O Rugido Virtual 

Correspondências Recebidas

Agradecemos as gentis palavras recebidas das pessoas interessadas no 
Leonísmo Nacional e Internacional:

 

 

Moção dos Presidentes
Vários questionamentos foram feitos a respeito da notícia veiculada no Rugido Virtual # 53 [veja aqui] sobre a moção que permitirá aos presidentes de clubes participarem das reuniões do Conselho como membros deliberativos, ao invés de meros consultivos.
O Governador CL Barmann Companheiro respondeu por e-mail esses questionamentos conforme abaixo transcrevo:
Prezado Companheiro...

Por solicitação de nosso Assessor de Informática e comandante do Rugido Virtual em nosso Distrito LD-1, coloco-me a disposição para esclarecer e eventualmente orientar sobre a moção aprovada no Conselho Distrital "ad referendum" da próxima Convenção onde deverá ser "homologado". 

Em primeiro lugar, tal moção não fere os Estatutos ou o que seja de Lions Internacional!, a nossa Comissão de Estatutos e Regulamentos (composta por 7 eminentes juristas (advogados, promotores, Juízes e até por Desembargador) consultaram e analisaram profunda e exaustivamente tudo o que podería sofrer empecilhos ou prejuizos a nível Distrital, Nacional ou Internacional, inclusive com consultas a Diretores Internacionais e o Departamento Jurídico da Associação Internacional,....NÃO EXISTINDO ABSOLUTAMENTE NADA QUE POSSA IMPEDIR OU EVITAR A APROVAÇÃO E/OU APLICAÇÃO DE PRESIDENTES DOS CLUBES, PASSAREM A INTEGRAR O QUADRO DE "MEMBROS DELIBERATIVOS" NOS CONSELHOS DISTRITAIS!

INICIO

38 Clubes dos 62 que compõem o Distrito, assinaram (e em muitos casos em conjunto nos Comitês Assessores) a seguinte Moção (todas no mesmo teor), encaminhada em conjunto ao Governador do Distrito (via Secretário):


Ilmo. CL........ MD Governador do Distrito LD-1

O Lions Clube.........., com a devida aprovação da Diretoría e referendada pela Plenária da Assembléia Geral Ordinária de Trabalho, constante na ATA, mediante a fundamentação e justificativa explícita a seguir, apresenta o seguinte: 

Considerando que:

É patente e notória a "DESMOTIVAÇÃO" que está tomando conta dos Clubes e seus componentes; 

  1. a falta de interesse, comparecimento, participação e até afastamento nos Comitês Assessores e eventos leonísticos, especialmente nos Conselhos Distritais e/ou Convenções é um fato indiscutível; 
  2. somente a freqüência nos eventos e maciça, quando propicia ou há possibilidades de passeios, locais para realização de compras ou extenção de organização programada para turismo de lazer e excursões; 
  3. existe um notório e inconveniente loqueio até de certa maneira discriminatório com a conseqüente impossibilidade de ação, dificultando a participação ativa dos Dirigentes dos Clubes e/ou sócios nos eventos administrativos do Distrito; 
  4. inexiste na prática, e é vedado indiretamente ou interferido o direito de discordância, defesa e/ou apresentação de opiniões por parte dos Membros Consultivos, especificamente Presidentes de Clube; 
  5. em muitos aspectos é impositiva a aceitação tácita das decisões, tolhendo o direito de opinião em detrimento do propiciado e emanado pela Associação Internacional com referência à autonomía dos Clubes; 
  6. a conseqüência direta dos supra mencionados, provocam um cerceamento, bloqueio e desânimo, diminuindo a vontade de trabalhar, exacerbado pela falta de valorização e beneplácito, provocando até dificuldades na aceitação dos companheiros para assumir o cargo de Presidente na próxima gestão, assim como a falta de reconhecimento do valor e a posição do Clube como componente e partícipe essencial no funcionamento entegral do movimento leonístico. 

PORTANTO para melhoría, reconstituição, reparação, "democratização", incentivo e reconhecimento dos méritos assim como, os direitos representativos dos Clubes e seu conseqüente bom andamento operacional, apresentamos a seguinte MOÇÃO:

  1. O Presidente do Clube passará de "Membro Consultivo" para "Membro Deliberativo" com direito a "voto"; 
  2. FAR-SE-Á A ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA no Capitulo II - Art. 47 Parágrafo Único do Estatuto do Distrito em vigencia de 14/08/1.999, incluindo o PRESIDENTE DE CLUBE no Item i, suprimindo-o no item II, assim mesmo no Art. 1º- § 1º - item i do Regimento Interno do Conselho Distrital, suprimindo-o no item II, concretizando e alcançando a devida efetivação e consecução do amparo legal. 

Solicitando a apresentação desta MOÇÃO as devidas e competentes Comissões no intuito e para os seus devidos estudo e análise, seja a continuação após parecer pertinente, colocado em votação no plenário.

........, de.......2.004

CL/CaL Presidente AL....... 
Lions Clube..........


Bem meus caros companheiros 

Este foi o "pontapé inicial da bola", após muita oposição de alguns desavisados, após longa luta, marcha e contramarcha.....eis aí a aprovação por ampla maioria (16 a 3) pelos Membros Deliberativos. 

Aguardando perguntas ou opiniões, coloco-me ao inteiro dispor para a finalidade de dirimir quaisquer dúvidas ou melhor orientar, receba por hoje isto acompanhado dos melhores votos de felizes festas, desejando muita alegria, sucessos, saúde e paz, juntamente com as mais selecionadas 

Saudações Leonísticas

CL Ernesto Martin Barmann 
Governador do Distrito LD-1