XIII)

Teatro Municipal

66

15:00

Almoço e tarde livre com possível participação de comunidades estrangeiras em Antofagasta

Convites a serem confirmados ...?

67

20:00-2:00

Sessão solene de encerramento do Programa (XIV)

Minera Escondida Resort

68

20:00-2:00

Jantar de Gala e Programa Dance (XV).

Minera Escondida Resort

 

Programa Dia 6: domingo, 20

 

NÚMERO

TEMPO

EVENTO

LOCAIS

69

10:30-11:30

Ação de Graças Missa e Remembrance Parceiros mortes (Programa XVI).

Igreja Catedral de Antofagasta

70

Durante todo o dia

Transferência de as delegações no aeroporto.

Cerro Moreno Aeroporto e Termo .. Ônibus COCavada

ANEXO

1- . Simpósio sobre mulheres e famílias.

Terça-feira 15, das 8h30 às 12h30 e das 15h00 às 19h00 horas.
Hotel sede. Cobre Mar Hall, 2 º andar e anexos.
Pelo Brasil a CaL Regina Werneck e o PDG CL E. Martin Barmann farão exposição sobre o tema e o PID CL Mauro Werneck coordenará a oficina.

2 -. Desfile de as delegações.

Quinta-feira 17, a partir de 12.45 às 13.30 horas. Main Street.

3 -. Operacional social simultaneamente.

Sexta-feira 18, das 15h00 às 17.00 horas.
Locais predeterminados
 


INFORMATIVO Nº 4 - Perguntas e Respostas

Caríssimas Companheiras e Companheiros (participantes ou não do FOLAC 2.013),

Neste Informativo nº 4 apresentamos perguntas e dúvidas que por ventura possam surgir, e as devidas respostas correspondentes sendo eventualmente de utilidade e interessantes de saber ou conhecer

1- Onde está localizada a cidade de Antofagasta?

A localização geográfica de Antofagasta, fica no ‘comprido Chile’ no qual as características regionais são bem definidas, localizado na zona desértica, e a beira do Oceano Atlântico, ao Norte do país na região litoranea. Fica a uma distância aproximada de 1.400 quilômetros de distância de Santiago – Capital do país.

2- Quais as características do clima na data da realização de FOLAC (Janeiro)?

Este evento Leonístico será realizado no ‘verão’ e o clima na costa marítima, apresenta temperaturas homogêneas de em torno de 25ª C sendo que a mínima poderá ser de 16ª a 17ª dada à temperatura fria das águas do mar. A radiação solar UV (Ultra Violeta) geralmente nesta época do ano, é elevada e é recomendado o uso de óculos solares anti UV (os de procedência Chinesa “aqueles de contrabando do Paraguai” >> NÃO servem).

3- Vestimenta a ser usada ou levada?

  • Roupas esportivas leves e alguma peça de agasalho para se fizer uma temperatura mais baixa.
  • Camiseta Oficial com calça ou saia brancas e sapatos brancos.
  • Terno , calça e bléiser ou roupa social para os eventos noturnos.
  • Smooking ou Summer para homens e Longo para as damas para o banquete e noite de Gala (eles o intitulam de Evento dos Governadores).

4- Quais os meios de chegada desde Santiago a Antofagasta?

De Santiago a Antofagasta:

  • Via Aérea por LAN Chile – TACA ou SKY Airlains. Os vôos levam aproximadamente 1h40m saindo do aeroporto internacional Arturo Merino Benitez de Santiago.
  • Ônibus (Buses): saem do terminal Carlos Oviedo Cavada e as empresas são a escplher todas de excelente qualidade e altamente recoendaveis –Turbus – Pullman Bes – Atacama Vip. A viagem é de aproximadamente 15 horas.
  • Automóvel: existem para quem quiser locar um veículo e empreender viagem, uma séries de locadoras, basta apresentar carteira de identidade ou passaporte e a carteira de habilitação brasileira; Alem do preço da locação, deverá ser pçago o ‘seguro’’. A viagem ´será realizada pela excelente e belíssima Carretera Panamericana 5 Norte. A distancia a percorrer de Santiago para Antofagasta é de 1.400 quilômetros. O tempo de duração da viagem é variável de acordo com as paradas, levando em média 10 a 12 horas.

