logo1920
 

Assessoria para o Combate

ao Câncer Pediátrico

 

CONSELHO DE GOVERNADORES DO DISTRITO MÚLTIPLO LD

 

 

PDG Marcus Sader / CaL Ligia

 

marcus.sader@gmail.com 
(44) 3543-1851 / 99926-0143
 

 

MENSAGEM DA ASSESSRORIA

Estimados Governadores de Distrito

Foi com muita honra e alegria que recebi do CC Celito Schlickmann, o convite para permanecer no cargo de Assessor para Câncer Pediátrico, neste AL. Neste nosso primeiro contato, postarei algumas informações e sugestões de como trabalharmos o tema “Câncer Pediátrico”.

-  O câncer pediátrico é, atualmente, a primeira causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, segundo a OMS. Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos quando há diagnóstico precoce. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), a taxa de cura do câncer pediátrico gira em torno de 64% dos casos no Brasil. O índice é distante de países como os Estados Unidos, onde a taxa é de 80%.

-  Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 12 mil novos diagnósticos de câncer infantil no Brasil a cada ano, com pico de incidência na faixa de 4 a 5 anos e um segundo pico entre 16 e 18 anos.

- Em crianças, os tipos mais comuns são leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas (câncer dos gânglios linfáticos), geralmente com origem em células que se desenvolveram em estágios iniciais da gestação.

 

setembro dourado

-  A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer que promove a campanha Setembro Dourado, tem o intuito de ampliar a conscientização em prol da causa, defende que o profissional de saúde que atende uma criança com câncer deve estender o tratamento a toda a família do paciente, uma vez que o câncer infantil é visto por especialistas como uma espécie de câncer familiar e não de um único indivíduo apenas.

A proposta é que a sociedade civil organizada exerça papel fundamental de apoio psicológico, principalmente aos que estão em outra cidade para o tratamento e o acolhimento da família e da criança.

“A luta pelo câncer infanto-juvenil é de todos, sejam governantes de todas as esferas, pais, educadores, profissionais da saúde, voluntários, cidadãos. Quanto mais informações sobre a doença forem disseminadas na sociedade e cada um assumir o papel de promoção pela cura, alcançaremos a meta, pois não há prêmio melhor do que uma criança curada.”

 

LIONS e LEO Clubes podem ajudar:

O dia 15 de fevereiro é considerado o Dia Internacional do Câncer infantil.

Como podemos atuar:

Ações iniciantes:

-          Identificar centros de tratamento de câncer infantil e fazer doações de materiais para artesanato, quebra-cabeças e jogos para as crianças

-           Preparar refeições saudáveis para as famílias de crianças em tratamento

-           Postar artigos sobre câncer infantil no site do clube, Distrito e mídia social

-           Entregar cartões com votos de melhoras em locais de tratamento

-           Distribuir panfletos com informações a respeito do câncer infantil

-           Doar chapéus, bonés, lenços de cabeça e cobertores aos centros de tratamento

-           Irmanação com clubes que já acompanham crianças com câncer

Ações Intermediárias:

-          Ajudar a coordenar o deslocamento da familia de uma criança com câncer até o local de tratamento

-           Dar aulas particulares para crianças com câncer e para seus irmãos

-           Patrocinar a participação de uma criança em um acampamento ou atividade relativa ao câncer infantil

-           Documentar através de fotografias, a jornada de uma familia com filho em tratamento

-           Proporcionar entretenimento para essas crianças em um centro de tratamento ou hospital

-           Organizar retiro de fim de semana para famílias de crianças com câncer em remissão

-           Apresentar projeto de subsidio para LCIF para equipar centros de tratamento

Ações avançadas:

-           Formar grupo de apoio para aqueles afetados pelo câncer infantil

-           Organizar um acampamento do câncer infantil

-           Oferecer refeições saudáveis para assegurar que as crianças com câncer estejam bem nutridas durante o tratamento e em fase de remissão

-           Familiarizar-se com o cadastro para transplante de medula óssea

-           Oferecer suporte financeiro para os medicamentos e serviços de apoio essenciais.

