Edição # 116

Edição Especial

Pessoas & Clubes

• CL Túlio Vargas

HOMENAGEM AO NOSSO CL TÚLIO VARGAS FEITA PELO PRESIDENTE CL LINO BORTOLINI E LIDA PELO CL MÁRIO DE MÁRI DURANTE A ASSEMBLÉIA COM ALMOÇO DO LIONS CLUBE CURITIBA CENTRO- 02/04/08

Caríssimos Companheiros, Companheiras e Domadoras.

No dia 27 de março, próximo passado, recebemos a notícia do falecimento de nosso CL Túlio Vargas, vítima de fibrose pulmonar. Ele contava com 78 anos de idade e estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças desde o dia 22. Casado há 48 anos com nossa CaL Lylian. Pai, marido e avô exemplar, deixa dois filhos, Marcos Túlio e Liliana, e cinco netos.

Nascido em Piraí do Sul, era filho do Deputado Rivadavia Vargas e Dalila Rolim Vargas, e bisneto do célebre sertanista, político e revolucionário Telêmaco Borba.

Bacharel em Direito da Universidade Federal do Paraná – turma de 1954 - radicou-se em Maringá, a partir de 1955. Foi Deputado Estadual em 1962, e reeleito na legislatura seguinte. Deputado Federal em 1970, igualmente reeleito.

Ocupou cargos relevantes, dentre eles o de Secretário de Estado da Justiça, Presidente do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento Econômico, Procurador Geral junto ao Tribunal de Contas do Paraná, cargo em que se aposentou.

Exercia a presidência da Academia Paranaense de Letras desde o ano de 1994. Durante os 14 anos que presidiu com eficiência, proficiência e elegância a Academia de Letras do Paraná, realizou um trabalho extraordinário ao fundar Academias de Letras em numerosas cidades Paranaenses, e por isso sua personalidade e sua obra terão reflexos sobre toda a intelectualidade paranaense, não só de agora como a do porvir. Foi um verdadeiro paladino da cultura paranaense.

Como escritor e historiador, sabemos que estimulava jovens iniciantes a se dedicarem à literatura e à pesquisa histórica.

Cidadão benemérito do Paraná, sem dúvida alguma Túlio era um dos homens mais cultos de nosso Estado, por todos reconhecido como homem preparado, estudioso e conhecedor da história do Paraná como poucos a conhecem. Indiscutivelmente, com o seu falecimento, o Paraná perde um filho ilustre, um intelectual competente, um homem sério e correto que deu grande contribuição à sociedade contemporânea. Com mais de 20 obras publicadas, merecem destaque o “Indomável Republicano”, publicado em 1970, “A última viagem do Barão do Cerro Azul”, publicado em 1973, “Senhor Senador, Senhor Ministro”, publicado em 1976, “O Conselheiro Zacarias”, publicado em 1977, “Começo de um novo humanismo”, publicado em 1979, “O Maragato”, publicado em 2001, “O Promotor de Obras”, publicado em 2003, e “O Tribuno da Liberdade”, publicado em 2004.

Era filiado à Lions Internacional desde o ano de 1954. Por duas vezes foi presidente do Lions Clube Curitiba Centro, anos leonísticos 1994/1995 e 1995/1996, e Governador do Distrito LD-1 no ano leonístico 1998/1999. Era portador do título honorífico “Grande Companheiro”, comenda recebida na gestão 2005/2006.

Para nós, do Lions Clube Curitiba Centro, que o tivemos como companheiro durante tantos anos, conviver com ele foi um privilégio, destacando-se que era educadíssimo e muito generoso. Gozava da estima e do respeito de todos nós.

Seu falecimento entristeceu a todos, pois perdemos um valoroso companheiro que se notabilizou também pela grande amizade que dedicou a todos os integrantes de Lions Internacional.

Será, sem dúvida alguma, muito difícil encontrar talento tão dedicado ao resgate de nossos valores e da história da nossa gente, como ele fez em toda sua vida. Podemos dizer que perdemos um dos maiores porta vozes da história e da cultura paranaense.

Só nos resta agradecer a Deus pela felicidade que nos foi concedida de tê-lo em nosso meio durante mais de 54 anos como associado, e pedir ao mesmo Senhor que conceda ao Túlio a graça da vida e da luz eterna na sua companhia.

Obrigado.

Você recebeu este e-mail por estar cadastrado no Banco de Dados do  LionNet Brasil.
Caso não haja interesse em receber novos e-mails, clique em:
Caso deseje fazer seu cadastro, clique aqui.