5- Telefonar para Chile ou de lá para o Brasil:

  • para telefonar para o Chile deve antepor : xx operadora + código 56-55 + o código do Brasil (55) + nª da cidade e + o número telefônico;
  • do Chile para o Brasil (estando homologado pela operadora): xx operadora + 55 + cidade + número a chamar.

6 - Quais são os Hotéis Sede (oficiais)?

  • Hotel Antofagasta – Calle (rua) Balmaceda nª 2.575 a 1 quadra da praça principal (Plaza Colón)
  • Hotel Terrado – Calle (rua) Baquedano nª 015 (adjacente ao Hotel Antofagasta).

Observação: para quem tiver feito a inscrição e reserva, somente pagará US$ 100 a diária solteiro ou casal. O preço sem reserva é de US$ 350 + taxas.

7- O que fazer em caso de doença ou mal-estar?

ATENÇÃO: Para quem tiver plano de saúde UNIMED, AMIL, BRADESCO ou outros, não esqueçam de solicitar o recibo de comprovação do atendimento para solicitar no Brasil o ressarcimento do Seu plano !!!! ALERTA, NÃO ESQUECER!!!

A organização do FOLAC sugere que em Antofagasta, no caso de necessidade se recorra nas seguintes clínicas e centro mdicos Credenciadas

  • CLÍNICA ANTOFAGASTA (calle Manuel Antonio Mayya nª 1.945)  Fone: 468-100
  • CENTRO MEDICO BAQUEDANO (calle Baquedano nª 298) Fone: 468-700
  • CLINICA LA PORTADA (calle Prat – na frente do Hotel Antofagasta) Fone Fones: informações 694-200
  • URGÊNCIA: 694-250 – 594-25
  • HOSPITAL MILITAR “em caso de emergência” (calle General Borgoño 959) Fone 353-000.

8- O que fazer se for assaltado ou vítima de roubo? (tomara que não seja necessário!)

Fazer a denuncia (BO- boletim de ocorrência) “imediatamente e sem perda de tempo” na Comisaría de Carabineros (equivalente as nossas Delegacias) mais próxima do Hotel. No centro da cidade esta a 3º Comisaria e mais cercana dos Hoteis. Fica na calle San Martin esquina Baquedano.

9- Onde fazer compras?

Recomenda-se no Casco Viejo de la Ciudad. Sugere-se percorrer e andar desde a Plaza Colón até a Calle Matta, assim também na Calle Matta até a calle Maipú (Praça do Mercado).

No Mail Panorámico (Shopping Center) bem próximo aos Hoteis Antofagasta e Torrado.

10- Quais são alguns serviços de utilidade pública da cidade úteis e plausíveis de serem usados emergencialmente?

  • Carabineros do Chile (Policia)
  • Policia de Investigações
  • Emergências de saúde (locais mencionados no item 7)

No próximo informativo darei dicas turísticas a visitar em Antofagasta e rededores.


Saudações Leonísticas
Barmann


 INFORMATIVO Nº 5 - Locais Interessantes e Rededores

Caríssimas Companheiras e Companheiros,

Este informe nª 5 se bem é interessante para todos os participantes em geral, visa e prestigia orientar aqueles que não estão vinculados ou fizerem parte de alguma extensão de plano turístico recomendado e dirigido, dando a conhecer os locais interessantes de Antofagasta e rededores.


Locais turísticos para visitar em Antofagasta

A região de Antofagasta é conhecida pelas jazidas e minas de ‘cobre’, sendo um dos maiores produtores mundiais.
Dentre seus principais atrativos turísticos se encontra LA PORTADA, monumento natural localizado a 10 quilômetros ao noroeste da cidade. O monumento é conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente pela sua formação geológica de extraordinária beleza.

