Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home Distritos Múltiplos "L" Diretoria Internacional Distrito Múltiplo LD
 

ASSESSORIA de Instruções Leonísticas

CONSELHO DE GOVERNADORES DO DISTRITO MÚLTIPLO LD

2.012 2.013

 

CONCURSO DE INSTRUÇÕES LEONÍSTICAS – DM-LD - AL 2012/2013

 

CaL Ilse T. Boelhouwer
ilsetb@terra.com.br  – (51) 9878-0444

 

[Voltar à página da Assessoria]

 


Instruções Leonísticas participantes do Concurso

IL nº 01 - Distrito LD-5 - Helen Keller - 1o. lugar

IL nº 02 - Distrito LD-5 - Autoridade ou Dirigente Leonístico?

IL nº 03 - Distrito LD-5 - Participação da Mulher no Leonismo

IL nº 04 - Distrito LD-8 - ACORDA LEÃO

IL nº 05 - Distrito LD-5 - Da prestação de Contas

IL nº 06 - Distrito LD-1 - RELANCE À ROTA HISTÓRICA DO LEONISMO

IL nº 08 - Distrito LD-1 - Por que ser Companheiro (a) Leão? - 2o. lugar

IL nº 06 - Distrito LD-1 - RELANCE À ROTA HISTÓRICA DO LEONISMO

IL nº 20 - Distrito LD-8 - Ser leão e companheiro vale a pena - 3o. lugar
 

 


IL nº 02 - Distrito LD-5

 

Autoridade ou Dirigente Leonístico?

É uma questão sempre atual, que se torna imprescindível, sempre urgente em se definir e informar, posto que diuturnamente ouvimos e lemos Companheiros dirigindo-se a outros, usando tratamento para “Autoridade Leonística”, quando não existe no Leonismo tal figura da forma como é apresentada.

Autoridade é uma palavra que vem do Latim auctoritate, que significa àquele investido de tal, o direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir. Aquele que tem tal direito ou poder. Poder atribuído a alguém; domínio: autoridade paterna.

Já dirigente é uma palavra que vem do Latim dirigere, é a figura daquele que ou quem dirige; diretor. Que dá direção; administra; gere; governa: dirige uma empresa; dirige um país. Dá orientação; comanda, superintende; conduz; encaminha; orienta.

O movimento leonístico é composto de pessoas voluntárias que despendem seu tempo, idéias, e mesmo atos, em favor à coletividade freqüentemente menos assistida e inserta sua direção no lema “We Serve” – Nós Servimos.
Todos são Companheiros, não havendo qualquer distinção entre um ou outro nem, muito menos, submissão e hoje, graças ao esclarecimento intelectual, nem mesmo com Companheiras, já que a distinção de sexo é apenas um atributo físico, detalhe, não se admitindo o sexismo em sociedade moderna.

Companheiros são cidadãos que acompanham um ao outro, seja no meio social ou familiar, não havendo sujeição, dominação de um em relação ao outro.

Dentro do movimento leonístico, a fim de se manter organizado, ordenado, como qualquer outra entidade, necessário é o estabelecimento de um critério diretivo, isto é, que dirige.

Tal desiderato é a outorga de mandato, pelos membros da associação, anualmente atualizada, para cargos específicos, que comporão dirigentes para manter a entidade como uma organização padronizada, conservando a direção dos propósitos a que foi criada.

Assim, os tratamentos devidos, legais, socialmente corretos, realizados em conversas, discursos, apresentações ou qualquer outro ato com Companheiro ou Companheira que esteja numa função diretiva é de “dirigente leonístico” e não “autoridade leonística”, já que não há qualquer subordinação necessária, por ter sido estabelecido alguma ordem de dependência de inferior a superior, ou do que é dominado ao que domina. Não há dependência, dominação, subjugação ou sujeição.

Os dirigentes que saem dos seus cargos voltam à condição de Companheiros normais de Clube a que pertencem, voltam à sua base, sendo-lhes outorgada a honorabilidade de ex-dirigentes, merecimento pelo esforço ampliado na função diretiva – EDG (PDG), EDI (PID), etc. Mas, repetimos, sem qualquer subordinação ou sujeição que lhes dê o poder de “autoridade”, sem qualquer demérito, não desmerecendo as funções ou cargos dos que estão dirigentes.

Frequentemente ainda vemos Companheiros que se retraem, se irritam, reclamam ao ouvirem em discursos, apresentações, etc., a nomeação de outro Companheiro como a “autoridade Fulano de Tal”.

