Lions International
Stamp Club - LISC

CAPÍTULO #14 - BRASIL

APRESENTAÇÃO

Em 1951 foi fundado um clube de filatelia de Companheiros Leões, sob os auspícios do Lions Clubs International. Trata-se de uma entidade independente, com a sua própria Constituição, regras e regulamentos, assim como Manual de Políticas. As alterações à Constituição têm de ser aprovadas pelo corpo de Diretores do LCI e pelo Departamento Legal.

O Pai Fundador do LCI, Melvin Jones foi, também, um dos iniciadores e fundadores do LISC.

Já na década iniciada em 1920 os carimbos postais dos Lions foram usados por vários Lions Clubes para eventos específicos de coleta de fundos. Em 1940, a autoridade postal de Cuba emitiu o primeiro selo oficial Lions, dedicado à Convenção Internacional realizada em Havana. Mostra claramente o logótipo Lions. Foi, também, emitido um selo similar para o Rotary International.

Durante a Segunda Guerra Mundial a organização “Stamps For The Wounded” (Selos para os feridos) começou a recolher selos que seriam enviados a instituições onde soldados se recuperavam de ferimentos, ou ficavam durante anos. Inicialmente adotada pelo LISC, opera agora independentemente do LISC. Contudo, esta idéia é ainda posta em prática por Lions Clubes nos nossos dias, que recebem selos para projetos de coleta de fundos ou de reabilitação social.

Com o passar dos anos, mais de 10 Capítulos do LISC foram estabelecidos em todos os cantos do mundo. Os mais de 500 Lions Clubes que são membros do LISC não começaram por ser filatelistas mas compreenderam a beleza do passatempo de colecionar selos dos Lions Clubs e decidiram juntar-se à organização. Também reconheceram a relação especial que existe entre os membros do LISC. Suporta e desenvolve a amizade e é uma forma excelente de se comunicar com outros Leões, do nosso país ou de outros países.

O LISC publica uma revista trimestral chamada The Philatelist, que traz as últimas notícias acerca das emissões, envelopes, descobertas, relatórios de vários Capítulos e outros assuntos relativos à organização.

O LISC participa na Convenção Internacional dos Lions Clubes como expositor e emite envelopes com impressão especial do LISC para as várias datas da Convenção. Também produz pin anual do LISC, assim como emblemas.

O LISC publicou um álbum de selos Lions especial, assim como um recentíssimo catálogo LISC em 2007.

O LISC opera serviço de novas emissões para selos que tenham sido aprovados pela Comissão de Verificação do LISC e vende selos Lions guardados nos classificadores do Capítulo #7.

Duas vezes por ano, é enviado um formulário a todos os membros do LISC para permitir a comunicação e a troca de selos Lions entre todos.

Além de selos Lions, com um logótipo Lions claro, ou com texto Lions impresso, foram incluídos na coleção de selos de tópico Lions os que apresentam uma atividade ou um tema Lions. Esses temas podem incluir lepra ou cegueira.

A lepra pode incluir G. Hansen e o Lion Raoul Follereau. A cegueira inclui muitas possibilidades, desde pessoas como Helen Keller (Lions) e Louis Braille, a cães-guia, bengalas brancas, oftalmologia e oftalmologistas, etc.

Os FDC (envelopes do primeiro dia) e os envelopes de Convenção também fazem parte de uma coleção Lions.

CL Ross Paine of Tewantin Noosa Lions Club , coordenador do Lions International Stamp Club do Chapter # 10 da Austrália plantou a idéia da fundação de um Chapter do LISC na Área III de Lions Internacional ao CL Franklenn A. Rocha, que imediatamente convocou diversos grandes Leões do Brasil e obtendo resposta positiva, em outubro de 2008, fundou o Chapter # 14 com sua jurisdição pelos Distritos Múltiplos LA, LB, LC e LD do Brasil.

A partir desse momento o Brasil passou a ter direito uma cadeira automática na Diretoria Internacional do Lions Internacional Stamp Club pela área III de Lions. Foram consultados todos os membros do chapter # 14 para um deles ser o primeiro Diretor da Área III e por consenso geral foi aprovado o nome do atual Presidente CL MJF Franklenn A. Rocha a este cargo internacional.

Como Diretor Internacional, o CL Franklenn deseja expandir o movimento além da Área III e já está trabalhando para a criação de Chapters pela Argentina, Peru e Ilhas do Caribe, através da República Dominicana.

Pela visão da atual Diretoria Internacional, o caminho de criação do novos Capítulos é através dos FOLACs. No último FOLAC 2009, realizado na cidade de Goiânia - Brasil, foi realizado uma palestra proferida pelo CL Franklenn, com a ajuda dos CCLL Ricardo Komatsu e Laudir P. Rosa.

Espera-se novas apresentações do LISC durantes os próximos FOLACs, a serem realizados em Salta - Argentina e Lima - Peru, envolvendo os Leões Latinos Americanos, para o que já foi solicitada ajuda ao Presidente do Distrito Múltiplo LD, CL Karnopp, para a DI CaL Rosane Vaillate e para PDG Solari.

Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por