Dirigindo-se ao outro lado da cidade em direção do0 Sul, a uma distância de 18 quilômetros, encontramos a GALETA COLOSO onde se poderá ver a maravilhosa, incrível, incomparável e fantástica “POSTA do SOL”. Além do mais se encontram no local “Marisquerias e Cocinerias” (Restaurantes e Petiscarias) especializadas em Gastronomia Marinha (Frutos do Mar). Cabe aqui mencionar que, há frutos do mar provenientes do Oceano Pacífico que não existem nem são encontrados no Oceano Atlântico, realmente suculentos e deliciosos. Quem os saboreou na estadia do FOLAC em Mazatlán – México nunca o esquecerá.

A 25 quilômetros de Antofagasta se encontra o TRÓPICO DE CAPRICORNIO frente ao aeroporto Cerro Moreno. Majestosa obra arquitetônica de 13 metros de altura que marca os solstícios e equinócios.

A 18 quilômetros de Juan Lopez se encontra a ISLA SANTA MARIA, atrativo local e extraordinária e atrativa paisagem ideal para o mergulho submarino. Existe lá uma notável claridade e transparência da água, uma diversidade variável do fundo do mar e uma riquíssima existente biodiversidade marinha. Existem no local lojas que alugam o equipamento para mergulho e dão curso e ensinamento rápido para o efeito, inclusive com o acompanhamento de professores/guias.

Na cidade de Antofagasta pode ser visitado o BARRiO HISTORICO, interessante lugar para entretenimento onde é conjugada a história com a paisagem urbana e a recreação, entre estes se encontram o MUSEO REGIONAL DE ANTOFAGASTA, a EX GOBERNACIÓN MARÍTIMA a atual BIBLIOTECA PATRIMONIAL o MUSEO FERROVIARIO FERROCARRIL ANTOFAGASTA BOLIVIA (FCAB) e O ANCORADOURO HISTÓRICO.

No centro de Antofagasta encontramos (perto dos Hotéis Sede) LA PLAZA DE ARMAS conhecida como PLAZA COLÓN, é a praça da maior importância histórica da cidade, pois a partir dali e em volta, começou a conformação da cidade de Antofagasta. Tem elementos que a caracteriza, como o relógio localizado no centro dela e que foi doado pela Colônia Britânica, um Leão e o monumento a hispanidade Na frente da praça encontra-se a CATEDRAL METROPOLITANA (onde no domingo 19 as 11 horas será realizada a Missa de Ação de Graça pelos Leões falecidos).

Em direção ao Norte da cidade se encontra a PLAZA BICENTENÁRIO com uma grande extensão e uma moderna arquitetura. Possui recintos e locais abertos e fechados para a realização de atividade cultural e artística, sempre muito concorrida e prestigiada.

Em direção Sul, se encontra o BALNEÁRIO MUNICIPAL e trata-se de uma praia artificial em que em volta, constitui-se num local de encontros. Existe ai, inúmeros locais gastronômicos (restaurantes), petiscarias e lanchonetes assim como locais de divertimentos e jogos.

No centro da cidade tem a PLAYA PARAISO outra praia artificial de fácil acessibilidade, com inúmeros locais de comes e bebes.

Outra praia artificial é o BALNEARIO TROCADERO localizado no setor Norte da cidade e que forma parte de um desenho integrado com a costaneira norte e que compreende extensas áreas verdes e instalações para a prática esportiva e recreações.

Sem dúvida que deverão existir outros lugares de interesse, mas estes mencionados são os mais chamativos e importantes. Caberá aos Caros Amigos pesquisar localmente ou descobrir locais ou coisas interessantes.