-           Alojamento temporário para as famílias de filhos em tratamento de câncer. Voluntarie-se em estabelecimentos existentes para alojamento  ou estabeleça um novo.

   Coloco-me a disposição de todos para tentarmos, juntos, diminuir o sofrimento dessas crianças e suas famílias.

   Saudações leonisticas

PDG Marcus Sader – Distrito LD-1

marcus.sader@gmail.com       (44) 3543-1851  /  99926-0143

Fonte: Site www.lionsclubs.org   e   Portal Brasil  -  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MENSAGENS DE
Anos Anteriores

Estimados Governadores de Distrito

Foi com muita honra e alegria que recebi da CC Liza Ganem, o convite para permanecer no cargo de Assessor para Câncer Pediátrico, neste AL.

Este é o mais novo tema abordado por Lions Clubs Internacional, portanto ainda não dispomos de muito material no site da nossa Associação. Sendo assim, esta assessoria também é nova e aqui vou postar algumas informações e sugestões de como trabalharmos o tema “Câncer Pediátrico”.

- O câncer pediátrico é, atualmente, a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos. Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos quando há diagnóstico precoce. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), a taxa de cura do câncer pediátrico gira em torno de 50% dos casos no Brasil. O índice é distante de países como os Estados Unidos, onde a taxa é de 80%.

- Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 12 mil novos diagnósticos de câncer infantil no Brasil a cada ano, com pico de incidência na faixa de 4 a 5 anos e um segundo pico entre 16 e 18 anos.

- Em crianças, os tipos mais comuns são leucemia, tumores no sistema nervoso central e infomas (câncer dos gânglios linfáticos), geralmente com  origem em células que se desenvolveram em estágios iniciais da gestação.

- A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer que promove a campanha Setembro Dourado, tem o intuito de ampliar a conscientização em prol da causa, defende que o profissional de saúde que atende uma criança com câncer deve estender o tratamento a toda a família do paciente, uma vez que o câncer infantil é visto por especialistas como uma espécie de câncer familiar e não de um único indivíduo apenas.

A proposta é que a sociedade civil organizada exerça papel fundamental de apoio psicológico, principalmente aos que estão em outra cidade para o tratamento e o acolhimento da família e da criança.

“A luta pelo câncer infanto-juvenil é de todos, sejam governantes de todas as esferas, pais, educadores, profissionais da saúde, voluntários, cidadãos.

Quanto mais informações sobre a doença forem disseminadas na sociedade e cada um assumir o papel de promoção pela cura, alcançaremos a meta, pois não há prêmio melhor do que uma criança curada.”

LIONS e LEO Clubes podem ajudar:

O dia 15 de fevereiro é considerado o Dia Internacional do Câncer infantil.

Como podemos atuar:

- Atividades de educação e sensibilização por meio de palestras, panfletos, etc

- Subsidio Padrão: Elaboração de projetos solicitando subsidio no valor de $10,000 à 100,000, lembrando que os clubes devem arcar com 25% do valor liberado, para equipar hospitais e/ou clinicas visando o diagnóstico precoce e tratamento do câncer pediátrico.

- Irmanação com clubes que já trabalham com crianças portadoras de câncer

- Acampamentos, nos moldes dos que já são realizados hoje, para crianças em tratamento e seus irmãos.

- Incentivar os associados LEO a desenvolverem projetos Spotlight on Children (Destaque nas crianças) visando trazer alegria e esperança para as crianças com câncer e seus familiares.

 

Coloco-me a disposição de todos para tentarmos, juntos, diminuir o sofrimento dessas crianças e suas famílias.

Saudações leonisticas
PDG Marcus Sader – Distrito LD-1

 

Fonte: Site www.lionsclubs.org  e Portal Brasil - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Conheça mais informações sobre o novo tema de serviços de

Lions Clubs International clicando aqui