Dificuldade para visualizar, clique aqui

Curitiba,20/11/2006 -  Ano IV - Número # 90

  “LEONISMO,

Construindo um Futuro Melhor”

%NOMECOMPLETO%, %EMAIL%

Nesta Edição:

[Conselho Distrital] [Mutirão da Catarata] [Retiro] [Intercâmbio Juvenil]
[Campanha Virtual] [Mensagem Pres. Internacional]


Patrocínios: Armazém do Músico, Radiante Engenharia, POUSADA PEDRA DA ILHA; Pelegrini; Correio de Notícias; Lions RJ Barra Tijuca, Itaborai, Caucaia, Curitiba Batel e Cubatão; Cutelaria Virtual; BIESP; Gente Miúda; Dentista Rita Montenegro. Apareça aqui também
Clique na barra deslizante para saber mais


DISTRITO LD-1
  Segunda Reunião do Conselho Distrital em Dois Vizinhos

Dia 11/11/06 foi realizada a 2a. Reunião do CD do Distrito LD-1 em Dois Vizinhos / PR. O ponto alto da reunião, além do um grande comparecimento de convencionais, que superaram 150 associados, foi a realização da exposição de painéis das realizações dos Lions Clubes do Distrito. Foram painéis de todos os tipos que encheram o hall de entrada do Centro de Exposições de Dois Vizinhos, mostrando a pujança do Distrito LD-1 e da resposta positiva que os Clubes estão dando às sugestões do Governador Tosihiro Ida.

Na foto, o casal Ida com o casal Presidente do LC de Dois Vizinhos, CL Francisco Alves Pereira e DM Roselei, que receberam a todos com muita disposição e alegria. Registramos os agradecimentos de "O Rugido Virtual" pela atenção dispensada durante a realização do evento.

Painéis de Realizações dos Lions Clubes
Durante a 2a. Reunião do CD os clubes mostraram todo o seu potencial e o que já realizaram nas suas respectivas áreas de atuação. A idéia de mostrar as realizações dos Clubes durante as reuniões do CD partiu de próprio Governador, desde o início de sua gestão. Os painéis utilizados nesta reunião e nas próximas, a serem realizadas em Marechal Cândido Rondon e depois em Curitiba, serão também expostos a um público externo ao Lions durante a Convenção do Distrito LD-1 e a se realizar em Curitiba, motivando outras pessoas a conhecerem as realizações do Lions e a dele participarem.

“MUTIRÃO DA CATARATA” Garantirá 500 cirurgias ao LD-1

Aprovado pela Fundação Lions Internacional em agosto, programa viabilizará cirurgias de catarata à população carente.

Municípios atendidos:

Arapoti, Carambeí, Piraí do Sul, Tibagi e Sengés são os cinco municípios inicialmente beneficiados pelo Projeto. As cinco cidades não têm hospital capacitado para realização de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde – SUS – exigência da LCIF para participar do programa. Com o apoio das prefeituras locais, através das secretarias de saúde, o Lions proporcionará o benefício gratuito a 500 pessoas necessitadas.

 

O projeto inicialmente foi oferecido aos prefeitos da região em reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais pela Assessora de Conservação de Visão do LD-1, CaL Rosa Maria da Silva Ribeiro, em abril deste ano.

Municípios que já realizam cirurgias de catarata pelo SUS não poderiam participar, já que o programa se destina a cidades sem assistência. As prefeituras participam em parceria fazendo a triagem inicial com a medida da visão pelos agentes de saúde, oferecendo o transporte dos pacientes aos locais de exames e cirurgias e realizando através da rede básica de saúde os exames pré-operatórios.

 

Subsídios do LCIF:

O projeto foi aprovado LCIF, em 15 de agosto deste ano com um subsídio de US$ 55,300. Segundo Dra. Rosa, Assessora de Conservação da Visão do LD-1, autora do projeto e que também é médica oftalmologista, as exigências do Lions para o desenvolvimento do programa são que os municípios não tenham hospital que façam cirurgias de catarata pelo sistema público de saúde, que realizem a triagem dos pacientes e encaminhem para

exames médicos aqueles que apresentarem acuidade visual menor que 0,3 em pelo menos um olho.