Sugerimos-a CITY TOUR, oferecida gratuitamente pela Organização do FOLAC, aderirem a ou as organizadas por empresas turísticas especializadas. Nos FOLAC’s em que participamos, sempre fomos muito bem servidos e atendidos quando contratamos os serviços de “taxi ou carros de aluguel” que mostram e levam a locais onde ónibus ou vans não conseguem circular.

Até o próximo informativo
Saudações Leonísticas
Barmann


 
INFORMATIVO Nº 6

Caríssimas Companheiras e Companheiros,

Está surgindo alguma confusão e engano com relação a Antofagasta pois existem 02 (duas) no Chile.

Temos em primeiro lugar a "Antofagasta" que é a que será realizado o FOLAC e a "Antofagasta de la Sierra"
que é um lugar árido e meramente turístico.

Para o bom entendimento e posicionamento a seguir explano detalhadamente cada um deles.

(1) " ANTOFAGASTA DO FOLAC"

População: 296.905[1] habitantes
Censo: 2002
Área: 30.718,1 km²
Densidade: 9,7 hab/km²
Fundação:22 de Outubro de 1868
Região: Antofagasta
Província: Antofagasta

ANTOFAGASTA do Forum Leonístico Latino Americano e do Caribe

Antofagasta é uma comuna e cidade do norte de Chile. É capital provincial da Província de Antofagasta e capital regional da Região de Antofagasta. A cidade de Antofagasta se encontra no hemisfério sul de América, a 23°38’39" S de latitude e 70°24’39" Ou de longitude, a 1.371,48 km de Santiago, capital de Chile. Limita ao ao norte com Serra Gorda, Mejillones e San Pedro de Atacama, sul com Taltal, ao oeste com o Oceano Pacífico e ao este com com o Departamento Os Andes de Argentina. É a quinta cidade mais povoada do país, atrás das conurbaões da Grande Santiago, Grande Valparaíso, GrandeConcepción e Grande La Serena. Antofagasta é conhecida popularmente em Chile como a Pérola do Norte.

(2) Antofagasta de la Sierra (NÃO é a do FOLAC)

O distrito de Antofagasta de la a Sierra é o maior e menos povoado em Catamarca. É do ponto econômico e geográfico de parte de visão do Puna de Atacama e devido a seu clima pertence para as terras de deserto altas.

A população de de de Antofagasta a La Sierra fica situada a 3,365 km sobre o nível de mar e está na rota provinciana nº 43, a 557 km da cidade de Catamarca.

Tem 1,000 habitantes que criam gado do qual eles obtêm lã e couro que permitem o desenvolvimento de uma mão feito indústria têxtil.

Há minas arqueológicas importantes que datam atrás de mil de anos velho e alguns que pertencem às Culturas incas e pre-incas: La Alumbrera, El Coypar e El Coyparcito.

Há bastante volcanoes de highs diferente, entre eles o Galan de 6,600 m. A região tem lagos e terras de sal. A fauna é composta de lhamas, vicuñas, roedores e muitos tipo de pássaros.

Há minas de mármores, ônix, bórax e lithium. É pertinente a exploração do del de Salar Hombre Muerto

Saudações Leonísticas
Barmann


 
INFORMATIVO Nº 7

Caros Amigos e Companheiros,

Não poderiamos deixar de informar à existência deste colosso de outrora, localizado na cidade e muito mais, sendo o ponto de referência do maior centro de diversão e lazer,... "o Enjoy Casino" (localizado bem em frente).

Outrossim lhes comunicamos que a "cotação" Real x Peso Chileno, está hoje: 1 R$. = 238 Pesos.

Saudações Leonísticas

Barmann

Ruínas de Huanchaca
(na frente está localizado o "Enjoy Casino")
Se o visitarem,... lhes desejamos Boa Sorte!

As Ruínas de Huanchaca são provenientes e remanescentes de uma fundição de metal. Huanchaca (em língua Quechua significa: Ponte penalidades) e estão )localizadas na região Norte da cidade de Antofagasta.

