Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

Distrito Múltiplo LD

Home

Distritos Múltiplos "L"

Diretoria Internacional

Distrito Múltiplo LD

 

Múltiplo LD emite em 06/06/2015 nova carta aberta aos Companheiros Leões sobre a candidatura de ROsane

Saiba mais aqui

 

Conheça a mensagem da

Amiga para Sempre para você,

Delegado do seu Lions Clube.

clique aqui


[Carta aberta de ROsane Vailatti]

[Carta aberta em resposta-correções]

[Carta aberta do Distrito Múltiplo LD]


Veja na íntegra  carta aberta do Distrito Múltiplo LD após os recentes acontecimentos durante o FOLAC 2015. Clique aqui.

Publicamos manifesto sobre a posição do DM LD, com relação aos fatos ocorridos no 44º FOLAC de Isla de Margarita.

Como Presidente do Conselho de Governadores do DMLD afirmo, com serena convicção, que o DM LD está apresentando e referendando o nome de ROsane Teresinha Jahnke Vailatti, líder inconteste, estudiosa e profunda conhecedora da nossa Instituição, que está preparada para ser a candidata da Área 3 ao cargo maior de Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes.

Com este gesto, convidamos você a se juntar a nós nesta jornada.

Saiba mais aqui.

 


Carta aberta em resposta-correções

Os Fatos políticos ocorridos durante o FOLAC 2015, em Isla Margarita, relatados segundo a visão de outro candidato motivaram importantes correções e esclarecimentos que são relatados no novo documento expedido pelos dirigentes do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD.

Saiba mais aqui


CARTA ABERTA DE ROsane

Querida Família Lions e Leo

Pedimos desculpas antecipadamente pelos erros de português, chegamos ontem de viagem e mediante tantos questionamentos e divagações não podemos nos furtar, rapidamente, de fazer alguns esclarecimentos necessários sobre o que ocorreu no FOLAC de Isla Margarita e dar uma satisfação a tantos apoiadores...

Pela primeira vez a Área Geográfica 3 apresenta mais de um Candidato a Vice Presidente Internacional, tema de muita relevância que necessitava atenção e discussão sobre a maneira a ser conduzido.

Estamos vivenciando desde 2011 a caminhada como a 1ª Candidata do Brasil.

Em uma Reunião informal dos destacados Ex-Diretores de nossa Área, com a pequena presença de 15 deles, o DI 2013-15, que presidia a reunião, solicitou a leitura de uma Moção entregue naquele mesmo dia para que os Ex-Diretores deliberassem e escolhessem o Candidato a 2º Vice Presidente Internacional de nossa Área. 

Era a primeira vez que acontecia tal situação no FOLAC: escolher uma Candidatura para Vice Presidente..., porque nossos Ex-Presidentes CL Soliva e CL Sobral, receberam apenas o APOIO do FOLAC para o Endosso obtido por cada um deles no Brasil, jamais ESCOLHA como perpetraram. 

Porém, o poder prevaleceu e esta Moção? que não estava na Agenda, repentina, portanto, desconhecida também pelo Candidato de outro País e por mim, foi aprovada... 

Questionei este posicionamento, até porque era contrário as decisões de Convenções de Distritos Múltiplos de nossa Área 3. 

Quando constatei que a ideia iria prevalecer, solicitei que os Candidatos pudessem usar da palavra no FOLAC para que pudessem expor suas ideias e propostas, porque os Leões deveriam conhecer pelo menos um pouco sobre alguém que pudesse vir a ser detentor desta representatividade tão importante.... 

Os outros dois Candidatos se manifestaram no sentido de que não queriam usar da palavra, quando solicitei ao Diretor 2013-2015 que abrisse o espaço para mim, recebendo então como decisão de quem estava conduzindo a reunião de que como a maioria não queria falar, ninguém poderia se manifestar, com a total falta de imparcialidade que o cargo requer, demonstrando o abuso do poder... 

Ficamos muito tristes e expusemos a situação a um membro da Comissão Assessora Permanente do FOLAC que autorizou o uso da palavra, mas, para nossa surpresa, depois da noite de abertura do FOLAC onde os aplausos ao nosso nome foram demasiados e bem explícitos demonstrando o apoio maciço da maioria dos presentes, com um pedido de desculpas, a palavra nos foi retirada porque “alguns” não queriam que a CaL ROsane falasse. 

Não poderíamos deixar de ficar indignados pela maneira como tudo estava ocorrendo, pois a manobra estava evidente...Aprendemos ao longo da vida que a diversidade deve ser aceita em todos os momentos, porém situações que constroem pensamentos e transformam a energia emocional ocorrem com todas as pessoas. Sentimo-nos discriminados e toda discriminação é desinteligente e desumana. 

Escutamos várias vezes de amigos que os Ex-Diretores não escolheriam o Candidato do Brasil que acabou sendo por eles indicado, mesmo sem sustentação legal e rotineira. Recebi manifestações no sentido de que a OPORTUNIDADE do momento – ausência do CL PIP SOBRAL e do CL PID MAURO WERNECK, ausência do apoio do nosso país ao candidato indicado, pessoas sentiram que deveriam agir como muitas vezes acontece na política partidária, ou de outra forma não teriam sucesso, já que as decisões da grande maioria dos Distritos Múltiplos e Subdistritos não lhes era favorável.   