 

Em parceria com o Hospital Evangélico de Curitiba, os pacientes triados serão submetidos a exames oftalmológicos em seus municípios e sendo diagnosticada catarata operável, serão submetidos á cirurgia no Hospital Anna Fiorillo Menarim de Castro, que já foi beneficiado em 1999 com um aparelho de facoemulsificação em projeto enviado à LCIF pela CaL Rosa Ribeiro.

 

O Lions vai bancar todo o material cirúrgico, lentes intra-oculares, despesas hospitalares e material gráfico e documental, em investimento total de US$ 55,300. Os médicos oftalmologistas do Hospital Evangélico de Curitiba farão os exames e as cirurgias em caráter voluntário, sem nada receber. As despesas das prefeituras serão mínimas – apenas providenciar a triagem, local para exames e transporte dos pacientes.

 

Segundo a médica o programa é voltado para pessoas acima de 50 anos de idade e portadores de catarata.

 

Carambei:

A triagem já foi realizada nos cinco municípios pelas agentes de saúde local. Em Carambeí foram triados inicialmente 700 pessoas, da cidade e do município de Ipiranga. Destes, 140 com visão menor que 0,3 foram encaminhadas para exames oftalmológicos sendo 137 examinadas pelos médicos em 21 e 28 de outubro. A participação dos companheiros e domadoras dos clubes

Ponta Grossa Cruzeiro do Sul e Pitangui foi essencial para o desenvolvimento das ações no dia dos exames.

 

Pirai do Sul:

Em 11 de novembro foi a vez do município de Piraí do Sul onde foram triados 525 pessoas, encaminhados para exames 105 e examinados 94. A participação desta vez na organização de filas e orientação aos pacientes foi do Lions Clube de Castro.

 

Tibagi:

No dia 18 de novembro foram realizados os exames oftalmológicos pelos médicos do Hospital Evangélico de Curitiba no município de Tibagi, distante 230 km da capital, onde inicialmente foram triados 898 pacientes, encaminhados 180 e examinados 132 com a participação do Lions Clube Monte Alegre da cidade de Telêmaco Borba.

Arapoti:

Está programado para finalização da triagem e exames no dia 25 de novembro na cidade de Arapoti onde foram triadas 2.010 pessoas deste município e também de Sengés, e encaminhados para exames 402.

 

Objetivo: Catarata-

A CaL Rosa Ribeiro alerta que na triagem não se promove um exame oftalmológico completo, e que não há, da mesma forma, fornecimento de óculos ou receitas. “Nosso objetivo é a catarata, e nesse programa tratamos exclusivamente desta patologia”, afirmou a médica.

 

 Depois da triagem nos municípios as cirurgias serão realizadas a partir de janeiro próximo no Hospital Anna Fiorillo Menarim, na cidade de Castro, por 16 médicos voluntários do Hospital Evangélico.

 

"Após a conclusão desta primeira etapa do programa", informa a CaL Assessora, "e realizadas as cirurgias, vamos estender o programa a todo o nosso distrito LD-1 para que possamos beneficiar mais pessoas", complementa.

 


  ATIVIDADES
 Retiro de Instrutores Regionais

O Distrito LD-1 cria o primeiro RETIRO DE INSTRUTORES REGIONAIS, atendendo sugestão da Associação Internacional de Lions Clubes, multiplicando a quantidade de Instrutores sobre o programa desenvolvido para discussões sobre a Missão e os Objetivos de Lions Clubes. Agora os Retiros para Reflexões Leonísticas poderão ser feitas regionalmente. Veja aqui como será realizado esse retiro.

Conheça também o programa desenvolvido em 2005/2006 sobre Reflexões Leonísitcas aqui.


 Intercâmbio Juvenil dos Lions Clubes.
Palestra sobre o assunto foi preparada e apresentada pela Cal Liu Un Rigo, do LC Curitiba Batel durante a realização da Segunda Reunião do CD. Muitos solicitaram que o material ficasse à disposição e o disponibilizamos neste espaço, em Power Point da Microsoft.

  Campanha Virtual
Mais empresas aderem à Campanha Virtual dos Lions CLubes do Brasil.

Somente neste início de mês de Novembro, tivemos a participação de duas importantes empresas, uma de engenharia de telecomunicações, a Radiante Engenharia de Curitiba e outra de comércio de instrumentos musicais de Londrina, PR o Armazém do Músico, cujos sites podem ser vistos clicando-se no nome acima.