Foi declarada em 07 de janeiro de 1.974 como “Marco histórico nacional “, de acordo com o Decreto Supremo n º 0009 do Conselho de Monumentos Nacionais do Chile.

O que resta hoje da fundição é apenas parte do que foi uma fantástica construção em que se elaborava o refino da prata, inlusive, vinda em forma bruta da Bolívia. Notarse-á grossas paredes feitas e construídas com raras pedras de Andresito avermelhada.

No ano de sua construção foi a refinaria mais moderna, complexa e completa da América do Sul. Ela tinha uma usina de energia própria para suprir as necessidades. O bairro todo em volta recebia a iluminação fornecida pela usina como assim também o gás.

Hoje as ruínas têm quatro setores diferenciáveis:

  • a grande massa central corresponde ao que eram os escritórios e depósitos administrativos da empresa,

  • o bloco na Avenida Argentina, que correspondia a um forno de refino,

  • o localizado em frente da escada da Casa (atualmente convertida na Capela Militar de Nossa Senhora do Carmo).

  • Nas Ruínas de Huanchnte, desde 1.993, é feito o tradicional concerto de Natal na praça localizada em frente às ruínas de Huanchaca. A apresentação é de Jadran Croata Coro e Orquestra Sinfônica de Antofagasta.

    O dia do concerto é finalmente coroado com uma apresentação pirotécnica de 30 minutos de duração.

As Ruínas Huanchaca estão localizados na bairro de Coviefi norte, de frente para Avenida Argentina.

O monumento é acessível por meio das seguintes linhas (desde a Praça das Armas ou Praça Colón):

  • de microônibus: TransAntofagasta : números 109, 110, 111, 112 e 114 ou

  • mediante Taxis.


INFORMATIVO Nº 11

Caros Amigos e Companheiros,

Eis aquí uns items sobre dinheiro ou "Cartões de Crédito - Débito" que acho de suma importância tomarem conhecimento!
Abraços Leonísticos
Barmann

MOEDA- PESO CHILENO: 480 pesos equivalem a 1 dólar (variável conforme a época).

Aproveitando a dúvida ou desconhecimento dos "FOLAQUEIROS VIAJANTES", recomenda-se levar um pouco de moeda chilena (Peso Chileno) do Brasil, mesmo pagando um pouco mais caro e especialmente para quem chegar no final de semana vespera ou feriados, pois seria mais difícil achar um banco aberto (dependendo do dia ou horário de operação) e atrapalha mais para fazer a troca no aeroporto, etc… Sugere-se por exemplo, R$100.00 (Cem Reais).

*O restante pode-se optar em levar Reais (este não é aceito na maioria dos lugares!), Dólares ou Euro, depende da cotação em ambos países. Para quem não quer trocar mais do que o necessário, o melhor é levar mais Reais do que dólar. Não compensa trazer Peso Chileno sobrando de volta para trocar novamente no Brasil (especialmente o Peso porque ficará muito difícil negociar nas casas de câmbio porque em bancos é praticamente impossivel que aceitem).

Observação - lembrete - alerta!:

Não esqueçam de LIBERAR o "Cartão de Crédito - Débito" no Banco com que operam para uso no exterior!

* Outra sugestão é verificar o uso de cartão de débito. Depende das taxas de utilização no exterior aplicadas pelo seu banco, algumas não cobram nada. Como a taxa é feita pelo dólar, sai um bom valor. Porém, há limites diários de transação (usualmenteé de $300 dólares).

O cartão de "Débito" também permite saques no exterior, mas mesmo com Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco, HSBC (ou qualquer banco brasileiro com filial lá), não é como sacar de seu banco: há uma tarifa por intermediação de uma financeira chilena, por saque realizado (varia de US$ 7,00 a US$10,00).

(veja informação no Seu Banco ou com o que opera!)

