Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

   
 

Plano de Ação Global
“5 anos de realizações”


Aprovado pela Resolução CG nº 14-2011/2012 - Ementa: Criação na abrangência do Distrito Múltiplo LD, do “Plano Global – 5 anos de Realizações" e dá outras providências. [Ver a resolução na íntegra]
 

INTRODUÇÃO

O Conselho de Governadores, na pessoa de seu Presidente, ao entender a importância que se reveste a indicação da Cal PID Rosane Vailatti ao cargo de 2º Vice-Presidente Internacional, delegou por portaria, ao Assessor especial da Presidência e a uma equipe de assessores a elaboração de um Plano de Ação Global para os próximos quatro anos, visando a valorização de tão importante fato relevante.

A medida que estudos foram feitos, se fez presente um novo fator. A proximidade da comemoração dos “100 anos do Leonismo no Mundo” com o plano de ação em elaboração, trouxe a necessidade de unir os objetivos, ou melhor, direcionar as atividades a serem desenvolvidas também para o grande advento leonistico. Dessa forma o projeto se amplia para 5 anos de forma a abranger a grande efeméride do leonismo mundial.

Não nos cabe apreciar em que ano estaremos efetivamente apresentando o nome de nossa candidata, isto depende de fatores de cunho internacional. Mas fica claro que precisamos estar preparados para o grande compromisso. Todos os associados do Distrito Múltiplo LD terão de estar prontos para que tenhamos um grande sucesso de gestão e nossa candidata se eleita possa assumir compromissos sabendo que o Distrito Múltiplo LD estará a seu lado dando apoio incondicional a suas realizações.

Cabe a nós, membros em plena atividade junto ao Conselho de Governadores ter o compromisso de consolidar nosso Distrito. O que estamos a dizer é que se desejamos ter uma Presidente Internacional, devemos mostrar ao mundo nossa competência, nossa forca, e até nossa audácia e construirmos um leonismo que orgulhará nossa Candidata.

Não basta indicar um candidato a tão expressivo cargo. Temos que construir um leonismo moderno, ativo e próspero que sirva de modelo e exemplo em todas as áreas de atividades e serviços.

É possível que nossa Candidata concorra antes de 2017, até porque acreditamos que os americanos não permitirão que um não americano seja Presidente de nossa Associação no ano de seu centenário.

Na reunião do Conselho de Governadores na cidade de Chapecó, Santa Catarina, o Cl Douglas de Mendonça Thompson, atual presidente do Conselho de Governadores, fez um chamamento a todos. Foi pragmático algumas vezes mas autentico em suas ponderações, principalmente quando dirigindo-se aos Membros Deliberativos foi incisivo ao dizer da necessidade de focar nossas atividades na indicação da Cal Rosane Vailatti ao cargo de 2º Vice-Presidente. Na verdade, nosso Presidente queria que os membros do Conselho Consultivo entendessem que a indicação de Rosane, em palavras técnicas, seria em verdade uma “oportunidade” para nosso Distrito Múltiplo.

Se a expressão focar foi efetiva não sabemos mas eficaz com certeza. Tão logo terminou a reunião do Conselho de Governadores os bastidores começaram a trabalhar. Muitos contatos pessoais e encontros virtuais aconteceram desde então. Ideias proliferaram; todas enriquecendo o leonismo. Muitos companheiros dedicados entenderam de participar. Centralizados na pessoa de nosso Presidente, o projeto ganha forma e prepara o futuro.

Uma pergunta se faz necessária: como o mundo deverá ver o Distrito Múltiplo LD que tem a pretensão de indicar uma futura Presidente de nossa Associação. Temos atualmente no Distrito Múltiplo LD 1.188 municípios sendo que somente 325 são servidos por clubes de Lions. Temos em nossa área geográfica 863 municípios que não são servidos pelo Lions. Outros fatores podem e devem ser analisados. Isto foi somente um exemplo de quanto podemos enriquecer nosso movimento.