É uma expressão que não agrada, porquanto quem a usa quer distinguir e assim privilegiar, diferenciando, discriminando, outro Companheiro, usando uma expressão, a nosso ver, errada, data vênia.

No máximo, a um dirigente ou ex-dirigente leonístico, que tenha reconhecidamente um saber elevado nas causas leonísticas, poderia, após o tratamento específico de ex-dirigente, dizer que se trata de uma autoridade em tal assunto (leonístico), mas não como “autoridade” no sentido de poder, de mando, como usualmente acontece. ... Autoridade Fulano...!

É mais socialmente correto utilizar a expressão “dirigente leonístico”, para não ferir susceptibilidade, não melindrar Companheiros, pois ninguém é sujeito ou dominado no Movimento Leonístico.

CL Ireneo Valdir dos Santos    Lions Clube Porto Belo Costa Esmeralda

Assessor do Distrito LD-5; Assessor do DMLD; Ireneo [ivsok@terra.com.br]

 

 


IL nº 03 - Distrito LD-5

Participação da Mulher no Leonismo

A capacidade de liderar sempre foi dita ser própria do homem. Isto se deve porque, desde tempos imemoriais, o homem era o caçador, aquele que trazia para o meio familiar a alimentação e provia a segurança também do grupo, combatendo e guerreando, afastando o perigo de sua célula e, após a revolução industrial, com a mulher participando do trabalho, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, seu trabalho fora de casa passou a ser melhor e suficientemente considerado.

Antes simples “dona de casa”, curvando-se à dominação masculina, passou a obter ganhos de salário, conquistas trabalhistas, direito a férias, vendo e sendo vista como pessoa não mais servil, mas produtivamente competindo e laborando, não sendo mais objeto de produção apenas de prole, mas de efetivo desforço para objetivos sociais amplos e distintos.

Mesmo sendo a lei criada por maioria masculina, a edição da lei substantiva civil não mais distinguiu o sexo, contemplando a sociedade com uma orientação superior, avançada e “politicamente correta”, usando o jargão corrente, pois o Código Civil Brasileiro, editado em 1916, trazia em seu Artigo 2o que “Todo homem é capaz de direitos e obrigações na ordem civil”.

O Novo Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor em 2003, traz em seu artigo 1º que “Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil”. O artigo 4, do antigo rezava que “A personalidade civil do homem começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo desde a concepção os direitos do nascituro”. Em contraposição, o novo Código diz que “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”.

Não nos referimos mais como homem ou mulher, mas todos como pessoas. A mudança é visível até na constituição da sociedade familiar, contemplando o art.o 1.565 do Novo Código Civil que, “Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família”. Até o nome o homem poderá adotar da esposa, pois o §1o do artigo acima referido reza que “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro”.

No leonismo a mudança é sentida com a mudança das primeiras palavras ditas pelo Presidente do Clube, ao iniciar a reunião: “Invocando a Deus pela grandeza da Pátria, e pela harmonia entre AS PESSOAS, DECLARO ABERTA a presente Assembléia Festiva do Lions Clube...” Já faz parte do passado ser a direção dos Clubes e outros cargos superiores no leonismo apenas dos homens. Hoje a mulher é dirigente competente, eficiente, capaz e laborativa, com iniciativas próprias, muitas vezes superando qualquer expectativa, com muitos afazeres.

Hoje a mulher é pessoa. O homem é pessoa. Em sociedade evoluída não se faz mais distinção. Temos no leonismo exemplos marcantes da direção de pessoas altamente competentes do sexo feminino, sendo pessoas de exemplar capacidade de liderança, desprendimento e louvor laboral, com idéias evoluídas, não dirigidas, não orientadas apenas para suas companheiras, mas para o todo do grupo, sempre pensando no bem do grupo, tendo se mostrado e se mostrando todas gigantes na condução de Clubes de Lions, de Distritos de Lions, Diretoria Internacional e em breve, certamente, uma liderança e direção máxima no Lions Internacional.

A capacidade de liderar, a função de líder, o espírito de chefia não é mais imanente das pessoas do sexo masculino. Estão as pessoas do sexo feminino, as mulheres, hoje em pé, corpo e cérebro de igualdade com as do sexo masculino. Suas atitudes e ações são fruto de amadurecimento e progresso social. As pessoas do sexo feminino sempre foram as responsáveis diretas pelas grandes campanhas de um Clube, pois o que é decidido em Assembléia, a execução cabe, invariavelmente, às Domadoras e Companheiras. Desta forma, um justo e exemplar conceito é hoje considerado pela grande maioria dos Associados a de que são as pessoas do sexo feminino formadoras e as grandes líderes do movimento, mudando o arcaico conceito machista, despontando em todos oters setores mostrando seu talento, capacidade de liderança e vigor nos seus atos e execuções.