* Evite o cartão de Crédito", porque há altas taxas e impostos: são pelo menos 6% de IOF e 1% de utilização no exterior, ou seja, vai de 7% a 10% a mais do que uma operação em dinheiro ou débito.


INFORMATIVO 13 - ALCALDIA DE ANTOFAGASTA

PALAVRAS DE RECEPÇÃO DA PREFEITA MUNICIPAL DE ANTOFAGASTA (ALCALDESA)

Dra. MARCELA HERNANDO PEREZ

Queridos Leões,

Primeiro é necessário reconhecer o trabalho generoso de serviços à comunidade, realizado pelos Lions Clubes na Região de Antofagasta, Chile Membro T1 Norte Distrito e Distrito Múltiplo U de Chile formando, juntamente com 44 outros países, os terceira área constitucional da América Latina e do Caribe.

Calorosamente Antofagasta prepara para esta terceira área, o que foi considerado para sediar o 42 º Fórum Leonístico da América Latina e do Caribe (FOLAC), o que é para nós os chilenos, uma grande honra e um especial privilégio para Antofagasta e para o T1 - Lions Distrito Norte do Chile.

É um enorme e especial prazer dar-lhes as boas-vindas a todos os Leões do Chile e da América Latina e do Caribe, e lhe desejamos que tenham um bom caminho e possam aproveitar ao máximo, os benefícios que oferecem a nossa cidade. Nos últimos anos, Ottawa aumentou muito tanto no urbano, turismo e entretenimento, chegando a liderar o ranking das melhores cidades para se viver no Chile, de acordo com um estudo realizado em 2.011 pela Câmara Chilena da Construção e assim também a Universidade Católica.

Uma de suas principais atrações está focada em seu extenso litoral, a partir do qual se projetam quatro “spas” artificiais: a Ottawa Municipal Beach, Paradise Beach, Playa El Trocadero e o Balneário Juan Lopez, situado a 25 quilômetros da cidade.

Estes, juntamente com milhares de turistas e veranistas não só no verão, mas no ano tudo graças ao clima favorável que existe nesta parte do país.

No norte da cidade, encontra-se a Tampa, um monumento natural em um arco, o que corresponde a um acidente marítimo de rochas sedimentares e fósseis, que é conhecido como um das mais impressionantes belezas naturais do país. A 28 km ao norte de Antofagasta, temos a escultura chamada Milestone Trópico de Capricórnio, que é responsável para marcar os solstícios e os equinócios definindo a posição exata em que paralelo estamos situados.

Em relação ao aspecto histórico, pode-se aprender sobre as origens de Antofagasta através de várias etapas que refletem a identidade de Antofagasta, como Huanchaca Ruínas Historicas de Landmark, fundição de prata antiga que também contém um museu de elevado valor científico e histórico de extraordinária demonstração.

Todas estas características fazem de Antofagasta, um cenário ideal para o 42 ° FOLAC, reunindo os Leões parceiros da América Latina e do Caribe, fazendo Lions um demonstrativo e, capacitando-os a perceber o desempenho de seu lema: "Nós Servimos".

Estamos orgulhosos do serviço de apoio realizado por vocês nesta cidade, onde o Lions Clube, têm ações em circulação de serviços no fornecimento de fornecimento gratuita de lentes e as cirurgia de catarata, assim como transplante de córnea, beneficiando centenas de pessoas que vivem em sectores vulneráveis.

Estamos muito felizes de ter esta responsabilidade e de continuar a apoiar os esforços dos Lions Clubes da cidade para o bem da comunidade, como este encontro internacional, onde a troca de experiências em serviços humanitários.

Em nome de toda a comunidade, dou-lhes uma recepção calorosa e alegre para nossa linda cidade de Antofagasta.

Atenciosamente,

Dra. Marcela Hernando Perez
Prefeita Municipal de Antofagasta


INFORMATIVO Nº 16 -  UNIFORMES DA DELEGAÇÃO

Caros Amigos e Companheiros,

Mais uma vez andamos em volta com o uiniforme da Delegação (é o 6º ano em que orgulhosamente chamamos a atenção com ele!