De posse do projeto “Plano Global – 5 anos de grandeza” o Presidente do Conselho de Governadores convocou um grande grupo formado pelos Ex-Presidentes, futuros presidentes do Conselho, Consultores e Assessores especiais, que reunidos fizeram a devida avaliação do plano, realizaram as devidas correções e aprovaram o plano em sua quase totalidade.

O que ficou muito claro é que a reunião do Conselho de Governadores que antecede a Convenção de Santa Maria será um marco para o projeto denominado provisoriamente de “Plano Global - 5 anos de grandeza”.

 


Abrangência do projeto

A proposta a ser encaminhada ao Conselho de Governadores tem como meta, unificar procedimentos entre os Distritos Membros, além de estabelecer metas a serem atingidas nos 5 anos do projeto. Por isto, os compromissos assumidos devem ser de todos. Uma grande reunião esta sendo preparada e seus conteúdos em elaboração.

Deverão fazer parte da reunião a ser realizada em Santa Maria, os Governadores atuais, os Governadores eleitos, os primeiros Vice-Governadores e os Segundos Vice-Governadores eleitos. Junto a eles, o Presidente do Conselho de Governadores mais os Vice-Presidentes e o futuro Vice-Presidente a ser eleito na Convenção.

Se o projeto é para 5 anos, indispensável a presença e concordância de todos. Além de trabalharmos no sentido de um Conselho de Governadores mais eficaz e produtivo, estaremos preparando e dando condições aos assessores de cumprirem seus compromissos. Entretanto, será nos Distritos membros que os trabalhos se desenvolverão. Da simples sistematização da iniciação de novos companheiros em clube, passando por treinamento de lideres, até um grande trabalho junto a LCIF serão objetos do projeto. Será indispensável compreender a amplitude do projeto que colocará o DMLD como um dos maiores distritos múltiplos de nossa Associação.

Mas isto só trará resultados efetivos se houver por parte de todos os líderes, uma aceitação. Aceitar o projeto é acima de tudo um ato de coragem. Não será simples mas é a forma mais correta de mostrar que o Distrito Múltiplo LD está preparado para ter uma Presidente Internacional.


DA SENSIBILIZAÇÃO

É muito presente entre todos que ao se falar em leonismo estamos falando em Clubes. Nossa associação não é de pessoas e sim de clubes de serviços. Todo processo de liderança mesmo os que se desenvolvem a partir da Diretoria Internacional, tem como objetivo primeiro, os clubes e suas diretorias.

Dentro desta premissa nós lideres do Distrito Múltiplo LD, devemos também direcionar nossas atividades e projetos para fortalecimento dos clubes dando-lhes competência e estruturação para atingir os objetivos a que nos propusemos.

A associação Internacional de Lions Clubs disponibiliza aos Distritos e Distritos Múltiplos uma grande equipe de trabalho. O GMT e GLT são equipes preparadas por Lions Internacional para dar apoio ao crescimento e liderança. A proposta do Plano Global para 5 anos vem ao encontro aos objetivos da Associação e portanto unidos trabalharemos pelo crescimento e liderança.

Se tivermos a convicção da necessidade do crescimento de nosso Múltiplo em diversas áreas, temos que preparar nossos lideres distritais para serem os porta-vozes dos projetos a serem implantados.

Se o projeto a ser implantado é para 5 anos, os lideres envolvidos devem ter presente o compromisso do envolvimento permanente, bem como terem argumentação e competência para motivarem todos os clubes de seus distritos.

Os lideres GMT, GLT, ELAE e Assessor de LCIF estão prontos a colaborar com os Distritos do Múltiplo LD nesta grande campanha.
Caberá a equipe a ser escolhida pelo Presidente do Conselho de Governadores, o trabalho inicial de sensibilização dos lideres para a aceitação do projeto global. Quando falamos em lideres, estamos referindo-nos ao Governador de Distrito, o Past Governador, o 1º Vice-Presidente e o 2º Vice-Presidente. Serão eles, que unidos pelo objetivo comum, motivarão seus Distritos a assumirem o Plano de Ação Global 5 anos de realização.


