Lions Clubs International

[Voltar à página da Assessoria]

2º lugar no Concurso DMLD

IL nº 08 - Distrito LD-1

Por que ser Companheiro (a) Leão?

Quando nos convidam a fazer parte de um lions clube, passamos pela análise e aprovação dos componentes do clube. Esse convite somente acontece porque fomos identificados como um potencial a ser somado na equipe, que a fortalecerá ainda mais para prestar serviços à comunidade.

Ao ingressar, estamos entrando para uma segunda família, que prima pela amizade e companheirismo entre os associados. Essa convivência certamente estreitará os laços de amizade e companheirismo, que se fortalecerão ainda mais a cada dia, a cada atividade leonística que realizam juntos. O associado (Companheiro Leão ou Companheira Leão) está no centro da organização. É ele que desencadeia a corrente de prestação de serviços que baseia a estrutura.

Os benefícios da afiliação nos Lions são numerosos e entre eles podemos mencionar:

- Satisfação de auxiliar as pessoas carentes;

- Praticar a tolerância;

- Causar um impacto nos carentes em todas as partes do mundo;

- Trabalho prático para atender às necessidades da comunidade;

- Conhecer novas pessoas da comunidade e de outras partes;

- Aprender a trabalhar em equipe;

- Desenvolver habilidades de liderança;

- Utilizar as habilidades de planejamento e organização.

O lema de nossa organização é “Nós Servimos”.  Ele deve ser colocado em prática continuamente, pois a única oportunidade de respondermos “não” foi no momento da posse.

O clube funciona como máquina, onde cada um é uma engrenagem e somente funcionará se cada um fizer a sua parte!

Assim, ao sermos chamados a ocupar cargos no clube, devemos nos sentir orgulhosos pela oportunidade de mostrar nosso potencial e de nos desenvolver, pois entramos para servir e isso começa servindo ao próprio clube, contribuindo para a sua organização e para seu adequado funcionamento.

Devemos lembrar que somos “espelho”, que somos apreciados, e que muitos gostariam de também fazer parte do nosso clube, mas nem sempre são convidados, talvez porque não tenham o “perfil” para ser Leão.

Então, nós que aqui estamos não podemos deixar a oportunidade passar, como nos disse a famosa escritora Helen Keller, ao desafiar os Leões a serem os paladinos da escuridão. É necessário que deixemos o comodismo e só esperemos que os “outros” façam, pois somos pessoas diferenciadas e podemos assumir responsabilidades.

Ainda, devemos lembrar que ao sermos designados para fazer parte das Comissões de Serviços temos a obrigação de fazê-las funcionar da melhor maneira possível e isso só ocorrerá se cada um fizer a sua parte!  Afinal, é necessário que cada um realmente seja uma das peças, uma das engrenagens, que faça a sua parte, que faça a diferença nesse grupo.

Lions oferece diversas oportunidades para nos desenvolver, começa quando acessamos os sites existentes, tanto a nível nacional quanto internacional, para nos informarmos sobre o leonismo, depois, quando contribuímos com qualidade no clube. Quando fazemos a crítica construtiva, que aponta os defeitos e vem acompanhada das soluções. Quando participamos dos eventos fora do clube, tais como reuniões do comitê assessor, reuniões distritais, treinamentos ou simplesmente quando compartilhamos informações entre os próprios companheiros ou acompanhamos o presidente e demais companheiros nas atividades leonísticas realizadas na comunidade.

Resumindo, sempre podemos fazer alguma coisa, então é preciso estar atento para as oportunidades, pois somos Leões Voluntários, aqueles que devem estar sempre prontos a auxiliar, a servir, afinal fazemos parte de Lions Clubs International e somos a maior e melhor organização mundial de prestação de serviços!

Autora: CaL Marelice da A.C. Kalinoski   (ID 2905224)

Clube: Lions Clube de Clevelândia  -  Distrito:  LD-1 / Paraná - Cidade: Clevelândia - PR

Fone para contato:  Residencial: (46) 3252-1231 Celular: (46) 9917-9912