Temos que encomendar a confeção das camisetas na malharía.

Aproveitando o ensejo, soubemos que alguns Caros Companheiros(as) efetuaram o depÓsito do pagamento e o correio não entregou a encomenda (coincidiu com a greve deles), por gentileza tenham a bondade de me comunicar que repararemos o dano repondo a faltante!).

Vale de veras a pena irmos ou nos apresentarmos uniformizados!

Encomende a(s) sua(s) fornecendo o tamanho que usa!

O pagamento será contra entrega!

Abraços
Barmann


INFORMATIVO Nº 18 -  SIMPÓSIO

Caras Companheiras e Companheiros,

Já estamos em plena "Contagem Regressiva", no momento que estou escrevendo o presente informativo, faltam tão somente: > 88 dias 10 horas 26 minutos e alguns segundos para o início do monumental evento que é o FOLAC.

No 1º dia, 15 de Janeiro das 08h30m até 18h30m, (com interrupção para o almoço), praticamente abrindo os trabalhos teremos o Simpósio Antofagasta com o tema Geral "VIOLÊNCIA TRANS-FAMILIAR - CONSEQUÊNCIAS".

Será dividido em 02 (duas) partes ou etapas: 1-Exposições ou apresentações e 2º - Oficinas de trabalho

EXPOSIÇÕES:

Expositor(a) País Tema
     
CaL Regina Werneck Brasil Violência IntraFamiliar Causas da agressão
PDG Ernesto Martin Barmann Brasil Características ou Perfil dos agressores
CaL Lilia Morillo Brasil Efeito s do maltrato em crianças e jovens
PID Yamandú Acosta EUA Efeitos do maltrato em adultos maiores
GMT Blanca Bilbane Peru Violência Intrafamiliar, rasgo cultural?
PCC Johnny Hurtado Bolívia Estudo comparativo sobre VIF entre América e Caribe

OFICINAS:

DIRETORES OU COORDENADORES:

  1. PID Rosane T. Jahnke Vailatti - Diretora Geral

  2. CaL Sónia Portillo Guatemala

  3. GMT Alejandro Gálvez Perú

  4. Mauro Werneck Brasil

Para mais informações ou detalhamentos, entrem em contato que de imediato responderei!
 

top

INFORMATIVO 32

Caras Companheiras e Companheiros,

Acabo de receber um oficio da Direção Geral do FOLAC (EDG Guido Silva Torres) sendo que pela importância "realizada a conveniente tradução" para melhor entendimento e interpretação, de imediato repasso aos
Mui Dignos participantes e/ou interessados.
Creio que este será o último informativo contato que remetirei (a não ser que haja um emergencial)!
Recebam de coração os melhores votos de um Feliz e Préospero Ano Novo!
Carinhos e lhes espero ansiosamente em Antofagasta para conhecer-los pessoalmente ou reencontrándo nos

Barmann e Diana

top


42º FOLAC ANTOFAGASTA , CHILE , INFORMATIVO - Dezembro/ 2012.

Estimados Leões e socias Leão da área Nº3 América Latina e do Caribe:

Neste informativo venho a lhes informar o seguiente:

Com alegría e muito esforço estamos preparando a recepção de vocês, quando ainda faltan 18 días para nosso 42º FOLAC; Para o qual estão inscritos mais de mil Leões e socias Leão, de 25 países, ate este momento. Faltando ainda uma quinzena, acreditamos que chegaremos facilmente aos 1.200 para o que estamos preparados. Já confirmou a sua chegada a nossa cidade, o Presidente Mademm com sua comitiva, para a 3ª feira 15 de Janeiro, no vôo LAN 122 desde Santiago, as 13.40 hrs; será recebido em Santiago por uma delegação de Leões, ao cargo do Governador do Distrito T2 Mauricio Bustos e representantes do Presidente da República Sebastián Piñera.