METAS A SEREM CUMPRIDAS PELO PLANO

Foram definidas pelo Plano de Ação Global algumas áreas a serem trabalhadas pelas equipes do Conselho de Governadores e dos Distritos que pertencem ao Múltiplo LD.

São elas:

  1. a área de crescimento de associados: admissão e retenção;
  2. a política de extensão;
  3. o envolvimento dos Distritos com a LCIF;
  4. os relacionamentos de Política Internacional e Nacional e a participação em eventos internacionais por parte dos Clubes e Distritos.

Metas a serem atingidas nos 5 anos do projeto:

  • 600 novos associados por Distritos por admissão, retenção ou fundação de novos clubes;
  • Fundação de dois novos Clubes por Distrito nos próximos 5 anos;
  • 230 CCLL Melvin Jones por Distrito nos próximos 5 anos;
  • 1 clube Melvin Jones por Distrito;
  • Presença de líderes Internacionais nas Convenções dos Distritos que compõem o Múltiplo LD;
  • Presença de 25 associados por Distrito nos próximos 5 FOLAC;
  • Presença de 13 associados por Distrito nas Convenções Internacionais de interesse do Distrito Múltiplo LD.

Muitos dirão: isto é utópico para não dizer sonhador. Outros com certeza dirão: é possível, mas de difícil realização. A comissão tem presente ser uma meta ousada, mas passível de realização, se houver comprometimento da equipe de lideres, se houver um devido treinamento de quem vai argumentar em seus Distritos, e se houver motivação dos Clubes.

A conclusão quantitativa é de 5.400 novos associados que nos leva para próximo de 20.000 associados no Distrito Múltiplo LD e um acréscimo de 2.100 novos companheiros Melvin Jones.

No aspecto qualitativo teremos um Distrito Múltiplo pujante e um reconhecimento da LCIF pela compreensão que temos da contribuição social. Com certeza teremos retornos muito mais significativos do que presentemente.

Cabe a nós participarmos desta grande construção.

 


DA ANALISE DAS METAS

 

Meta 1 - 600 novos associados por Distritos por admissão, retenção e/ou fundação de novos clubes;

  • como a implantação do projeto é para 5 anos, temos que em verdade o crescimento é de 120 novos associados por ano leonístico;
  • tendo presente a fundação de dois novos clubes por ano leonístico, com uma media de 25 novos associados por clube, teremos 50 novos associados decorrentes da extensão;
  • em verdade, cada distrito terá que trabalhar na admissão de 70 novos associados;
  • as equipes GMT e GLT do Múltiplo e dos Distritos trabalharão junto aos clubes para motivá-los e treiná-los no aspecto retenção; uma recomendação do CG importará em um novo modelo de relacionamento entre o novo associado e seu padrinho com a adoção do programa Mentor;
  • por ser recomendação de Lions Internacional, devemos dar especial atenção a admissão de mulheres, o que facilitará ainda mais, o cumprimento de metas;
  • como cada Distrito que integra o DMLD tem em média 50 clubes, a média é de 1,3 associado por clube o que não é difícil;

Meta 2 - Fundação de dois novos Clubes por Distrito nos próximos 5 anos;

