PR/SC/RS, 17/05/2005 -  Número #012 - Ano I

Pessoas

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA

"Unir os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca"

CL Silvano Marcelo Pires Santos
Assessor de Instrução Leonística - LD-5

Neste mês de abril, retomo a análise sobre cada um dos Objetivos do Leonismo. Mas me parece muito enfadonho tratar desse objetivo de uma forma convencional, isto é, falando do valor da amizade, da força do companheirismo, ou da importância da compreensão. A amizade, o companheirismo e a compreensão são atitudes ou atributos que por si mesmos se enaltecem.

Assim como esses valores são imprescindíveis a uma vida pessoal e familiar feliz, produtiva e de realização, é claro que também o são para as pequenas ou as grandes organizações, e, assim, para os Lions Clubes. Como dizia, não pretendo prolongar-me em análises sobre a importância disso. Mas acredito que, se fosse hoje feita uma pesquisa, uma boa parte dos leões e domadoras, senão uma maioria significativa, afirmaria que até alguns anos atrás o congraçamento era maior, principalmente nas convenções, reuniões do conselho distrital, jogos leonísticos e outros eventos. A presença era maior, as platéias eram mais vibrantes, a participação era mais ativa, e o clima de amizade e companheirismo parecia mais forte e genuíno.

Cabe então perguntar: se a amizade, o companheirismo e a compreensão continuam sendo - e mais que nunca - imprescindíveis à vida dos clubes e do distrito, como pode haver uma sensibilidade de que eles estejam enfraquecidos? Partindo da premissa de que isso não pode ser debitado à atuação pessoal dos dirigentes atuais ou dos últimos anos, nem mesmo à alegada situação econômica, minha forma de ver é de que esses valores não estão enfraquecidos, mas sim "descoloridos" pela fraqueza do próprio movimento leonístico, pela falta de motivação, pela mesmice, pela falta de perspectivas e de projetos que mantenham os clubes e seus associados motivados, em atividade plena, e confiantes de que estejam fazendo coisas realmente importantes para a sociedade.

Para dar "forma" a essa minha "forma de ver", vou apresentar, a seguir, um depoimento recebido através de e-mail, em resposta a uma "provocação" que fiz, também via internet, aos clubes e ao distrito, para uma campanha inovadora que, a meu ver, teria repercussão positiva perante a sociedade. A CaL Luciane Bica, do LC Balneário Camboriú Centro, em resposta a sua companheira CaL Lígia Maurici, que lhe havia encaminhado a referida "provocação", respondeu o seguinte:

"Querida Ligia, simplesmente adorei ... Acho que o CL está coberto de razão. Acredito que o Leonismo possa e deva a sociedade muito mais do que temos feito. Não quero aqui julgar, condenar ou apontar erros de uns ou de outros até mesmo porque sei que estou bastante ausente do movimento. Mas esta é uma das razões da minha ausência. Falta-me motivação real, tenho visto muita pompa, muito protocolo, muita discussão interna, estrelas que querem brilhar umas mais que as outras, e um mundo lá fora passando na nossa frente com muito a se fazer. Não estou dizendo que visitar o lar dos velhinhos ou qualquer outra coisa que tenhamos feito não seja importante, mas devemos acreditar que temos força para transformações na sociedade para um mundo bem melhor. Do fundo do meu coração entrei no leonismo imaginando algo diferente do que tenho visto. Desculpe o desabafo .... (segue...) Beijos. Lú Bica"

Acho que não é necessário dizer mais nada. A não ser informar que as respostas das CasL Lígia e Luciana foram as únicas respostas que recebi.

Finalizo renovando o pedido ao(a) Presidente desta Assembléia: permita e estimule um momento para o debate e o comentário, o questionamento e a crítica, as impressões e sugestões sobre o conteúdo lido. E estimule que todos enviem suas impressões ao Assessor pelo e-mail: assessor@melim.com.br

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE
LIONS CLUBES
DISTRITO MÚLTIPLO LD