Edições anteriores consulte aqui

DISTRITO MÚLTIPLO LD – AL 2014/2015

CONSELHO DE GOVERNADORES

Presidente CL Cláudio Rogério Mendes/PDG Alda  Maria

“CIDADANIA – AÇÕES E RESULTADOS”

Presidente Internacional

Governador – Distrito LD-9
DG Alberto Gonçalves de Souza

Caros Amigos:

Resposta e análise do e-mail enviado pelo PID Fabricio com o Subject: Escolha de Candidato a Cargo Internacional.

Como concordar com tais ponderações?

Recebemos e respeitamos as ponderações do PID Fabrício, mas não concordamos com elas.

O referido candidato tornou-se um candidato dos bastidores, pois é um ilustre desconhecido da base do leonismo brasileiro.

Se precisa de mais de uma lauda para explicar sua candidatura, isto já é uma demonstração da sua fragilidade.

Vejamos alguns aspectos importantes, dentre outros:

O dito processo eleitoral aconteceu sem obediência às normas escritas e as não escritas de Lions Clubs International, pois:

1. A decisão sobre a candidatura à vice-presidência de LCI não constava da pauta da Reunião do Colegiado, no FOLAC. Só por este motivo a decisão é invalidada, pois se, com antecedência, a matéria constasse da pauta, o resultado poderia ser diferente. Foi como um jogo onde só um dos jogadores conhecia as regras. Portanto, do ponto de vista ético e regulamentar (leiam a Robert Rules) o resultado é invalidado.

2. Mais, ética e Leonísticamente o PID Fabrício deveria, com a devida antecedência, informar à PID Rosane que a matéria seria discutida no FOLAC. No entanto, preferiu aproveitar uma oportunidade de bastidores, com baixa frequência de PIDs e, sabendo da vitória, induziu a discussão do tema na Reunião dos PIDs.

3. O texto da moção que foi votada não foi discutido previamente com a candidata Rosane, a principal interessada na matéria. Reuniram-se nos bastidores, redigiram a moção e a apresentaram, momentos antes da Reunião. Portanto, do ponto de vista ético e regulamentar (leiam a Robert Rules) o resultado é invalidado.

4. Preferiu levar a decisão da escolha entre os dois candidatos brasileiros para um time de estrangeiros (dos 17, 10 eram não brasileiros, ou seja 59%). Se a escolha era entre dois brasileiros, porque não decidirmos num colegiado brasileiro?

5. O PID Fabrício dá uma importância desmedida ao referido Colegiado, pois considera que 10 podem decidir por um País! E agora muito apoio que vem recebendo de alguns Leões é resultado de um jogo de interesses e articulações, pois muitos apoiaram anteriormente a PID Rosane. E, lamentavelmente, se alguns Distritos estão lhe apoiando é porque não resistiram às cartas ameaçadoras e pressões do próprio candidato e do seu Coordenador de Campanha. Atitudes lamentáveis para aqueles que se dizem Leões. São tantas as promessas para o cargo de Diretor Internacional, em troca de apoio, que anos faltarão para cumprir todas.

6. Se a candidatura dele é tão forte, porque ele não aceita a votação entre os Leões brasileiros, proposta pelo PID Mauro Werneck? Base do nosso leonismo. Talvez ele reconheça que, na base, a PID Rosane é imbatível. Na reunião do FOLAC, que antecedeu à decisão dos Ex Diretores, entre os dois candidatos, a PID Rosane expôs os argumentos para a sua candidatura e disse ao PID Fabricio que abriria mão da mesma se os argumentos dele fossem maiores. E o que ocorreu? Ele disse que a reunião estava encerrada e não falou mais nada, pois não tinha argumentos. E ainda agora, sem argumentos que justifiquem sua candidatura, se preocupa em enfatizar em suas manifestações aspectos pessoais que não interferem no desenvolvimento do serviço leonístico.

7. Se eleito, sem o apoio da base leonística, que resultados se esperam de sua gestão? Se agora age com atitudes ameaçadoras, como será se eleito Presidente?

8. A PID Rosane tem o apoio decidido do PIP Sobral, já manifestado em diversos momentos e de diversas formas.

9. Ainda, entendemos que o melhor que pode acontecer para o leonismo brasileiro e mundial é a renúncia pragmática da candidatura do PID Fabrício.

Forte abraço a todos, com a PID Rosane Vice Presidente de LCI!

Porto Alegre, 6 de junho de 2015.

CC Claudio Rogério Mendes
Presidente do Conselho de Governadores do DM LD