  • a fundação de um clube faz parte das metas de Governador 100% e portanto faz parte dos objetivos de cada um dos Governadores;
  • pelo mapa geográfico de cada um dos Distritos que compõem o Distrito Múltiplo LD a maioria dos Distritos tem muitas cidades onde não existem clubes de Lions;
  • é recomendação de Lions Internacional, a valoração da mulher no leonismo através da fundação de clubes de mulheres;
  • o Conselho de governadores, através do Coordenador ELAE e suas equipes GMT e GLT, coloca a disposição dos governadores ferramentas eficazes que permitem a realização de reuniões de trabalho visando a fundação de novos clubes;
  • o treinamento eficaz das equipes Distritais mudará a forma com que se trabalha a fundação de novos clubes; o CG coloca a disposição do Distrito o treinador;
  • o leão certificado deverá prestar contas ao Governador do Distrito de sua presença obrigatória nos primeiros seis meses de atividade do novo clube;
  • a estratégia da fundação de núcleos em determinado ano leonístico para no seguinte transformá-lo em clube de Lions não pode ser desprezada.

Meta 3 - 230 CCLL Melvin Jones por Distrito;

  • em verdade estamos falando 230 companheiros Melvin Jones nos cinco anos do Plano Global, sendo 40 CMJ em cada um dos dois primeiros anos, e 50 novos companheiros Melvin Jones nos três anos seguintes por ano leonístico;
  • como os Distritos tem em média 60 clubes estamos a trabalhar uma média de 1,2 companheiro Melvin Jones por clube;
  • a LCIF trabalha em duas áreas de grande atenção, quais sejam a cegueira evitável e a erradicação do sarampo que assumiu recentemente;
  • é permitido e eticamente aceitável que nos próximos anos leonisticos cada clube realize em sua área de abrangência campanha de arrecadação de fundos, destinadas a cegueira evitável e a erradicação do sarampo; a esta contribuição à LCIF o clube indicará uma pessoa Leão para receber a distinção de Companheiro Melvin Jones; as justificativas para as comunidades deverão ser elaborados pelo Conselho de Governadores;
  • as doações individuais devem continuar sendo realizadas nos moldes atuais; atualmente, como elemento facilitador, os Distritos estão realizando consórcios para que associados possam de uma forma mais amena dar sua contribuição pessoal;
  • recomenda-se a realização de almoço especial aos CMJ nas Convenções do Múltiplo, e nas Convenções Distritais com sorteio de 1 título de CMJ pelo valor arrecadado no almoço;
  • recomenda-se que nas visitas oficiais dos Governadores, seja oferecido como presente, um título de CMJ;
  • criação de um modelo de consórcio a ser encaminhado pelo DMLD e recomendado sua aplicação aos Distritos membros;

Meta 4 - 1 Clube Melvin Jones por Distrito;

  • a existência de um Clube Melvin Jones por Distrito demonstrará a pujança deste;
  • Clube que fizer doações que permitam quatro companheiros Melvin Jones por ano leonistico terá no final dos 5 anos do Plano Global 20 companheiros Melvin Jones;
  • as contribuições da meta 3 fazem parte para efeitos de um possível projeto de um clube do Distrito.

Meta 5 - presença de Líderes Internacionais nas convenções dos Distritos que compõem o Múltiplo LD;

  • recomenda-se aos Governadores de Distrito que convidem lideres Internacionais da área 3 para oradores oficiais de suas convenções;
  • temos o privilegio de ter dois Diretores Internacionais que poderão interceder junto a líderes internacionais para atingir este objetivo;
  • existem lideranças que são de interesse do DMLD e o convite destes poderão ser interessantes para nossos interesses.

Meta 6 - presença de 25 associados por Distrito nos próximos 5 FOLAC;

  • as decisões políticas que envolvem os interesses do DMLD, no que se refere a indicação da candidata PID Rosane Vailatti, passam necessariamente pelo FOLAC;
  • é indispensável que o DMLD demonstre sua pujança e representatividade nestes eventos;
  • normalmente o DMLD tem uma boa representação quando da realização do FOLAC, e tal representação se faz eficiente para a indicação de candidato a Diretor Internacional;
  • a presença significativa de associados do DMLD permitirá que a Sala da Hospitalidade e as Recepções, locais onde recebemos a presença dos lideres internacionais, reflita a grandeza e dê o devido reconhecimento a candidatura do Distrito Múltiplo;
  • o Conselho de Governadores, em parceria com o Comitê de Campanha para 2º Vice-Presidente Internacional, deverá montar uma estrutura que permita a presença dos leões seja no aspecto estratégico como financeiro;
  • dar especial atenção aos próximos FOLACs que se realizam no Chile e na Colombia;
  • a media de 15 associados por Distrito permitira a presença de mais de 150 associados no FOLAC.