Após o transbordo, será recebido em Antofagasta pela comitiva oficial de Leões desta direção geral, o Presidente de la CAP FOLAC PCC Johnny Hurtado e autoridades do Governo Regional e Municipal, para ser transladado ao hotel sede, donde permanecerá durante o FORO ate o día domingo 20 de Janeiro as 17:40 hrs em que partirá no vôo LA 125.

Outras altas autoridades que nos informaram da suas chegadas, tanto a Santiago como Antofagasta, tamben serão recebidas com o carinho e o protocolo leonístico que corresponde.

A través de Circle Leones e agora também pelos coordenadores das Delegações, solicitamos que, cada leão que venha a este FORO, poderia trazer um livro de leitura em espanhol, principalmente para a educação básica, o qual será recebido no el hotel em que estikverem hospedados.

Alem do mais a comissão organizadora deste 42º FORO solicita a vocês uma doação "voluntaria" que pode ser alguns dos seguientes: Lentes de Leitura, Audífonos; Marca Pasos; Cremes para Queimados; Cadeiras de Rodas; Medicamentos de preferencia para: Cardiópatas, Hipertensos, Diabéticos, Cancerosos; Gazes especiais para Feridas; Fraldas Descartaveis para (Prematuros, Recen nacidos, Adultos e descapacitados); Notebook; Netbook; Celulares funcionando; Radios ou Televisores portáteis. Para resolver qualquier dificultade relacionada com estas donaciones, por favor se dirijam o contatem com: o Presidente do Comité Operativo Social Simultaneo: Leão Guillermo Muñoz Morales (gmunozmaster@gmail.com). Para sua comodidade e/o melhor procedimento, sugerimos que sejan enviados aos siguintes endereços: Calle José Santos Ossa Nº 1971, Antofagasta Chile.

Queremos ainda lhes lembrar que o día 17 de Janeiro (5ª feira), a partir das 12.45 hrs terá inicio o desfile da delegações dos paises participantes pelas ruas da cidade, para o qual recomendamos que tragam os estandartes e/ou bandeira oficial del club, município ou estado;

Queremos tambiém lhes solicitar encarecidamente que os Leões de cada distrito, preparen uma apresentación folclórica musical para ser apresentada na Noite Latinoamericana do dia 18 de enero (6ª feira) a partir das 19.30 hrs na explanada da Fundação das Ruinas de Huanchaca. A solicitação é com o propósito de compartir a alegría e entusiasmo que possam provocar nosso encontro, nesta ciudade (mágica e surprendente).

Finalmente lhes informamos que a partir de hoje serão postos na nossa página web as listas (nomes) preliminares dos pasageiros dos hoteis que foram escolhidos e seleccionados. As listas com a maior informação possivel serão encaminhados as gerencias dos hoteis, para que neles sejam asignadas as habitaciones, realizando Check-In, e na chegada de vocês, deberão garantir o pagamento total deo número de días que permanerão no hotel (seja em efetivo ou com o cartão de crédito - débito). (Lei e dispositivo Nacional para os Hotéis).

Este roam list será acompanhado de una carta compromisso compartilhado, entre as gerencias dos hoteli e esta comissão organizadora, na qual se especifica a responsabilidade do hotel na correta atenção que lhes brindará e as limitações regulamentares que são: Não reconheceremos chamadas de longa distância ou internacionais, lavado de roupa, comidas ou alimentaçãos extras, uso do conteúdo do frigo bar , petiscos e guloseimas e outros consumos durante a sua estadía.

As estadías nos hoteis posteriores ao domingo 20 de janeiro, "deven ser negociadas" directamente com cada um dos hoteis, pois nosso e acertos conveniados é extritamente limitado e válido ate o día Domingo 20 de Janeiro 2013 no horário do check out).

Com as cordiais saudaçõies de siempre,
PDG Guido G. SDila Torres
Diretor Geral do 42º FOLAC

top