"Estamos negociando com importante empresa do setor de vendas pela internet, para viabilizarmos um patrocínio às nossas campanhas virtuais nesta época de Natal que se aproxima", nos informa o Coordenador da Campanha Virtual dos Lions Clubes do Brasil, CL Carlos Eugenio C. de Melo.

Promova você também seu negócio entre os Leões que recebem este importante veículo de comunicação leonística.

Conheça e prefira aqueles que ajudam nossas campanhas leonísitcas,
clicando aqui.


Clubes e Pessoas
  Mensagem do Presidente Internacional
Estimado Presidente de Clube:

 

Será que seu clube está preparado para entrar em um novo e emocionante futuro que se descortina para o Lions Clubs International?

 

A data inaugural do novo conceito Lions Clube Familiar já se aproxima – dia 1° de janeiro de 2007. Com a chegada do Ano Novo estaremos inaugurando um inovador  paradigma para servir nossas comunidades. O conceito de Clubes Familiares e a nova Estrutura de Quotas Familiares foram criados para incutir idéias inusitadas em seu clube, tornar os sócios ainda mais entusiasmados, além de acompanhar a evolução dos estilos de vida das famílias de hoje.

 

Mesmo que seu clube esteja considerando ou não adotar o conceito de Clube Familiar, ele será parte intrínseca dessa mudança de paradigma, que tornará o Lions ainda mais atraente como uma organização que incita as famílias a trabalhar unidas para melhor servir suas comunidades.  Esta é uma consideração importante para pais e filhos em um mundo cada vez mais agitado.

 

O passo principal para ingressarmos nesse futuro promissor é a certificação de todos os sócios que se qualificam para as quotas de estrutura familiar. Favor lembrar aos sócios e ao secretário do clube que os formulários de Certificação de Unidade Familiar devem ser recebidos na sede do Lions Clubs International até 30 de novembro de 2006. Para sua conveniência, o Formulário de Certificação de Unidade Familiar foi integrado ao programa de informes de sócios on-line (WMMR).

 

Espero que seu clube esteja planejando participar dos Eventos Inaugurais de Afiliação Familiar em janeiro de 2007. Os clubes que registrarem a intenção de participar até 1° de dezembro de 2006, receberão um pacote de materiais que ajudarão no planejamento e execução dos eventos inaugurais.

 

Tenho certeza de que esta iniciativa singular de afiliação abrirá novas avenidas para o recrutamento o que ajudará o Lions a ser uma força do voluntarismo familiar no mundo inteiro, agora e em gerações futuras.

 

Mas o que significa este novo paradigma para os clubes? Isso significa que novas idéias, mãos dedicadas e entusiasmo renovador ajudarão seu clube a encontrar maneiras significativas e ao mesmo tempo divertidas de servir sua comunidade.

 

Nossa pesquisa indica que pessoas entusiastas e energéticas sentirão vontade de se tornar Leões e permanecer nos clubes se participarem de atividades que proporcionam diversão e ao mesmo tempo fazem a diferença em suas comunidades.

 

Obviamente, esse novo paradigma para a estrutura do clube e fortalecimento do quadro social em nada altera a essência de nossa organização – os Lions clubes sempre tiveram como missão atender às necessidades de nossos sócios. Ao inaugurar um Lions Clube Amigo da Família, enquadrado dentro do Sistema de Quotas Familiares disponível a todos os Leões que se qualificam, estaremos proporcionando meios inusitados e melhor adequados para que pessoas altruístas de nossas comunidades possam canalizar a energia do trabalho voluntário para servir de maneira eficaz.

 

Nós, Leões, sempre tivemos o orgulho de dizer “Nós Servimos”. Começando em 1° de janeiro de 2007, as famílias poderão clamar ainda mais orgulhosas: “Unidas nós Servimos”.

 

Cordial e Leonisticamente,

 

 

Jimmy M. Ross

Presidente Internacional

Lions Clubs International

 

Veja mais sobre o programa


 

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES
DISTRITO LD-1

Você recebeu este e-mail por estar cadastrado no Banco de Dados do

 LionNet Brasil.

Caso não haja interesse em receber novos e-mails, clique aqui.


Importante:   Se você optou por um sistema AntiSpam para proteger sua caixa-postal de mensagens indesejadas, não esqueça de habilitar as extensões @lions.org.br e @crmpro.com.br em seu provedor de e-mail, pois nossas comunicações serão feitas por e-mail.


Atualize seu cadastro no Banco de Dados do LionNet Brasil