Instrução Leonística

CIRCLE-LP
Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa

Eleições para Governador e Vice Governador

As eleições para Governador e Vice-Governador de Distrito estão se aproximando e me pareceu oportuno escrever sobre as atividades envolvidas nesse evento, objetivando que sejam realizadas com eficácia.

É importante observar que o material abaixo está sujeito às variações naturais que ocorrem de um Distrito para outro e  poderá, no mínimo, servir como parâmetro.

Normalmente a equipe que interage no processo eleitoral é composta de:

1) Tesoureiro do Distrito
2) Secretário de Distrito
3) Comissão de Credenciamento
3) Comissão de Eleições

É importante que cada um dos integrantes tenha conhecimento prévio de suas atribuições, para que não hajam improvisações ou atropelos de última hora.

Tradicionalmente essas atribuições são divididas como segue, não havendo nada que impeça faze-lo de forma diferente, desde que sigam o Estatuto:

1) Tesouraria de Distrito

Cabe assegurar-se de que sejam inscritos somente os delegados de clubes que estejam em pleno gozo de seus direitos( não estar em status quo, estar em dia com os compromissos financeiros, possuir carta constitutiva).

É aconselhável que o Tesoureiro, previamente, se muna de lista atualizada dos clubes que estão em atraso com os pagamentos tanto junto ao Distrito como junto a Lions Internacional ( A Tesouraria de Lions Internacional deverá ser contatada com relativa antecedência para que forneça a tal lista atualizada).

É importante que o Tesoureiro mantenha continuamente contatos com aqueles clubes que estejam em débito, informando os responsáveis, para evitar situações desconfortáveis no ato da inscrição, em plena Convenção.

Trabalho em sintonia com o Secretário é de vital importância para verificar com antecedência se aqueles que já  previamente se credenciaram são elegíveis.

2) Secretaria de Distrito

Baseado nos registros junto a Lions Internacional, cabe-lhe determinar a quantidade de associados que cada clube pode inscrever como Delegado, observando as regras estatutárias.

É recomendável que previamente seja preparada uma lista de credenciamento/votação que contenha as informações tais como: nome do clube, quantidade de associados, quantidade de associados elegível para credenciamento, local de assinaturas e, se for o caso,os nomes dos delegados previamente indicados pelos clubes.

Para se realizar um bom trabalho é vital que o Secretário esteja em sintonia com toda a equipe, fornecendo o suporte necessário.

3) Comissão de Credenciamento

Cabe-lhe realizar o credenciamento, colhendo as informações de praxe, tudo isso realizado em sintonia com a Tesouraria, para assegurar que somente sejam inscritos delegados de clubes que estejam em pleno gozo de seus direitos.

Somente crachás autenticados pelo Presidente desta comissão devem ser entregues aos Delegados e, ao final dos trabalhos, deve encaminhar a lista dos credenciados ao Presidente da Comissão de Eleições.

4) Comissão de Eleição

Cabe-lhe, em conjunto com a Governadoria, providenciar a emissão de cédulas para quantos forem os cargos eletivos e disponibilizar local e urnas para acolhimento dos votos.
Algumas providências de praxe são necessárias no desempenho desta importante atribuição, onde destacamos as principais: a) reconciliar a quantidade de votos com a lista de votantes ; b) apuração dos votos em si, destacando os em branco e anulados; lavratura de ata declarando como vencedor aquele que tiver o maior número de votos e, concluída as eleições, entrega das cédulas à Governadoria e ata ao Secretário de Distrito.

5) Secretário de Distrito

Dentro do menor prazo possível deve emitir a Ata da Convenção, relatando todos acontecimentos, dando ciência de quem e como foi eleito etc. e, concomitantemente com sua publicação no seu distrito e envio de cópia a Lions Internacional,  deve providenciar o seu registro em cartório para que, antes ou até 1º dia do próximo Ano Leonístico ela seja entregue ao Governador eleito para que ele dê início à sua gestão.

O Distrito é uma entidade que tem vida própria e deve seguir sua rota normalmente...

6) Organização

Considerando que, durante a convenção,  o Secretário de Distrito está atarefado com seus afazeres normais junto a mesa diretiva, é aconselhável que previamente se emita uma lista de atribuições da equipe envolvida nas eleições, a fim de que os trabalhos sejam realizados de maneira organizada e com sucesso.

Com esse objetivo elaborou-se material que poderá ser utilizado pelos organizadores das Convenções, constituído de 2 arquivos que seguem anexo, a saber:

Obviamente todo o processo eleitoral é conduzido com a aprovação e o acompanhamento do Governador de Distrito.

Acreditando que se possa estar contribuindo para o engrandecimento do Leonismo, envio

aquele abraço.

CL Luiz Carlos de Oliveira