O sempre lembrado e já falecido Companheiro Leon Benhaim Hachuel de Israel, citando o Talmude Hebreu, livro onde são copiadas as palavras dos rabis através dos tempos este terminava dizendo: “... cuide ao fazer chorar uma mulher, pois Deus conta suas lágrimas!...” “A mulher saiu da costela do homem. Não dos pés para ser pisoteada, Nem da cabeça para ser superior, Senão do lado para ser igual... Debaixo do braço para ser protegida e ao lado do coração para ser Amada”...

 

CL Ireneo Valdir dos Santos             - Lions Clube Porto Belo Costa Esmeralda

Ex-Presidente e Fundador do Lions Clube Porto Belo Costa Esmeralda

Sócio do CNE n.º 35; Sócio do Circle (original, em língua espanhola); Distrito LD-5;

Ireneo [ivsok@terra.com.br]

 


IL nº 04 - Distrito LD-8

ACORDA LEÃO

ACORDA LEÃO, você tem um imenso trunfo pela frente. Deixe de lado tanta correria, saia do círculo vicioso e busque aquilo que realmente fará a sua jornada ter valido á pena, SERVIR.

 Você faz parte desse imenso clube e não é por acaso, você tem liderança, tem prestígio, tem um nome a zelar, você como seus Cl, Cal e Domadoras são abençoados por ter esse momento único em sua trajetória de vida.

Olhe para você. Bem vestido. Roupa elegante. Viagem marcada. Filhos em bons colégios. Casa bonita. Sapatos lustrados. Cabelos recém feitos. Como DEUS foi generoso com você. E você está sendo generoso com o próximo através do SERVIR?

Faça valer á pena, busque o SERVIR diariamente, torne parte de seu cotidiano. Deixe de lado as desculpas que na realidade não combinam mais com você, a comunidade te chama, os menos favorecidos esperam uma luz de suas mãos.

Mãos que servem, que colhem, que limpam, que plantam, que ensinam, que são exemplos, mãos que transformam ovo em massa, arroz em fartura, pão em banquete, pequena reunião em um sorriso de uma criança, mãos que inventam, que reciclam, que não cansam, nem após 12h de trabalho.

Como seu serviço é valorizado. Como sua vontade contagia. Como sua preguiça foge quando você levanta cedo coloca sua camiseta seu distintivo e com alegria vai servir a comunidade que te espera ansiosa para ver a ação do dia, o menu da campanha, o objetivo único.

Acorda leão, pois o desafio ainda é grande. São muitos que estendem as mãos e poucos como você que estão preparados para servir. Você é especial. Você faz acontecer. Deixe o seu coração falar mais alto, não se deixe influenciar por palavras de censura.

Seja forte, use seu distintivo diariamente. Seja pra frente um verdadeiro entusiasta. Emocione e não critique, seja exemplo para seu filhote.

Lembrem-se: quanto mais longe você puder ir com o servir, mais você alcançara a verdadeira felicidade.

ACORDA LEÃO.

Cal: JULIANE SILVESTRI BELTRAME – LIONS CLUBE CAMPO ERÊ/SC

DISTRITO LD 8, E-MAIL: gu_silvestri@yahoo.com.br tel(49) 36551980

 


IL nº 05 - Distrito LD-5

Da prestação de Contas

Em toda associação, empresa ou organização há um momento, na oportunidade em que haja a transmissão de cargo, que os valores recebidos pelo que findou seu mandato, de prestar contas dos valores recebidos e dos valores que ocupou.

Assim também o é na Associação Internacional de Lions Clubes que, ao final de cada mandato, as contas do exercício anterior devem ser prestadas e devidamente aprovadas.

Todo valor existente em qualquer atividade do Lions, sejam em Clubes, Distritos, Múltiplos, Agremiações e mesmo do Lions Internacional, são valores gerados ou por mensalidade ou por doação.

O valor recebido por qualquer título não nasceu de uma fotocópia ou como folhas de uma árvore.

Todo valor recebido o é de uma fonte que o fornece, o aprovisiona para o exercício de uma função escorreita e nobre, não se permitindo para uso particular ou escuso.

Qualquer dirigente leonístico ali se encontra por força de uma eleição, pela qual seus associados elegeram um representante para a direção e sua representação o é por força do “mandato” recebido.

