Entrevista com  DI Leon Luis Guerrero Carrasco

 

 

Desta feita "O Rugido Virtual" teve a satisfação de entrevistar o Companheiro Leão Luis Guerrero Carrasco, Diretor Internacional do Lions Clubs International, que esteve em visita ao Brasil participando da 8a. Convenção do Distrito Múltiplo LD em Foz do Iguaçu / PR, que ocorreu de 17 a 19 de maio de 2007, como Orador Oficial do evento.

 

A entrevista ocorreu logo após o jantar de confraternização da Convenção, nas dependências do Rafain Expo Center entre o CL Carlos Eugenio Carneiro de Melo, editor de "O Rugido Virtual", após convite formulado ao Diretor pelo Governador do Distrito LD-1, CL Tosihiro Ida, que acompanhou alguns trechos da mesma.

 

Luis “Kiko” Guerrero Carrasco é de Guayaquil, Equador, Arquiteto e proprietário de empresa de construções modernas. Foi eleito para servir por dois anos como Diretor Internacional na Convenção de

photo of director Carrasco

Hong Kong em Junho de 2005. É membro do Lions Clube de Guayaquil Albo Noroeste e já desempenhou as várias funções Leonísticas como Presidente do Clube, Presidente de Região e Governador, sendo atualmente membro permanente do FOLAC e Companheiro Melvin Jones Progressivo. Casado com CaL Esther Hidalgo de Guerrero também do mesmo clube, têm dois filhos, Luis e Enrique Fernando, o primeiro Engenheiro Civil e o mais novo Publicitário, ambos Companheiros Leões.

O CL é também membro do CIRCLE - Círculo Cibernético Leonístico (www.lions.org.br/circle)

 

O Rugido Virtual - RV - A família Guerrero é composta de Leões?

Kiko - Sim, minha esposa e filhos são Leões. Usamos agora a estrutura disponibilizada pelo Lions de constituir a Unidade Familiar e participamos ativamente de nossa associação, pois acreditamos que a família é a grande célula que deve trazer a paz ao mundo.

 

RV - Como é ser Diretor Internacional?

Kiko - É participar, viajar e estar presente junto aos Leões para conscientizar, mostrando o passado do Leonismo, sua filosofia e a origem das nossas lideranças, pois com isso estaremos informando às novas lideranças como seguir em frente.

 

RV - Como fazer isso?

Kiko - A estrutura do Lions é fantástica e ela está presente no mundo todo. Na minha palestra coloquei que os Vice Governadores devem ser aproveitados, como Diretores das Equipes ACEL (Associados, Conservação, Extensão e Liderança), para fazer trabalho de conscientização e de motivação junto aos clubes passando responsabilidades aos Presidentes de Região ou Divisão e aos Past-Governadores neste trabalho e sugerindo ao Conselho de Governadores a forma de atuação. O Vice Governador deve trabalhar em equipe e para tal deve definir as metas, saber os benefícios de fixá-las e priorizá-las para depois preparar um plano de ação e administrar a realização das mesmas.

"Os Vice Governadores devem ser aproveitados, como Diretores das Equipes ACEL para fazer trabalho de conscientização e de motivação"

 

RV - E o ingresso de novos Leões. O que deve ser buscado?

Kiko - Os clubes devem buscar novos associados de qualidade, isto é, ao ingressar o convidado para ser Leão deve ter possibilidade de estabelecer um relacionamento muito bom com sua comunidade e com as autoridades locais, pois com essa participação é que poderá atender melhor sua comunidade. O novo associado deve pertencer a uma classe social acima da média exatamente para poder orientar desinteressadamente a classe social mais necessitada e criar vínculos com as autoridades constituídas.

 

"Esses vínculos com as autoridades e meios empresariais possibilitam a visibilidade do Lions e com isso minorar os problemas das comunidades".

RV - Criar vínculos? Como?

