O Rugido Virtual 

Correspondências Recebidas

PDG Itací Cardoso recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba

 

Conforme noticiado o CL Itací Cardoso, do Lions Clube de Curitiba Centro Politécnico, recebeu na última sexta feira dia 31de março, o título de Cidadão Honorário de Curitiba, das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Vereador João Cláudio Derosso, por iniciativa do também vereador e Companheiro Leão Ângelo Batista.

 

O evento contou com grande presença de amigos e familiares, tendo o CL Itaci feito um emocionado discurso de agradecimento.

[veja mais fotos] [ leia o discurso]

Discurso proferido:

Cumprimentando o presidente Vereador João Cláudio Derosso, cumprimento os demais membros da mesa, autoridades e amigos aqui presentes.


Senhores Vereadores;

Em primeiro lugar meus profundos agradecimentos a todos os senhores que me agraciaram com o título de cidadão honorário de Curitiba e em especial ao vereador, amigo e companheiro Ângelo Batista.


Pois esta homenagem, veio em um momento muito especial, de minha vida agradeço especialmente a minha esposa Olindina, que foi sempre o apoio incondicional, em todos os compromissos assumidos.


Agradecimentos, também, aos meus filhos que participaram direta ou indiretamente dos compromissos que assumíamos.


Itaci Cardoso Junior e minha nora Naumar Dal Pai Cardoso que nos deram um neto José Eduardo; Minha filha Jacqueline Cardoso Durat e meu genro Celso Durat Junior; E minha filha Kátia Cristina Cardoso e seu noivo Luiz Carlos Ramos Junior.


Gratidão aos meus pais que já não estão mais conosco.


Eu sou o mais velho de 8 filhos e nasci em Indaial – SC.
Participei sempre de várias associações, desde religiosas como: Encontro de casais e equipes de Nossa Senhora; Associação dos Catarinenses; Amigos de Blumenau.


Fundamos uma associação no bairro Jardim Santa Bárbara, onde passamos a residir em 1968 para através da qual pudéssemos reinvidicar melhorias para os moradores uma vez que o bairro era novo e a comunidade necessitava, de praticamente tudo. Era chamada SBAC – Santa Bárbara Associação Comunitária onde depois de alguns anos fui eleito presidente e com meu vice, o Engenheiro Felipe Arns e demais companheiros, sem um centavo em caixa construímos uma sede moderna de 240m², num terreno de 2000m².


Conseguimos ainda na nossa gestão junto ao arquiteto Luiz Forte Neto o projeto completo da Igreja Católica do Jardim das Américas e toda a infra-estrutura da fundação.


Trabalhei na Souza Cruz em Blumenau. Transferi-me para São Paulo onde trabalhei numa fábrica de geradores, motores e transformadores chamada TOSHIBA do Brasil.


Em Janeiro de 1962 como responsável pelas vendas nos três estados do sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a empresa me transferiu para Curitiba.


Paralelamente ao escritório da TOSHIBA do Brasil, fui um dos fundadores da Edinpar, que foi a lista telefônica Oficial do Paraná durante 7 anos. Após, fui eleito diretor do Jornal Indústria e Comércio do Paraná durante 2 anos; Saí para ser o responsável pelo jornal O Rodapé, Tablóide Semanal da Gazeta do Povo, onde permaneci por 6 anos, saindo depois para lançar o nosso próprio Jornal Construção & Cia, jornal segmentado mensal que já fez 3 anos.
Na década de 60 fundamos a A.D.V.B Associação dos dirigentes de vendas do Brasil – Secção Paraná, juntamente com os executivos da LTB, mais uma plêiade de empresários de Curitiba, participamos de várias diretorias até que em 1982 fui eleito presidente desta entidade.


Nos reuníamos todas as últimas quintas-feiras de cada mês no Círculo Militar do Paraná, onde colocavamos 300 a 400 empresários cada reunião, num almoço festivo para assistir um palestrante importante de fora como:
Jorge Gerdau Johnespeter, Abílio Diniz, Henry Macksoud, Tomaz Edison de Andrade Vieira, Paulo Setúbal, Rubens Berta Presidente da Varig e outros.


Na área Latino-americana da A.D.V.B temos a Colan – Confederacion Latino Americana de vendas e marketing com sede em Lima no Peru e a cada 3 meses tínhamos uma reunião em países diferentes. Fui eleito Diretor desta entidade por 2 gestões.


Na área internacional da A.D.V.B tivemos a Smei, com sede em New York, onde em 1984 estivemos no México em um congresso Internacional onde reunimos todas as A.D.V.Bs do mundo. Nesta entidade também fui eleito diretor por 2 gestões. Meus agradecimentos aos companheiros desta entidade aqui presentes principalmente ao seu atual presidente companheiro Rodrigo Turra.


No LIONS Clube, por exemplo, fizemos parte dos 25 companheiros e suas domadoras incluindo o vereador Ângelo Batista, para que em 1981 fundássemos o LIONS Clube Curitiba Centro Politécnico. Passamos muitas dificuldades ao longo dos quase 25 anos de existência do clube e minha esposa esteve sempre como principal esteio para reestruturar e trabalhar ombro a ombro para que o resultado fosse sempre positivo.


Praticamente participamos sempre das Diretorias, incluindo várias vezes como presidente e já em 1987 fui eleito Governador do Distrito. A posse foi numa convenção internacional que se realizou em Taipei Taiwan, onde aproveitamos e visitamos alguns países asiáticos, incluindo a China Continental.


Em 1994 fui eleito presidente da A.G.D.L. Associação dos Ex-Governadores do LIONS do Brasil, onde fizemos uma gestão muito boa; Cada mês fazíamos uma reunião em um estado diferente sempre acompanhado por, “Augustin Soliva”, então candidato a Presidente Internacional do LIONS Clube.


Na pessoa da presidente, Helia Peixoto de Oliveira, um agradecimento especial aos membros do Lions Clube Centro Politécnico do qual faço parte e em especial, ao Companheiro “Vereador Ângelo Batista”, como já havia dito. É uma honra também contar com a presença do nosso Governador de Distrito, o Companheiro “João Péricles Goulart” e “Domadora Marilú”.


Fiz parte, do Santa Mônica Clube de Campo, como diretor, onde permaneci por 12 anos.
Em 1973, entrei para á Maçonaria “na loja Dario Velozzo do Grande Oriente do Brasil, onde permaneço até hoje, e temos o prazer de contar com a presença dos irmãos desta loja aqui, incluindo seu presidente o venerável” Mario Bertassoni.


Receber este título, senhores vereadores, é para mim uma honra muito grande. Envaidece a mim e a minha família de um enorme orgulho, uma vez que moro aqui, há muitos anos, e meus filhos são nascidos aqui.


Obrigado a Deus por poder estar aqui compartilhando com vocês desta linda homenagem.

Muito Obrigado a todos.
 

Momente em que CL Itací recebe o diploma com o Título de Cidadão Honorário de Curitiba

Um ramo de Flores para sua esposa, DM Olindina Cardoso.

Ladeado na mesa principal pela Presidente do Lions Clube de Curitiba Centro Politécnico, CaL HéliaCom a família
Com Vice Governador
CL Tosihiro Ida
Com Editor de O Rugido Virtual,
CL Carlos Eugenio
Com Vereador CL Ângelo BatistaDiploma