Meta 7 - presença de 13 associados por Distrito nas Convenções Internacionais de interesse do Distrito Múltiplo LD

  • da mesma forma que a representatividade do DMLD se faz indispensável junto ao FOLAC, a presença de associados na Convenção Internacional é por demais importante;
  • a possibilidade da indicação da PID Rosane Vailatti como 2º Vice-Presidente Internacional nos próximos anos, implica na presença de Convencionais do DMLD;
  • a Convenção Internacional de Hamburgo na Alemanha se reveste de grande importância, pois poderá ser nesta a indicação de nossa candidata; temos que estar preparados para tão significante momento;
  • o Comitê de Campanha deverá estar atento em quais Convenções Internacionais a presença de associados do DMLD se fará necessária, o que permitirá a organização em tempo hábil;
  • da mesma forma que no FOLAC, o Conselho de Governadores deverá montar uma estrutura, junto com o Comitê de Campanha, que permita a presença dos leões seja no aspecto estratégico como financeiro.

CONCLUSÃO

Metas são objetivos bem definidos. A busca é uma conquista, é algo a ser conquistado. Seria recomendável que o Conselho de Governadores adote as 8 metas como proposta de trabalho para os próximos cinco (5) anos. Da mesma forma, quando da reunião do Conselho de Governadores de Santa Maria, sensibilizar os Governadores de Distrito para que aprovem em seus Distritos as 8 metas do Plano Global.

Atingir os 100% das metas é o objetivo final. Entretanto, nem todos conseguem. Motivos são diversos. O Conselho de Governadores através de Comissão Especial a ser constituída estará avaliando semestralmente as atividades dos Distritos e quantificando os objetivos atendidos.

Por outro lado devemos ser motivadores. Devemos estar preparados a ajudar aos companheiros com dificuldades em atingir as metas.

Entendemos também, serem necessárias ações estratégicas pontuais para o crescimento da adesão das lideranças brasileiras à candidatura da CaL Rosane Vailatti. Quanto mais fortes chegarmos à Convenção Internacional ou ao FOLAC maiores são as possibilidades de bom êxito.

Recomenda-se que o Conselho de Governadores elabore um “Powerpoint” em CD para apresentar aos clubes, Conselhos Distritais e Convenções com explicações do processo de eleição internacional para entendimento das lideranças de clubes e distritos.

Devemos todos dar um grande incentivo às contribuições à LCIF. Por outro lado, necessário mostrar o que ela faz pelas comunidades brasileiras. Devemos incentivar os Distritos a prepararem Projetos para obtenção de recursos junto à LCIF. Um Projeto por ano, por distrito, serão 45 Projetos no período o que dará grande visibilidade à LCIF.

Devemos motivar nossos Governadores a incentivar a participação de Associados de nosso Múltiplo LD nos Institutos para Leões Seniores e Leões Instrutores nos Institutos Internacionais realizados por LCI. Além do aprendizado, a convivência com demais Leões é excelente forma de divulgação de nossos valores. Somente como referencia, no último realizado na cidade de Brasília, um Distrito do DMLC teve + de 20 candidatos concorrendo à participação no Instituto e nós não mandamos nem ao menos 1 por Distrito.

Devemos estar preparados para disponibilizar a quem necessitar, estrutura para compensar os pontos fracos da campanha que lhe permitira atingir metas a serem definidas.

Vamos a luta.

Equipe Plano Global