Resolveram seguir em sentido contrário ao que os Leões apoiaram... 

Além do FOLAC no ano que passou participamos do Fórum USA Canadá, Fórum Europa, Fórum ISAAME e em nenhum destes eventos ocorreu a indicação de um candidato da Área para a Segunda Vice Presidência Internacional. Não é de praxe. 

Não somos por uma questão de gênero, mas neste momento temos que dizer que nossa Área merece, pelo alto percentual de mulheres que tem, a Presidência Mundial para uma mulher. Não é para CaL ROsane e sim um reconhecimento ao trabalho de todas as mulheres. Como entenderão esta decisão todas as Mulheres da Área 3, onde a média percentual é em torno de 45% e muitos Distritos já ultrapassam 50%, enquanto que a percentagem ao nível mundial está em torno de 25 %? Talvez uma evidência que alguns não aceitam a mensagem propagada por LCI de que as mulheres são importantes para o leonismo. 

Sentimos que houve uma trama urdida nos bastidores, um autêntico boicote no próprio FOLAC – não importa onde ou como, porém em muitos momentos onde deveríamos ter tido uma participação, inclusive no Encontro de Mulheres, estes espaços foram tolhidos... Muitos outros fatos ocorreram, com relação a LCIF, a traduções, e mais, que revoltaram a todos os presentes e que podem ser relatados pelos mesmos. 

Recebemos no último dia, com muita alegria e orgulho, a Medalha Presidencial de JOE PRESTON, quando os participantes da Plenária, entusiasticamente gritaram ROsane, ROsane, numa demonstração da vontade da grande maioria…foi emocionante…, mas decepcionante o que perpetraram. 

Aos participantes do FOLAC muito obrigada pelo apoio demonstrado, mesmo depois do anúncio na Plenária da decisão que haviam tomado.  

A escolha do outro Candidato brasileiro deixou de lado e mostrou o desrespeito ao apoio que tivemos dos Leões, manifestado através das Convenções de Distritos Múltiplos do PARAGUAI, BOLÍVIA, ARGENTINA ( 2 vezes ), CHILE, URUGUAI, HONDURAS, NICARÁGUA, COSTA RICA, EL SALVADOR, GUATEMALA e PANAMÁ que constituem o DM da Itsmania, além de Distritos do MÉXICO e, é claro, do BRASIL. 

No BRASIL tivemos:

  • o endosso do DMLD 15000 leões,

  • o apoio do     DMLC  14000 leõe

  • e do               DMLB    5500 leões

Cerca de 34.500 leões do Brasil de um total de 42.500 em números aproximados. Mais de 80% dos leões brasileiros. 

Tivemos apoio também de muitos Clubes individualmente de nossa Área 3, da AGDL -  Associação dos Ex-Governadores do Brasil em sua Convenção, de APLIONS, do movimento LEO em Conferencias, de membros do DMLA... Mas nada disto foi levado em consideração! 

Em suma: Nossa Área 3 tem 15 Distritos Múltiplos 

9 apoiaram ROsane em suas Convenções Nacionais.

Além destes, houve também o envio de apoio do Conselho de Governadores de outros países, porém retirado em função de pressões existentes.

Assim, não podemos deixar de explicar como tudo ocorreu, respeitando a todos que nos apoiaram intensamente! 

Admiramos e reconhecemos as qualidades de todos os candidatos a Segunda Vice Presidência Internacional de nossa Área 3 e aceitaríamos qualquer resultado, mas não podemos concordar com a maneira como foi conduzido este processo tão importante.

No fundo do nosso coração temos esperanças de que não prevalecerá a falta de ética, o oportunismo, as injustiças...

Nossos reclamos através do nosso Conselho de Governadores do DMLD irão adiante.

Um candidato a Vice Presidência mundial necessita o endosso do seu Distrito Múltiplo. É importante o apoio da Área a que pertence e sentimos este apoio da grande família LIONS e LEO. Dentro de nossos princípios não podemos concordar com a maneira como tudo ocorreu. Queremos que saibam queridos Amigos para Sempre que nossa Candidatura seguirá para o Havaí, apesar de que retiraremos novamente, em favor do PID Naresh, Candidato apoiado oficialmente pelo DMLD e pela Área 3. 

Pelos fatos inquietantes ocorridos no FOLAC, nossa Candidatura continua, alicerçada nos ideais leonísticos, no incentivo dos Amigos e nos apoios recebidos, lembrando que o homem não cresce pelos cargos que ocupa, mas pelo compromisso que tem com a causa, e o nosso comprometimento com a causa leonística sempre foi muito grande.

Vamos defender a NOSSA candidatura.

Realçando que é um orgulho Ser Leão e Servir, abraço afetuoso e agradecido pela solidariedade e apoio da Amiga para Sempre

ROsane 

“Sozinhos somos fracos, juntos somos fortes na luta que abraçamos” (LAS)


Veja na íntegra  carta aberta do Distrito Múltiplo LD após os recentes acontecimentos durante o FOLAC 2015. Clique aqui.