Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito Múltiplo LD

 

Assessoria para o

Conscientização Acerca de Drogas

 

 DISTRITO MÚLTIPLO LD

2.014 2.015

 

 

CL João Batista Leonardo
Assessor de Conscientização Acerca de Drogas do DMLD
Gestão 2014/2015

joaobatistaleonardo@terra.com.br
44 32247585

 

Posicionamento a respeito da legalização da Maconha
 

Veja também:

Informações sobre as drogas mais comuns

 

 


Posicionamento a respeito da legalização da Maconha

Como Assessor de Conscientização Acerca de Drogas do DMLD, gestão 2014/2015, com estímulo do Cl Claudio Rogerio Mendes, DD. Presidente do CG; frente ao forte movimento atual para liberar o uso da Maconha, sinto-me na obrigação de opinar sobre o assunto, junto aos dirigentes leonísticos do DMLD.

A maconha é uma planta herbácea, contém nas suas folhas, sementes, resina e caule, substâncias psicoativas chamadas de Tetrahidrocanabinol (THC), Cannabidiol e outras. A maconha também é conhecida como marijuana, Ganja, Cannabis, Cânhamo.

Pode ser consumida de várias formas e a mais usada é por meio do pulmão. Comumente fumada com espécie de cigarros denominados: baseado, pacau, charro, fumo, fininho, perna de grilo, etc. feitos com papel comum, sacos de pão, guardanapos. Pode também ser comida.

As substâncias químicas dela têm ações diversas no organismo humano com efeitos psicoativos, alucinógenos, orgânicos e fisiológicos. Os efeitos são os mais variados e sua manifestação depende do organismo do usuário, da quantidade usada, do tempo de uso, e das características da erva consumida. Portanto o uso pode ser intenso ou moderado na dependência de cada usuário.

O órgão mais afetado é o sistema nervoso imprimindo-lhe o vício e dependência com repercussão importante no comportamento como: perda da memória, perda da noção de espaço e tempo, raciocínio mais lento, perda da atenção. Causas de tantos acidentes de trânsito e trabalho.

Durante o uso, aparece o avermelhamento dos olhos com perturbação da visão para a luz, ressecamento da boca, aceleração dos batimentos cardíacos, descontrole emocional e com uso intenso até alucinação. O uso prolongado no dependente de maconha reduz a capacidade de aprendizado com falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano, do estudo e do trabalho. Há, no passar dos tempos, uma desmemorização progressiva. O nervosismo aparece interferindo no relacionamento social e familiar com posicionamentos ríspidos e agressivos. Diminui a fertilidade do homem e a potência sexual.

Para o pulmão, devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, aparecem os problemas como bronquite, enfisema e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça os viciados, a exemplo do fumo estão sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão, pois no fumar a maconha, o usuário traga mais profundamente, não usa filtro e segura a fumaça por mais tempo no pulmão.

Os que querem a legalização do uso concordam que a maconha é maléfica, mas afirmam que usada em pequenas quantidades não faz mal. Porém, se liberada, qual seria a porcentagem da população que teria condições de avaliar o limite? Propagam as sensações agradáveis da maconha mais comuns como bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir; aumenta a criatividade, relaxa, melhora o humor, diminui a ansiedade. A sensação agradável da maconha dura em torno de 2 horas, depois aparece a angústia, desespero, pânico e letargia. Quando o uso é intenso vai até a alucinação.

A par dos transtornos que a maconha traz, existem os efeitos benéficos, podendo ser usada como medicamento. Alivia a dor, combate o vômito, diminui os espasmos musculares (esclerose múltipla), ajuda no tratamento da epilepsia, auxilia o tratamento do glaucoma e estimula o apetite, mais para doces. Os defensores da maconha acham que ela tem efeito benéfico sobre o Alzheimer, hepatite, diabetes, osteoporose e artrites.

Os grandes estudos da maconha, como medicamento apontam resultados benéficos modestos e presença de efeitos colaterais importantes. Conclui-se que como fármaco destinado à população, ainda não presta e deve receber uma pesquisa melhor, bem como individualização dos seus vários componentes químicos.

Para todos os efeitos benéficos no organismo da maconha, existem fármacos e estão a disposição do receituário, muito melhores e com efeitos colaterais mínimos. Por que valorizar tanto a maconha como benéfica?

Se a maconha fosse coisa boa todos deveríamos usar. Como faz mal à saúde física e mental do usuário, faz mal às famílias, faz mal a coletividade, faz mal ao Brasil, devemos nos posicionar contra a liberação. Longe de dúvida, aquilo que não é proibido será sempre mais usado. Como exemplo palpável, nos países em que a bebida alcoólica é proibida o uso é muito restrito, enquanto que no Brasil é liberada, há bêbados por toda parte, com funestas conseqüências.

Leonisticamente,

CL João Batista Leonardo
Assessor de Conscientização Acerca de Drogas do DMLD
Gestão 2014/2015