Portanto, mandato é aquilo de que se está encarregado, incumbência, missão, sendo uma concessão de poderes para desempenho de uma representação, uma delegação.

É um contrato que designa duas vontades, uma que dá a outra uma incumbência, outra que a recebe e aceita, e em virtude desse fato, a prestação de contas no final de um mandato é um ato obrigatório, moral, justo e de total necessidade para que tal órgão seja considerado legal e legitimamente aceito não só pela parcela de cidadãos que o compõem, mas, com maior justeza, da sociedade num todo.

O que tem a ver a sociedade num todo com o Lions? É fácil informar, porquanto as ações buscadas pela Associação o são na consecução de justapor esforços com aquela sociedade na perfeita aplicação do mote “Servir” para dirimir necessidades de parcela menos bafejada pela sorte e que os Leões sempre buscam alcançar e prover alguma inópia, penúria ou complementação.

Também, buscar daqueles que se sentem abandonados até pela medicina, provendo-os de meios para lhes dar a visão roubada pela cegueira reversível.

O Lions constantemente se obriga a manter seu compromisso de melhorar a vida dos menos favorecidos e a Lions Clubs International Foundation (LCIF) é a divisão de subsídios que representa Leões ajudando Leões a ajudar os outros. É a única fundação do Lions que atende ao mundo todo e a todos os 1,35 milhões de Leões.

Trabalhando com o Lions, a LCIF previne a cegueira. Ela fornece alimentos e roupas às vítimas de desastres naturais. Também fornece aos jovens as ferramentas para serem bem-sucedidos por meio do programa Lions-Quest, capacitam deficientes por intermédio de treinamento profissionalizante e promove a saúde equipando clínicas e hospitais.

Todos sabem que a LCIF é uma instituição beneficente ativa e eficaz e idônea.

Agora, para que subsista a Fundação, Clubes, Distritos, etc., necessário é que tanto Leões como a Sociedade em que atuam acreditem nas Campanhas e meios no momento de arrecadarem fundos ou requerer auxílio material ou não.

Por isso a importância que todo dirigente, em nível de Clube ou de Distrito seja transparente nas suas ações e atitudes, gerindo os recursos que detém por força do mandato recebido com lealdade, mantendo um caráter íntegro, honrado, honesto e reto.

Não se admite que um dirigente leonístico deixe de prestar contas de sua gestão ou tenha suas contas não aprovadas ou mesmo que, aprovadas, com erros ou suspeita material de não serem corretas, qualquer Associado pode exigir a devida prestação de contas.

Não se admite que um dirigente leonístico passe seu mandato sem integridade, sem lisura, sem ser probo, utilizando os recursos a si alocados e não prestando contas no final de seu mandato.

O exercício de uma atitude forte e disciplinadora, com final exigência de reposição dos valores utilizados e sua devida e legal prestação de contas, deve ser o norte a disciplinar e manter a transparência digna da associação, para que a sociedade que a fomenta e supre dos meios de sua continuidade, não julgue ser esta associação falsa e inidônea desacreditando-a depois de tantos esforços no sentido de elevá-la.

Devemos ser honestos e buscar os meios para que sejam prestadas as contas de quem não as fez e obrigar à devolução dos valores indevidamente dispendidos.

No final, caso não seja por este associado devolvido algum valor, não apresentada a devida prestação de contas, ou mesmo, repetindo, seja aprovada, mas que existam erros ou falta de documentação condizente ou de qualquer forma fique comprovado um desvio ou impossibilidade de comprovar sua destinação, fica a possibilidade material exigir a competente prestação de contas.

Calar é consentir no desmando e na hipocrisia!

Calar é ser parceiro daquele que agiu com má-fé e desvelo com os valores que não lhe são próprios!

CL Ireneo Valdir dos Santos - Lions Clube Porto Belo Costa Esmeralda
LD-5
e-mail: ivsok@terra.com.br
47 33694469 – 47 84112269

 

 


IL nº 06 - Distrito LD-1

 

RELANCE À ROTA HISTÓRICA DO LEONISMO

Prezados(as) Companheiros(as) Leões, tenho selecionado os dados, acontecimentos e datas sobressalentes de nossa organização intercontinental, também outras anteriores e prévias à fundação, desde o seu inicio, até os dias atuais, cujos arquivos nos levam a través de 96 anos de existência, e acontecimentos internacionais, dentre eles, as principais invenções e descobertas havidas desde o começo da revolução industrial, recessões economicas ocorridas nos EUA, guerras mundiais, fundação de grandes organizações filosóficas e humanitárias, a globalização e em conjunto, todas às anteriores assim como, outros acontecimentos internacionais durante os séculos XIX e XX,  paralelamente à vida da Associação e ações na cidade de Chicago, o que determinou um grupo de amigos que, se bem, eles possuiam uma situação confortável sem maiores contratempos,  tinha sim e existia nos arrabaldes e subúrbios da cidade, que crescia num ritmo muito grande e na sua maior parte composta por operarios em condições não muito favoráveis, o que começou a gerar um sem fim de numerosos problemas e complexas dificuldades em que, os mais abastados, poderíam, mitigar e ajudar a minimizar.