Kiko -  Falei sobre isso na minha palestra, mas reforço aqui. Os Leões devem interagir com o Estado, nas áreas de saúde, educação e esporte, por exemplo, solicitando e participando da criação de Postos ou Centros de Saúde, no trabalho de alfabetização, na prevenção do uso de drogas, em torneios esportivos, entre outros eventos. Com o meio empresarial, junto aos Bancos, Comércio e Indústria os Leões devem buscar e trazer para nossa Associação fundos e possibilidade de publicidades em nossos veículos de comunicação, conseguindo também junto a esses mesmos empresários a doação de seus produtos para

possibilitar a realização de eventos Leonísticos. Junto aos governos municipais,  regionais e autoridades locais os Leões devem se interessar pela criação e conservação de parques, sinalização de vias de acesso e dar e solicitar apoio logístico junto às polícias militares e civis para a harmonia da comunidade. Esses vínculos com as autoridades e meios empresariais possibilitam a visibilidade do Lions e com isso minorar os problemas das comunidades.

 

RV -  Ouve-se muito que o Leonismo está decrescendo. Como é isso?

Kiko -  Na América Latina e nos Estados Unidos há realmente essa situação, mas na Ásia e Índia a quantidade de Leões está crescendo bastante, contrabalanceando essa queda. Vemos sem surpresa esse deslocamento quantitativo de forças, mas por isso devemos fazer cada vez mais o trabalho de conscientização para mantermos nossas forças regionais. O trabalho junto às comunidades trarão ao Lions uma nova dimensão.

 

RV - Foi mencionado que os problemas das comunidades podem ser resolvidos pelo Lions. Como proceder?

Kiko - Os Leões em seus clubes devem analisar os problemas das comunidades e tomar decisões sobre qual problema enfrentar. Devem sempre levar em consideração o grau de aceitação que terão os associados do clube para realizar tal atividade, contabilizando o capital humano com que se conta e o tempo a despender com tal atividade, não esquecendo de definir as atividades adicionais com que se dedicarão para financiar a obra, delegando responsabilidades e obtendo em conjunto os resultados.

 

RV- E o uso da Internet pelo Lions, como o Diretor vê?

Kiko - Hoje a Associação Internacional disponibiliza modernos sistemas informatizados em várias línguas, atendendo os anseios de toda a comunidade Leonística. O site está em www.lionsclubs.org . A comunicação é muito importante e farto material está disponível, permitindo a elaboração de seminários e palestras.

 

RV -  Sabemos que o Companheiro Diretor é membro do CIRCLE, Círculo Cibernético Leonístico, tendo ingressado no ano 2000. Qual a mensagem que deixa aos internautas?

Kiko - Quero felicitar a todos esses companheiros pela modernidade com que atuam e solicitar que compartilhem tais informações para dentro de seus clubes. Estes companheiros têm melhores condições de elaborar trabalhos investigativos sobre as obras de Lions existentes no mundo e devem transmiti-las aos demais, pois "O Futuro do Leonísmo está em nossas mãos!".

 

RV( dia 28/maio)-Usamos a Internet para revisar esta entrevista, que mais tem a considerar?

 

Kiko- Caro Amigo Carlos Eugenio, li seu trabalho que está bom, por favor coloque ainda que estou agradecido aos Leões do Distrito Múltiplo LD do Brasil, pelas atenções e emocionado pelo resultados de minha palestra que despertou a curiosidade sobre os temas tratados, pois estou recebendo muitas comunicações felicitando-me e pedindo que esclarece certas inquietudes. Um abraço especial ao Presidente do Distrito, CL Pimpão Silva, um grande líder. Saudações a Rosane Vailatti, pelas atenções e a todo o Leonísmo Brasileiro. Eu seguirei atento a tudo que seja divulgado pela sua excelente página Leonística. Publique o que foi escrito por você, porque está formidável. Muito Obrigado amigo Carlos.

 


Ler en Castellano

Entrevista concedida em 19/05/2007 em Foz do Iguáçu

O Rugido Virtual