OS LIONS CLUBES APRESENTAM SEUS PROJETOS 

Ocorreu na Fundação Lions, neste sábado, dia 19, com a presença de quatorze Clubes, a I MOSTRA DE PROJETOS LEONÍSTICOS. Este evento foi promovido pelo Lions Clube Novo Hamburgo Terceiro Milênio, motivado pelo lema do Governador do Distrito LD 2, Odilo Paulo Wachholz - UNIR, MOTIVAR e CRESCER, com o objetivo de criar um espaço para troca de experiência, intercâmbio de metodologias de planejamento, execução, divulgação, captação de recursos financeiros e desenvolver o espírito de cooperação entre os Clubes de Lions da região. 

O encontro foi aberto pela palestra "Mudança de Paradigmas nos Clubes de Serviço" proferida pela professora universitária Mirian Cipriano Vidal do Lions Clube Torres Ela lembrou que o Lions é a maior ONG do mundo, mas que deve rever seus métodos para se adequar às mudanças observadas no mundo atual devido ao surgimento de um grande número de organizações que atuam no terceiro setor mantidas através de subvenções governamentais. Foram apresentados sete projetos, patrocinados pelos Lions Clubes Sapucaia do Sul - Centro e Guianuba, Campo Bom Pequeno Gigante, São Leopoldo Imigrante, Ana Terra e Scharlau e Novo Hamburgo Terceiro Milênio. 

Foi confirmada que a base da filosofia simples que inspira a Associação Internacional de Lions Clube: "dê a uma pessoa preocupada com a comunidade, a oportunidade de fazer a diferença e grandes coisas acontecerão", orientou a concepção dos projetos apresentados. A I Mostra de Projetos Leonístico foi encerrada pela Doutora em Ciências Sociais Aplicadas Jaqueline Oliveira Silva, professora da UNISINOS, que abordou o tema "Ação Social Voluntária: Motivação e Evasão". 

A Professora Jaqueline, com base numa pesquisa sobre o perfil do voluntariado, afirma que cinco são as motivações que estão vinculadas ao voluntariado: Assistencial (desejo de ajudar o outro), humanitária (desejo de contribuir de alguma forma com o outro), política (preocupação com exercício de cidadania) profissional (possibilidade de experimento dos conhecimentos adquiridos) e pessoal (tratamento terapêutico, busca de relacionamento interpessoal, experiência de vida, busca de retorno emocional). 

Cinco também são os motivos para o abandono: mudanças de vidas, desaparecimento do tempo livre, desgastes com deslocamento e custos, conflitos com a atividade e preferência por determinado público ou área.


50 ANOS DO LEONISMO

Dia do Leonismo Gaúcho 

CL José Irany Frainer

Na última Convenção do Distrito LD-3, realizada em abril de 2004, na cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi aprovada uma Proposição instituindo em âmbito leonístico distrital o dia 03 de janeiro como o "Dia do Leonismo Gaúcho", em homenagem à data de fundação do primeiro Clube no Estado, o Lions Clube Porto Alegre - Centro, acontecimento ocorrido no dia 03 de janeiro dr 1955.

Posteriormente, após mais alguns passos na esfera leonística, a Proposição tomou novos rumos e, transpondo as fronteiras do leonismo, chegou ao conhecimento do Dep. Est. Ciro Simoni, que, conhecendo e familiarizado com o trabalho desenvolvido pelos Lions Clubes nas Comunidades, encampou a idéia e a levou para a Assembléia Legislativa do Estado, transformando-a no Projeto de Lei nº 99/2004 que, após tramitação normal nas Comissões, recebeu aprovação unânime do Plenário em 13 de outubro de 2004. Em continuidade, no dia 04 de novembro do ano que findou, em cerimônia simples, mas de elevado conteúdo emocional, desenvolvida no Palácio Piratini, sede do Governo Estadual, o Exmo Sr. Gov. do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Germano Rigotto, em presença de altos Dirigentes Leonísticos, de representantes de diversos clubes e de convidados especiais, sancionou a Lei nº 12/169, com o seguinte teor: 

"Art. 1º - Fica instituída a data de 3 de janeiro de cada ano como o Dia do Leonismo Gaúcho. Art. 2 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação". Publicação que ocorreu no Diário Oficial do Estado em 05 de novembro de 2004. 

Assim, a partir de agora, tem o Leonismo Gaúcho o seu dia consagrado oficialmente no Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, num reconhecimento da sociedade gaúcha ao belo trabalho junto às comunidades, que o leonismo desenvolveu, ininterruptamente, ao longo dos primeiros 50 anos de sua bela e profícua existência entre nós. 

Em razão disso, no dia 3 de janeiro do corrente ano, e pela primeira vez, foi desenvolvida uma bela programação comemorativa ao Dia do Leonismo Gaúcho, constituída de dois eventos complementares, um de trabalho, outro de cunho social, ambos marcantes e de sucesso total: 

- Evento Comunitário: Entrega de equipamento oftalmológico ao Hospital São Lucas da PUCRS e assinatura de convênio para desenvolvimento do Programa "Zona Livre de Catarata". 

- Evento Social: Jantar Comemorativo. Fizeram-se presentes aos atos comemorativos altos Dirigentes Leonísticos, Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas, entre as quais podem ser enumerados: CL Sebastião Braga - Diretor Internacional pelo Brasil; CªL Rosane Vailatti - Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD; Dom Dadeus Grings - Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre; General de Divisão Marco Antônio Longo - Comandante da 3ª Região Militar; Desembargador Jaime Pitterman - Representante do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; Vereador Elói Guimarães - Presidente da Câmara de Vereadores de Porto alegre e CL.


   
 

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE 
LIONS CLUBES
DISTRITO MÚLTIPLO LD

Inovar, Motivar e Crescer

EXPEDIENTE