A Associação de Lions Clubes no sonho e idéia de Melvin Jones. nasceu com um objetico claro, o de ajudar no desenvolvimento das pessoas com limitações, não só do tipo econômico e sim, na busca da qualidade delas, sem discriminação nenhuma, seja do tipo que for, sendo que, a entidade seria uma Organização de fundamento plural de crenças sócio políticas.

Dada a grande acolhida e a necessidade palpável de prestar um serviço à comunidade, a Organização começa a se expandir, primeiro no Canadá em 1.920, com a fundação do Lions Clube de Windsor na provincia de Ontario, posteriormente em Cuba e depois no México, e assim sucesivamente até atingir hoje. mais de 1 milhão trezentos mil associados, 45 mil clubes e existentencia em 207 países espalhados pelo mundo em estabelecidas e instituidas 7 áreas geográficas estatutárias.

Por cada Lions Clube existente, haveria de se desprender um LEO Clube, os quais deveriam ser constituidas na seguinte geração de Leões, pois tendem a ter as mesmas politicas administrativas similares e, partindo de que manifesta a Associação,… “Os jovens do mundo são unidos pelo serviço”!

Lions Clubes, e que, de alguma maneira ou forma influenciaram direta ou indiretamente em muitas das decisões e desafios de nossa instituição em cada um desses momentos, por exemplo: na mesma fundação de Lions Clubs, dando pé e alicerse com o desenvolvimento dos programas SightFirst, Cartaz da Paz, Lions Quest, Meio Ambiente, Uma Vacina uma Vida e muitos outros que tem sido o suporte à qualidade de vida de muitas pessoas no mundo, e o que poderá ser captado,obtido, analizado e com certeza compartilhado neste preámbulo que, para a década de 1.910 em que, Estados Unidos atravesava uma época de grande desenvolvimento econômico, com crescimento das cidades e impulso de grandes setores industriais, bastando lembrar que em 1.914, terminou a Primeira Guerra Mundial, na qual Estados Unidos resultou ser o grande vencedor com todos os benefícios intrínsecos disso.

Melvin Jones, criador e fundador do Leonísmo em 08 de Outubro de.1.917, sendo Secretário Honorário até a data do seu decesso em 01 de Junho de 1.961, se desempenhava como corretor de seguros, da bolsa de valores e  na negociação de ações.

A problemática que enfrentam os Lions Clubes hoje em dia, é a falta de disposição para a RETENÇAO e AFILIAÇÃO de Associados, e o que é pior, a idade cronologica e avançada dos membros dos quadros associativos, está incrementando e avançando num ritmo acelerado, o que indica demonstradamente que não se estão afiliando jovens, é dizer, não se está aproveitando o frutífero canteiro da jazida  de possiveis novos membros com conhecimentos ou bases LEOísticas ou similares que tenham completado ou cumprido o ciclo nas suas respectivas organizações, o que tem trazido como conseqüêencia a diminuição de membros nos Clubes, evidente e notório pela grande quantidade de Lions Clubes com menos do mínimo exigido de associados estabelecido por Lions Internacional, especificamente,… 20 (vinte) elementos.

Caros Amigos todos, este é um desafío que todos os Leões do mundo neste século XXI devemos enfrentar, mudar este rumo equivocado, lutando pela busca da senda correta, para o fortalecimento, aportando e trazendo ao seio do Movimento, novos Associados em Quantidade e de Qualidade.

A Associação Internacional de Lions Clubes, prestes a completar 100 anos de existencia e vida.

                                                   ASSIM O MERECE!!!! 

PDG CL Ernesto Martin Barmann - ID 573102

Lions Clube Curitiba Gralha Azul (103892)

Distrito LD-1 (3.175)

Rua Voluntários da Pátria, 561 – 9º andar

Fones; (41) 3233-5182 – 9971-2815

barmann@terra.com.br -

CURITIBA – PR – BRASIL